terça-feira, 2 de outubro de 2012

FRASES – GILETE  PRESS (95)

UMA GREVE É UMA GREVE, SÓ ISSO, NADA MAIS – E A FRASE DE TIM MAIA CAI COMO UMA LUVA NESSES MOMENTOS
Ocorre hoje a segunda etapa da greve dos condutores das empresas (na verdade três empresas e com um mesmo dono) de ônibus de Bauru. Dez dias atrás os corajosos motoristas (nem cobradores existem mais para os ajudarem) pararam a cidade numa manhã por duas horas, das 5 às 7h, numa demonstração de mobilização pouco vista na cidade. O espanto generalizado ocorreu pela organização inusitada, independente de orientação do sindicato da categoria, que nada sabia. Foi um alerta para os empresários (também para o sindicato). Ele foi dado, os trabalhadores se sentiam massacrados pelos turnos excessivos, sem que a empresa fizesse algo para amainar o padecimento de horas e mais horas no volante, sem direito a meros e necessários descansos. Eram obrigados a trabalhar e pronto. Chegaram ao limite.
A empresa caiu de pau, sob a alegação: “Onde já se viu fazer isso sem nos avisar”. Muitos foram instigados a propagar aos quatro ventos outra abominação: “A cidade não foi avisada e isso é inconcebível, foram penalizados”. Sim, concordo, foram, mas a causa foi das mais justas e se ocorresse de outra forma não teria obtido o resultado alcançado. De tudo o que foi dito, o mais sofrido é ver trabalhador defendendo o patrão. Muitos induzidos pelo discurso de que a cidade não poderia ficar sem o transporte (meras duas horas), caíram de pau na parte mais fraca. Tim Maia já dizia acertadamente: “O Brasil é o único país onde pobre é de direita”. Influências recebidas pelo massacrante noticiário favorável ao patrão. Falta união da causa pelos trabalhadores, desunidos demais, cada um a pensar no seu prórpio umbigo e cada vez menos no coletivo, no todo.

Tudo foi levado à Justiça e essa de forma magnânima não culpabilizou os trabalhadores, vendo na ação deles legitimidade. Isso mereceu notinhas de rodapé na imprensa, pois contrariou seus interesses. Já na divulgação de provável nova paralisação, uma mobilização enorme, com texto pago pelo lado patronal na primeira página do JC e um alerta: “Não entrem em greve, pois essa é ilegal. A data base da categoria é somente daqui a seis meses e só aí poderão pensar no assunto”.  É de espantar. Greve agora precisa ter hora e data e para acontecer. Durante o período de sua não permissão (sic), tudo podem fazer aos trabalhadores, as maiores malvadezas, pois eles estarão impedidos de cruzar os braços. Nem na ditadura militar vi algo igual. Ou pioramos, ou estamos mesmo lesados e nem reagir mais conseguimos. A questão em pauta não diz respeito à questão salarial, o buraco é mais embaixo. Daqui do meu cantinho, o que posso fazer é escrevinhar essas poucas linhas em auxílio aos trabalhadores e permanecer atento, contribuir no entendimento do que é joio e o que é trigo, ou seja, da postura, das opiniões emitidas, saber discernir quem realmente está de um lado e quem está do outro. Desmascarar os que se dizem aliados, mas fazem a defesa do lado contrário é necessário. Não me furtarei em fazer isso. Não vejo como um prefeito, por exemplo, poderia fazer mais do que já fez, propondo o diálogo entre patrão e trabalhador. A questão é entre essas duas partes e sem envolvimento político, ainda mais nas vésperas de uma eleição. O meu papel nesse momento é o de amainar a ira de alguns, que deixam de entender uma justa forma de luta, passando a defender o lado contrário, o de quem promove a indevida forma opressiva de trabalho.

14 comentários:

  1. GREVE NO TRANSPORTE COLETIVO EM BAURU - MOTORISTA TRABALHAM EM ESCALA DESUMANA, TRABALHO INSALUBRE EXERCENDO DUAS FUNÇÕES MOTORISTA E COBRADOR, 5OOO MUDANÇA DE MARCHA POR TURNO. EMPRESA QUE DETEM O MONOPOIO EM BAURU. VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS.

    GILBERTO TRUIJO

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  2. NOTA PÚBLICA DA CUT SOBRE A GREVE DOS CONDUTORES



    A Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo, por meio de sua subsede em Bauru, declara total apoio aos motoristas e cobradores em greve por melhores condições de trabalho desde a madrugada desta terça-feira (02). Nenhum trabalhador ou trabalhadora faz greve pelo simples acaso. Uma paralisação é consequência de situações extremas de exploração, seja sobre salários e benefícios, seja pelas condições de Trabalho, como é o caso desta categoria.

    A jornada imposta aos trabalhadores do Sistema Público de Transporte da cidade de Bauru, aliada à múltipla função (dirigir, cobrar, fazer troco, liberar catraca, embarcar deficientes, fiscalizar o interior do ônibus, etc.), se torna insuportável e desencadeia uma séria de problemas sociais como afastamentos por doença, acidentes de trabalho e de trânsito, péssima qualidade do serviço prestado à população e consequente evasão dos usuários.

    Por outro lado, a lógica meramente mercadológica imprimida pelo sistema de concessão não atende os interesses de quem trabalha, muito menos os de quem usa o transporte coletivo. Neste sentido, a CUT defende, a médio prazo, a gestão e execução do serviço pela própria EMDURB. Como alternativa imediata, propomos a criação de um fundo público para manutenção da tarifa justa com serviços de qualidade, bem como a adoção de critérios para cálculos tarifários que dialoguem melhor com a realidade do Sistema. Quando falamos em qualidade dos serviços, nos referimos à volta dos cobradores, redução da jornada, sem redução de salários, reformatação das linhas e horários, manutenção da frota nas linhas em finais de semana, dentre outras ações elementares para que a classe trabalhadora tenha garantido o direito de ir e vir.

    A CUT se posiciona solidária aos usuários e espera que as negociações avancem no sentido de contemplar as reivindicações da categoria no menor espaço de tempo possível. Vale lembrar que todos os direitos da classe trabalhadora foram conquistados a partir de lutas como esta, que não deve ser vista apenas sob o ponto de vista corporativo, pois tem haver com melhorias em todo o Sistema.

    A CUT tem posição radicalmente contrária à utilização de outras frentes de trabalho substitutivas como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ou de qualquer outra instituição pública ou privada, por entender que a greve é um direito constitucional e o princípio da negociação deve ser a tônica do movimento. A Central defende ainda a implementação do diálogo social tripartite (Empresas, Trabalhadores e Poder Público) a partir de propostas e agendas positivas.

    CUT/SP - Subsede de Bauru em 02 de outubro de 2012.



    CONTATOS: (14) 9759-6876 - (19) 92667360 - Chicão OU (14) 3223-7045 - 3234-2115 - 9846-1846 (João Andrade)

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  3. Gostaria de manifestar aqui meu total apoio aos motoristas e cobradores dos transporte coletivo Bauruense pela greve iniciada hoje... To vendo um monte de gente criticando os trabalhadores, sem ao menos querer saber as reais condições de trabalho desses cidadãos Bauruenses... Esses motoristas dirigem, cobram e cuidam do onibus tudo ao mesmo tempo... Eles tem salarios incompativeis com com as funções duplas que praticam e muitas vezes tambem são vitimas de agressões, não só por parte de vandalos, mas tambem são agredidos diarimente pelo poder publicp que nada faz para mudar esse quadro... Hoje a população Bauruense esta sendo prejudicada pela falta de onibus, que isso sirva para acordamos e passarmos a enchergar o verdadeiro problema, que não é o trabalhador e sim o sistema capitalista que exclui e explira nosso povo... VAMO ACORDAR POVÃO, DIA 7 DE OUTUBRO TA AI.. E QUE ESSA INSATISFAÇÃO REFLITA NAS URNAS E NÃO EM CRITICAS AOS TRABALHADORES DO TRANSPORTE PUBLICO!!!
    RENATO MOREIRA

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  4. isso é a luta de classe fugindo do controle dos patrões e da pelegada
    lazaro carneiro

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  5. Sou de São Paulo, participei de muitas lutas sindicais e revelo aqui uma coisa, o que me motivou a escrever para esse blog, que conheci outroi dia por intermédio do Gilberto Maringoni. Eu nunca havia visto uma greve como essa, 100% de participação, quase sem problemas de piquetes e ocorrendo não por motivo salarial. Ou é bonito demais o que vejo acontecer e isso é sinal de que nem tudo está definitivamente perdido ou tem algo de estranho que ainda não consegui identificar. Prefiro ficar com a grandeza do ato em si e a conscientização pelo sofrimento de horas e horam sentado, nem turno de troca. A insensibilidade dos patrões é cada vez mais uma bestialidade humana. O lucro é o que demanda tudo. Como faço para acompanhar por aqui o desenrolar dessa greve? Ela precisa ser propagada.

    Antonio Martins

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  6. Faz 10 dias que meu carro está quebrado e uso o ônibus quando tenho tempo pois é muito mais confortável que Moto taxi ... Mas uso esses quando tenho pressa e sempre me cobraram R$ 7,00 para me levar em casa. Hoje, como tinha pressa procurei um moto taxi e perguntei quanto custaria a corrida ... Na maior cara dura o cara me pediu R$ 20,00 ... protestei mas ele foi irredutível. Peguei um taxi normal (carro) e paguei R$ 22,00. É lamentável que existam pessoas que se aproveitam de situações inesperadas pra tirar vantagem wem cima de outras pessoas. Não culpo os mototaxistas, pois esse comportamento é normal no Brasil ... é a índole brasileiro.
    Profundamente lamentável. Fico pensando no coitado do trabalhador que só tem R$ 2,60 para pagar o ônibus ... vai andar horas até chegar em casa ... e ainda corre o risco de ser assaltado dependendo do caminho que ele terá pela frente.
    Lamentável essa atitude ... profundamente lamentável!
    NETO AMARAL

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  7. Henrique, sei que o que vou escrever aqui, ao menos metade se voltará contra a minha pessoa, normal.

    Muito boa essa observação do Neto Amaral, porque ela passa no que escrevi ontem aqui no blog, a índole, a corrupção instalada na consciência de uma nação, a corrupção não é política, é estrutural deste sistema, temos que saber acompanhar o processo histórico, veja que até no meio trabalhador hoje fazem valer da escassez, da famigerada "oferta e procura" a obsessão pelo lucro.

    Tenho avisado para tomarmos cuidado com belas palavras, com o que aparenta uma intenção, mas se enconde outra.

    A tarde tentei xeretar essa greve, conversei com algumas pessoas, peleguismo virou uma praga na cidade, tentei até falar com o Nélio para provocar algo mais forte nisso tudo, quer saber o que vi meu amigo???

    Tõ de saco cheio já, de falsidade e burrice também, tinha a turma dos que estavam loucos pra greve sair para tentar uma última lama eleitoral no prefeito, e a turma do prefeito tentando ficar bem com os trabalhadores ao mesmo tempo que tentavam blindar o candidato.

    Alguns candidatos a câmara com santinhos no bolso esperando o momento de aparecer entre um papo e outro.

    O prefeito com a Emdurb tentou melar com a greve, tem seus laços e compromissos como todos os outros candidatos tem com os que financiam tudo e nessa hora, cada um com seu interesse, colocam as pessoas num fogo cruzado de disputas canalhas, veja o cidadão aí que fala de fazer valer as urnas no domingo, os financiadores já pagaram as contas de todos nestas eleições, só trouxa vai lá confirmar a imoralidade disso tudo, antes de seu voto, a conta já está paga e compromissos feitos com o capital.

    Com certeza a vida dos motoristas pelas condições de trabalho são uma merda, mas mais merda ainda é viver continuamente com todas as mazelas e escravidão e formas de alienação desta sociedade e que recai em todos, pensar um país é enxergar todo um horizonte de eventos, saber ligar as coisas para crescer, se houvesse realmente interesse, honra, idealismo, conhecimento, caráter de uma parte desses que adoram aparecer nesses momentos, faríamos valer cada sacrifício da escolha ousada por um cmainho revolucionário, provocaríamos os trabalhadores para o "catraca livre" traríamos a população junto, ganhando seu apoio em massa e usar esse grande choque para provocar, instigar, questionar as pessoas e tentar mostrar o quanto é grande o problema de toda uma nação e que não sobreviveremos sem coletividade, sem objetivos ligados.

    Não me interessa saber quem pagou churrasco lá, que candidato A quer derrubar o B e vice versa, não aguento mais essas besteiras, esses joguinhos que fazem, todos com carinhas de santos, evangelizadores das boas novas, não dá pra confiar nisso, pelo discurso ali é tudo lindo maravilhoso, na hora que você liga os pontos e vê quem é quem e aquelas figurinhas carimbadas de sempre, a canalhice corre solta.

    É engraçado também ver gente ali se utilizando de frases marxistas totalmente fora de contexto como se fossem salmos da bíblia, de certa forma querem mesmo isso, evangelizar, que bosta.

    Vi gente usando iphone para "levar informações ao facebook para apimentar a discussão", aí se vê o porque desse nível tão bom de debate.

    Corrupção incorporada, bundamolice instalada, aí se entende o porque desses "idealistas" na hora H enrolarem a bandeira e voltar pra casa pra bater punheta e de pau mole ainda por cima para suas ideias abandonadas.

    Olha meu amigo, seu eu não conseguir agora aqueles lances que te falei e entrar para mexer no mainstream, chega, vou sair do país que aí não dá mais mesmo e gostaria de levar alguns amigos especiais comigo, sempre haverá povos querendo ir pro pau, como a pequena cidade da Espanha, gozamos bem com o pau dos outros, porque aqui, ah aqui.

    Marcos Paulo
    Comunismo em Ação

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  8. "CATRACA LIVRE é excelente opção, mas como disse se não amarrar bem, fechar todo mundo, poucos pagarão a conta é um risco que muitos não querem, mas seria sem sombra de dúvida a melhor opção não so pra população mas pra mostrar para os "senhores do engenho"..."
    BRUNO

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  9. Si tu tivesse algum embasamento historico saberias das milhões de mortes do comunismo.
    ARAUTO

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  10. E esse seu "embasamento histórico" vem de onde?? Do almanaque do Tio Patinhas???

    Marcos Paulo
    Comunismo em Ação

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  11. SR ARAUTO
    BELO COMENTÁRIO, COMOVENTE, ALIÁS.
    RESPONDO DA SEGUINTE FORMA, NÃO COMO COMUNISTA, MAS COMO PESSOA QUE CONVIVE COM TODAS AS POSSIBILIDADES POLÍTICAS, CREDITANDO AO COMUNISMO UMA DAS MAIS LOUVÁVEIS, MAIS HUMANITÁRIAS:

    Se tu tivesse algum embasamento histórico saberias das milhões de mortes do capitalismo.

    CONSEGUES ME RESPONDER?

    HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ

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  12. NOTA OFICIAL DO MANDATO DO VEREADOR ROOUE FERREIRA – PT BAURU

    Tenho acompanhado desde o início os movimentos e ações desenvolvidas pelos motoristas de ônibus de Bauru, que reivindicam jornada de seis horas e o fim do acúmulo de funções.

    A
    companhei todas as discussões na Prefeitura, no Ministério Público do Trabalho, nas empresas e nas assembleias. Pude constatar que nenhum movimento positivo foi realizado pelos poderes competentes e pelas empresas na perspectiva de se construir uma saída positiva, evitando-se assim a deflagração de greve.

    Hoje pela manhã em assembleia realizada na sede do sindicato, os motoristas decidiram ir mais além do que foi determinado pelo TRT em Campinas.Se comprometeram a operar 100% da frota de ônibus da cidade para garantir o serviço, e que iriam fazê-lo cumprindo jornada de seis horas, mantendo esta posição até a realização de audiência de conciliação que será realizada na próxima segunda feira em Campinas

    EMPRESAS PRATICAM LOCKOUT

    As empresas não aceitaram e não permitiram que os motoristas tivessem acesso aos ônibus, impedindo os mesmos de circularem no dia de hoje. Esta pratica é proibida. Vejam o que diz o Artigo 17, da Lei 7783/1989: fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados (lockout).

    NEGOCIAÇÕES COM O EXECUTIVO E COM A EMDURB

    Agora no período da tarde atendendo solicitação dos trabalhadores, mantive contatos com o Prefeito Rodrigo informando-lhe sobre a posição dos trabalhadores, e também sobre a recusa das empresas. O mesmo procedimento foi adotado em relação ao presidente da EMDURB. Solicitei de ambos que determinem as empresas a abertura dos portões das garagens, e liberem os ônibus para circularem conforme foi proposto pelos trabalhadores, o que minimizaria o problema.

    Se a empresas insistirem no LOCKOUT, a EMDURB pode assumir toda a estrutura das mesmas, e colocar os ônibus para circularem até a audiência de conciliação. Pode inclusive determinar a quebra do contrato de concessão.

    O presidente da EMDURB Nico Mondelli se comprometeu agora que está comprovado o LOCKOUT, a adotar todas as medidas necessárias para que as empresas permitam aos motoristas exercerem suas atividades.

    O momento exige coragem política para enfrentar os donos das empresas, e ter a mesma agilidade mostrada quando da elaboração dos decretos de aumento de tarifas. Criminalizar os trabalhadores e suas lutas é muito fácil, já enfrentar os grandes grupos econômicos exige independência e compromisso com os trabalhadores e povo.

    Nosso mandato hipoteca solidariedade e apoio as reivindicações dos trabalhadores, convoca a população a pressionar a EMDURB e o Poder Executivo para acabar com o LOCKOUT das empresas, permitindo que os ônibus voltem a circular com as condições apresentadas pelos trabalhadores, que a meu ver cumpriram a determinação do Tribunal.

    Bauru, 03 de outubro de 2012


    POSTEI ESSE NAOTA DO VEREADOR ROQUE, POIS ELA É BASTANTE ELUCIDATIVA SOBRE OS MOTIVOS DA GREVE.
    HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ

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  13. Meus caros pesquisem sobre comunismo em sites do mundo todo e verás as barbaridades.
    ARAUTO

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  14. Em sites do mundo todo??? Puta merda, como tem idiota no mundo.

    Marcos Paulo
    Comunismo em Ação

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