sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

UMA CARTA (43)

A MORTE DO CUBANO EM GREVE DE FOME – MEU ENTENDIMENTO SOBRE OS FATOS
Quero falar de Cuba (gosto muito, já perceberam, não?), da morte de um preso, do tratamento desigual da mídia, de provavéis e reais mal tratos, da visita de Lula à ilha e a Fidel. Tudo está mais do que entrelaçado, fazendo parte do mesmo novelo. Um emaranhado muito fácil de ser desembaraçado, pelo menos para mim. E o faço sem problemas.

O preso morreu por sua decisão. Orlando Zapata, 42 anos, ex-pedreiro foi preso em março de 2003, depois condenado a dezoito anos pela prática constante e repetida de conspirar contra as leis vigentes, principalmente recebendo valores do exterior para esses fins. Como forma de protesto opta por realizar uma greve de fome, ciente de todos os riscos advindos dela. O próprio presidente Lula assim já agiu no passado. Aqui em Bauru, meu amigo, Duílio Duka, idem. Quem entra nessa sabe dos riscos. E se não for atendido? Duas opções, ou termina tudo ou prossegue. Para cada caminho, uma consequência. Eis a questão. Zapata continuou, foi até o fim e morreu. Triste demais, mas não vejo culpa do governo cubano. O cara quer derrubar o governo e quer que eles lhe estendam o braço. Aonde isso acontece? Leio que: "O socialismo não pode permitir que um ser humano morra por se recusar a comer, mesmo que possa ser um inimigo". Reflito muito sobre isso, mas continuo ao lado da Cuba atual, pois sabemos muito bem o quanto se sofre do lado de cá, onde impera um capitalismo muito mais cruel e predatório para o ser humano do que o socialismo praticado na ilha.

“Não existem torturados, não houve torturados, não houve execução. Isso acontece na base de Guantánamo", afirmou Raúl, o presidente cubano. Afirmou, ainda, estar disposto a discutir com o governo americano "todos os problemas que tiverem. Repito três vezes, todos, todos, todos. Mas não aceitamos se não for em absoluta igualdade". Concordo com ele. Afinal, por que esse estardalhaço todo com isso (que foi triste, reafirmo), se por muito mais, mas por muito mais mesmo, praticado repetidamente pelos EUA nada disso ocorre? Por que a utilização de dois pesos e duas medidas? Ouçam a fala do presidente cubano, extraída desse site português: http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/02/100224_raulcubaaudio.shtml

Outra coisa. "Para os golpistas Dilma é uma terrorista, já o cubano Orlando Zapata é libertador. Qual a diferença entre eles? Aqui, outra vez a história dos dois pesos e duas medidas. Dilma lutou pela democracia, para nos livrar dos golpistas que governavam apenas para uma elite burguesa, em detrimento do resto da população, governos esses, que nos deixaram de herança os piores índices indicativos sociais do mundo, só na frente dos países mais pobres; com uma distribuição de renda das mais desiguais do mundo, gerando uma população incapaz de atender às suas necessidades básicas, apesar de viverem em um país rico como é o Brasil (essa é a verdade, que vá estudar quem duvidar). Enquanto que, Orlando Zapata estava lutando contra um governo que protagonizou em Cuba, os melhores índices indicativos sociais do mundo (veja comparação abaixo). Essa é a grande diferença.

Comparação dos Indicadores Sociais de CUBA/ ANGOLA/ EUA/ BRASIL
População de CUBA= 11.382.820 / População da Angola: 12.531.357 : Se segure para não cair, pois é surpreendente: Índice de mortalidade infantil (Para cada 1.000 nascimentos): CUBA= 5,1; Angola = 180,1; EUA=6,3; Brasil=102; Índice de Analfabetismo (Para cada 1000 pessoas): CUBA=ZERO; Angola=750; EUA=54; Brasil=157; Índice de FOME (Para cada 1000 pessoas): CUBA=ZERO; Angola=750; EUA=170; Brasil=80; Índice de Desemprego (Para cada 1000 pessoas): CUBA=19; Angola=400; EUA=56; Brasil=79; Expectativa de vida (Para cada 1000 pessoas): CUBA=77; Angola=44; EUA=78; Brasil=71; Médico por habitante (Para cada 1000 pessoas): CUBA=5,9; Angola=0,05; EUA=2,7; Brasil=1,8; Medalhas de ouro nas olimpiadas: CUBA=67; Angola=0; EUA=930; Brasil=20. Aos que quiserem saber mais sobre Cuba, encontrei esse excelente resumo da situação: http://vsites.unb.br/ceam/nescuba/artigos/pano115.htm " (de um site na internet).

Para finalizar, algo sobre as prisões cubanas e as norte-americanas. As de Cuba não devem ser diferentes de países que respeitam o ser humano. Não o fosse, estaria sendo denunciada cruelmente. Não vejo nada contra o sistema carcerário cubano na imprensa. Isso é bom sinal. Já do sistema praticado pelos EUA contra os prisioneiros políticos sob sua guarda só observo atrocidades. Em Guantánamo, uma vergonha, que fere os mínimos princípios da dignidade humana. E o que podemos dizer da prisão sob sua direção lá no Iraque, com fotos espalhadas mundo afora? Só vergonha e mais atrocidades. Leio que os "EUA pedem a libertação dos presos políticos cubanos". Eu pergunto: Com que autoridade? Eles mantém em cárcere dentro dos EUA cinco mártires cubanos sob falsa alegação de espionagem. Eles podem fazer isso mundo afora, não existindo lei que os proibam, mas prendem quem suspeitam que o façam contra eles. Eis a igualdade de condições que Raúl exige para discutir o assunto. Um peido dado por Cuba repercute no mundo capitalista e milhares de bombas dos EUA não. Já se perguntaram o por que disso? E para finalizar mesmo, o presidente Lula esteve em Cuba no dia da morte do Zapata. Tentam lhe colocar na parede por não ter prestado apoio ao movimento contra-revolucionário, inventando até a história de uma carta que teria lhe sido entregue de denúncias. Todos querem que Lula coloque sua popularidade a serviço dos seus interesses. Ele, que nem recebeu a tal carta, fez o que deveria ser feito, assinou acordos, inaugurou uma obra por lá e reiterou apoio ao que Cuba representa para o mundo atual, uma das únicas esperanças concretas de que um outro mundo ainda é possível. É isso que pega, existem possibilidades de um outro mundo e elas precisam ser exterminadas, eliminadas. Pobre Cuba a resistir.

Adoraria ser convencido do contrário, mas com argumentos convincentes. E eles existem?

12 comentários:

  1. Falou tudo Henrique, a imprensa burguesa é canalha e sempre tratará as coisas da forma mais hipócrita possivel, nada é aprofundado num claro debate.
    Quanto ao numero sobre a mortalidade infantil americana são numeros mentirosos, o Michael Moore já desmentiu isso, os numeros são bem maiores, é que lá os invisiveis são tão maiores quantos os daqui.

    Marcos Paulo
    Comunismo em Ação

    ResponderExcluir
  2. Não existe problema nenhum em entender a situação de Cuba e dos Eua perante seus povos. Em Cuba a saúde é totalemnte gratuita e um modêlo, um primor mundial. Nos Eua, Obama mal consegue aprovar uma colcha de retalhos que será o novo Plano de Saúde lá deles, por total combate de forças endinheiradas, que querem que o povo pague tudo, inclusive o ar que respiram.

    Posso começar as comparações daí e se quiser fico um dia inteiro nisso. Não tenho problema algum em fazer a defesa do modelo cubano como o mais adequado. No norte-americano só injustiças e algo bem latente, a de que só com dinheiro, muito dinheiro se consegue as coisas por lá.

    Paulo Lima

    ResponderExcluir
  3. Saiu hoje na Tribuna do Leitor, do Jornal da Cidade, minha carta sobre o tema:


    28/02/2010
    DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS
    Um preso morre em Cuba após assim decidir, prosseguindo numa greve de fome. O presidente Lula assim já procedeu no passado, assim como meu amigo Duílio Duka, por aqui. Quem entra nessa sabe dos riscos. E se não for atendido? Encerra tudo ou prossegue. Para cada caminho, uma conseqüência. O julgado e condenado Zapata preferiu ir até o fim. Tudo muito triste, sem nenhuma culpa do governo cubano. Queriam o quê? Que o governo pelo qual o preso lutava para derrubar lhe obrigasse a comer? Aonde acontece isso? Dou razão ao presidente cubano Raúl Castro quando diz que aceita “discutir todos os problemas que tiveram, mas em igualdade de condições”. Que quer dizer ele com isso? Simples. Um peido cubano repercute mundo afora com estardalhaço incomum, enquanto que bombas mil dos EUA continuam a matar todos os dias e a repercussão é pífia. Pior que tudo isso é continuar ouvindo por aqui que Dilma é terrorista e o tal do Zapata um libertador. Insanidade pura, elevada a extremos.

    E aí ouço que “os EUA pedem a libertação dos presos políticos cubanos”. Pergunto: Com que autoridade? Guantánamo está aí para provar que eles podem tudo, as fotos daquela prisão e das atrocidades no Iraque idem, sem contar que mantém em cárcere cinco mártires cubanos sob suposta alegação de espionagem. Para o lado dos EUA tudo é permitido e tolerado, sem barulho na mídia, já de Cuba, exigências mil e dá-lhe barulho. Tenham dó. Meu alento é que não ouço denúncia nenhuma do sistema carcerário cubano, já do norte-americano espalhado pelo mundo, só atrocidades. Gozado, não?

    E o presidente Lula lá esteve e tentaram lhe encostar na parede por uma suposta carta de denúncias, que nem chegou às suas mãos. Todos querem que Lula coloque sua popularidade a serviço dos seus interesses. Ele agiu acertadamente, assinou acordos, inaugurou uma obra com participação brasileira e continua prestando apoio a um dos únicos países a nos dar esperanças de que um outro mundo é mais do que possível. Basta comparar os índices dos indicadores sociais entre Brasil, Cuba e os EUA e constataremos quem mais faz pelo povo de seu país. Essa é a verdade, na pobre Cuba vive-se melhor e que vá estudar quem duvidar, pois contra fatos não existe discussão. Imagine um país viver sem o capitalismo predatório? Precisa ser rapidamente eliminado, sendo jogado muito cal sobre todas suas realizações, para que nunca mais aconteça uma insolência de tamanha gravidade.

    Henrique Perazzi de Aquino

    ResponderExcluir
  4. Angelic

    Febrero 27th, 2010 en 12:21
    4376 HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO

    Febrero 27th, 2010 en 09:24
    DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS
    Um preso morre em Cuba após assim decidir, prosseguindo numa greve de fome
    ===============================================================================================
    Gracias a Dios que mucho de su comentario se comprende, espero que tambien me comprenda a mi.

    Para comenzar le dire que su presidente es socialista de titulo mas en realidad es un aliado de los sistemas dictatoriales de la region, y atrevido a meterse en asuntos internos de otros paises como el caso Honduras, como la declaracion acerca del preso de conciencia muerto en huelga de hambre, cuando dijo: Un gobierno no tiene culpa que un individuo se deje morir de hambre. Casualmente sus afectos siempre estan dirijidos a los que odian las libertades.

    Los 5 cubanos encarcelados en EU no son “presuntos” son espias condenados con pruebas contundentes en un pais que tiene un sistema judicial por encima de la politica y si tuviera alguna influencia seria para el lado liberal, no el otro. Por todo lo anterior no tiene caso hacer esa comparacion.

    El ser humano que se dejo morir, no solo murio porque quizo, sino que murio por heridas graves y coagulos en su cabeza, que despues de una gran paliza fue operado, para volver a ser golpeado inmediatamente despues. Le fue retirada el agua por 18 dias, unica cosa que lo mantenia consciente
    y que lo llevo a la paralisis de sus riñones y otros organos importantes.

    Esta comprobado que lo trasladaron a un hospital, cuando ya estaba muerto ademas.

    Si quiere mas datos de la represion, el abuso y los crimenes no dude en continuar leyendo estos blogs, al igual que el blog que ofrecio la organizacion de Union Europea Latinoamerica, donde los comentarios son testimonio de la realidad cubana y el olvido, el virar la cabeza para el otro lado,
    la ignorancia y la falta de verdadera solidaridad de gran parte de America Latina acerca del sufrimiento de nuestro pueblo cubano.

    Angelic - in Generaciony Yoana

    ResponderExcluir
  5. Faça o tal Angelic passar um mes tentando saobreviver nas favelas brasileiras e norte americanas,, sentir o que é exclusão e repressão de um sistema injusto e cruel, se ainda assim achar que o comunismo é ruim, é porque quer fazer voz aos poucos que querem um sistema das minorias.
    É melhor um pelego desses morto do que milhões viverem na desgraça de um sistema que benéfico apenas a uns poucos exploradores, o cubano que morreu não é nenhum coitadinho, nem os que estão lá enfiados na politica do norte contra Cuba, na verdade esse morreu tarde e se tenho alguma critica ao estado cubano é que está sendo muito bonzinho com este blog da pelega Yoana, já deveria ter dado um jeito antes que contamine outros com estas mentiras.
    E chega de hipocrisia, chega desse papo de coitadinho.

    Marcos Paulo
    Comunismo em Ação

    ResponderExcluir
  6. Febrero 28th, 2010 en 09:45
    Febrero 28th, 2010 en 09:34
    Para HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO:

    Socio, yo con esas estadísticas no me pensaría dos veces para irme a vivir a ese paraíso, que según tú, es Cuba.

    Allí desayunaría cada día con mis conocimientos de lectura y escritura, merendaría con la noticia de que se mueren pocos niños, almorzaría con el índice de FOME, que no sé qué coñ…o es; y Cenaría con las Medallas de Oro Olímpicas… Luego cuando vaya al baño a cag…ar, me limpiaría con la cantidad de médicos por habitantes…

    Pelencho

    DIONY
    —————————————————————————-

    Al parecer Soez Valdez ha impuesto un estilo literario.

    ResponderExcluir
  7. LA DICTADURA ASESINA CASTRISTA ES UN MAL SUEÑO, UNA PESADILLA PARA LA DIGNIDAD Y LA VIDA DE LAS PERSONAS QUE DURA YA 51 AÑOS.

    EL PUEBLO HEBREO ESTUVO 40 AÑOS PERDIDO EN EL DESIERTO, EL CUBANO LLEVA 11 AÑOS MAS.

    LIBERTAD PARA EL PUEBLO CUBANO YA !!!


    ORLANDO ZAPATA

    ResponderExcluir
  8. Mafuá do HPA disse...
    AQUI UMA EXPLICAÇÃO PARA OS COMENTÁRIOS EM ESPANHOL:

    O mesmo texto da carta publicada hoje pelo JC eu reproduzi no blog da dissidente (para mim, não só isso, mas uma que luta para tornar Cuba capitalista e quintal norte-americano) Yoani Sánchez (www.desdecuba.com/generaciony). Como citei o endereço do blog alguns comentários estão pipocando por aqui, todos em espanhol.

    Minha posição sobre o tema já é conhecida, daí ser desnecessário ficar respondendo um a um.

    Percebo uma coisa. Por lá, eles não querem muito discutir a situação de hoje, como poderá ficar Cuba, etc. No blog vigora uma "thurma" que quer ver Cuba capitalista e fazem o que for para conseguir seu intento.

    Repudio aquilo tudo e escrevo com argumentos, mas as respostas são sempre as mesmas. Em outros comentários por lá, me chamam de cada nome feio, tudo porque faço a defesa da Cuba atual e com argumentos, coisa que eles pouco possuem.

    Henrique - direto do mafuá

    ResponderExcluir
  9. "(...) condenado a dezoito anos pela prática constante e repetida de conspirar contra as leis vigentes, principalmente recebendo valores do exterior para esses fins." (...)

    Ora, senhor comunista, tal foi o comportamento da esquerda a partir da Revolução Militar de 1964, não? Passaram a conspirar - como já faziam antes - contra as "leis vigentes".

    Pior, criaram a guerrilha, a subversão, aparelhos e tudo que sabemos, sem esquecer, sempre "recebendo valores do exterior para esses fins." TODOS sabemos disso, não?...

    Todavia, hoje, exigem releitura histórica, indenizações, bolsas e todas as prebendas devidas ao seu "heroísmo"...

    Pois não seria o caso de entenderem que se meteram onde se meteram, "porque assim quiseram"? De terem a elegancia, hoje, de não estorquir do bolso dos demais cidadãos - na forma do erário?

    Ou devemos entender sua decisão política, naqueles tempos, como mero investimento? Aplicação garantida para futuro capital?

    Ziraldos que o digam.

    Seria essa a explicação para tal desejo de hegemonia dessa gente ora no poder? Ser para sempre a "ORDEM" que os militares daqui - ao contrário dos de Cuba - conseguiram manter por apenas duas décadas?
    .

    ResponderExcluir
  10. Caro fascista anonimo, faça os comentários que quiser mas seja homem para assinar o que escreve.
    Debato tranquilamente as bobagens raivosas contra as revoluções comunistas que gosta de desferir, mas por favor não confunda pelegos oportunistas com autenticos revolucionários como os cubanos que lutaram por um social que nunca no mundo nenhum outro modelo conseguiu trazer tamanha humanidade para as pessoas, aos fascistas como ti, a morte com certeza.

    Marcos Paulo
    Comunismo em Ação

    ResponderExcluir
  11. Sei bem, senhor Marcos, o quanto os regimes comunistas se esfalfaram no processo "debater"...

    ResponderExcluir
  12. Caro anonimo fascista, gosto de ironias, mas assino tudo o que escrevo, acho que deveria fazer o mesmo já que se acha o paladino da justiça, desconfio que seja, mas como sempre reacionário adora se esconder. Talvez o seu pesadelo com o comunismo seja pelo fato de dar fim aos fascistoides e exploradores que o senhor tanto admira.

    Marcos Paulo
    Comunismo em Ação

    ResponderExcluir