segunda-feira, 1 de agosto de 2016

UMA MÚSICA (139)


ESQUERDA ENTRELAÇADA COM DIREITA – PT/PC do B, O SARCASMO E A IRONIA EXPLICAM ISSO
Vivo num mundo onde entendo fazer graça como um modo literário de dizer a verdade. Conheço uma pá de escritores seguindo por essa vertente. Cito desde Lima Barreto, Stanislaw Ponte Preta, Barão de Itararé, Millôr Fernandes e chegando ao humor mordaz do Porta dos Fundos, discípulo desses todos juntos e misturados. Meu guru nisso tudo é o Aparício Torelly, também conhecido pela alcunha de Barão de Itararé. Cito só uma de suas muitas mordazes frases, essa para ilustrar na medida o que escreverei a seguir: “Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse contigo”.

Para ilustrar um pouco dos últimos acontecimentos envolvendo o PT de Bauru citaria Millôr Fernandes na sua Bíblia do Caos: “Democracia é eu mandar em você. Ditadura é você mandar em mim. Nunca neguei a ninguém o direito de concordar comigo”. Tempos inenarráveis, ao estilo do Melhor Humor Brasileiro, para rir e muito se não fosse também para chorar. Creiam, pois é verdade, aqui em Bauru o PT está se aliando ao partido PRB, golpista de Dilma e atrelado à nefasta e mercantilista Igreja Universal, além de ter como cabeça de chapa um tal de Henrique Emirates, que em entrevista recente disse que o MST precisa ser mais criminalizado, pois “invade demais nossas casas” e como vice tem um coronel reformado da Polícia Militar, Lamoso, que deve provocar ojeriza e sindicalistas e operários, pois muito atuou combatendo esses durante seus tempos de farda e poder. Na outra ponta, se é inimaginável o Pt estar ao lado disso, imaginem então o PC do B, de dona Majô Jandreice estar já aliado e perfilado na próxima campanha para prefeito com nada menos que o candidato do DEM, outro golpista e mais que isso, contra todos os princípios comunistas existentes. Essa esquerda é aquela que faz rir a direita e chorar a verdadeira esquerda, pois traição é café pequeno para o que estão a fazer com siglas até então respeitadas.

Sabe o que diria disso Machado de Assis, em sua obra O Alienista: “Simão Bacamarte achou em si os característicos do perfeito equilíbrio mental e moral; pareceu-lhe que possuía a sagacidade, a paciência, a perseverança, a tolerância, a veracidade, o vigor moral, a lealdade, todas as qualidades enfim que podem formar um acabado MENTECAPTO”. Nem mesmo a ironia consegue explicar com a data vênia o que vem a ocorrer com segmentos que, antes se denominavam de esquerda, ou mesmo com olhos voltados para as questões sociais e hoje, nas vésperas de uma eleição se juntam aos seus algozes e TRAEM todos os princípios, morais, éticos, de boas maneiras e também regrinhas de decência e até de higiene. Carlito Maia, um publicitário que ajudou a fundar o PT e criou seus mais difundidos slogans tem uma explicação muito simples para isso: “A esquerda quando começa a contar dinheiro, vira direita”. Sem tirar nem por, o PT e o PC do B de Bauru estão caminhando de mãos dadas, perfilados um com o outro, olhos vendados e a caminho do precipício. Na contramão disso, dois de seus líderes nas instâncias superiores desses partidos, os senadores Lindberg Farias, do PT e Jandira Feghali do PC do B, que poderiam ser usados de exemplo, pela defesa da legalidade, pela luta do Fora Temer! e do fim do golpe em curso, estão se vendo cada vez mais sozinhos, pois nas bases, algo de podre está mais do que a dominar tudo. E o cheiro está insuportável.

Viajo também com música para explicar o inexplicável. Quando escrevo de base, faço uma mea culpa. Existe uma direção corroída e comprometida com entrelaçamentos com esse tal de “deus dinheiro”, mas muitos militantes remando contra isso. Para sintetizar isso ligo a vitrolinha aqui no mafuá e ouço Paulo Vanzolini, meu poeta paulistano, letrista como poucos cantarolando em Volta por Cima isso: “Chorei, não procurei esconder/ Todos viram, fingiram/ Pena de mim, não precisava/ Ali onde eu chorei/ Qualquer um chorava/ Dar a volta por cima que eu dei/ Quero ver quem dava/ Um homem de moral não fica no chão/ Nem quer que mulher/ Venha lhe dar a mão/ Reconhece a queda e não desanima/ Levanta, sacode a poeira/ E dá a volta por cima”. Clique a seguir e vejam o próprio cantarolando: https://www.letras.mus.br/paulo-vanzolini/474039/. Existe toda uma militância discordando em GENERO, NÚMERO E GRAU das decisões de direções comprometidas com o atraso e o retrocesso. Acho bom essas ficarem atentas, pois a bata está mais do que assada.

Tenho outra, essa ouvida hoje ao ligar o rádio na Unesp FM hoje pela manhã e é do ex-mutante Arnaldo Baptista, na letra de Cê Tá Pensando que eu Sou Loki?: “Cê tá pensando que eu sou loki, bicho?/ Sou malandro velho/ Não tenho nada com isso/ A gente andou/ A gente queimou/ Muita coisa por ai/ Ficamos até mesmo todos juntos/ Reunidos numa pessoa só/ Cê tá pensando que eu sou loki, bicho?/ Eu sou velho mas gosto de viajar por aí/ Cilibrina pra cá/ Cilibrina pra lá/ Eu sou velho, mas gosto de viajar.../ Cê tá pensando que eu sou loki, bicho?/ Sou malandro velho/ Não se mete no enguiço”. Cliquem a seguir para Vê-lo cantarolando a coisa:https://www.youtube.com/watch?v=leq_tbo6ihA. Cai como uma luva para esse pessoal a dirigir com mão de ferro, nada democrática, diretórios de partidos como se fosse extensão de seus próprios negócios. Eles pensam que nós, o povo somos loki, mas caíram todos dos cavalo. As máscaras estão mais do que caindo.

SEMPRE, O MELHOR DA FESTA DO ANIVERSÁRIO DE BAURU NO VITÓRIA RÉGIA É O EVENTO PATROCINADO PELO COLETIVO SAMBA. 
Aqui um bocadinho do que foi, da reunião proporcionada e da emoção dos participantes e do público e me geral. O sucesso disso tudo começou a pouco menos de uma década com um grupo hoje dissipado e integrado a tantos outros, com muitos dos seus ainda por aqui e outros tocando e encantando mundo afora, o Quintal do Bras, com Ivo Fernandes, Borracha, Marcão e tantos outros. Vê-los todos unidos na festa do aniversário de Bauru em praça pública e rodeados de um extasiado povo é a certeza de que, pelo menos, algo ficou imortalizado como de grande valor, dos tempos em que colaborei ativamente com a Secretaria Municipal de Cultura dessa cidade. Isso carrego comigo para todo o sempre e sempre com uma baita orgulho. Eu sempre acreditei, e muito, nessa rapaziada toda. Eles merecem um efusivo aplauso de tudo, todas e todos. Cliquem e saibam do que escrevo: https://www.facebook.com/100010546456970/videos/vb.100010546456970/280517452309801/?type=2&theater
HPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário