UM BANQUEIRO QUE SE VIRA COM SEUS PRÓPRIOS RECURSOS
Não gosto nem um pouco de elogiar banqueiros. Diante de meus 50 anos de vida dentro de um cruel regime capitalista, onde o capital predatório se faz presente e atuante, seria um contrasenso fazê-lo sem uma explicação. Faço o elogio e depois a competente explicação. Espero que entendam. O banqueiro que quero elogiar é o também apresentador de TV e dono do SBT, o SILVIO SANTOS. Todos acompanharam a enrascada onde se meteu o sr Abravanel com o seu banco, o Panamericano. Ficou à beira do precipício, quase falido, mas foi salvo pelo gongo. A solução veio dele próprio. Contrariando tudo o que já foi feito quando bancos quebram nesse país, mostrou ser diferente do usual. O habitual são todos darem uma sonora banana para os correntistas, investidores, clientes e salvar o que podem, recorrendo sempre aos préstimos dos governos, tanto estaduais como federais. Saem sempre ilesos. Desconhecia quem não agia dessa forma entre banqueiros até me deparar com o que Silvio fez para salvar seu banco.
Ele colocou todo o seu patrimônio pessoal como salvaguarda para garantir um empréstimo milionário e manter o banco funcionando. Até o SBT e o Baú da Felicidade entraram no risco. Tudo, mas tudo mesmo. Ele não recorreu em nenhum momento a qualquer tipo de empréstimo federal, desses a fundo perdido, sem garantias. Foi macho, como poucos. Fez o empréstimo colocando em risco todo o amealhado ao longo dos seus 80 anos e salvou seu negócio bancário (temporariamente ou não, veremos). Gostei disso e daí meu elogio. Imaginem um Daniel Dantas na probabilidade de quebrar seu banco. Alguém em sã consciência imaginaria ele fazendo o mesmo. Nunca. Daí a diferença.
Vi outras. Depois do anúncio, Silvio foi procurado insistentemente por evangélicos televisivos, os tais a arrebanharem multidões via TV, aquela ladainha usando o nome de Cristo para tornarem-se milionários da noite para o dia. Resistiu e colocou todos para correr. Não vendeu espaço no SBT para nenhum deles. Ponto para ele. Depois, algo mais da quebradeira, quando sabe-se da paúra dele para com esse segmento religioso, bem presente dentro do seu lar. O banco estava entregue a esse segmento, ligado à esposa e daí deu-se o desenlace conhecido. Silvio continua o cruel capitalista de sempre, mas age com mais sensibilidade que seus pares. Faço isso aqui, para reestabelecer a verdade dos fatos e em homenagem às nossas mães, principalmente a minha, que todo santo domingo não desgruda os olhos da telinha, tudo para ver o programa do sr Abravanel.
EIS UM DOS MOTIVOS PARA ELOGIAR ARGENTINOS: A grande maioria dos países da América do Sul passaram por cruéis ditaduras militares, todas truculentas. Passados vários anos do fim de todas elas, percebo que o Brasil é um país que manterá insepulto a criminalização dos excessos cometidos no período. Faltou coragem para colocar no banco dos réus os ditadores e seus asseclas, os que executaram o serviço sujo. Isso não ocorre na Argentina. Hoje, Jorge Rafael Videla, o ditador militar que melhor representou a exceção argentina foi julgado e condenado a prisão perpétua e cumprirá pena num presídio. Deu para sentir as diferenças... Por aqui, nem um torturador como Brilhante Ustra não conseguimos penalizar. Lá o buraco é mais embaixo e gosto disso.
Pelo jeito minha mãe é igualzinho a sua, pois adora Silvio Santos.
ResponderExcluirAurora
Henrique
ResponderExcluirSabe, qual o nome disso que o Silvio fez e que os outros banqueiros costumam não fazer?
HONESTIDADE...
Ele é daqueles que ainda tem vergonha na cara.
Regina
Eu tenho avó como tantas outras vovós que adoram a simpatia do sr. Silvio, que é mesmo, mas sempre soube usa-la para ser mais um picareta neste país, muito cuidado com aparencias e informações jogadas na imprensa, vamos lembrar que além de sua emissora ser um lixo cultural no país e contribuir com a falta de cultura, o sr. Silvio nao ganhou grana com suor e sim com severas negociatas, vamos lembrar tb que o próprio afirmou ter ganho uma emissora do presidente Geisel, vamos lembrar tb da grana do então governador Quercia dada do Banespa ao sr. Silvio.
ResponderExcluirSílvio Santos é um picareta que vem se ocupando de ludibriar e se aproveitar da boa-fé popular desde sempre. O provecto "apresentador" de TV, sempre foi um gângster com carta-branca para agir. TELESENA, Baú da Felicidade, loterias organizadas por empresas particulares (proibido por lei), e finalmente o Banco Panamericano, que segue a bem conhecida receita de extorquir as camadas mais pobres com juros avassaladores e condições leoninas para empréstimo.
As garantias para o empréstimo?? Mais três ou quatro empresas igualmente falidas, uma pirâmide que vende cosméticos no melhor estilo "Herbalife", uma emissora endividada e com índices de audiência despencando e equipamentos sucateados e meia dúzia de títulos podres. O dinheiro do "socorro" sempre é pago pelos contribuintes, dinheiro nosso, peça para o BC, BNDES, ou o proprio banqueiro socorrer a divida de um popular a juros zero mesmo este dando seu carrinho de garantia.
Trouxas sempre somos nós, que bancamos toda essa merda capitalista e ainda cantamos "lá lá lá".
E pra nao dizer q não há nada bom no SBT, lá tem o seu Madruga, o pobre mas grande cidadão que fica 14 meses dando calote no capitalista burgues predador.
Marcos Paulo
Comunismo em Ação