terça-feira, 27 de maio de 2014
OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (59)
PEQUENOS GESTOS – UM DE ALGUÉM DO JACK MUSIC PUB NA DUQUE A cidade em si é uma coisa muito fria, não só no sentido gélido dos dias de hoje quando a temperatura dá uma despencada, mas também naquilo de você andar por tudo quanto é lado e encontrar poucas propostas de calor humano. Um ser dormindo numa calçada já não desperta tanto interesse, poucos são os que param e propõem ajudar. Uma simples mão estendida é algo difícil de ser alcançada hoje. Quantos nos param nos sinais em busca de algumas migalhas, uns trocos e nem abaixamos os vidros dos carros ou simplesmente erguemos na aproximação desses. Hoje aqui em Bauru vejo pelos jornais que a Polícia Militar começa a fiscalizar a ação mais abusiva dos que nos oferecem nos sinais uma limpeza de pára-brisa. Para uns, uma pessoa ali com uma pano à sua frente já é uma ameaça, para outros uma oportunidade de um diálogo. Cada um reage diferente em cada situação. Como é bom ver um braço estendido num canto qualquer de tua. Vi algo assim ainda agorinha.
Rodava hoje pela avenida Duque de Caxias e parado numa fila de carros aguardando o sinal abrir. Ali bem defronte o Jack Pub, uma conhecida boate de rock e ao fixar melhor os olhos vejo uma espécie de presépio armado bem na árvore defronte a casa noturna. Roupas penduradas num varal e com uma placa tendo o nome Jack ao alto. Forço a vista e não consigo ler. O sinal abre e ao olhar mais de perto os dizeres: “Ei morador de rua está muito frio aí fora – Pegue um destes”. Eis o motivo do varal, roupas e um par de sapatos sendo oferecidos para os que por ali passam. Tomara que a renovação possa ser diária e mais e mais moradores de rua possam usufruir desse pequeno gesto. Sublime gesto, significativo ao ponto de parar o carro e ir até lá tirar fotos. Não perguntei nada para ninguém, não abordei seus donos, não quis saber de nada disso. O meu interesse foi o de registrar e passar a idéia adiante.
Gostei demais da conta, tanto que posto esse curto texto e com isso quero demonstrar como com pequenos gestos podemos tornar a vida do semelhante um bocadinho melhor. Nada disso resolverá o problema desse mundo, não vai alterar a pressa com que muitos passam por ali, mas pode significar uma noite mais quente para alguém que por ali circule a pé sem um agasalho, acabe vestindo uma das peças e sairá dali sorrindo. O grande problema social no qual estamos atolados e todo país capitalista o está não terá solução sem uma drástica transformação no sistema vigente, onde muita coisa terá que sofrer uma reviravolta dantesca para que a situação dos moradores de rua (essa somente uma delas) não mais exista. Como não vejo isso possível à custo prazo e sem uma revolução social, que àrvores de natal iguais a essa frutifiquem pelos mais diferentes pontos da cidade. Era isso o que tinha para hoje.
Henrique
ResponderExcluirEntrei semana passada no blog e notei seu sumiço. Hoje descobri o motivo. Muita correria final semestre, eu também não ando me atualizando mais como antes. prometo retornar e ser mais assídua.
Reapareço para te parabenizar. Gostoso seus textos valorizando os pequenos gestos.
E muita saudade das noiutadas no Armazém e no Jack. Não encontrei nenhum barzinho como esses por aqui onde moro.
Aurora
Amei saber disso Henrique! Mais um motivo para minha admiração pelo ser humano que verdadeiramente é! Seu trabalho vai além de um grande jornalista e historiador, pois tem uma coisa chamada sensibilidade com os menos favorecidos e amo isso nas pessoas. Aliás, espécie em extinção, mas fico tão feliz pelos poucos que valem muito nos dias de hoje, onde precisamos tanto de humanização. Parabéns verdadeiramente!
ResponderExcluirLiliana Martins
Olhem só...
ResponderExcluirNo facebook esse texto bombou...
245 curtições, 410 compartilhamentos e 28 comentários. Valeu!!!
Paula Alexandra Moutinho Loureiro Muito legal!!!!
27 de maio às 18:16 · Descurtir · 2
Ducha Cosméticos Bauru · 60 amigos em comum
ótima iniciativa!!!
27 de maio às 18:23 · Descurtir · 2
Helena Aquino Já vi esse cartaz e roupas penduradas nesse lugar a um tempo atrás ... sempre tem algum agasalho na árvore ..... inusitado e muito bom ...
27 de maio às 18:33 · Descurtir · 2
Marta Caputo Ação direta, sem intermediários, sem burocracia ou holofotes oportunistas. Um VIVA caloroso à galera do Jack Music-Pub de Bauru.
27 de maio às 19:14 · Editado · Descurtir · 4
Lucia Alves · Amigo de Tatiana Calmon e outras 8 pessoas
Que maravilha. ....
27 de maio às 19:14 · Descurtir · 2
Paul Sampaio Chediak Alves show de bola !
27 de maio às 19:32 · Descurtir · 3
Orlando Rey · 6 amigos em comum
Show!!!!
27 de maio às 19:38 · Descurtir · 3
Lazaro Carneiro Carneiro campanha do agasalho sem jornal e sem tv isso esquenta ate nossas esperanças
27 de maio às 20:07 · Descurtir · 2
Paulo Roberto Penatti muito bonita a atitude, merecem meus aplausos
27 de maio às 20:08 · Descurtir · 2
Chico Cardoso EU HPA VALEU NOSSA ENTREVISTA EMBORA "ALGUNS" ACHAM QUE NÂO
27 de maio às 20:24 · Descurtir · 2
Tháira Batistone Tentor Faria Exemplo super!!! Espero que seja seguido...
27 de maio às 20:39 · Descurtir · 1
Soninha Cla · Amigo de Márcio Abecê e outras 9 pessoas
Também vi esse gesto maravilhoso... deveria ser copiado por mtos empresários, lojas, etc...
27 de maio às 20:42 · Descurtir · 1
Denise Amaral Sensacionalll
27 de maio às 20:55 · Curtir · 1
Donizete Campos poxa que legal
27 de maio às 21:38 · Descurtir · 1
Dexter Leme Atitude, bem rock in roll !!
27 de maio às 23:15 · Descurtir · 1
continuação
continuação...
ResponderExcluirPriscila Cucci Bom se o morador de rua soubesse ler...
Ontem às 07:00 · Curtir
Henrique Perazzi de Aquino Priscila Cucci, a imensa maioria deles sabe ler sim e estão nas ruas por outros problemas, mas quase todos possuem alguma escolaridade. Os desajustes desse nosso mundo, os pessoais, dramas familiares e todos os problemas sociais os levaram para as ruas. Para os poucos que não sabem, uma linguagem de sinais vale muito nessa hora: se está na rua, pendurada num varalzinho é para ser levado. Abracitos mil do HPA
há 23 horas · Curtir · 7
Tatiana Calmon Mesmo os moradores de rua que foram impedidos pela vida de aprender a ler, com certeza saberá que a blusa é para ele. Mesmo que seja cego, saberá também, por que a solidariedade consiste também em ensinar....
há 23 horas · Curtir · 3
Bruno Mestrinelli Ótima ideia... isso é solidariedade pura, com linguagem mundial de bom coração... parabéns ao Caio e todo pessoal do Jack Music-Pub!
há 23 horas · Curtir · 2
Iza Vecchi Covolan e que nenhum vândalo estrague as roupas, que respeitem, sabendo ser para quem precisa mesmo!
há 22 horas · Descurtir · 3
Mariza Basso Formas Animadas Ótima oportunidade para mais doação também
há 20 horas · Descurtir · 1
Bianca Barrenha Bassan Vou compartilhar muito legal
há 20 horas · Curtir · 1
Ana Bia Andrade veja Lucas Melara
há 20 horas · Curtir · 1
Tania Guerra isso dá matéria!
há 19 horas · Descurtir · 1
Carmen Silvia · 2 amigos em comum
Realmente Henrique foi uma bela iniciativa do pessoal e sua em compartilhar essa ação.
Vamos passar a frente.
há 18 horas · Descurtir · 2
Priscila Cucci Sim Henrique Perazzi de Aquino que bom! Mas o mais importante he esta bela iniciativa! Bjs
há 18 horas · Descurtir · 1
Henrique Perazzi de Aquino Tania Guerra já virou, o JC deu hoje na capa. Não digo que tudo foi inspirado no meu texto publicado ontem, porque o Jack já faz isso há anos, mas o que vale é divulgar essas pequenas iniciativas. Priscila Cucci, o que vale é a irmos observando isso e espalhando essas boas ideias. Sou briguento de vez em quando, mas de vez em sempre tento também ir reproduzindo coisas boas com a juda de todos voc~es.
há 18 horas · Curtir · 1
Maria Helena Leao Leao · 4 amigos em comum
curti a idéia.... que os que realmente precisam possam utilizar e que muitos possam contribuir de alguma forma
há 16 horas · Descurtir · 1
Muuuito legal esse texto e a atitude do pessoal de oferecer esses agasalhos para aquecer quem precisa!!
ResponderExcluirParabéns!!!!
Andréa
30 de Maio de 2014