segunda-feira, 7 de setembro de 2020

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (148)

 ESCREVER O QUE? (04) RESUMINDO E REUNINDO ALGO MAIS DE ROQUE

Escrevi e publiquei algo pelas redes sociais e aqui reúno para postar no Mafuá do HP (www.mafuadohpa.blogspot.com) e lá permanecer até o dia em que tudo isso sumir dos nossos olhos. Sei que essas postagens não serão eternas, pois um dia o provedor que a mantém se cansará, dirá não mais interessar e tudo sumirá num piscar de olhos. Enquanto isso não acontece, mantenho ali desde 2007 meus escritos e desde sexta, quando Roque se foi, reúno algo dele. Abaixo o que publiquei e ainda não está por lá, minha modesta homenagem para tão grande pessoa. Publico o que tenho e vou juntando a este ao longo desta segunda, algo mais, num post inconcluso, sempre com algo a mais, outro depoimento e assim a gente não esquece nunca deste bravo guerreiro:

- Dia 04/9, sexta, quando Ana Bia me avisa do ocorrido, bambeio e o que consigo postar foi isso: “ROQUE SE FOI... Outro dia ouvi do Garoeiro, o professor Jeferson, hoje lá em Natal RN, quando soube da internação do Roque: "Esse cara é muito importante, representa sozinho mais de 50% da esquerda hoje nessa cidade". Ele foi tudo isso e muito mais... HPA”. Foram até agora 21 compartilhamentos, 624 curtições e 152 comentários. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3795999197096728

- Em 05/9, com gente indo para o Bar do Genaro, outros para a frente da Beneficência e mesmo o cemitério do Ypê, quando li o que sua filha Michelle posta, escrevo: “ESTEREI PRESENTE NO CORTEJO EM HOMENAGEM AO ROQUE. "Informo que o sepultamento do meu herói será as 11h30 no cemitério do Ypê com cortejo saindo às 11h da Beneficência Portuguesa", Michelle Ferreira, filha do Roque. A informação mais precisa é essa. Adoraria estar em todas as manifestações e locais onde ocorram, mas também sou grupo de risco e ainda tenho motivos para me preservar. Estarei somente no cortejo até o cemitério, trancado dentro do carro, mas tenham certeza, em tudo o mais, pois sei ser essa perda algo irrecuperável na luta enfrentada de todos nós em prol da defesa dos interesses da classe trabalhadora. Com e por ROQUE! Hpa. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3797888080241173

DOIS ARTISTAS DO TRAÇO: 1) Hoje, dia do enterro do companheiro ROQUE FERREIRA, todas as homenagens e sentimentos possíveis são externados por mim a ele, imbatível na luta em prol da classe trabalhadora e dos desvalidos deste país. Na percepção da rapidez do trabalho de quem o faz com o traço, o amigo Carlos Latuff demonstra toda a sua sensibilidade num trabalho dizendo tudo e muito mais. Viva Roque Ferreira, obrigada LATUFF! Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3797814776915170. 2) A HOMENAGEM DO GUARDIÃO E DE SEU IDEALIZADOR LEANDRO GONÇALEZ - A precisão do artista tem que ser imediata e aqui mais uma, a do ourinhense/bauruense Leandro Gonçalez ciente de que se foi um verdadeiro, original, autêntico e corajoso GUARDIÃO desta terra, vista e atuando como "Sem Limites". Roque era um dos que conseguia impor algum limite nessa barafunda. Vamos continuar, agora coletivamente e mais unidos, investindo nossa garra e disposição contra os seus malversadores. Bela lembrança deste artista do traço. HPA. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3797991583564156.

Ainda em 4/9 postei bem no final do dia, uma reunião de escritos encontrados pelas redes sociais, uma vez que nada conseguia fazer: “ESCREVER O QUE? TENTEI, AQUI GENTE QUE GOSTA DE ROQUE FERREIRA”. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3796501660379815. No final de 5/9 postei a sequência: “ESCREVER O QUE? (02) ROQUE, ONTEM, HOJE, AMANHÃ E SEMPRE... HOMENAGENS”. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3799829906713657. Por fim, ontem à noite, domingo, 6/9, poste crendo encerraria a triste série. Eis o link: “ESCREVER O QUE? (03) – APONTAMENTOS RECOLHIDOS DE QUEM SE SENSIBILIZOU COM A MORTE DE ROQUE FERREIRA”. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3802940173069297.

Da manifestação na manhã de domingo, diante do Bar do Genaro, antes da carreata pelas ruas, postei isso: DOS QUE ENFRENTAM O TOURO A UNHA, POR ROQUE E PELA LUTA, MAS COM TODO CUIDADO, POIS COMO SABEMOS, A LUTA CONTINUA... Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3798071996889448. Na sequência, Tatiana diante do Bar do Genaro em outra manifestação do dia, consegue cantar algo do fundo do coração, diante de todos que ali se reuniam. Escrevo isso como título: “TATIANA CALMON, A ESPOSA, CANTANDO EM HOMENAGEM A ROQUE, DIANTE DO BAR DO GENARO, NOSSO POINT, PONTO E LOCAL DE CONVERGÊNCIA... Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3799016673461647.

- Sábado, 05/09, na impossibilidade de estar presente defronte o hospital, me posto no caminho do cemitério, quase chegando nele, subo no carro e filmo todo o cortejo, desde o primeiro até o último carro. O amigo Eric Schmitt me diz depois ter contado duas vezes e terem sido 150 veículos. Eu postei isso: “Filmei o cortejo inteiro, a luta de ROQUE FERREIRA será eterna...”. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3798343796862268. Eu me emocionei lá do alto, quase cai, chorei e este vídeo guardarei como lembrança pro resto de minha vida. Todos buzinando, acenando, punhos cerrados do lado de fora são algo pra gente buscar forças e enfrentar esse fascismo querendo se impor sob a nação. Foram mais de 21 mil visualizações, 434 comentários e 281 compartilhamentos, demonstrando toda sua força enquanto ser humano único.

- Diante do Cemitério Jardim do Ypê não consegui me conter. Sai do carro e filmei o que pude, não conseguindo fazê-lo no ato completo, inteiro, mas sua parte mais significativa e o final, quando Tatiana Calmon o encerra e pede que cantem por ele. Alguém tenta iniciar um canto de campanha política, ele interrompe e diz: “Não, por favor, Roque merece A INTERNACIONAL”. E todos a cantam. Eu postei isso como título: “Homenagens a Roque Ferreira diante do portão de entrada do Cemitério Jardim do Ypê”. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3798406986855949. Foram 3200 visualizações, 99 comentários e 55 compartilhamento. Ontem, domingo, o amigo Arthur Monteiro Junior me pergunta: “Henrique, vc. tem como conseguir uma cópia da filmagem da homenagem ao Roque?”. Eu não sei, nem ele, mas se alguém o souber, seria ótimo transformar esses dois vídeos em algo eterno e não somente um link dentro do facebook, algo que pode desparecer com o tempo.

- O gesto de ESSO MACIEL: “ELEGIA POR ROQUE, autoria ESSO MACIEL - O celular toca, são 17h, do outro lado o artista plástico Esso Maciel e com um pedido: "Vá buscar caneta e papel, pois quero que anote algo". Busquei e ele soletrou, linha por linha, inclusive os espaços e depois quando terminou, outro pedido: "Publique para mim, acabei de escrever pro Roque e sei que vai fazer isso por mim. A Tatiana que me atende sempre, hoje não posso pedir nada pra ela, peço a ti". Faço sem pestanejar. “Aparvalhados no degredo/ Estamos / Prisioneiros na torre do medo/ sem nosso guerreiro/ sem nosso jazon./ Que ele partiu pra distante/ Continuar lutando nas raízes da amplidão./ Pra nós resta contar/ o que ele deixou/ nas mentes e no coração./ Nós somos seus herdeiros/ e assim batalhando pela liberdade/ sejamos sua extensão - Amém!”. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3799516530078328.

- DUAS FOTOS: Sábado posto algo no meu Cena Bauruense: “O enterro de Roque Ferreira se deu por volta das 12h de hoje no Cemitério Jardim do Ypê, onde adentraram até a sepultura somente os parentes mais próximos e a multidão ali concentrada, vinda em mais de 150 veículos produziram debaixo daquelas árvores um ato dos mais contundentes que já assisti na vida, demonstrando toda nossa força interior, tão necessária no momento, para virarmos logo essa mesa, clamor de uma vida inteira do eterno militante que se vai” e ontem, domingo, 06/9 isso: “Num dia onde colecionei fotos de todos os que a publicaram pelas redes sociais, montei uma pasta e as guardarei com todo carinho, dentre as centenas, uma delas, para mim a mais significativa, foi esta, tirada por Mauro Landolffi, professor e fotógrafo nas horas vagas, muito sensível em tudo o que faz, conseguiu captar um momento único dentro da carreata do enterro do Roque Ferreira. Uma dessas imagens que fica não só gravada em nossa memória, mas perpassa o tempo, diz muito e para mim, expressa bem o que foi este incomensurável personagem da vida política bauruense”. As duas reproduzo também aqui.

- As homenagens continuam e das tantas que vi, aqui mais uma, da lavra do professor Tauan Mateus: “Dedicado à Tatiana Calmon. Despedida ao camarada Roque Ferreira. Bauru, 05 de setembro de 2020. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos, em especial, aos filhos Michele, Vinícios, Dandara e Tales. Fundo musical: Valse - Tom Jobim. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/3802389559791025.

E OS DEPOIMENTOS NÃO CONSIGO PARAR DE JUNTAR E AQUI POSTAR:
1 – “Estou com o coração dilacerado... Roque Ferreira representa muita na minha vida, sendo uma referência de homem íntegro, de ser humano dedicado às lutas sociais e a defesa dos oprimidos, de militante de esquerda. Uma pessoa da mais coerente que eu já vi: "fala o que pensa e pratica o que fala". Tive o privilégio de conviver com o Roque quase que diariamente no melhor de minha juventude em Bauru, nascendo ali não só uma relação de militância política, mas uma amizade verdadeira, com carinho e amor recíproco. Um aperto de mão nunca foi suficiente. Qual militante comunista costuma se despedir de um companheiro também com um abraço e um beijo na cabeça? Roque era desse jeito e foi assim que ele fez da última vez que nos encontramos e nos despedimos em Bauru. Com Roque, conheci pessoas extraordinárias em Bauru, começando pela sua esposa e companheira Tatiana Calmon Karnaval, seus filhos e suas filhas, sua família e seu lar, assim como seus amigos e companheiros de longa data do sindicato dos ferroviários, e da esquerda local. Em comum, homens e mulheres de luta, de diferentes gerações, que têm o Roque como referência duradoura, na vida e na política. Penso no Roque todos os dias e não será diferente. Geograficamente muito longe neste momento, em luto e triste demais, gostaria de estar com esses companheiros e companheiras da minha cidade, chorando e lamentando essa enorme perda em nossas vidas”, professor Thiago Moratelli, de Cuiabá.

Ao longo do dia postarei outros e mais outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário