Logo de cara a grande novidade foi ver tudo de cara mais que nova. O Baiano repaginou seu espaço e ao seu modo e jeito deu uma cara nova para tudo. A exposição permanente que por lá ocorre continua rolando e pode ser visitada a qualquer momento, mas só no período em que as portas estiverem abertas. Brinco que de tanta coisa por lá, o chato é só uma coisa. De vez em quando você está almoçando calmamente e cai assim como quem não quer nada uma bigorna dentro do seu prato. Mas tudo é resolvido rapidamente e em minutos é como se nada tivesse ocorrido. O acervo da casa continua crescendo, segundo seu proprietário. Os banheiros agora são nota dez, o piso foi trocado, o balcão frontal idem e o aspecto visual da casa num todo melhorou em mil por cento. Quer dizer, o Baiano acertou na mosca.
A casa do dito cujo está toda pimpona, lindona e o cardápio continua o mesmo, feito por amor com gente que trabalha ali sorrindo. A cozinheira chefe é um amor de pessoa e toda vez brinco muito com ela, desde quando levei um sonoro pito. Cheguei lá e ficava vangloriando que “o Baiano faz isso, a comida do Baiano é assim e assado”. Ela só assuntando. Até quando não suportou mais e me cutucou: “Escuta aqui. O Baiano não frita um ovo e é ele que fica com a fama toda. Pare com isso, quem faz tudo aqui sou eu”. Apaixonei na hora por ela e por tudo ali. Daí voltarmos sempre. Passar por ali é o melhor remédio contra desgostos variados, pois tu chega triste e sai alegre, com as histórias ali ouvidas, os olhares diversos possibilitados pela parafernália ali exposta e o alto astral advindo de toda a gente generosa que está por detrás do balcão e também a clientela. O Baiano parece que escolhe cliente a dedo, pois até hoje não vi gente chata por lá. Acho que o único sou eu, mas isso é outra história.
Se eu fosse você, eu ia lá correndo para conferir as mudanças que o gajo fez no seu estabelecimento. Está tudo nos trinques e se melhorar estraga. Tá no ponto. Por fim, me paparicou até e fez um caldinho de mocotó só para mim. Como não destravar a língua e falar um monte de coisa boa pra eles todos. Eu morro de amores por lugares assim. Quando encontro um, esteja onde estiver, teço loas e loas sobre a boa querência saída deles. Em Bauru tem outros bons e estou sempre enaltecendo isso por aqui.
OCUPAÇÃO ALOÍSIO MAGALHÃES - EXPOSIÇÃO ITAÚ CULTURAL SP Adoro acompanhar Ana Bia Andrade nas suas andanças pelos museus e exposições por onde ande. Ela é muito antenada nisso e estamos na mesma sintonia em mais esse quesito. Paramos pouco por Sampa essa semana, mas ela tanto fez que encontramos em tempinho para curtir a exposição rolando lá no Itaú Cultural, na avenida Paulista sobre o histórico de um dos maiores designers do país, o desbravador ALOÍSIO MAGALHÃES. Havia lido uma matéria muito boa semana retrasada na Carta Capital, a "É bom evocar Aloísio Magalhães quando nossa autoimagem está em crise - Um rosto para o Brasil", texto brilhante do Nirlando Beirão (um dos jornalistas que mais aprecio ler no momento), que infelizmente não encontro disponibilizado na edição virtual da edição 810, de 30/06. Para saber mais do que representou esse cara basta clicar seu nome no google e terás o espanto diante dos olhos. "Tinha o poder de realizar sonhos em realizações possíveis", "foi a imaginação no poder", "dialogava com quem estivesse propenso ao diálogo", "estendeu o guarda-chuva do apreço intelectual e da proteção pública a patrimônios ecléticos, nem sempre tão grandiosos, mas nem por isso desprezíveis" e "ele tinha, a corroê-lo por dentro, uma ansiedade de brasileiro de raiz, protegendo-se das tentações frívolas dos ambientes sociais esteticamente corretos", disse dele Beirão.Inesquecível sua passagem pelo IPHAN, também os desenhos de algumas de nossas mais conhecidas cédulas e algumas das marcas mais famosas perdurando por aí por décadas. Mais dele nas fotos.
DO FACEBOOK SOBRE O BAR DO BAIANO:
ResponderExcluirEliza Carulo esse eu conheço
9 de agosto às 22:48 · Descurtir · 1
Regina Ramos Parabéns Henrique! Quanta sensibilidade! Você enxerga além do horizonte. Beijos.
9 de agosto às 23:32 · Descurtir · 5
Marcia Roda Eu conheço!! show de bola..
há 22 horas · Descurtir · 2
Silvia Gonçalves · 30 amigos em comum
show de bola lindo diferente quero conhece
há 20 horas · Curtir · 1
Ezequiel Rosa muiitttooooooo bbbooooooooooooooooommmm
há 19 horas · Curtir · 1
Ma Vellozo Vellozo Conheço o Baiano e a Cidinha há anos, amoooo! Valeu Henrique!
há 19 horas · Descurtir · 3
Cleusa Madruga AMO, AMO, AMO E AMO
há 19 horas · Descurtir · 2
Juliana Guido O Bar do Baiano é muito louco!
há 18 horas · Descurtir · 2
Gilberto Truijo TEM ATÉ PINICO NA ESCADA.
há 18 horas · Descurtir · 2
Gilberto Truijo É DO POVO MESMO E SEM VIADAGEM.
há 18 horas · Descurtir · 2
Graça Costa · Amigo de Gilberto Truijo e outras 6 pessoas
Concordo em genêro, número e grau com o Henrique O Baiano e a Cidinha são demaisssssssssssssssssssss
há 17 horas · Descurtir · 3
Audren Ruth Onde assino?
há 9 horas · Editado · Descurtir · 3
Audren Ruth Zilda Ribeiro, qdo vamos lá?
há 9 horas · Editado · Descurtir · 3
Antonio Carlos Ferrasi BAINO
há 9 horas · Descurtir · 1
Zilda Ribeiro qdo vc puder, to trabalhando aqui perto agora, vamos combinar??
há 9 horas · Descurtir · 2
Antonio Carlos Ferrasi BAIANO E NOTA 10
há 9 horas · Descurtir · 2
Carlute Carlos Alberto Soares Esse eu conheço , dona Cidinha, sua esposa e filhos. Bahiano cara sofrido , mas batalhador . Amo muito , vou voltar lá brevemente , pois nunca saí. Ó timo lugar .Abços...
há 7 horas · Descurtir · 4
Nádia Naura Oliveira Vamos juntos compadre Carlute Carlos Alberto Soares bjo
há 2 horas · Descurtir · 2
DO FACEBOOK SOBRE O ALOÍSIO MAGALHÃES:
ResponderExcluirCristina Camargo Fui ver e achei surpreendente.
9 de agosto às 21:07 · Descurtir · 3
Eliza Carulo fiquei de cara.
9 de agosto às 22:47 · Curtir · 1