quarta-feira, 20 de abril de 2022

CARTAS (239)


CHEGOU A HORA
O TOMATE não desiste.

Quinta, feriado de Tiradentes, 21/4 a partir das 12h e até o arroz secar, CARNAVAL TIRANDO A MÁSCARA, no Bar do Genaro.
O furdunço não pode se calar, pois os desmandos continuam. Barbaridade com a hipocrisia reinante. Dez anos do Tomate, nas ruas e lutas.

Aguardamos todos.
Últimas camisetas, R$ 50 cada vendidas no local.
GRITANDO JUNTO SOMOS MAIS FORTE
A GENTE FAZ FESTA, MAS TÁ PUTO DA VIDA

SEMELHANÇA ENTRE DANIEL SILVEIRA E IZZO FILHO
Sei que podem me taxar de fazer uma comparação esdr[uxula, mas ela no fundo possui alguma semelhança. Tento fazer a comparação, a que me veio á cabeça. O deputado carioca é além de violento, boçal. Não me sai da memória o dia em que, junto de outros da mesma laia rasgou placa com o nome de Marielle Franco. Suas falas naquele período são mais do que incitar ao crime e trepresentaram muito bem o país onde estávamos nos enfiando. Vivíamos um caos abosoluto e retrocessos ocorriam a todo instante. Se superamos aquele terror, ainda não sei ao certo, mas algo foi feito e a justa reparação ocorre neste momento, o marombado é condenado. "Símbolos são importantes em política. Este momento da foto foi para mim o início simbólico das trevas bolsonaristas: o domínio dos brutos marombados, ignorantes e afrontosos. Ver esse sujeito condenado hoje por ser um símbolo de que a NOITE, enfim, pode acabar", Wilson Gomes. No mesmo instante o outro, também deputado, Mamãe eu Quero renuncia ao mandato, o que não inviabiliza a continuidade processo de cassação.

Escrevo isso e revejo o passado não tão recente bauruense. O ex-prefeito Izzo Filho também teve seu mandato cassado e foi preso pela Justiça. Não quero aqui rever o que ocorreu, mas latente e pulsante o fato de ter insurgido sua ação contra o Judiciário. Foi penalizado e as consequências são válidas até hoje. Foram tempos pelos quais poucos querem ver novamente sua ocorrência. Daniel insinuou, provocou, instigou e provocava a quebra da institucionalidade, Izzo foi além. Ambos foram julgados e condenados. Só estabeleço a ligação, o elo existente entre os dois casos e deixo tudo o mais para quem possa me auxiliar na revisão de um e outro caso. Hoje, eu fiquei contente com o resultado encontrado pelo STF para o caso do Daniel e na época, também o mesmo para com Izzo. Daí, as semelhanças.

ANGELI É PARA MIM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA
"Hoje nosso querido Angeli anunciou que encerra sua colaboração com a @folhadespaulo, após quase 50 anos no jornal.
Ele foi diagnosticado com afasia e, assim, passará a trabalhar e produzir mais tranquilamente neste novo momento de vida desta forma. "Encerra como cartunista, mas não como artista", colocou @cguaycuru, companheira de Angeli.
Eles mantém um site sobre o artista, que também tem uma loja online (link em @galeriaangeli)
Em celebração ao seu extenso trabalho de cartunista, Carolina Guaycuru e André Conti organizarão uma seleção ampla de trabalhos que será pública pela @companhiadasletras em dois volumes, reunindo cerca de mil trabalhos.
Viva Angeli e sua obra!Nosso amor e carinho para Angeli e sua família ", cartunista e chargista ALAERTE.

O PRINCÍPIO APLICADO DA INSIGNIFICÂNCIA
Delegado é pra soltar
No Sábado de Aleluia, um funcionário das Lojas Americanas chegou à 32ª Delegacia de Polícia do Rio, em Jacarepaguá, trazendo uma mulher pelo braço. Ela fora presa em flagrante, tentando roubar um ovo de Páscoa dos grandes, o de número 17. Ambos foram levados à presença de Orlando Zaccone, o delegado de plantão. Ao ouvir o relato do caso, o policial não hesitou: perguntou ao funcionário o valor do ovo, sacou a carteira e ressarciu ali mesmo o prejuízo, dispensando o troco. A mulher passou a Páscoa em liberdade, comendo ovo.

O episódio ilustra os princípios de Zaccone, agora titular da 18ª DP, na Praça da Bandeira. “A função do delegado não é prender”, ele costuma dizer nas aulas que dá num curso de formação de policiais civis. “Dar voz de prisão em caso de flagrante qualquer um pode, como diz o artigo 301 do Código de Processo Penal. A verdadeira função do delegado é soltar”, conclui o raciocínio, para pasmo da audiência.

Para soltar a mulher que roubara o ovo de Páscoa, Zaccone aplicou o princípio da insignificância. “O patrimônio da loja foi ofendido de forma insignificante, então o direito penal não tem que atuar”, explicou o delegado, um moreno sorridente de 47 anos. Ele é um defensor do chamado direito penal minimalista, que procura evitar, sempre nos limites da lei, a repressão e a punição.
Mais em: http://revistapiaui.estadao.com.br/.../delegado-e-pra-soltar

MUITO LONGE DE BAURU SABEM QUEM É SUÉLLEN
Viajei no começo deste ano para Águas de Lindóia, quase divisa de São Paulo com Minas Gerais e por lá visitei o famoso Sebo do Ismael, única livraria da cidade. Seu Ismael, um professor aposentado de Letras e movimentando um espaço cultural dando sentido para sua vida e a prolongando. Desses lugares que frequento em primeiro lugar, até mesmo dos pontos turísticos de um lugar. Pois bem, naquele dia da primeira visita, me identifiquei como bauruense e passando uns dias por ali. Para minha surpresa, ele não me veio com aquela conhecida resposta de ser a terra do Pelé, do sanduíche famoso, do Noroeste, da Eny, do astronauta ou coisa que o valha. "Então tu é da terra lá da prefeita fundamentalista", foi o ouvido de sua boca. Rimos juntos e tive que concordar com ele. Ou seja, as notícias negativas sobre Suéllen Rosim atravessam o país continente. Ele me pediu um apanhado geral sobre a situação atual de Bauru e como não podia deixar escapar, tive que reafirmar o descalabro vivido nos tempos atuais, algo pelo qual ele já tinha tomado conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário