sábado, 30 de junho de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (25)*
*Hoje o texto do palanque é meu mesmo e trata-se de um Convite, tipo INTIMAÇÃO. Tudo feito por aqui, via internética, para que ninguém alegue desconhecimento e que não foi convidado. Coloque a mão no bolso e venha de estomago vazio, preparado para o que der (vixe!) e vier (upa!).
amigos (as) novos e antigos

CONVITE FESTA ANIVERSÁRIO - REENCONTRO DE AMIGOS (AS)
Nessa semana completei mais um ano de vida, 52 e pensei que poderíamos todos nos reencontrar, num local agradável, onde o papo role a vontade. E é tão agradável rever amigos e amigas, parentes e gente conhecida, ainda mais num aniversário. Festa, enfim.
O dia pensado é hoje, sábado, 30/06, o horário será a partir das 20h e o local é na casa/salão do Alemão, o famoso músico da saudosa Kananga do Alemão, rua Sabadino Scriptore n 2-14, vila Falcão. Será também uma espécie de abertura oficial do espaço, até com palco para apresentações variadas. Traga sua violinha.
Teremos a disposição de todos uma comidinha básica de botequim, patrocinada pelo aniversariante. Peço a todos que tragam somente a bebida, que no caso de cerveja, temos como indicação Skol ou Brahma. E isso para que o freezer não vire uma bagunça de marcas e sabores.
O Alemão colocará a disposição um som ambiente, quanto tocará para todos os presentes alguns clássicos da MPB e teremos também algo inovador, um Clube do Vinil e para isso peço a todos que tragam um ou dois de suas coleções, para irmos ouvindo e curtindo o que nos movia na vitrolinha anos atrás. Retire uns da prateleira e venha compartilhar seu gosto musical com todos os presentes.
Sua presença será imprescindível para que ocorra o reencontro pensado e imaginado pelo aniversariante. Posso contar com sua presença? Então, até lá. Chegar é fácil. Entrando na Falcão pela rua Campos Salles, suba por ela, a primeira rua é a Bernardino de Campos e a segunda já é a Sabadino, vire à direita e no segundo quarteirão verá a bagunça organizada e instalada. É ali no 2-14.

Vou ficar chateado se você e os seus não aparecerem.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

DROPS – HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (72)
HISTÓRIAS VIVENCIADAS NAS RUAS DE BAURU
Tudo o que relato aqui ocorreu a partir do sábado passado, 23/06 e são tantas histórias, algumas bem desconexas, mas na junção algum elo, o das possibilidades de quem sai de casa e vivencia o que ocorre nas ruas. Rua é ótimo, muito melhor do que ficar vendo TV. Comecemos pelo começo:
A – Adoro esse negócio de escapulir dos lugares rotineiramente conhecidos e batidos para umas refeições fora de casa. No sábado, 23/06 fui conhecer com meu pai, Ana e Aldo, o PEIXE ASSADO, na vila Giunta, rua Ângelo de Moraes nº 1-69, numa rua que é o acesso entre a Giunta e o cemitério da Independência. Preços honestos, peixes de água doce e salgado, comida saudável e saborosa. Na divisão gastamos todos bem pouco, foi fácil estacionar e o “pacu” estava divinal, de lamber os beiços.
B – Na Feira do Rolo dominical histórias é o que não faltam, uma mais saborosa que a outra. Ver gente, mas muita gente mesmo comprando LPs da Banca do Carioca é para lacrimejar esses cansados olhos. Paulo Henrique Lopes mantém um programa sobre Novelas na TV USC e Carioca lhe passou uma raridade, o LP da novela “Antonio Maria”, com o ator Sérgio Cardoso cantando algumas das músicas da trilha. Custou R$ 5 reais, mas valeria no mínimo umas cinco vezes mais. Do nosso lado o SAMU desdobrou-se para adentrar o local e retirar um senhor que passou mal na aglomeração e com todos abrindo espaço para passagem do pessoal da maca. O filho, HA, 18 anos arrematou uns seis livros pela bagatela de no máximo R$ 15 reais e saiu de lá cheio de felicidade.

C - Circulando pela feira propriamente dita, revejo o Vovô Neymar, alegre vendedor de melancias do cruzamento das ruas Gustavo e Ezequiel, parada
obrigatória em quem queira dar boas risadas na manhã dominical. Cada parada junto dele são histórias e estórias envolvendo suas andanças para cima e para baixo da cidade. É a alegria em pessoa. Na descida revejo um venho músico, morador da rua Beirth, que me mostra a mão toda torta, efeito de reumatismo e outros padecimentos, tudo pelo amor de continuar tocando o instrumento que gosta. Peleja com uma dor, mas diz que parar mesmo só quando bater as botas.
D – Ainda no domingo, agora à noite, no Toa Toa, defronte o Clube da Vovó, altos do Bela Vista, fui com a Ana, Mariza Basso e Kyn Jr ouvir o Alemão da Kananga e fotografar o Gilão, rei do cavaquinho, mas quem faz o maior sucesso é a Preta, uma alegre senhora, que num escrito anterior disse ter uma idade que não tem. Ela exala felicidade e dança que é uma beleza, ou seja, vive intensamente a vida do alto dos seus 60 e pouco. No domingo anterior, ali mesmo, dançando escorregou e trincou os dois pulsos. Voltou nesse, com os dois braços enfaixados, mas não deixou de dançar (e muito) por causa do pequeno problema. Tirou tudo de letra. Preta irradiava uma luz mais do que própria, só sua e encantou a todos.
E – Na terça fui no começo da noite conhecer o projeto do Periferia Legal, lá na fronteira do Beija Flor com o Mary Dota, capitaneado pelo Vanderlei e depois fui abraçar o amigo Manoel Rubira que estava a lançar um livro na galeria do Teatro Municipal em cima de um assunto que não me desperta grande interesse, mas sendo coisa de amigo, lá estive e trouxe a obra com dedicatória para três: eu, Ana e a mana Helena, que já ficou com o livro para ler. “Conexão natural com a vida – Pratica de retorno ao eu verdadeiro” é o título. Rubira já foi revolucionário com outras armas e hoje prefere fazê-lo pela busca do amor e da alegria de viver. Não o desmereço, mas confesso, ainda não consegui entrar nessa. 
F – Nessa passada no espaço do Teatro vimos uma belíssima exposição de fotos, em cima de um tema que é uma grande sacada, TOKYO 24 HORAS, do cinegrafista e fotógrafo Adauto Nascimento, com 24 fotos, uma para cada hora do dia, mostrando situações diferentes, segundo as andanças do autor e com um belo texto junto a cada uma. Criou até um site para a exposição e como o encantamento foi imediato, repaço para que outros tenham o mesmo
 click que tive: www.adautonascimento.wix.com/tokyo24horas  
G – No mesmo dia, retornando para o descanso corporal, passando pela alameda Octávio Pinheiro Brisola, eu e Ana nos deparamos  sem querer com um novo restaurante aberto, o Bongo, de comida mexicana. Comidas calientes sempre caíram no nosso gosto. Provamos algo de nome estranho, de sabor agradável e bebi um “mujito” a me fazer ter lembranças das mais edificantes de minha estada cubana. Depois disso tudo, desmaiamos e acho que só acordamos agora. O que aconteceu nesse ínterim, tenho uma leve recordação, mas não posso afirmar ser verdade, mentira, ilusão de ótica ou qualquer outro objeto do ilusionismo causado pelo contato direto e reto com as ruas e suas possibilidades.

Me digam e sem pestanejar: O que é melhor, ficar em casa vendo TV ou vivenciar isso tudo?

quinta-feira, 28 de junho de 2012

DROPS – HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (71)
COMO PENSAM E QUEREM AGIR ALGUNS VEREADORES SOBRE OS TOMBAMENTOS E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM BAURU
“Meus caros e caras do CODEPAC: Hoje na Câmara, os vereadores irão voltar a analisar a questão do desconto no IPTU para proprietários de imóveis tombados. Não sei se ouviram o Informa Som, pela manhã, na FM94, quando numa entrevista o vereador Marcelo Borges - PSDB afirmou que foi criado uma jurisprudência na capital paulista, com o tombamento de um imóvel na avenida Paulista, um daqueles poucos casarões ainda lá localizados. Segundo ele o Estado terá que indenizar o proprietário em cem milhões de reais. Diz ser dinheiro mal empregado, com tantas outras necessidades. Disse mais, que com isso, teriam que repensar uma forma de rever os tombamentos feitos em Bauru, para que no futuro o mesmo não ocorra aqui na cidade. Misturou alhos com bugalhos. Na sequência, algo pior, quando o vereador Renato Purini - PMDB, líder do atual prefeito na Câmara disse que a solução mais viável seria submeter todos os tombamentos ocorridos daqui para a frente. Ou seja, tudo também deveria passar pelo crivo dos vereadores, que dariam o veredicto final, segundo suas interpretações de benefícios e malefícios. Acredito ser isso um incomensurável absurdo, pois de certa forma, isso já é feito pelo fato do Conselho ser consultivo. Tudo após aprovação é submetido ao Sr prefeito. Ele confirma o tombamento quando assim o desejar. Submetendo também aos vereadores, acredito que seria melhor decretar o fim do CODEPAC, pois ficaria sem nenhum sentido prático. E mais, acredito que as leis de tombamento e de proteção ao patrimônio não são locais e sim universais. Se algo assim for aprovado aqui em Bauru seria um caso único, demonstrando o autoritarismo do poder Legislativo, que acha que tudo tem que ser submetido a ele. Poderíamos, se isso de fato ocorrer, ser comparados ao que acaba de ocorrer no Paraguai, com a destituição de um governo legalmente eleito, tudo de forma vapt-vupt, rito sumário e ficam pousando de democráticos, como se tudo estivesse ocorrendo dentro da mais absoluta normalidade. Chega de autoritarismo. Qual será o posicionamento do CODEPAC diante disso? Aguardo posicionamentos...”
Enviei esse texto ainda na segunda, 25/06/2012, antes da sessão da Câmara para todos os conselheiros do CODEPAC. Como recebi somente uma resposta via e-mail, não sei o posicionamento oficial do órgão presidido pelo geógrafo Sérgio Losnak. O que sei, informado pelo vereador Roque foi sobre o projeto de isenção de IPTU. “Caro Henrique, o Projeto foi sobrestado”. Dos dois posicionamentos dos vereadores entrevistados pela FM94, algo latente: AUTORITARISMO E A DEFESA EXPLÍCITA DO "NEGÓCIO” SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO. Repito o que escrevi como resposta a um problema que tive semana passada num Comando da PM: “Tudo é um negócio”. Lá a multa é um negócio, aqui o negócio é outro, ali outro, acolá outro e no conjunto da obra tudo tratado como meros negócios. "Preservação é coisa de quem não tem nada para fazer", uma frase ouvida anos atrás de alguém envolvido num tombamento na cidade.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (15)
OBSERVATÓRIO DIREITOS HUMANOS DA UNESP É A CARA DO SEU MENTOR E CLAMA POR MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR
Eu sou daqueles que viajo não só para fazer turismo como simples mortal fazem. Vasculho por onde circule lugares diferenciados e pouco usuais. Aqui em Bauru existem alguns assim, merecedores de uma visitação, conhecimento maior. Um deles eu fui conhecer ontem. É o OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, lá no Campus da Unesp. Trata-se de um programa da Reitoria personificado num “espaço institucional acadêmico permanente de investigação, formação, divulgação e promoção da cultura dos direitos humanos”. Algo único, inusitado e ainda pouco conhecido e utilizado. Um oásis dentro de tanta barafunda inútil instalada cidade afora. Para conhecer um bocadinho disso basta clicar no www.oedh.unesp.br. Simples assim.
A coordenação do Comitê de Gestão do lugar está a cargo do professor CLODOALDO MENEGUELLO CARDOSO, um filósofo na acepção da palavra e profundo conhecedor dos meandros educacionais brasileiros, além de estudioso e militante dessa causa, a dos direitos humanos. Vê-lo em atividade dá gosto, pois faz tudo com amor, dedicação e carinho. Gosta do que faz, atuação quase exclusiva ao local. Eu, que não sou muito dado a santuários, identifiquei-me de cara com o que vi. A visitação deveria ser obrigatória para estudantes, operários, sindicalistas e militantes sociais. O local está aberto a todos os grupos interdisciplinares do campus e fora dele, uma multiplicidade de ações e com reais possibilidades de ampliação, com a provável transformação em Centro de Estudos de Projetos Transdisciplinares. Sabe qual a intenção do Clodoaldo? Eu conto. É transformar ou estabelecer diálogo com todas as áreas existentes, científicas ou não, daqui e de onde surgir interesse. Isso existe e precisa ser invadido, ocupado, usado e abusado. E todos lá estão de portas abertas esperando que isso aconteça.
Ontem foi um dia mais do que especial na vida do Clodoaldo. Presenciei ele teclando e enviado seu PEDIDO DE APOSENTADORIA para a Unesp. Ele, diferente de tantos outros não findará aí seu ciclo, pois deverá iniciar outro, pouco usual para docentes aposentados. “Não acreditam que um aposentado possa continuar desenvolvendo um trabalho como esse aqui na Unesp. Continuarei aqui como voluntário e com dedicação até maior. Nem encontrei ainda um sucessor para isso tudo. Quero implantar aqui uma Universidade Mútua, que são outros saberes além dos acadêmicos, tudo sendo dividido, irmanado e multiplicado. Uma reunião de pessoas com diferentes saberes, como um jardineiro ao lado de músico e cada um dando uma aula para os demais. Além do Pós em Direitos Humanos, que quase conseguimos implantar aqui na Unesp. Um primeiro grupo se desfez, mas outro precisa surgir. O espaço está aqui e já existe até a possibilidade da construção de um prédio próprio para sua ampliação”, conta Clodoaldo.
 
Entusiasta, mesmo às portas da aposentadoria, não para um só minuto de fazer planos e rememorar algo da trajetória do local, criado no final de 2007. Dos cursos de DH preparou um até para a Polícia Militar, que o rejeitou. Dos projetos em curso, além da excelente repercussão da Jornada exposição, a “Direito à memória e à Verdade – Ditadura no Brasil – 1964/1985”, cujos cartazes estava recebendo naquele momento e estará ocorrendo até agosto no pátio de entrada da Divisão Regional de Ensino, Vila Falcão (ao lado da ITE) e a alegria por conseguir levar uma leva de professoras municipais para conhecer a realidade paulistana, trocar experiências e voltar com uma nova carga de conhecimentos sobre o tema DH. Seu sonho é ver cada vez mais pessoas e grupos usando aquele espaço, produzindo debates, fomentando ações concretas e transformadoras. Ele incita isso e para os que insistem em dizer que não existem locais, condições, órgão fomentador, essas coisas, o Observatório está aí para provar o contrário. Quem é antenado com as movimentações e transformações sociais mundo afora, anseia por lugares assim, sendo daqui e não conhecendo este, é como estar enxugando gelo e buscando caminhos mais complicados para se chegar ao destino almejado. O contato é fácil, via site, sala 69 no Depto de Ciências Humanas ou pelo fone 14.31036172 através da eficiente secretária a Adriana Marineli.

terça-feira, 26 de junho de 2012

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (35)

UMA JUSTA HOMENAGEM A PAULO FREIRE, PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ALGO SOBRE LUIZA ERUNDINA
"No próximo dia 27 de junho, será realizado um Ato Público em homenagem ao educador Paulo Freire, que em 13 de abril deste ano, recebeu o título de Patrono da Educação Brasileira, de acordo com a Lei nº 12.612/2012, de iniciativa da Deputada Federal Luiza Erundina. O evento será às 17h, no auditório da TV Câmara.

Natural de Recife (PE), Paulo Freire formou-se em direito pela Universidade do Recife (atual Universidade Federal de Pernambuco)  e tornou-se professor de português e pesquisador da área de educação. Uma de suas grandes contribuições para o ensino no país foi a criação do método de alfabetização de adultos, uma prática simples e revolucionária. Também, foi um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular, que trabalha diferentes conceitos de cultura com vistas a oferecer à população carente a oportunidade de aprendizado, por meio de praças e núcleos de cultura.


A arte de ensinar o povo a ler e a ter consciência de sua realidade de opressão, trouxe uma enorme insatisfação por parte do regime político vigente, Paulo foi perseguido pela ditadura militar e obrigado a exilar-se no Chile. Naquela ocasião, escreveu um dos seus mais famosos livros, a “Pedagogia do Oprimido”. Após 16 anos de exílio, retornou ao Brasil e continuou seu trabalho como professor e pesquisador na PUC de São Paulo.
Atuou como Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo duarnte dois anos e meio na gestão da então prefeita Luiza Erundina, neste período, implantou o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), princípios filosófico-político-pedagógicos, com o objetivo de instruir o educando a identificar a realidade na qual está inserido, dando-lhe ciência da importância de sua atuação no contexto", esse texto entre aspas não é meu e sim, do gabinete da deputada Erundina, recebido via e-mail.
OBS SOBRE ERUNDINA, UMA "ARRETADA" POLÍTICA: Desde que o PT não a incentivou adequadamente e ela perdeu uma vaga no Senado para o delegado e homem da ditadura, Romeu Tuma, Erundina foi perdendo a vontade de permanecer no PT, depois saiu e num dos únicos encontros que tive com ela na vida, disse-lhe ao pé do ouvido: "Somos todos como uma rés desgarrada do PT. Saímos do ninho e não encontramos outro, perdidos no pasto. Vagamos pelo mundo procurando lugar seguro a abrigar nossas idéias. Mas onde estará esse abrigo? Ele ainda existe dentro do quadro partidário existente?". Me vejo assim até hoje e igualmente vejo ela dessa forma. Esquerdistas sem eira nem beira. Na aliança que a tornaria candidata a vice na chapa de Haddad para Prefeitura paulista e após o imbróglio do Lula ter tirado a foto na casa de Maluf, gostei de sua renúncia a essa pré-candidatura, mesmo ciente de que ela sabia do acordo entre os partidos. Em política dentro do capitalismo, engolir sapos é a coisa mais natural desse mundo. Todos os ditos esquerdistas que se prestam a estar dentro desse jogo, sob as rédeas do capital são praticamente obrigados a macularem sua ficha em algum momento. Ninguém escapa, nem o nosso vereador daqui, o Roque Ferreira, nem outro qualquer. Não deixei de gostar dela pelo ato, mas odiaria ver José Serra assumindo a Prefeitura da capital paulista, depois de tudo o que ficou comprovado com a Privataria Tucana e o pouco caso das apurações nas denúncias. Maluf já estava sacramentado no colo de Serra e a mídia calada, bastou Lula ampliar seu horário na TV e pronto, institucionalizou-se a moralidade e tudo voltou-se contra ele. Hiprocrisia pura e retinta. Por outro lado, submeter-se a isso tudo, sendo esquerdista, não é mesmo de fácil digestão..
PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (49)
O QUE ACONTECEU NO PARAGUAI NÃO É NORMAL E NÃO DEVEMOS NOS AQUIETAR, NEM FALSEAR A VERDADE
Hoje em dia perdemos o costume de discutir até os assuntos mais próximos, tal a forma como a vida se processa, quanto mais temas referentes a países vizinhos. O fato é que algo mais do que anormal ocorreu essa semana no Paraguai, com a destituição em tempo record do seu legítimo presidente da República, Fernando Lugo, sob alegações nada convincentes de mal utilização do cargo. O Senado daquele país, num rito sumário, com possibilidade de irrisória defesa do presidente, o destitui do cargo e empossa o vice, que bandeou-se para o lado mais conservador daquele país, o seu lado retrógrado, nefasto, oligárquico e imperialista, ou seja, o de uma casta paraguaia contra seu povo.
Isso um fato e para quem é professor, entender isso algo mais do que normal. Nem sempre. Em Bauru, uma professora paulistana, Mara Montezuma Assaf, em cartas aos dois jornais destila um desconhecimento histórico e um ódio a governos que destoem de sua linha de pensamento, voltados para o conservadorismo. Isso expressa bem o pensamento de parte considerável das pessoas, quenão fazem mais uma justa análise dos acontecimentos e os distorcem conforme os seus interesses. No JC de 23/06, com o título, “Cassação de Lugo”, ela destila isso: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=223720 e no BD de 24/06, com o título, “Saída de Lugo”, ela destila algo na mesma linha (não consegui o link do texto). Reproduzo dois textos extraídos do site Carta Maior, dando um ótimo entendimento sobre a questão. Entender de fato o que ocorre é ótimo para não se demonstrar desconhecimento e também para não falsear com a verdade, pois quem escreve e emite opiniões, deve ter em mente que nem sempre ela está do lado que pensamos. E nem por isso devemos mentir ou falsear o que ocorre. Leiam: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20460&alterarHomeAtual=1 e mais esse http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20452&editoria_id=6.
OBS.: A charge é do sempre antenado Latuff, um que não se omite de colocar seu trabalho à serviço das causas mundiais onde ocorram injustiças. Ele deve voltar à Bauru na segunda semana de agosto, na Jornada Latinoamericana do Colégio D'Incao.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

RETRATOS DE BAURU (124)
GILÃO, INSEPARÁVEL DO CAVAQUINHO E DA PÁ DE PEDREIRO, SEUS OFÍCIOS
Quem procurar pelo bairro do Rasi por um tal de JAIR ALVES é capaz de não localizar o sujeito, mas perguntando pelo GILÃO, famoso por dois grandiosos ofícios, o de pedreiro, esse o do seu diário ganha pão (aposentou-se recentemente, mas não o abandonou) ou pelo de tocador de cavaquinho, facilmente alguém lhe indicará o lugar onde mora, frequenta ou bata cartão. Esse esguio sujeito, negro, queimado pelo sol, carapinha reluzente, alto e forte como poucos, aos 65 anos é um exímio instrumentista bauruense. Começou cedo, fazendo batuque numa escrivaninha, depois dedilhando cordas de um violão e daí não parou mais. Parar para um papo nos dias atuais é reviver (ou seria, reativar?) suas recordações, como a do dia em que tocou aqui em Bauru para dona Zica, esposa do Cartola e a fez chorar, um show acompanhando Germano Mathias em Jaú, a de uma gravação sua que está lá em terras francesas ou as de por onde circule acabe tendo que tocar algo. Para isso, carrega sempre consigo uma dedeira, feita de PVC (“eu mesmo faço, esquento e dobro na minha medida”, diz), tudo para não ser pego de surpresa. Aqui na cidade, recordações de ter tocado com o Alemão da Kananga, Cardápio do Morro, Aldeia Bar e Davi Correa, entre outros. Nos bairros, em seus locais musicais, figura reconhecida (até paparicada) e em casa, pai de três filhas, cinco netos e um bisneto, ou seja, um senhor periférico, na acepção da palavra. Vive na simplicidade, mas fazendo o que gosta e sendo arrastado para demonstrar um bocadinho de sua arte Bauru afora. Gilão é Gilão, um mestre dentre aqueles que aprenderam a tocar de ouvido e o fazem com uma sabedoria a enfeitiçar os estudados todos. Eu o reverencio como um dos que conseguem unir o útil ao agradável e fazer de sua vida algo exemplar. VIVA , GILÃO!!!.
OBS.: Na noite de 24/06, domingo, passou pela Associação de Cabos e Soldados e deu uma longa canja, depois ficou sabendo que o Alemão tocava no Toa Toa, defronte a Clube da Vovó e o pessoal ao vê-lo, tocou e encantou novamente. Roubou a festa e foi a coqueluche da noite. É sempre assim, por onde passe.

domingo, 24 de junho de 2012

CHARGES ESCOLHIDAS A DEDO (56)
 
FIQUEI MAIS VELHO: AFAGOS RECEBIDOS E REGISTRADOS...
Fiquei mais velho ontem, 23/06. Isso é dessas coisas inevitáveis nessa vida e dentre a saraivada de coisas boas e ruins que a vida nos reserva, os cumprimentos via internet desse time aí embaixo. Sou um que leva a vida, mais ou menos como vi escrito numa frase do escritor José Louzeiro, na abertura de um dos seus livros, “Eu escrevo sobre o que a burguesia pratica e tapa os olhos para não ver, e tapa o nariz para não sentir o mau cheiro”. Muita pretensão, não? Fazer isso, agrada muito a uns e desagrada a outros e é dessa forma que tento sobreviver. E olha que já são 52 anos tentando. Vejam os afagos recebidos e registrados:Parabéns Henrique !!! Saúde e Paz !!!”, Alex Gasparini; “PARABÉNS HENRIQUE , MUITA SAÚDE E PAZ”, Antonio Carlos Souza; “Feliz Aniversario, Henrique!!!Continue inspirado, antenado e articulado como sempre!!!! Obrigada por compartilhar seu blog, abracos!!!!, Márcia Nuriah; “Olá, Henrique, passei por aqui para dizer Feliz Aniversário e desejar muito sucesso pra voce!”, Marisa Correa Silva; “PARABENS HENRIQUE PELO ANIVERSÁRIO. SEMPRE NA LUTA POR UMA SOCIEDADE MAIS DIGNA E HUMANA. MAIS UNS 40 ANOS DE VIDA PRA VOCE”,  Gilberto Truijo; “PARABENS, FELICIDADES, MUITA SAUDE E PAZ PARA VOCE, BJ” Dagmar Cecília Henrique; “PARABÉNS! ^^ Quase sempre vejo vc lá nos Correios do Poupatempo. uhausa ;)”, Wesley Machado Fucciolo; “Feliz Aniversário, HPA! Parabéns! Abração!”, Ricardo Oliveira; “Parabéns!!!! Tudo de bom para você ...”, Beto Grandini; “Feliz Niver amigo! muita paz e saúde, o resto é merecimento! Bj”, Má Vellozo; “parabéns e muitas felicidadesssss”, Almir Martins Pereira; “Parabéns!!! Vida eterna!!!”, Narciso do Tempo Tauan; “Fernando Pessoa, o eterno porque atual e futurista poeta, dizia que o aniversário era o dia de nossos anos. Que os seus sejam muitos e repletos de saúde e paz! Um grande abraço e muita comemoração.”, Alcimir Carmo; “bom dia meu amigo henrique tudo bem;tenha um feliz aniversário bem abençoado e animado que nesse dia de hoje deus lhe presenteie com uma linda cesta bem recheada com muita paz amor saúde e felicidades um grande abraço e fica com deus e vai curti que hoje o dia é seu valeu e depois me manda um taplle air com bolo e quitutes hen kkkkkkkk estou zuando meu amigo felicidades”, Wilson Leandro do Nascimento; “Malandro é o HPA que faz aniversário bem no dia da Marcha das Vadias e vai estar por lá.... vai ganhar abraços do mulherio todo de Bauru..... Parabéns, querido”, Tatiana Calmon; “Parabéns!!!, Sueli Umbelino; “Parabéns”, Ednéia Cristina Santos; “Meu camarada Henrique...Feliz aniversario pra você...Desejo que vc tenha sempre muitas felicidades, muita saúde e sempre aquela sua grande disposição pra escrever bem sobre Bauru, Noroeste,Brasil, enfim..E outras cocitas mais...Forte abraço.”, Reynaldo Grillo; “Oi HPA, um ótimo dia, parabéns, felicidades e que vc continue essa pessoa alegre, antenada e maravilhosa, bj”, Zezé de Mello Souza, ex-ALL; “sucesso abços ...”, Sérgio Coelho; “Parabéns! Muitos anos de vida!”, Flávio Altran; “Que essa data seja apenas uma prévia da felicidade que lhe aguarda todos os dias de sua vida!”, Fast Frame; “HENRIQUE,PARABÉNS,FELICIDADES E SAÚDE! ABS”, Antonio Carlos Barbosa, o do Basquete; “Bom dia Henrique. Parabéns, Alegrias e muitas Felicidades”, Roque Ferreira; “parabénsssss”, Marisa Jacques; “Parabéns, felicidades e conquistas”, Luiz Henrique Moura; “Parabéns e muitas felicidades”, Bauru Fórmulas; “Parabéns, abraço”, Leandro Miguel; “Aceite esse presente especial agora”, Roxanne Rodrigueiro; “Parabéns”, Antonio Lázaro de Almeida Prado Junior; “Henriqueee, meu querido que todas as luzes de amor te acompanhem...sempre...bjooo!!!!”, Denise Amaral; “Feliz aniversário Henrique. Luz, Amor e Paz neste dia tão especial!”, Kátia Sampaio; “o enricão...parabéns muleke...kkkkkk”, Carlos Renato Moura; “Amigo! Pra você: Muitos amigos, muita alegria, muita saúde e todas as letras! Um abração!”, Audren Ruth; “Henricão. muita saúde e paz. Vc merece td de bom. Abraço”,  Nivaldo José; “Parabéns”, Vídeo Imagem Bauru; “Parabéns Henrique!”, Aurélio Braga; “Parabéns, muitas alegrias em sua vida”, Marthynha Ferraz; “Parabéns”, Fernanda Pampani; “Velinhas acesas, ploft”, Carlos Fernandes; “PARABÉNS, ONDE SERÁ A FESTA KKKK”, Oscar Sobrinho; “Parabéns, Henrique! Tudo de bom!”, Priscila Medeiros; “Feliz aniversário”, Ivo Leite; “Parabéns, Henrique. Felicidades, paz e saúde pra você. Abraço”, Danilo Moura; “Parabens Henrique td de melhor em sua vida mtas vitórias em seus projetos e Jesus em seu coração. Bjss”, Cláudia Coelho; “Parabéns, muita saúde e montão de momentos de grande alegria, hj e sempre!!!”, Fátima Assis; “Parabéns e ate o proximo show do SESC”, Márcio Oliveira Castro Coelho; “parabens henrique , felicidades um grande abraço”, Adel Daher Filho; “Muitas felicidades, cada dia mais sucesso!”, Rodrigo Bernardino; “Meus parabéns!!! Que sua vida esteja sempre repleta de bons momentos. Felicidades!”, Chris Michelle Pires; “parabéns que deus ilumine o seu caminho.....beijo no seu coração....”; Adriana Cristina Lopes; “parabéns felicidades, a ti...”, Ana Karina; “Parabéns! Tudo de bom!”, Ana lellis; “Parabéns”, Paula Mendes; “Caro Henrique, meus parabéns pelo seu aniversário. Um abraço.”, Márcio Abecê; “parabéns, meu querido! vida longa e muita felicidade!”, Maria Alice Vieira; “Parabéns!”, Goreti Bernardes; “parabéns Henrique que Deus continue iluminando seu s caminhos e bom ter amigos como você “, Edílson Barducchi, o Mirim; “Parabéns, Henrique! Felicidades!!! Abço!”, Maria Odila Ferraz; “Aquino...Muitas felicidades, muitos anos de vida !!! Feliz Aniversário !!!.....”, Pizzaria Don Castello; “Parabéns amigo. Que Deus te abençoe muito hj e sempre. Felicidades. Beijos meu e do Paulo”, Bila Coffani; “FELICIDADES!!!!”, Janaina Mayer Dorio; “Parabéns”, Fátima da Silva; “Parabéns, paz, saúde, felicidades, que Deus lhe abençõe, um forte abraço.”, Valdir Ferreira de Souza, o Gibi; “Parabéns querido felicidades sempre!”, Valentina Pryns; “Parabéns, felicidaes, tdo de bom. Bjs”, Glauce Gonçalves; “Meu irmãoquerido ..... mtas felicidades, vc merece.... fala oque pensa, ñ compartilha oque ñ acredita. Que Deus permita que vc continue assim .... te amo mto ....beijosssssssssssssssssss”, Helena Aquino; “parabéns meu companheiro.força e continue na luta.”, Rui Silva; “parabénsss... tudo de bom pra ti sempre!@@@”, Camys Fernandes; “Parabéns, felicidades!!”, Tahiane Giansante Pinheiro; “Parabéns, feliz aniversario”, Célia Doro; “Parabéns Henrique, Deus te proteja , abençoe e ilumine , saúde sucesso. abraço fraterno”, Ana Teresa; “Feliz aniversário figurinha, tudo de bom.”, Ana Lucia Ferreira; “Parabéns! Muita saúde e paz!”, Lelo’s Bauru; “Parabéns Henrique!mta saúde e mta paz pra vc !te adoro....”, Cláudia Maria Monteiro; “Parabéns e sucesso!”, Kristinna Oliveira; “parabéns”, Luiz Roberto Relvas; “Feliz Aniversário !!! Parabéns pra vc..... bjs”, Maria Angélica de Andrade; “Parabéns Henrique! Abraço.”, Adauto Granja; “FELICIDADES,BJSS”, Luciana Mussi; “Parabéns amigo. Muita sorte”, Neto Amaral, “Parabéns Henrique, muitas, mas muitas felicidades. Bjs”, Elizete Maria Barro; “felizzz aniversário! Bjuuu”, Cris Jardim; “grande Henrique parabéns muita saúde e paz abraço”, Sivaldo Camargo; “Henrique Perazzi de Aquino , um Feliz Aniversário !”, Pedro Valentim; “Parabens!!! Hen... Muitas saude,paz e $$$$$$$$$ bjs”, Norma e Alex Galvão Leoni; “Parabéns, Henrique! Muita saúde, paz e felicidades! Grande abraço!”, Nilson Junior; “parabéns”, Alexandre Ruiz Almagro Bengala, da Sangue Rubro; “Henrique! Parabéns amigo,tudo de bom bjks”, Regina Levoto; “velho, aquele abraço, aqui debaixo, do sul do Brasil”, Beto Xavier, o velho Beto Pampa; “Parabéns Henrique!! Muita alegria e saúde! Um forte abraço!!”, Fabiano Mariano;  “Parabéns, Henrique, um abraço”, Cristiane Sabino Vianna de Oliveira; “Parabéns, meu grande amigo...”, Alcides Chamorro; “Parabéns, felicidades mil”, Rosa Maria Riccó; “Parabéns, Henrique”, Priscila Silva; “Parabéns Henrique!”, Paulo Eduardo de Souza – vereador; “Parabéns HPA, muita saúde, paz e felicidade sempre! Paz e felicidades”, Velca Cavalcante, “Parabéns, saúde e muitas felicidades, abração”, João José Fogolin; “Feliz aniversário meu bom amigo”, Antonio Carlos Ferrasi”, “Parabéns para você, muitas felicidades”, Vagner Silvestre; “Feliz ano novo, Henrique. Abraço”, Márcia Caputo; “Felicidades! Muita luz em seu caminho”, Ademir Gaspar; “Parabéns Henrique, muita alegria e muitos sucesso para você. Bjs”, Maria José Conde; “Herique meu amigo parabéns por este dia maravilhoso que é o seu aniversário,muita saúde, e paz.Um grande”, Deusalina Tavares; “parabéns my frriend Henrique. Altas ondas positivas”, Helder Leal Lopes; “grande Henrique tudo de bom,felicidades, Humberto Gonçalves Miranda; “Henrique, querido... feliz aniversário...bjão”, Zilda Ribeiro; “Bom dia, amigo Henrique. Parabéns pra você ! Muita paz e saúde. Abração”, Munir Zalaf; “Felicidades!”; Heloisa Jacon Gebara; “Parabéns pelo aniversário! Felicidades”, Zuleika Lemos Gonçalves; “Você é 10! Parabéns...”, Zezé de Mello Souza, a Zezé da ex da ALL; “Feliz aniversário”, Hebe Maria Duarte Protta; “Parabéns, felicidades, tudo de bom. Abraços dos amigos do PCP”, Parque Clube de Pirajuí; “Parabéns, saúde e paz”, Sérgio Eduardo Araujo Baracat; “FELICIDADES!!!”, Janaina Meyer Doro; “Parabéns, felicidades, tdo de bom. Bjs”, Glauce Gonçalves; “Olá Henrique...FELIZ ANIVERSÃRIO! Muitos anos de vida e muita lucidez! Abraço”, Antonio Morales; “Parabéns, Henrique, muitas felicidades! :)”, Giovana Franzolin; “Um grande abraço nesse seu aniversário!”, Macalé, o Sebastião Clementino da Silva e outros que não captei e deixei escapar, fora os esbarrões na rua, ligações, profanações e outras formas de cumprimentos.
Obs.: Ilustrando isso tudo, selecionei algumas charges, coletadas aqui e ali, demonstrando um pouco do que passa pela minha conturbada cabeça.

sábado, 23 de junho de 2012

MEUS TEXTOS NO BOM DIA BAURU (181 e 182)
VADIAGEM publicado no BOM DIA BAURU, edição de 23.06.2012
Acontece hoje, 23/06 a primeira versão da denominada “Marcha das Vadias” aqui em Bauru. O termo pode ser provocativo, forte, chamativo, bruto ou como queiram denominá-lo, o fato é que a causa é das mais justas e o motivo nobre. Provocativo foi o motivo gerador para sua utilização. Esmiuçar isso é simples, bastando uma pesquisa básica na internet. E no contexto do que ocorrerá hoje, confesso, sou um assumido vadio. Assim como diz Zeca Pagodinho no seu samba: “Vai vadiar, vai vadiar”. Eu vou e gosto. Pesado mesmo não é a utilização do nome “vadia”, mas sim o que tentam fazer aos que insistem em resistir e lutar contra a imposição do establishment nesses tempos de predominância de pensamento único. Resistir é preciso. Vadiar é uma bela forma de resistir. Levar a vida na contramão pode ser demonstração de discordância. Se o xenófobo, o retrógrado, o conservador, o puritano, o populista possuem seus espaços, por que não garantir o mesmo aos vadios? É o que se tenta fazer. Vamos entender melhor tudo isso. A proposta de vadiagem não coaduna com rapinagem, conformismo e muito menos com o jeito aproveitador de uma minoria sacanear com a maioria e todos continuarem fingindo que nada está acontecendo. O mundo está puritano demais, cheio de convenções, regras, conceitos, dogmas e a liberdade individual indo para a cucuia. Ninguém faz mais nada se não consultar seus oráculos, ou seja, predomina uma regra de conduta e nivelada por baixo. Retroagimos ao invés de avançar. Uns poucos decidem o que a maioria faz e pensa. Assim sendo, vadios são todos os ainda libertos, de corpo e alma, pensamentos livres, ávidos por novos conhecimentos, intranquilos, eterna transformação, não aceitando as verdades absolutas, os que não tem medo de fazer careta e demonstrar o quanto é ridículo o discurso predominante. Vadio é também um estado de espírito, o modo de ser e de agir dos que cavam brechas e não aceitam viver encurralados. Viver livremente sem se importar com o diferente é praticar saúde, física e mental.
OBS. DE HOJE SOBRE A MARCHA DAS VADIAS: Ela ocorre hoje aqui em Bauru, com concentração diante da Câmara de Vereadores, 13h, quando ocorrerá confecção de cartazes. O trajeto será do local até o parque Vitória Régia e toda a divulgação está ocorrendo via facebook. Pela imprensa, algumas notas no Bom Dia e só. Isso, por si só, demonstra o preconceito escancarado pelo nome utilizado. E estamos em pleno século XXI.
APRECIE COM MODERAÇÃOpublicado no BOM DIA BAURU, edição de 16.06.2012
Anda cada vez mais difícil manter o hábito da leitura hoje em dia. Ela perde espaço para o vício da internet. A TV tenta nos manter pregados no sofá e sem sair às ruas. Resisto como posso. Toda vez que me ligam dessas empresas telefônicas oferecendo mais de cem canais de TV, não invento uma desculpa, simplesmente lhes conto a verdade. “Só um pouquinho a mais do que o Sr já paga hoje”, me dizem todos. Recuso. A TV de canal aberto me é mais do que suficiente. Tendo esses canais intermináveis diante de meus olhos, permaneceria mais tempo em casa e sairia menos. Gosto demais da rua e de seus encantos. Ficar em casa e ainda por cima diante de uma TV, com certeza ficaria doente. Quero cada vez menores doses de TV e não o contrário. Gosto de escrever cartas, o prazer de enviar, receber e aguardar os Correios. Na internet o imediatismo é absoluto. Não reclamo, pois o benefício profissional é nítido. Além de exercitar cada vez menos a escrita de próprio punho, o problema é outro. A caixa de entrada dos meus e-mails, que antes servia somente para receber o que me apetecia, hoje virou um balaio sem fim. Vive entupida de coisas que mal leio. Deleto sem dó e piedade. Não por grosseria, mas por absoluta falta de tempo para ler tudo o que me enviam. Meus amigos também dificultam a minha vida de continuar lendo meus livrinhos. O facebook é bom, mas endoidece se usado sem moderação. Você para não desgostar de um amigo aceita a inclusão num grupo de papos e tudo o que eles publicam é repicado no seu e-mail. No meio de meus poucos trocados escritos, uma infinidade desses. Tem grupo onde uma só pessoa prepara uns vinte textos dia e tudo cai no seu colo. Como irei conseguir ler tudo aquilo e terminar a leitura de um livro aberto aqui ao lado do computador? Sou obrigado a deletar os e-mails e tento continuar a leitura. Se participo pouco das discussões rolando via internet, peço aqui antecipadas desculpas a todos. O culpado é a instigante leitura, que ainda me move mais que isso tudo. E a rua, que me chama.
OBS DE HOJE SOBRE GOLPE DE ESTADO NO PARAGUAI: O presidente Lugo foi ontem cassado pelo senado paraguaio em alegações que deixam qualquer “democracia” (sic) do mundo estupefatas. Tempo record e a devolução do país a quem o governou nas últimas décadas, uma oligarquia retrógrada e mancomunada com tudo o que de ruim possa existir, estruturas arcaicas, conservadoras e só agindo em função do próprio umbigo. Ou seja, o Paraguai voltou à normalidade.
OBS Citação Fonte Tiras: São do REP, extraídas do diário argentino Página 12.