sexta-feira, 29 de novembro de 2013

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (64)


A QUEM INTERESSA A RETIRADA DOS TRILHOS URBANOS EM BAURU?

O Bloco dos Inventores ou dos Detratores ou até mesmo dos Enxugadores de Gelo é o que mais cresce em Bauru e região. Algo assim é facilmente observado por alguns temas sugestionados por esses e como de proeminência de execução por essas bandas. Guardião, o super-herói bauruense riria muito disso tudo, se por detrás não visualizasse embutido nas falas algo de muito sério, tragico. É o caso do balão de ensaio levantado por alguns sobre a retirada dos trilhos férreos (toc toc toc) urbanos que cortam Bauru de fora a fora. “Sempre se fazem valer de alguns acontecimentos trágicos e já relançam a idéia. Agora foi o acidente com a menina lá perto do Rasi e depois o com várias mortes em São José do Rio Preto. Daí os de sempre já surgem de picareta na mão e prontos para retirar os trilhos como solucionática milagrosa para tudo”, começa sua argumentação nosso sempre atento Guardião.

Em resposta ao vai da valsa uma atenta jornalista, Camila Turtelli (saudades dela atuando em algum órgão da imprensa tenho eu, o HPA, Guardião e González, o idealizador do personagem) que escreveu isso para ampliação do debate: “Será que as cidades (as pessoas que moram nelas) querem mesmo a retirada dos trilhos? Se for por conta dos acidentes, teremos então que imediatamente retirar as ruas e os carros. Não seria mais interessante fazer um caminho inverso e investir e aproveitar mais a malha ferroviária, aproveitando inclusive para o transporte coletivo interurbano? E, com isso, melhorar a sinalização e segurança nos espaços urbanos”. A valente menina tocou no nevrálgico ponto e suscitou ampliação da discussão, desviando do foco que alguns buscam, a retirada pura e simples dos trilhos e mais um asfáltico avenidão no lugar. Na continuação, o vereador Roque Ferreira está propiciando também um amplo debate sobre outro tema, o do aproveitamento da malha e implantação de um VLT urbano: “IMPLANTAÇÃO DO VLT (VEÍCULOS LEVE SOBRE TRILHOS) EM BAURU - A falta ou o Planejamento inadequado das cidades brasileiras, tem propiciado sérios problemas no que tange os serviços de Transportes Urbanos de baixa qualidade, colocando em risco a coesão social”. Divulgou um debate ocorrido ontem sobre o tema e com esses dois belos posicionamentos, conseguiu-se desviar a intenção maléfica de exterminar os trilhos e no seu lugar ser instalado mais pixe, asfalto puro e simples.

“O modal férreo é o mais prático mundo afora, mas aqui alguns insistem no rodoviário, mesmo ele estando mais do estrangulado. E por que? Interesses, meramente interesses, sempre beneficiando uns poucos e lixando-se para o coletivo. O trem é tudo de bom, a linha já existe e precisa é ser revitalizada, inovada, restaurada e reutilizada. Com isso tudo junto a cidade inovaria e possibilitaria um novo salto de progresso em um dos seus quesitos mais dramáticos, o do transporte e deslocamento urbano. Quem aposta no retrocesso, que no caso é a retirada dos trilhos, não enxerga o futuro e continua apostando nos carros, quando o mundo todo aposta na diminuição do seu uso. Tragédias são boas não para se andar para trás, mas para o breque e o recomeço do andar para a frente. Quem as usam para uma marcha a ré merecem mesmo o título de enxugadores de gelo, podendo até ser agraciados com um título nesse sentido, em algo instituído com diploma e tudo, láureas de predador urbano”, finaliza Guardião, afiando suas garras para o enfrentamento com os detratores sempre à postos e de plantão.

7 comentários:

  1. Henrique
    É esse o senso oportunístico de todos os ilustres enganadores do povo.OS POLITIQUEIRO DE OCASIÃO.
    Cada vez mais me inojo dessa figura criada pelos espertalhões para se locupletar dos bens da Nação, os POLÍTICOS
    OH! RAÇA NOJENTA E FEDORENTA.
    FORA ESSES POLÍTICOS E A MALDITA POLÍTICA, (ARTE DO EXERCÍCIO DA INCOMPETÊNCIA E DA LADROAGEM)
    FICO INCOMODADO, POIS PUDE VER O ABANDONO E A SUCATEAÇÃO AÍ EXISTENTE BEM DE PERTO E QUE ESTÁ POR MIM DOCUMENTADA.
    TRISTE FIM DAS FERROVIAS
    UM ABRAÇO CARIOCA
    Paulo Humberto Loureiro - Rio RJ

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  2. Moro a 100 m de uma linha férrea aqui em Araraquara. Posso falar com toda experiência de morador próximo a uma linha férrea. Antigamente quando havia muito mais, mas muito mais mesmo, trens de passageiros, era até gostoso e saudável vc ver o trem passar, sempre no mesmo horário, as pessoas acenando para as casas. Era aceitável até porque as pessoas que fizeram suas casas próximo a ferrovia. Hoje, é o contrário, mudaram se as situações. Os mesmos trilhos, os mesmos dormentes suportam uma carga de trens até com 90 vagões lotados até a tampa que provocam um barulho ensurdecedor, um treme treme que dá medo. Se existe alguem que não quer que a linha férrea saia do lugar, essa pessoa mora longe e não sente isso. Quanto a idéia de usar o local para o VLT, seria ideal que fizesse isso mas sempre abaixo do nivel de onde está, se é que isso é viável. Aqui já está quase pronto. Não vai fazer mal a ninguém, pelo contrário, vai se construir o Parque dos Trilhos, numa área de mais de 100 mil m2. Nesse parque vão ser construidos vários prédios. desde escolar, unidades de saude, forum, camara de vereadores, e outras necessidades. Uma transformação que agrada aos olhos de quem quer que seja. VLT é VLT, Metrô é Metrô, agora, deixar a cidade a mercê de linhas de trem que sómente passam na cidade sem utilidade nenhuma para o povo é burrice.
    Juarez Gomes, de Araraquara

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  3. adorei seu texto, como sempre!
    Cláudia Pinto

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  4. Pra min isso tem a ver com valorização de imóveis e terrenos, assim como aconteceu com a nações norte, não duvido nada, esquema. Vai saber ?
    Maurilio Ep Neto

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  5. CERTÍSSIMO, COM SINALIZAÇÃO ADEQUADA. PODERIA ATÉ EM SE PENSAR EM TRENS DE PASSAGEIROS NA MALHA URBANA E OS DE CARGA COM VARIANTES EM TORNO DAS CIDADES, É UMA IDÉIA.
    RICARDO COELHO

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  6. O que o governo federal tem que retirar é concessão da ALL.

    ...aí sim, teríamos bilhões de volta aos cofres públicos. Porém o deslocamento das composições seria fundamental se a malha ferroviária fosse utilizado para veículos leves......... masss......... somente uma administração realmente focada em sustentabilidade urbana, e já que "o cara" domina, enfiar na cabeça do grupo de Constantino, que pneu e gasolina é da época dos dinossauros.

    Gilson Dias

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  7. Esse debate pintou no face do BAURU ACORDOU:


    Adriano Coelho Hernandes vão tirar esses trilhos no ano de 2380 ... kkk
    29 de novembro às 12:19 · Curtir

    Adriano Coelho Hernandes mas deviam fazer um acordo e fazer ciclovias ao lado da linha ferrea... é plano, fácil e barato ... e corta a cidade toda.
    29 de novembro às 12:20 · Curtir · 1

    Adriano Coelho Hernandes bem q o cartel dos ônibus não quer o povo de bicicleta, agora vão inibir as bikes motorizadas.
    29 de novembro às 12:20 · Curtir · 2

    Antônio José Lopes Palhaci Gostei muito do comentário. Eu escrevi para o Vereador Roque para formar um grupo na internet de apoio ao VLT. A longo prazo não sei, mas a curto e médio acredito que os trilhos serão parte importante na solução do problema viário das grandes cidades. Tem muito cabeça de bagre que não sabe o custo de uma linha férrea e sempre pensa em arrancar os trilhos em vez de aproveitá-los, principalmente na nossa cidade onde eles interligam praticamente todos os bairros. Transporte barato e de qualidade.
    há 23 horas · Curtir · 2

    Adriano Coelho Hernandes excelente ideia Antônio , e como vai quase no plano, sem muitas subidas e descidas , seria muito eficiente energeticamente. ( além de cortar a cidade de fora a fora...) claro q com minha ciclovia do lado.. kkkkk
    há 22 horas · Curtir · 2

    Antônio José Lopes Palhaci A ciclovia não pode faltar. Como você mesmo disse é quase tudo plano, muita gente poderia trabalhar de bike, saudável, e não poluente como também é o VLT. Um estacionamento de bicicletas seguro. É sonhar muito.

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