quinta-feira, 31 de março de 2016

COMENDO PELAS BEIRADAS (14)


BAURU NÃO PODIA FICAR DE FORA - AMANHÃ 31/03, 17H30 DEFRONTE A CÂMARA MUNICIPAL - NÃO VAI TER GOLPE


Hoje, 31 de março de 2016, 52 anos do Golpe Civil Militar, uma data para não ser esquecida jamais e ainda mais quando o país está diante da possibilidade de uma nova tentativa de Golpe de Estado, dessa vez, sem a participação dos militares, mas Civil, Midiático e Judicial.

Bauru não podia ficar de fora e todos os contra a bestialidade do GOLPE em curso estaremos nos reunindo amanhã defronte a Câmara Municipal de Bauru, ali na avenida Rodrigues Alves, munidos de cartazes, gritando e se posicionando em alto e bom som à favor da continuidade do regime democrático, sem essa ruptura forçada pelas forças mais reacionárias do país, patrocinadoras de um retrocesso cruel e insano. É o momento de todos aqueles estarmos mais do que unidos.


O horário da concentração ocorrerá às 17h30 e ficaremos em vigília deixando bem evidente o posicionamento da reação de Bauru diante das atrocidades cometidas contra a democracia nos últimos dias. Num dos locais de maior concentração urbana no centro da cidade, principalmente no horário de fechamento do comércio central estaremos nos integrando com os trabalhadores saindo do seu turno de trabalho.

Convidem todos e todas imbuídos do espírito democrático.

Outros atos já marcados:
Dia 01/04, Sexta, 18h grande Ato defronte a Rede Globo TV Tem, pelo fim do monopólio da péssima informação e pelo Não Vai Ter Golpe.
Dia 02/04, Sábado, 10 às 12h, Esquina da Resistência, Calçadão da Batista, Coxinhada da Resistência, com distribuição de coxinhas e falações múltiplas e variadas a favor do Não Vai Ter Golpe.

Vamos??? Espalhe e multiplique essa idéia, compartilhe para o maior número de pessoas.
OBS.: Organização Coletiva de Resistência a favor do NÃO VAI TER GOLPE#


OS RESISTENTES

Com um ato marcado após insistência de muitos com pedidos de "mas não vai acontecer nada em Bauru dia 31?", o ato começou a ser divulgado às 22h30 do dia 30 e teve mais de 80 compartilhamentos e mais do que o sucesso, a confirmação de que a resistência se faz mais do que necessária.

Com horário marcado para 17h30 em diante defronte a Câmara Municipal de Bauru, as pessoas foram chegando naturalmente e colaborando na formatação do cenário no local, como a confecção de cartazes. Muitos se ajoelharam ao chão e pintaram com caneta tipo "pilot" ou com pincéis de guache, em folhas craft e deixaram sua marca estampada e depois fixada nas grades da Câmara. Cada um trazia uma sugestão nova e tudo foi acontecendo maravilhosamente e naturalmente. Com um imenso pano foi escrito com spray um dos maiores motivos de todos estarem ali, o NÃO AO GOLPE.

Nas fotos um bocadinho da parte mais contagiante, a intensa troca de ideias, concepções,experiências e muita conversa sobre a necessidade de resistir, persistir e se posicionar contra a bestialização do país, algo retrógrado em curso, onde as liberdades individuais e coletivas estão mais do que em risco. A defesa feita nas ruas no dia de ontem não foi somente a favor de Dilma, Lula e do atual Governo Federal, mas contra o retrocesso proposto por um velado golpe, tendo nessa versão o envolvimento civil, midiático e judicial.


Tudo começou a ganhar consistência após às 18h, muito passaram e não ficaram, mas tiveram suas carinhas registradas, outros permaneceram até o final e algo curioso é que, até o momento em que tudo foi encerrado, por volta das 20h20, ainda tinha gente chegando. Deu tempo de registrar a grande maioria das pesoas. Hoje tem mais no Grande Ato defronte a TV Tem/Globo e amanhã na Coxinhada da resistência no Calçadão da Batista.

A resistência se dá às claras e de forma consistente, persistente e com ideal bem definido: a manutenção do espírito democrático a unir essa nação, não aceitando esse clima de ódio reinante, enxergando corrupção só num lado da questão e eliminando as grandes conquistas sociais tão duramente conseguidas. Daí a real necessidade de estarmostodos nas ruas e nas lutas. Bauru marcos significativamente presença no dia de ontem. Somos todos muito valorosos.

quarta-feira, 30 de março de 2016

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (74)


“SE O CAVALO PASSAR ENCILHADO EM MONTO”

Essa frase entre aspas usada como título desse rápido texto de minha lavra e responsabilidade é o que melhor expressa a corre-corre, ou melhor, o troca-troca desenfreado, desembestado e destemperado que acomete alguns da classe política bauruense, tudo visando o próximo pleito eleitoral. Com o prazo de filiação partidária batendo às portas, esse vai e vem, dito por muitos como normal é a anormalidade na sua melhor expressão. O bicho carpinteiro incorporado por muitos é hilário, se não fosse de um tragicidade de doer nas entranhas do dito processo democrático. Não existe nenhuma norma de conduta a ser seguida, muito menos padrão recomendado e nem se pensa no quesito Bauru, no que candidaturas poderiam trazer de benefício para a cidade onde todos moramos, votamos e fazemos nossas necessidades (todas, viu!).

Muda-se de lá para cá ao bel prazer do momento, mas em nenhum deles Bauru é pensada, lembrada e mencionada, muito menos sugerida. Vale mesmo é a melhor acomodação desse ou daquele personagem, tornando melhor palatável sua vida eleitoral, ou seja, todo o pensamento está somente voltado para em que sigla partidária poderá obter o melhor coeficiente eleitoral, onde poderá ter menos votos e chegar aos píncaros da glória. Qual o meio mais fácil de tornar-se eleito?, eis a questão. Ideologia é algo impensável na imensa maioria dos casos recentes (so uma ocorrendo baseado nesse quesito). Deixou de existir para quase todos e se perguntarem para praticantes do troca-troca dos últimos dias, dirão que isso é coisa ultrapassada, deixou de existir faz tempo.

Pior que tudo é uma observação feita assim de soslaio, mas de vital importância nesse imbróglio eleitoral se avizinhando: algum deles prescreveu nos últimos dias possuir algo parecido com um Programa de Governo? Por que quer ser vereador ou prefeito? Que forças políticas estão por detrás de cada personagem além deles mesmos e suas vontades pessoais? Qual o mínimo Programa de Trabalho de cada um desses personagens? Da boca de alguns deles ouvi nos últimos dias algo dessa natureza: “Coloco os interesses coletivos acima de tudo”, “Se houver a possibilidade dela não me afastarei”, “Se o partido me permitir...”, “Na legenda Y terei melhores possibilidades”, “O momento está propício para mim” e aquele argumento que mais dói aos ouvidos dos ainda querendo entender que política é coisa séria: “Se o cavalo passar encilhado eu monto e galopo”.

Nos bastidores da política bauruense esse é o assunto must do momento. São esses e essas que estão a pleitear comandar essa cidade e concorrer a vaga de vereança no próximo pleito. Fiquemos atentos.

PARA CONHECIMENTO...
Eis parte de minha indumentária no Congresso RED Inav na Unesp Bauru, de 28 a 30/3, feito à mão e pregado com um mero clips junto da camisa ou do crachá. É minha forma velada de me posicionar diante de tudo o que acontece bem debaixo de minha janela.


UMA HISTÓRIA QUE LI NA INTERNET, GOSTEI E A REPRODUZO, é do advogado e militante Arthur Monteiro Junior:
Ontem à noite estava acompanhando uma palestra, que fazia parte da programação da 
Semana da América Latina, atividade que uma escola particular de Bauru realiza todos os anos. 

Terminado o evento, fiquei conversando, na porta da sala de aula, com um querido amigo, vereador pelo PSOL de Bauru e comunista assumido, e outros companheiros. 

Uma garota de 15 ou 16 anos, timidamente, aproxima-se no grupo e diz:
- Posso fazer uma pergunta?
O grupo, em uníssono, responde:
- Claro!
E a menina pergunta:
- Vcs. acreditam no socialismo?

O grupo de cinquentões, já com tantas porradas e derrotas no lombo, cada um à sua maneira, entre surpreso e feliz, reafirma sua fé num mundo novo e na sociedade socialista.

A garota abre um terno sorriso e diz:
- Que bom, as pessoas com quem convivo são todas capitalistas e eu acho que somente serei feliz no socialismo.

Ganhei a noite, ganhei a semana e renovei minhas esperanças e crenças na humanidade e, principalmente, nas novas gerações. "Fé na vida, fé no homem, fé no que virá".

terça-feira, 29 de março de 2016

AMIGOS DO PEITO (117)


MANIFESTO DA ORGANIZAÇÃO DO III CONGRESSO INTERNACIONAL RED INAV EM DEFESA DA DEMOCRACIA NO BRASIL - A UNESP BAURU É CONTRA O GOLPE

"A comissão organizadora do III Congresso da Red INAV se manifesta publicamente em defesa dos plenos valores republicanos e democráticos no Brasil...em defesa do respeito aos princípios constitucionais garantidos pela Nova Carta de 1988.

Não interessam à maioria do povo brasileiro, retrocessos autoritários que provoquem a redução de direitos dos cidadãos e que limitem liberdades individuais e coletivas. As conquistas democráticas obtidas pela longa e árdua luta contra a ditadura militar estão ameaçadas pelos evidentes abusos de poder e pela violação dos direitos caracterizada pelo autoritarismo e pela agressividade desproporcional praticadas por representantes da Lei e do Estado brasileiro.

Hoje há evidências claras de perigosa parcialidade que se manifesta em repetidas ações do Poder Judiciário, comprometendo a privacidade, a livre manifestação de ideias e a ampla defesa dos direitos e garantias individuais.

Concordamos que o combate à corrupção se tornou uma pauta nacional, mesmo que o Estado brasileiro tenha aumentado os seus sistemas e medidas de controle público na últimas década. Também não podemos ignorar que os grandes interesses privados manipularam por muito tempo os resultados de eleições nacionais e estaduais. Muitos dos escândalos de corrupção que vêm atingindo políticos dos poderes legislativos e executivos têm como origem os grandes financiadores privados de campanhas. No entanto, todas as investigações e medidas anticorrupção realizadas em qualquer escalão social brasileiro sempre deverão respeitar a legalidade e amplos direitos de defesa de todos os acusados.

No entanto, temos assistido prisões arbitrárias e sem acusações prévias, que são justificadas pelos oligopólios de comunicação e por setores do poder judiciário como sendo a melhor forma de forçar os prisioneiros a delatar supostos esquemas de corrupção e também a denunciar seus possíveis cúmplices.


Há constantes vazamentos seletivos para alguns meios de comunicação, cujas informações sigilosas deveriam ser de conhecimento exclusivo dos investigadores policiais e dos membros do Judiciário.

Existem evidências de que operações de investigação são combinadas com a mídia, e com os opositores políticos do governo federal, para desgastar a imagem dos acusados e para justificar as arbitrariedades cometidas por agentes públicos, que promovem medidas de exceção em nome do combate à corrupção. Até a Presidenta da República foi alvo de escuta telefônica ilegal, com a divulgação de assuntos pessoais sem qualquer relevância investigativa, com o intuito óbvio de difamar e constranger algumas personalidades políticas do Governo Federal.

Embora, não haja nenhuma denúncia comprovada contra Dilma Rousseff, a “Operação Lava Jato”, a mídia golpista e a oposição derrotada nas urnas realizam manobras bem claras para conseguir justificar a cassação do mandato da presidente, um processo que tramita acelerado na Câmara dos Deputados, que é presidida por Eduardo Cunha, um deputado comprovadamente envolvido em diversos casos de corrupção e investigado pelo Conselho de Ética da própria Câmara.

Quando as autoridades públicas atropelam os direitos fundamentais dos cidadãos e ignoram regras liberais básicas de presunção de inocência, de isonomia jurídica e o rito de tramitação dos processos legais; quando ações de membros do Judiciário inibem o direito ao contraditório e à ampla defesa dos acusados, é preciso que toda a sociedade se acautele e se manifeste pedindo salvaguardas democráticas e respeito pleno ao Estado de Direitos.


As tentações autoritárias e os discursos falso-moralistas têm repetidamente lançado sombras ditatoriais durante o percurso republicano brasileiro, em vigor há pouco mais de um século. Os sucessivos golpes orquestrados por setores dominantes autoritários sempre rasgaram a legalidade democrática e suprimiram os direitos e garantias constitucionais dos cidadãos, principalmente dos setores populares.

Diante do exposto, conclamamos os professores, estudantes, servidores e participantes do III Congresso da Red INAV, a se manifestarem coletivamente e publicamente contra as ameaças que, mais uma vez, rondam a frágil democracia brasileira.

Todos em defesa do estado democrático e do direito constitucional pleno para todos os brasileiros e brasileiras.

QUE DIGAMOS, PUBLICAMENTE, UM NÃO BEM ALTO E FORTE, PARA QUALQUER TENTATIVA DE GOLPE"
, esse contundente, necessário e honesto texto foi o lido pelo professor Dino Magnoni, na abertura do Congresso Acadêmico RED INAV, na Unesp Bauru, na noite de ontem e envolvendo acadêmicos de boa parte da América Latina, reunidos em Bauru de ontem até amanhã. Essa é a forma mais íntegra que vejo, a reação quase obrigatória de quem ainda pensa esse país de forma séria. Reproduzo o texto todo e incito para que, todos os ainda pensantes, façam o mesmo em qualquer tipo de oportunidade daqui para frente, ousem expor o posicionamento de quem não aceita o que estão a fazer com o país nesse momento, com a quebra da instituição, do preceito democrático, tudo para fazer valer/vingar seus intentos mais bestiais. Ou o país inteiro repudia o que está por vir, ou em breve estaremos de fato podendo ser chamado de uma Republiqueta de Bananas. Viva o Red Inav e o institucional posicionamento tomado de forma coletiva!!!

As tres fotos são da jornalista Monique Nascimento e me foram repassadas por Giovani Vieira, da Assessoria Imprensa do evento.


ADVOGADOS DE BAURU CONTRA O GOLPE - PARABÉNS!!!
http://www.jcnet.com.br/Politica/2016/03/grupo-de-advogados-e-contra-o-apoio-da-oab-ao-impeachment.html 

segunda-feira, 28 de março de 2016

BEIRA DE ESTRADA (61)


DESABAFO DE SEGUNDA


A CALMARIA DA SEMANA PASSADA ACABOU – CALENDÁRIO E ANATOMIA DO GOLPE
Não se iludam, a calmaria vislumbrada no país semana passada teve motivo. Os políticos todos estavam em recesso. Primeiro por causa do feriado santo prolongado. Como sabemos, todos muito santificados foram todos para seus redutos eleitorais a fazer o mais gostam no momento, conspirar contra dona Dilma e seu Governo. Depois (eis o motivo principal), estão a seguir religiosamente (sic) o ritual golpista dentro da Câmara dos Deputados que, impõe dez sessões parlamentares para que o ritual do impedimento tenha seu formal início. Eduardo Cunha apressou algumas sessões e a fatídica cairá na próxima quarta-feira. Daí por diante o inferno astral do país volta com carga total. Estejamos preparados e atentos, pois os golpistas não arrefeceram o ânimo, mas estavam em trégua, numa espécie de preparativo para o que denominam de “cartada final”.

Tem mais (sempre tem mais). Nessa terça, amanhã, 29/3, o PMDB marcou data para abandonar o Governo. Um abandono ainda não total, mas apalavrado, pois estão se dando mais um tempo para sair de vez dos cargos (essa a parte mais difícil, pois toca no bolso dessa thurma da pesada). Só em 12 de abril eles abandonarão os ministérios. Dona Dilma podia muito bem já chutar o pau da barraca e por eles todos pra correr amanhã mesmo, seria o uó do borogodó. Se bem que Lula tenta convencer Temer nos bastidores, conversa com um daqui e outro dali para se manterem fiéis e assim, ter a votação necessária para que o impedimento não vingue. Desses bastidores nunca se sabe ao certo o que virá. Cada dia nova surpresa. E dia 1º de Abril, atos marcados para todo Brasil e também para Bauru contra a TV com maior intensidade golpista, a Globo e tudo o que de mal representa, com todos seus desvios comunicacionais.

Imagine a combustão prestes a ocorrer. E dia 31/3 (ou dia 1º de abril, Dia da Mentira, como prefiro), aniversário do Golpe Militar de 1964, 52 longos anos e a mexer com tudo e todos. Um dia para ser passado com a mão no coldre. A data fatídica mesmo será dia 17/4, mas como isso está longe demais, antes dela muita água vai passar por debaixo da ponte golpista. Nesse dia está previsto que a Comissão de deputados vai analisar a abertura do juízo político para destituir Dilma. Até lá, como sabe-se, são necessários mais de 171 votos dos deputados, de um total de 517. O toma lá da cá, de ambos os lados deve estar uma loucura, total e absoluta. Dilma pode até conseguir mais dos que esses votos, mas sua governabilidade será esse pega pra capar até o final do seu mandato, pois com essa Câmara, a pior de todos os tempos, fisiologismo é que não faltará todos os dias daqui para frente.

E teremos também para breve mais decisões por parte do STF, no que diz respeito não só a Lula, mas ao próprio impedimento. Algo já foi feito para barrar as atitudes arbitrárias do juiz lá da República de Curitiba, o imperador Sergio Moro, que mesmo cometendo atos insanos dentro do proceder jurídico, segue impune e dito como santo (do pau oco, diga-se de passagem). O cara foi tão intenso na sua ação que, hoje não se faz mais necessário clamar pela volta dos militares para golpear o país com seus coturnos. Esse triste papel está sendo exemplarmente executado pela mídia e pelo Poder Judicial e também Policial. Nesse balaio de gatos a defender o golpe, como algo legal estão metidos desde a sempre presente legião de oportunistas, os obcecados pelo poder, os togados (de juízes a promotores)unha e carne com interesses inconfessáveis e a Polícia Federal, totalmente desviada de suas funções mais básicas, ou seja, a isenção na apuração e divulgação de procedimentos. Como percebe-se pelos descaminhos todos já constatados, trata-se de uma azeitada articulação, muito bem urdida, trama conspiratória sendo construída capítulo por capítulo.

Quem é contra essa ARMAÇÃO ILIMITADA em pleno desenvolvimento de suas maléficas ações, deve estar mais do que atento. Fiquemos atentos, nós aqui da aldeia bauruense, principalmente para as muitas ações que devem pipocar daqui por diante contrárias ao golpe. Os sensatos precisam também adentrar esse campo de jogo e dizer a que vieram, equilibrando a contenda. Os próximos capítulos serão mais do que emocionantes e, mesmo cheio com uma vida cheia de compromissos pela frente, chegou o momento daquela parada reflexiva e ver o que somos, o que almejamos ser, o que queremos e o que estão querendo que a gente acabe nos transformando se ficarmos quietinhos esperando a banda passar. A minha banda está passando aqui e agora no meu portão e é com ela que eu vou. Amanhã talvez ela não passe novamente no seu portão, aproveite e vamos todos pra rua e pras lutas.

HPA

domingo, 27 de março de 2016

ALFINETADA (143)


MEUS TEXTOS NO FINAL DE 2003 NO ALFINETE PARA DESVIAR UM POUCO A ATENÇÃO
Desde dezembro tinha interrompido a publicação dos meus textos exclusivos para o semanário Jornal O Alfinete, da vizinha Pirajuí. Hoje a reprodução dos seis últimos publicados no ano de 2003:
Edição 246 - nº 176 - Lutamos do lado errado - 15/11/2003
Edição 247 - nº 177 - A engrenagem emperrou - 22/11/2003
Edição 248 - nº 178 - Transgênicos: É preciso cautela - 29/11/2003
Edição 249 - nº 179 - Drops - Histórias realmente acontecidas - 06/12/2003
Edição 250 - nº 180 - Que tipo de bandidos combatemos? - 13/12;2003
Edição 251 - nº 181 - Nesta semana falarei dele: Jesus Cristo - 24/12/2003
No mês que vem começo a publicação dos meus textos de 2004. Até lá.
HPA

RELATOS PORTENHOS (24)


40 ANOS DO GOLPE CIVIL MILITAR NA ARGENTINA DEU POVO NAS RUAS E AQUI... – DIA 31 SE APROXIMANDO
Mal Barack Obama, o presidente da hoje nação irmã da Argentina macrista apeava de Bariloche, onde foi descansar após dias de convivência com o pérfido (des)Governo neoliberal de Maurício Macri (100 dias completados por esses dias), chegou a presenciar assim de soslaio e pela janela dos blindados automóveis pelos quais desfilou pelo país a intensa manifestação ocorrida em diversas praças, não em comemoração, mas lembrando e relembrando que, 40 anos atrás um nefasto Golpe Civil Militar havia infelicitado aquela nação, deixando marcas indeléveis para todo o sempre. Macri também aproveitou a despedida de Obama e foi descansar no que ainda lhe resta deste final de semana prolongado. O povo não, esse foi para as ruas e deu uma inconteste demonstração de como entende o que se passou com o país décadas atrás.

É sabido que a ditadura argentina foi muito mais cruel que a nossa e envolveu uma quantidade de torturados muito maior. Foram de uma extrema crueldade e para quem fez questão de conhecer pessoalmente, como o fiz ano passado, os seus Centros de Tortura, algo para ser lembrado ad eternum, com o intuito de que nunca mais se repitam. Isso não isenta a Ditadura brasileira de suas crueldades e maledicências. Só não fizeram pior por um simples motivo: não houve necessidade. Isso histórico e já muito bem retratado em compêndios de História ao longo das últimas décadas. Intensificariam a coisa, sem sombras de dúvidas.

A Argentina de hoje é o exemplo vivo, descarado e evidente de como estaria o Brasil nos dias de hoje se quem tivesse ganho as eleições tivesse sido Aécio Neves. Primeiro, o desrespeito à leis, com a imposição de troca de juízes nas cortes supremas, ao bel prazer do novo mandatário. Depois, algo também de extrema crueldade, demissões em massa no quadro de servidores federais e o consequente aniquilamento de todas as conquistas sociais anteriormente conseguidas. A famosa Lei de Médios uma delas. O controle dos meios de comunicação é mais do que necessária, evitando conglomerados de poder incomensurável, quando o razoável é distribuir e ter mais e mais possibilidades, diversidade total e absoluta de ideias no comando das mais variadas possibilidades. Mesmo em minoria no Congresso, Macri impõe sob a forma de decretos à sua vontade e a de seu grupo político. Espalha o medo como forma de Governo.

Algo ocorrido lá me chama demasiado a atenção. Uma famosa ativista política, líder comunitária e deputada do Parlasul, Milagro Sala (leia sobre ela e a injusta prisão clicando a seguir:http://www.vermelho.org.br/noticia/275214-70) foi e continua mantida detida, simplesmente por se manter nas ruas e nas lutas, denunciando o descalabro do novo Governo e propondo uma reação popular. Sabem o que isso significa dentro do novo panorama sendo criado lá e por pouco aqui, se o tal Golpe vingar nos próximos dias? Eles não prenderão a todos, mas o farão com alguns. A intenção é medrar o povo, segurar a insatisfação e frear qualquer tipo de reação. Com alguns presos, em evidência injustiça, fica aquele clima no ar: o mesmo pode acontecer comigo? Esse o perigo. Lá foi Sala, aqui poderá ser Lula. O ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, declaradamente opositor, sensatamente disse dias atrás: “Se fizeram isso com Lula, imagine com o homem comum”. Sabe o que essa fala significa? Reajam enquanto é tempo, pois depois será tarde demais.

O Golpe de lá tem a cara de um Governo democraticamente eleito e revertendo um país para os moldes neoliberais mais predatórios do momento, os que danam de vez com todas as conquistas das classes trabalhadoras. Não espere algo diferente do que está em curso no Brasil. A diferença é que lá chegaram ao poder sem a necessidade de um novo Golpe e aqui, diante da impossibilidade nas urnas estão a praticar o mais sórdido plano de retomada do poder pela mão grande. Entender isso é motivo para outro texto. As reações do povo argentino estão se suscedendo pelo país e ocorreram principalmente dias atrás quando da passagem dos 40 anos do Golpe. Para os interessados alguns belos textos extraídos do diário argentino Página 12, bem elucidativos sobre a situação e a reação.

Os cem dias que impulsionaram o dia 24: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295458-2016-03-26.html.
Foi a maior marcha de todas: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295463-2016-03-26.html.
A memória e a resistência: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295439-2016-03-26.html.
Flagrantes de uma praça que não se entrega:http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295438-2016-03-26.html.
A praça das praças: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295542-2016-03-27.html.
Ecos de uma praça histórica, pela memória: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295541-2016-03-27.html.

Resistir é preciso, lá, aqui e acolá. Alerta máximo.

sábado, 26 de março de 2016

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (20)


SPRINGFIELD É AQUI EM BAURU – FATOS CONFIRMADOS COM AS APOSTILAS DO PROFESSOR DUDA
Bauru é mesmo surreal e alguns dos seus personagens são hilários. Essa é mais do que real e foi vista por quem assiste a TV Preve. Ontem à tarde em um programa ao vivo, o narrador chefe da emissora, professor Duda Trevizani entrevistando alguém e aproveitando o espaço para fazer o que mais gosta, descer a lenha no Governo de dona Dilma. Num certo momento de trégua lê uma reclamação de um telespectador e por incrível que pareça o negócio era com ele e sua escola. Duda foi lendo até sem perceber o que viria pela frente. O sujeito dizia que tem um filho estudando na escola do professor, acredito que a Preve e que seu filho não havia recebido até então as devidas apostilas do curso, com o semestre já em andamento e tudo já estava devidamente embutido no preço das mensalidades. Duda não pestanejou e reafirmou tudo ser culpa de dona Dilma e do Governo do PT. Disse mais, numa explicação a merecer entrar nos anais (sic) de Springfield, a cidade dos acontecimentos inauditos das HQ. Foi assim na cara dura e sem delongas, mais ou menos dessa forma e jeito. “Nós esperávamos que a crise pegaria as escolas de jeito, com uma queda grande na quantidade de matriculas e para evitar gastar muito dinheiro, mandei fazer uma quantidade menor, pois não podia perder e ficar com tudo encalhado. O número de matriculados surpreendeu e foi muito além da quantidade que tinha rodado. Daí não deu para distribuir para todo mundo. Fui pego de surpresa e não deu tempo de rodar mais a tempo de distribuir.”, foi o que que disse. Por fim, lacrou o comentário reafirmando o que já havia feito anteriormente por diversas vezes, “culpa do Governo de dona Dilma”. Sim, deve ser, enfim, ela nem avisou que a crise não era lá tão séria como a da previsão do pessimista educador e o deixando numa situação das mais complicadas. Essa dona Dilma não tem mesmo jeito. Merece um puxão de orelha.


QUANDO UMA TIRA DE JORNAL DIZ TUDO...
Diante desse ódio nas ventas, fuças e atitudes de parcela significativa da população, principalmente paulista, insuflada pela mídia a descarregar bestialidades dia após dia como se verdade fossem, as reações são as mais imprevisíveis possíveis. Respostas grosseiras para questionamentos simples são o mais comum, num mundo cada vez mais eivado de xingamentos e admoestações. Tenho um dileto amigo, Sivaldo Camargo, que bem lá atrás me ensinou algo e nunca mais esqueci. Diz que, em situações problemáticas onde é obrigado a emitir sua opinião, mesmo contrariado e até não querendo fazê-lo, magoar a pessoa diante de si, sai com uma frase, segundo ele, dita pelo ator Paulo Autran e ótima para resolver imbróglios dessa natureza: "SEM PALAVRAS". Dessa forma, deixando a pessoa diante de si, com aquela cara de não ter certeza de ter sido elogiado ou algo ao contrário, encerra o assunto. Na tira de hoje do diário argentino Pagina 12, Miguel Rep faz o mesmo e impossível não me recordar do procedimento de Sivaldo. Vale o registro. Bom sábado para tudo, todas e todos, são os votos desse "Sem Palavras".

sexta-feira, 25 de março de 2016

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (84)


ALGUMAS HISTORINHAS SOBRE ESSA TAL DE REDE GLOBO – E UMA MANIFESTAÇÃO GIGANTE CONTRA O MONSTRO DO PÉSSIMO JORNALISMO

Impossível não constatar a qualidade de algumas de suas produções. Assisti muitas delas e não me arrependo, mas vejo cada vez menos. Tudo o que lá ainda é feito sob o prisma da qualidade se perde diante da vestustice de um jornalismo rasteiro, feito para enganar a população, baseado nos ideais de um dos tais “donos do poder” nesse país. O que fazem agora já o fizeram em 64, apoiaram desbragadamente o Golpe Militar e décadas depois, numa simples nota de rodapé pediram “desculpas a nação” e tudo bem, vida que segue, como se nada tivesse ocorrido além disso. Nunca deixaram de ser o que sempre foram, instrumento de poder, cada vez mais cruel com todos os que insistem em tentar fazer algo fora da cartilha ditada pelos que se acham donos do país. Lula ousou, mesmo fazendo pouco (o que já foi uma imensidão, pois podia ter feito muito mais) e Dilma idem. Hoje. Fazem de tudo e mais um pouco para devolver o país totalmente nas mãos de gente de sua confiança, os que fazem tudo e não merecem sequer uma linha de admoestação. Enfim, corrupção é a dos outros, nunca a deles. E são tão nefastos. Vejam a situação famélica de nosso futebol, tem a mão da Globo, a da falência das instituições e do fortalecimento do fascismo, tudo tendo a mão da Globo.

Em 2007, atuava como Diretor do Patrimônio Cultural na Secretaria Municipal de Cultura de Bauru e tive o prazer de intermediar a vinda do jornalista Mino Carta para a abertura do OLA – Observatório Latino Americano. O levamos para variados lugares e ele riu quando soube que havíamos sugerido uma entrevista para a Globo local. “Eles não me entrevistam de jeito nenhum, morrem de medo, pois sabem que não perderia a oportunidade para dizer ao vivo tudo o que penso deles”. É a mais pura verdade. Existem os que não aparecem de jeito nenhum na telinha global, Mino um deles. Imagino o estrago produzido por ele tendo o microfone numa entrevista ao vivo. Eles sabem o que fazem e fogem disso como diabo da cruz, pois sabem dos seus erros e da crueldade do que defendem. Mas não o deixam de fazê-lo. Aliás, nunca deixaram, algumas vezes se fizeram de bonzinhos, mas santos do pau oco.

Daí adoro algo feito para quebrar o protocolo de grandões. Um bicudinho bem dado no calcanhar do Aquiles lá deles é uma delícia sem fim. Lembro de meu amigo advogado, o carioca Eduardo Goldenberg, que num dos antigos Festivais da Globo, num intervalo, quando entrevistavam ao vivo os presentes sobre os concorrentes. Ele não perdeu a oportunidade e tascou isso ao vivo e a cores:https://www.youtube.com/watch?v=uRadXwe5lDU. Eles se borram de momentos como esse. LINDO DEMAIS VER Brizola num raro Jô:https://www.youtube.com/watch?v=Bk0S_Q-EiG0. Brizola foi um dos que obrigaram a Globo a fazer uma retratação em pleno Jornal Nacional, num Direito de Resposta que fez história: https://www.youtube.com/watch?v=ObW0kYAXh-8. Os de hoje em especial, pois sabem o papel que cumprem e daí, as reações são inevitáveis. Daí, quando vejo um barbudinho divinal lá de Brasília, que por duas vezes já conseguiu entrar em aparições ao vivo, dessas impossíveis de serem cortadas, eu quero imitá-lo, mas confesso, não tenho a mesma disposição, perspicácia e picardia. Vejam ele em ação:https://www.facebook.com/leaodaesquerda/videos/1069868126388300/.

Estive por duas vezes no PROJAC e não me arrependo das visitas. Nada como ver ao vivo o que ocorre num lugar onde não existe a concordância. Seria um oásis televisivo dentro da América Latina? Poderia ser, mas assumiu ares de mando, irreconciliável para uma concessão pública de TV, onde o verdadeiro proprietário é o Estado. Esse o perigo. Quando lá cheguei lembrei de cara de artigo de Marcelo Rubens Paiva, acredito que no Estadão quando diz de sua também visita. Escreveu com ironia ter visto um anão representado nos jardins de entrada da emissora. Era uma estátua de Roberto Marinho, um pequeno senhor. O mais irônico de tudo foi o que constatei algum tempo depois do tal texto. O anão já não era mais tão anão assim, pois o levantaram. Ou seja, tiraram a estátua do nível do chão e a colocaram em cima de uma grande pedra, para parecer maior do que sempre foi. É o que mais me traz recordações na sede da TV Globo.

Por fim escrevo sobre o jornalismo da emissora. Já fui entrevistado várias vezes para a TV Tem. Tenho alguns considerados lá atuando até hoje, alguns não mais. Esses se distanciaram diante de alguns posicionamentos meus a respeito da baixaria proporcionada pelo baixo nível do jornalismo da emissora e nem mais conversam comigo, cortam volta. Ligavam para saber das questões do patrimônio cultural da cidade. Hoje, mesmo que o fizessem teria a mesma atitude de alguns procurados para entrevistas por esses dias. Primeiro recusaria e justificaria o fato: não falo com uma TV com tão baixo nível jornalístico, depois imagino uma cena ao vivo e o estrago que poderia proporcionar. Eles hoje escolhem a dedo seus entrevistados e devem passar mal bocados tentando limpar a cena de suas gravações, pois como diz o ditado: “Quem tem __, tem medo”. Eles não são bobos, mas estamos aí justamente para ir quebrando o protocolo, furando fila, derrubando barreiras e fazendo chegar a quem de direito, algo que já é do conhecimento geral da nação, mas não custa reforçar: A Globo mente e precisa ser desmascarada. Essas faixas que a torcida do Corinthians espalha pelos estádios e em alguns casos são impossíveis de serem apagadas são o must do que pode ser feito contra a bestialidade de quem tenta enganar uma nação inteira.

Dia 1º de Abril, dia da mentira, 52 anos do Golpe Militar de 1964, das 17h em diante vai ocorrer uma grande manifestação nacional contra a TV Globo e, como não podia deixar de ser, Bauru estará dizendo PRESENTE. Lá estarei na Praça dos Expedicionários, jardim Bela Vista, defronte a TV Tem e junto de outros tantos, demonstrando a insatisfação dos ainda conscientes desse país, não contra a Liberdade de Expressão e de Imprensa, como querem que incautos entendam o que ocorre, mas contra o poder absolutista de um jornalismo de Quinta Categoria vigorar na emissora e estar levando o país para o caos. Eu vou estar lá e vocês onde estarão daqui exatamente uma semana?


AMIGAS E AMIGOS, VERMELHOS E DAS CORES DO ARCO ÍRIS: ALGUÉM AÍ TERIA, POR ACASO, UM MEGAFONE?
É amanhã cedo, 26/03, sábado, das 10 às 12h, no Calçadão da Batista, na já brilhantemente ocupada Esquina da Resistência, dentre atividades outras, uma dessas o nosso varonil grito, NÃO VAI TER GOLPE.

A idéia é juntar mundos e fundos e todos irmos pra rua, sem eira nem beira, mas todos muito bem cientes dos reais motivos de lá estarmos, unidos e coesos contra a bestialidade do fascismo que tenta se avizinhar, ocupar espaços e calar nossas vozes.

Custa você dar uma passadinha? Pois bem, Convite Convocação feito e com pedidos de multiplicação. Espalhem a boa nova com o vento. Levem cartazes, papéis, pincéis, varal, prendedores e vamos não só falar alto, mas juntar tudo em escritos variados e múltiplos deixando-os fixados bem à vista de tudo e todos.

Se faltar, será uma pena, pois o negócio feio está a ganhar proporção e é nossa chance de demonstrar não termos medo, nem receio e sim, termos muito o que falar, dizer para os interessados todos. Vamos?

O convite sai aqui feito em meu nome, mas vale por um outro tanto de pessoas pensando e agindo igual a mim.
EM TEMPO: Alguém aí não teria por acaso, um providencial MEGAFONE? Seria de imensa utilidade...

FRENTE BRASIL POPULAR, versão bauruense (HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO)

quinta-feira, 24 de março de 2016

CENA BAURUENSE (145)


HOJE VOCÊ FALA E ESCREVE O QUE QUISER, E AMANHÃ COMO SERÁ?
Eu não vou ficar aqui fazendo citações de gente que tenho na minha lista de mais de mil (sic) amigos internéticos com um posicionamento desvirtuado do que venha a ser Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Liberdades Individuais. A confusão toma conta da mente, cabeça, tronco e membros de uns tantos. Leio algo assim de um deles: “Cadeia para todos esses que são contra o juiz Moro. Temos que impedir e calar de vez a voz de quem escreve contra o juiz. Eles não podem ter mais espaço para fazer o que fazem...”. A ladainha segue nessa toada, linha mais pérfida e a que mais exemplarmente demonstra o grau de consciência de muitos dos envolvidos nas tais mudanças em curso, as feitas sob o manto de eliminar com a corrupção.

Meu escrito é curto e grosso. Esses que hoje escrevem isso, escreveram até hoje o que quiseram, bestialidades mil, agressões de todos os níveis, calões e decibéis. Passaram de todos os limites toleráveis, mas ninguém os impediu de continuarem expressando o que lhes viesse pela mente.
O máximo que foi sendo feito ao longo desses últimos tempos (e ainda de forma modesta, incipiente) foi criminalizar os mais ousados, levá-los às raias da Justiça (ela ainda está de pé?) para responder pelas bestialidades proferidas. Nunca se cogitou de eliminar os espaços existentes e censurar escritos.

Já, o que vejo sendo construído hoje é uma amostra do que poderá vir pela frente com o GOLPE em curso. “Eles”, pelo visto, não tolerarão verem suas ideias contestadas e continuar lendo, algo sendo postado diuturnamente contrário a elas. Pensem nisso tudo na hora de apoiar golpes, golpistas, censores e falsos paladinos da Justiça (os moralistas, esses os piores). A liberdade existente hoje pode ser jogada na lata do lixo logo ali na curva da esquina e quem escreve hoje, como esse escriba, terem seus espaços suprimidos, eliminados e extintos. Vai ser uma belezura esse novo mundo onde o pensamento único vai dominar e preencher todos os espaços. Eu não quero viver num mundo assim. E você? 64 nunca mais!!!

quarta-feira, 23 de março de 2016

INTERVENÇÕES DO SUPER HERÓI BAURUENSE (92)


GUARDIÃO E OS MANIFESTANTES DE VERDE-AMARELO – MAS, E O FIM DA CORRUPÇÃO?

A situação está clara, límpida como a água do Batalha (argh!), potável como a do rio Bauru (argh!) e em quantidade como a que sai de nossas torneiras em dias de bombas do DAE explodindo ao bel prazer de fatos inexplicáveis, incontáveis e inenarráveis. Essa esbórnia vista na situação da cidade é das mais confusas quando analisada pelo que está a ocorrer com as sucessivas manifestações dos verde-amarelos pelas ruas, não só de Bauru, mas país afora. “Não existe melhor sinalização de vesguice na visão dos que dizem protestar contra a corrupção. Primeiro porque protestam contra a corrupção dos petistas, mas muitos deles já foram punidos, estão presos, pagando pelos seus erros. Querem continuar prendendo e punindo somente petistas, prender também o ex-presidente Lula e eliminar de vez com a possibilidade de governabilidade do legalmente eleito Governo de Dilma. E não estão nem aí para tudo o mais, como se o resto fosse insignificante”, começa a interpretar os fatos nosso prestimoso Guardião, o super-herói bauruense.

“Insuflados por uma mídia, capitaneada pela TV Globo, cada vez mais golpista e referendados por um Judiciário, com atos cada vez mais em confronto com a Constituição, não existe como deixar de enxergar desvios de conduta no que pedem e querem os verde-amarelos da CBF nas ruas. O negócio é simples, claro, límpido, inodoro e resoluto: o negócio deles é com o PT, nada mais. Lhufas para corrupção, mas sendo petista, cana dura. O jogo é bruto e envolve a mente das pessoas, que diante da catarse deixam de pensar corretamente, aderindo à linha de pensamento único vigente. Tudo sem pestanejar e aí de quem se opor, pau neles. Mas e os outros escândalos, o de muita gente envolvida nos protestos? Finge-se não existirem e não se fala mais nisso, pois do contrário para despontar uma agressão barata e gratuita é um pulo”, continua Guardião.

Mas o que estaria então em jogo, caro Guardião?, a pergunta que não quer calar. Ele não se omite de responder: “Simples. O momento não é de nenhuma reflexão e sim, da repetição constante de fatos como se verdadeiros fossem e a assimilação imediata pelas massas. Elas estão numa fase onde compram tudo o que lhes é vendido pela mídia, reforçada pela ação de boa parte do Judiciário. Um se escora no outro, buscam aí a legitimidade, a legalidade não existente vai sendo conquistada no grito, na força das concentrações e dos muitos interesses em jogo. Para fazer valer seus interesses, se preciso for, passa-se por cima do oponente como um rolo compressor, pois agora que tudo já teve início, a ideia é ir até o fim. Mas onde é o fim? Por enquanto, não se sabe ao certo, pois enquanto só esses estiverem nas ruas, a impressão é uma, mas quando a parte quieta dessa cidade, estado e país também se manifestarem, o circo tende a pegar fogo. Mas cá do meu canto, observando essa revolta toda, fico admirado com algo: Tudo poderia estar seguindo caminhos pelos reais fins da corrupção no país, mas como não é esse o instigado desejo, seguem eliminando adversários e ocupando todos os espaços antes democraticamente distribuidos. O Brasil vai piorar e muito desse jeito”.

Esse o jeito Guardião de se posicionar diante de tudo ocorrendo diante dos seus olhos.

terça-feira, 22 de março de 2016

MEMÓRIA ORAL (186)


GERALDO BERGAMO, PROFESSOR MARXISTA, NAS RUAS E NAS LUTAS

Em tempos onde muitos preferem se omitir, fingir que nada do que ocorre fora de sua janela tenha algum perigo a oferecer e daí, tocam suas vidas como se tudo estivesse na maior normalidade. Até as pedras do reino mineral sacam que, a anormalidade viceja e não mais desponta, pois já está latente, pulsante e querendo impor suas bestialidades. Num momento como esse ressalta muito as grandes pessoas, as que não se entregam, não se omitem, muito menos se escondem. Para tudo não piorar mais e mais, até com o suprimento das liberdades individuais, que certamente virão com regimes fascistas, nada como os que enfrentam o touro a unha. São tantos bons exemplos e me fixo hoje num, exemplo de professor, algo pelo qual segue consigo pro resto da vida.


GERALDO ANTONIO BERGAMO chegou a ocupar a vice reitoria na UNESP, após tantos anos de ininterrupta cátedra. Trabalhou numa época em que já existiam perseguições, patrulhamentos, mas venceu pela perseverança de saber se impor, algo que vai além da ideologia política. Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Fundação Educacional de Bauru (1976), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista – Bauru (2006). Com muita experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuou sempre focado nos seguintes temas: Educação Emancipadora, Produção de Conhecimento, Método marxista, resolução de problemas ampliados, ensino e aprendizagem. Foi Secretário Municipal de Cultura na administração Tidei de Lima PMDB, numa época em que esse partido ainda abrigava gente a defender de fato esse país. Com a aposentadoria, passou um tempo mais recluso, mas sem nunca abandonar o amor pela política e a educação. Chegou a dar aulas de Marxismo pela aí e foi visto em quase todos os jogos do Noroeste no Alfredo de Castilho. Não deixou também de se posicionar, sempre ao lado de uma causa pela qual se mantém fiel, a de que o mundo só se salvará pelas vias do socialismo. Hoje, quando o fascismo bate às portas do país, retrocesso bestial, Bergamo comparece aos chamamentos na defesa do que nos resta de dignidade. Um eterno lutador pela causa dos menos favorecidos.

segunda-feira, 21 de março de 2016

COMENDO PELAS BEIRADAS (13)


BAURU ESTÁ UM TANTO ESTAGNADA – COMO COMEÇAR A SE MEXER?
Muito triste isso. Enquanto vejo a resistência ocorrendo aqui e ali, das mais diferentes formas e lugares, em Bauru tudo continua quase como dantes. Já que ir para as ruas está um tanto difícil, complicado, faltando os que movimentam as pessoas, marcam, sugerem, acredito que um algo mais poderia ocorrer e já, imediatamente.

Querem exemplos. Eis alguns:

https://secure.avaaz.org/…/CNJ_Conselho_Nacional_de_Justi…/…

http://www.mst.org.br/…/movimentos-e-intelectuais-escrevem-…

http://cartamaior.com.br/…

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR82210

http://g1.globo.com/…/em-carta-prefeitos-de-seis-capitais-r…

http://www.redebrasilatual.com.br/…/nacao-hip-hop-divulga-c…

Sabe o que quero dizer com tudo isso? Em Bauru, até a presenta data nenhum movimento de oposição a todas as arbitrariedades sendo cometidas e aceitas passivamente pela população. Se reagir é preciso, algo ocorre em Bauru e travando tudo, todas e todos, principalmente os que poderiam estar engajados num luta mais efetiva em prol, primeiro da garantia das liberdades democráticas, já ameaçadas e depois, contra o declarado arbítrio vindo dos tribunais brasileiros.

Tenho uma PROPOSTA. Por que não lançamos inúmeros manifestos, advindos dos mais diferentes lugares e todos com o mesmo objetivo, o Repúdio ao Golpe e Fim das Liberdades. Penso em algo assim, os TRINTA DE BAURU. Já imaginaram trinta documentos de repúdio, com trinta pessoas influentes em cada um deles e cada um com texto próprio, contundente e necessário. 30 x 30 = 900, esse o número de pessoas e cada documento surgindo de um lugar. Um com 30 docentes da UNESP, outro com líderes comunitários, agentes culturais, sindicalistas, professores da rede pública, bancários, políticos, religiosos, pensadores, comerciantes, tricoteiras, advogados, funcionários públicos, gente da Prefeitura Municipal, gente do Governo Estadual e assim por diante. Daríamos o que falar e ficaríamos conhecidos como os TRINTA DE BAURU. Trinta que pode ser 900, mas se bobear pode ser muito mais, depende do envolvimento de cada categoria e assim por diante.

Que acharam da ideia?

Vamos colocá-la em prática?

É pra já, amanhã será tarde demais.


AS CORAJOSOS ARTISTAS QUE NÃO PRECISAM DIZER MAIS NADA DO QUE CANTAR CONTRA O ATUAL DISTORCIDO ESTADO DE COISAS
Na gravação que recebo da amiga cantante e encantante Manu Saggioro, ela cantando algo em homenagem, primeiro ao Chico Cesar, "no meio desse absurdo todo depois dele no SESC", depois para outros tantos Chicos, Joãos, Manés, Marias e assim pod diante. na letra de "A Lista", algo bem explícito do que está se criando, sendo construido pela aí: "será reflexo de um momento desconexo em que ser livre tanto faz". Tem aqueles que se omitem justamente agora, tem outros que põe para fora, como o fez aquele ator no Rio, fazendo uso da obra do Chico para fins bem distintos dos propostos por ele, tem os que possuem um lado bem definido e gritam horrores como se nada disso dissesse respeito a eles, vivendo onde vivem. Enfim, tem gente de tudo quanto é laia e espalhada em tudo quando é lugar. Chico Cesar nãoabriu a boca para falar nada, não discursou, não emitiu sua opinião durante e nem depois do show, pois existia termo contratual que o impedia de fazer isso, mas cantou todas as que tanto queríamos ouvir. Um artista não fala somente discursando. Seu mais discurso é seu repertório. Me encanta mais e mais os que enfrentam o dragão da maldade com o que sabem fazer. Eu me derreto todo.


Fico ouvindo a gravação de Manu, vou e volto e não me canso, pois saquei maravilhosamente o que está dizendo com aquele jeitinho só dela. Daí espalho por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QPcvHEob5tg