terça-feira, 29 de maio de 2018
INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (113)
INTERVENÇÃO FERROVIÁRIA JÁ - ESSA SIM SERIA BEM VINDA
Bauru, como até as pedras do reino mineral sabem é uma cidade com laços ferroviários muito fortes, diria, eternos. Isso sempre incomodou a essa parcela que incentivou a derrocada final do modal férreo e o incremento do rodoviário. Com a greve dos caminhoneiros explodindo no país num todo, em Bauru algo chamou a atenção e foi destaque no noticiário nacional; a cidade é servida de combustíveis via férrea, com os vagões tanques e dessa forma teve sua situação amenizada e até a presente data, mesmo com o consumo tendo aumentado, ela ainda não faltou na maioria dos postos da cidade.
Guardião, o super-herói bauruense, intrépido e sempre atento, dá o seu pitaco sobre a questão: “O ocorrido serve para mostrar o quanto erraram ao colocar fim no modal ferroviário neste país. Quem decretou o fim deste modal foi FHC, no seu neoliberal governo, um que privilegia tudo o que venha do serviço privado e em detrimento do público e subsidiado para que o povo se sirva dos serviços básicos com preços baixos. A crueldade desses se mostra em todas suas ações e na questão do que fizeram com a ferrovia, algo para ser lembrado sempre, nunca esquecido”.
Hoje, com a malha ferroviária em petição de miséria, circulando somente com trens de carga e nenhum de passageiros, um tráfego precário, porém algo ainda continuando e nesse momento comprovando sua eficácia. “Os exemplos quando ocorrem servem para tapar a boca de todos os insanos que ainda defendem o modal rodoviário como solução dos problemas de abastecimento do país e também do transporte de passageiros. Esse chega num momento onde a ficha da população começa a cair e desmascarar aqueles defensores das desigualdades como norma de conduta. A greve expõe de forma bem clara como o modal rodoviário não é o mais eficiente e os motivos são muitos, desde o estrangulamento das estradas, como os altos custos dos milhares de caminhões indo e voltando. Pior é pelo fato da destruição de uma malha que no passado cortava o país em todas suas direções e agora, se algo for feito, praticamente a reconstrução e como a corrupção grassa em todas as esferas nacionais, dá-lhe grana nos bolsos dos insanos a nos governar”, continua com sua fala Guardião.
E finaliza com aquele toque característico de quem se posiciona sempre ao lado, nunca dos poderosos de plantão, mas de quem mais precisa do atendimento, no caso específico da greve, os que estão em busca de combustível e não o encontram nos postos. “Sem entrar em detalhes sobre os muitos questionamentos a respeito dessa greve, algo de bom desponta no horizonte. Muita coisa está sendo desmascarada, inclusive para aqueles que achavam ser isso pauta da esquerda e agora, com a ficha caindo, são obrigados a concordar que a razão está com esses. Tudo é um grande monopólio neste país, feito para favorecer uns poucos, nunca quem mais dele precisa. Essa parcela que menosprezava quando lhe diziam que a TV Globo praticava um péssimo jornalismo, hoje reconhece isso. O mesmo serve para o caso da utilização do transporte de carga e de passageiros em massa pelos dois modais, o rodoviário e o férreo. Que as máscaras todas caiam, mesmo que lentamente, mas ocorra para o bem de todos e novos rumos para este país”. Guardião sabe que o combustível em Bauru pode até faltar, mas enxerga que a lição, o toque para que todos entendam o que de fato se passa nos bastidores do país já foi dado e agora aguarda uma reflexão ampla, geral e irrestrita por parte dos ainda propensos a produzir a boa discussão. E ainda dá um último pitaco: "Outro tipo de intervenção, nem pensar".
OBS.: Guardião é criação da verve do ilustrador e artista plástico Leandro Gonçalez e conta com os pitacos escrevinhativos do mafuento HPA.
COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
ResponderExcluirHelena Aquino Só que agora, houve um descarrilamento, devido à precariedade dos trilhos e segurança na estrada de ferro. Triste isso.
Henrique Perazzi de Aquino O texto versa sobre isso, a precarização do modal férreo e suas nefastas consequências.
Helena Aquino Exatamente
André Zambelo Não foi por problemas na linha foi provocado por pessoas com má intenção....sinto cheiro podre no ar...
Valério Marques Viana Foi noticiado que as talas de junção dos trilhos foram retiradas para que o trem descarrilasse... e o abastecimento ficasse de certo modo prejudicado.
André Duarte Tiraram uns parafusos que fazem as junções dos trilhos... deram um prazo de 2h para resolverem, não ocorreu nada grave, mas poderia ter acontecido uma tragédia
Ademir Elias Pior que não foi por precariedade, mas sim sabotagem.
Ademir Elias Mas a vc tem razão, a nossa malha ferroviária está sucateada.
Valério Marques Viana Então... a reportagem ficou o tempo todo frisando a sabotagem e que poderia acontecer coisa ruim, mas sabemos muito bem da precariedade da linha e do material rodante... quantas pessoas sabem que em boa parte do trecho o trem "viaja" à 20, 25 km/h?
Marcelo de Paula Vai...Vai o Trem do Pantanal...passa por Carandazal...de Bauru a Corumbá!!! Henrique Perazzi de Aquino
Henrique Perazzi de Aquino Saudade, caro amigo e cineasta Marcelo de Paula. revejo o vídeo do seu filme sempre que me bate saudade do barulho do trem nos trilhos.
Marcelo de Paula vamos exibir o filme ai
Silvio Rodrigues De acordo com especialistas, uma ferrovia demora 15 anos para dar lucro. Se, no ano 200, tivéssemos uma ferrovia de passageiros entre Bauru e São Paulo, hoje essa malha ferroviária apresentaria os primeiros lucros. Ontem, em vários telejornais, Bauru foi destaque justamente pela presença da ferrovia de transporte de gasolina e óleo diesel. A verdadeira verdadeira é uma só: os caminhoneiros autônomos estão pagando para trabalhar. Milhões de brasileiros, incluindo bauruenses, estão na mesma situação.
Andrey Roberto · Amigo(a) de Michele Bertaglia
E uma rodovia demora quantos anos pra dar lucro?
Quantos caminhões e carros ela tira da estrada, quantos acidentes seriam evitados, tirando o gasto com manutenção.
Orivaldo da Silva Enquanto este velho trem atravessa o pantanal
As estrelas do cruzeiro fazem um sinal
De que este é o melhor caminho...Ver mais
COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:
ResponderExcluirRoque Ferreira AGORA É CHORAR O LEITE DERRAMADO: Em 1990 Collor a serviço dos interesses do capital instituiu o PND- Plano Nacional de Desestatização incluindo a RFFSA. Itamar Franco não teve força política para implenentá-lo. FHC determinou a privatização da RFFSA e da FEPESA em 1996 e concluído em 1998. Os ferroviários lutaram de forma vigorosa em todo território nacional defendendo a ferrovia pública, estatal como matriz de transporte ferroviário dentro de um modelo intermodal tanto para carga como passageiros. Nenhum projeto técnico foi aceito. Houve uma campanha muito grande de ataque a ferrovia e aos ferroviários principalmente pelos meios de comunicação. Bauru foi um exemplo. Centenas de artigos em jornais, matérias em rádio, televisão defendendo as privatizações. Tivemos muito pouco apoio aqui na cidade na luta contra as privatizações, e mesmo depois até agora. De Juscelino até Temer todos os governos trabalharam para favorecer um modal de alto custo para o país, mas muito rentável para empreiteiras, indústria do petróleo, indústria automotiva, empresas de pedágio etc. Não temos transporte ferroviário, hidroviário e tão pouco de cabotagem. Este é o retrato de um país colonizado, onde o primeiro o Pau Brasil foi o primeiro comodite a ser exportado.
Flavio Da Silva A TV TEM mesmo antes da perícia afirmando que era sabotagem, que pena que eles não tem acompanhado o abandono na manutenção dos trilhos, nos últimos anos, agora que vai chegando perto da renovação querem se passar de santos.
Sergio Bispo Bispo lá nos idos tempos de mandato um sr.muito poderoso criou uma empresa de nome Expresso de Prata á partir dai era melhor não ter mais trem de passageiros em Bauru como os amigos também poderosos o investimento era líquido e certo ná mosca
Geraldo Inhesta Inhesta que interessa pra o governo é quem governa o país São os empresário que enche o bolsa desses políticos corruptos .
Ademir Rafael Tem um aí falando que ferrovia não dá lucro.Como se sabe, o Estado não foi criado para dar lucro,bem como as empresas por ele criadas.Lucro apenas por lucro,é coisa de rentista e banqueiro.Os transportadores autônomos que tenha apenas um caminhão, para dele tirar sua sobrevivência tem e terá o apoio da sociedade,mas, os canibais das grandes empresas terá sempre o repúdio de todos.