quinta-feira, 3 de março de 2022

ALFINETADA (213)


RETOMADA DA CEI EDUCAÇÃO, SUÉLLEN E AS COMPRINHAS DE FINAL DE ANO - OPORTUNIDADE PERDIDA*
* Corresponde a publicação da quarta-feira de cinzas,02/03, quando a bandeira ainda continua arriada a meio pau - nem sei se levanta mais...

Creio não exista mais o que os leigos como eu possam ainda escrever diante de tudo o que já se falou e foi escrito sobre as tais comprinhas de final de ano da alcaide bauruense, limpando os cofres da Educação, numa operação de final de ano despertando desconfianças, tanto que, após muita controversia, uma CEI - Comissão Especial de Inquérito foi aberta e após o recesso do Carnaval voltará à carga. Até o presente momento somente a prefeita Suéllen Rosim foi ouvida e o fez como quis. Refugou de ir presencialmente depor na Câmara, bateu o pé e conseguiu que tudo ocorresse de forma virtual, ela lá, os vereadores do outro lado. Do esperado embate, que diziam sairia faísca, fogo puro, foram vistos meras fagulhas, que se não incentivadas vão se apagar rapidamente. Explico.

Dois vereadores seriam o carro chefe para encostar a alcaide na parede e dela tirar os motivos de ter feito as compras de edificações de forma tão rápida, atabalhoada e sem nada passar pelo crivo do Legislativo. São eles, Eduardo Borgo, em primeiro mandato e Chiara Ranieri, em terceiro mandato. Borgo se mostrou anteriormente ao encontro, que não perderia a oportunidade, esbravejou contra a depoente, mas na hora do vamos ver, deixou a desejar. Sabe aquele sujeito que faz alguns questionamentos até fortes, mas nenhum para arrebentar a boca do balão, pois é, assim agiu o Borgo. Jogou para a platéia, mas não convenceu. Esperava-se muito mais. Veremos daqui para frente com os próximos depoimentos. Já de Chiara Ranieri, até escrevi ter gostado de sua atuação, pois ao invés de fazer perguntas, preferiu fazer um longo discurso, forte e contundente, elogiado por mim num primeiro momento, mas depois, pensando melhor, revi o elogio e critico a sua postura. Ela, Chiara, perdeu rara oportunidade de questionar a prefeita até não mais poder e se assim o fizesse, poderia vê-la diante de tantas perguntas, cair em alguma contradição. Isso não ocorreu, pois acabou por fazer um belo discurso e a alcaide saiu pela tangente, respondendo de uma só vez a tudo, dizendo ter consultado os quadros técnicos dentro da Prefeitura para tomar a decisão pelas comprinhas, ou seja, jogou a bomba no colo dos outros e escapou praticamente ilesa.

Sim, Chiara foi dura, quando disse que, pelo que já tem em mãos, poderia instaurar não uma CEI, mas uma Processante, só que não mostrou o que já sabe e tudo ficou no ar (e ficaremos sabendo um diao que já tem em mãos?). Foi um confronto interessante, com uma resposta dura da alcaide, numa quase troca de "gentilezas" (sic), porém, algo rápido e sem prosseguimento, ou seja, tudo num só round e com a platéia sem a certeza de prosseguimento na contenda. Se hoje revejo o procedimento da Chiara é exatamente por não ter feito uma pergunta atrás de outra, dessas que a pessoa sua por todos os poros. Isso não ocorreu e, infelizmente, não se sabe existirá oportunidade de acontecer num outro momento da CEI. Daí, minhas conclusões, o resultado do que pode vir a ser apurado, analisando este primeiro dia de depoimento foi que, pegaram leve com a alcaide. Se algo mais além disso vai de fato ocorrer, só mesmo aguardando a retomada dos trabalhos e vendo a postura destes dois vereadores, pois os outros dois compondo a bancada são aliados da alcaide e da atual administração e deles nada sairá. Fez falta a presença da vereadora petista, pois poderia apimentar os encontros, mas a puseram pra escanteio e assim, até agora, a alcaide está se safando sem escoriações.

NEONAZISMO DE LÁ E DE CÁ
A política econômica ultraliberal e entreguista que foi imposta ao Brasil pelo conluio do golpe é desastrosa. Os militares oportunistas, os tubarões donos do grande capital e os vigaristas do "Centrão" fraudaram a democracia, tomaram o poder e tranformaram o País em um enorme balcão de mamatas e negociatas. Isso não pode continuar. Neste momento, tenho a mais absoluta certeza, Lula é o único candidato capaz de ganhar a eleição contra o genocida indomável. Algumas outras tentativas são legítimas, mas Lula é a pessoa que conhece o Brasil e seu povo, assim como suas necessidades. Só este neste momento em condições de vencer a extrema-direita elitista que hoje domina o País, algo como querendo transformar o Brasil numa Ucrania, onde o neonazismo já é a mola mestra, conduz tudo, mata opositores, tonando aquele país algo repulsivo. Não existe outro caminho, ou o Brasil se salva e elege Lula ou seguirá pelo descaminho que o levará para ter grupos tão violentos, como os que até então dominam a Ucrania e outros países. O Brasil precisa trilhar outros caminhos.

LEVE SEMPRE ISSO NA MAIS ALTA CONSIDERAÇÃO

3 comentários:

  1. Assim como reviu a posição sobre a Chiara, seria legal também rever a posição de comprar a narrativa da Ucrania "nazista"... veja como esse sectarismo igualou com os do lado de lá. Aqui é a "ameaça comunista", na Ucrânia a "nazista" (isso que já mudaram essa narrativa várias vezes nos últimos dias).

    Leia Marx e Lenin sobre guerras, inclusive sobre qual foi a medida do Lenin sobre a Ucrânia. Talvez vc não perceba mais, Henrique, mas a distância que vocês estão se colocando do que é de esquerda e revolucionário está um abismo já. A guerra não é provocada pela mídia... A Guerra é sempre a consequência última do capitalismo porque o capitalismo é sempre guerra. Hobbes, no amanhecer da sociedade burguesa, já tinha visto isso de forma muito clara em sua teoria do estado de natureza. Nessa sociedade estamos diariamente em guerra, o que faz a nossa guerra não virar conflito aberto e destrutivo é a mão forte do Estado, mas quando a guerra atinge o nível de povos, chegamos ao fato limite de que não existe um Super Estado Mundial e aí a guerra pode se expressar plena e puramente em sua bestialidade.

    Sobre o Lula, fique tranquilo, ele já está com o discurso pronto para dialogar com os apoiadores do impeachment da Dilma... com centrão, STF e tudo. O jardim do Éden será aqui.

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra rever, caro Marcos, as evidências são gritantes. Putin não é o senhor da razão, mas no momento, diante da barbaridade que vejo sendo feita de desinformação favorável a "democrática" nação invadida, não embarco na onda ao lado do imperialismo norte-americano.
    Quanto a Lula, não estou tranquilo nem um pouco, pois o que ainda virá pela frente nessas eleições deve nos assustar. Evidente estarei com Lula, pois é a única saída - pela via eleitoral - para sairmos da situação atual e não regredirmos ainda mais.
    Abracitos do HPA - direto do Mafuá

    ResponderExcluir
  3. Quais evidências, henrique?? Vocês estão dominados pelo pensamento binário, se não está do lado do Putin, então está do lado dos EUA... Marx ficaria horrorizado.
    Putin, assim como em todas as invasões na história, cria narrativas para justificar invasão, primeiro eram os mísseis da Otan na Ucrânia que nunca existiram, depois era para "salvar" Donbass, depois com o avanço das tropas em Kiev era para salvar a Ucrânia do "nazismo", que piada. Putin vai anexar territórios para seus magnatas russos, e não pense vc que os magnatas vão gastar dinheiro em algum boteco fedorento de Moscou, os magnatas russos, assim como o Putin, vão gastas seus bilhões com Maseratti em Kensigton e Chelsea, e comprar algum time da primeira divisão inglesa... e os idiotas da EXquerda tupiniquim achando que o cara é anti-ocidente imperialista.
    Se vc apoia invasão e bombardeio de qualquer nação, precisa urgentemente reler Marx e Lenin, ou talvez já tenha passado de vez pro lado de lá, porque isso não é ser socialista nem na China.

    É incrível como vocês se uniram em coro com os bolsonaristas pró Putin. Só uma pergunta, vc acha mesmo que o Bolsonaro foi visitar o Putin levando o Carluxo na mala para falar sobre fertilizantes?? Vc vai ver a máquina russa da deep web nas eleições pró-Bolsonaro assim como os russos fizeram com o Trump.

    Estão cavando a cova definitiva do Brasil, com bolsonaristas, lulistas, STF, centrão e tudo.

    A EXquerda bacurau parece aquela tia do filme "Adeus, Lenin" que acha estar ainda na Alemanha Oriental... tem gente achando que a Rússia é comunista e o Putin é o Lenin. Só mais uma pergunta, vc me responde com esse clichê de "mídia imperialista", mas você viu o discurso do Putin no dia da invasão?? Viu o discurso neonazista e anticomunista que ele fez??

    ResponderExcluir