sexta-feira, 20 de maio de 2022

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (163)


SEM PALAVRAS

O VELHO DARCY SE FOI...
Tenho cá comigo uma pá de boas histórias junto de Darcy Rodrigues. Décadas de boa convivência e dentre tudo o que já passei ao lado dele, aqui nos últimos tempos de Bauru, o melhor de tudo foram as aulas dele recebidas. A cada reencontro o véio me dava uma sonora e boa aula, principalmente de História. Ele lia muito e gostava de parlar, de contar suas histórias e dizer do que entendeu de tudo o que ia lendo. Tinha uma interpretação muito boa sobre tudo e para conversar com ele, se fazia necessário ter tempo. Quando o telefone tocava e ciente de que do outro lado, Darcy, esquecia de tudo e estava sempre pronto para ouvi-lo, pois o danado quando começava não parava mais. E aqui confesso, era uma delícia e vou sentir muita falta. Não estou conseguindo escrever mais nada. Talvez o faça daqui há alguns dias. Hoje não me sairá nada de tão valioso. Valioso era ele, esse sim com história para contar.
Eis o link do que já escrevi do Darcy no blog Mafuá do HPA: https://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=darcy+rodrigues

DEPOIMENTOS
1.) "PERDEMOS O GRANDE DARCY RODRIGUES - Hoje pela manhã perdemos um dos poucos militares brasileiros comprometidos com nosso povo, com o país e com a democracia. Trata-se do bravo capitão Darcy Rodrigues. Companheiro do capitão Carlos Lamarca no quartel de Quitaúna (SP), nos anos 1960, partiram juntos para a luta armada quando os espaços de participação política se fecharam, no auge da ditadura. Capturado com um destacamento guerrilheiro no vale do Ribeira, foi literalmente arrebentado na prisão. Obteve liberdade após o sequestro do embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, em 1971. Passou os oito anos seguintes no exílio, em Cuba. Voltou e novamente se engajou em ativa militância política. Morreu em Bauru, aos 81 anos. Perdemos um revolucionário", GILBERTO MARINGONI.

2.) "Era uma ficção. O guerrilheiro criava dificuldades para a gente enxergar o menino romântico que morava ali, naquela belíssima e complexa personalidade. Poucos camaradas perceberam esse truque. Darcy era uma invenção multifacetada de companheiro que se intelectualizou na práxis. Podem procurar à vontade. Jamais iremos conviver com pessoa humana tão historicamente rica e sensível quanto Darcy Rodrigues. Descanse em paz ...", JEFERSON BARBOSA DA SILVA, O GAROEIRO.

3.) "Uma vida fantástica, uma trajetória que está nos livros de história, nos documentários, nas grandes reportagens. E que ele fazia questão de contar para quem perguntasse e estivesse disposto a ouvir. Darcy Rodrigues, presente!, CRISTINA CAMARGO.

4.) "Quando me mudei para Sorocaba você me ligou, foi a última vez que conversamos, o Sr me disse que amava a cidade e que eu precisava conhecer sua filha e sua neta que moram aqui. No final do telefonema me disse que eu seria sempre a Julinha que conheceu aos 6 anos de idade, a sua neta adotiva. Eu agradeci e falei o quanto amava. As memórias boas e conselhos ficarão para sempre. Fiquei muito triste em saber da sua partida, mas com a consciência tranquila pois no último telefonema eu disse o quanto o Sr. era querido . Obrigada por compartilhar suas histórias emocionantes comigo, eu nunca me esquecerei!!", JULIA FRAGA.

5.) "Muito triste por meu amigo Darcy, uma personalidade marcante e histórica de BAURU, por ocasião de sua candidatura a Deputado tive o prazer de recebe lo em minha residência pra fazer um jingle da campanha, claro que aceitei e uma semana depois entreguei em seu escritório e enquanto ouvia pela primeira vez vi seus olhos marejarem e me deu um grande abraço emocionado e agradecido...uma grande honra que guardo comigo e relato pois apenas eu e nosso amigo ANDRÉ, assistimos esse episódio que me enche de orgulho, posteriormente me disse que sua esposa também teria se emocionado com o jingle. DESCANSE EM PAZ GRANDE AMIGO, DESCANSO MERECIDO", RAFAEL SANTANA DE LIMA.

6.) "Professor Tidei, Raphael Martinelli e agora Darcy... Três bravos que se foram e que estavam presentes neste material que produzimos na TV Unesp sobre a ditadura. Mais uma enorme perda. https://youtu.be/msiaTNbnNJs", JULIO CÉSAR PENARIOL.

7.) "Confesso que até aquele dia , na década de 80,não o conhecia. Não me lembro do mês, não me lembro da data exata, se não me engano, foi durante uma aula do professor Dino Magnoni , na Unesp,desculpe professor e amigo se eu estiver errada. Penso que foi durante uma de suas,aulas de sábado de manhã, em um dos blocos de sala localizado na área apelidada de "Motel", como era conhecido na época. Naquele dia seu Darcy junto de um de seus filhos nos contou sobre sua vida e de sua família exilados em Cuba durante a ditadura aqui no Brasil. Falava do sistema de saúde em Cuba e de Educação que era era um exemplo, pelo menos na época. Falavam disso c brilho nos olhares. Foi um dia marcante p mim. Depois de anos, voltei a encontrá-lo nos corredores da Prefeitura e talvez com o mesmo olhar vivo e crítico. Vá em paz", AUDREN RUTH CARDOSO.

8.) Em 18.01.2018 publiquei: "GRAVAÇÃO FEITA NO COMITÊ POPULAR EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO DIREITO DE LULA SER CANDIDATO, O DNA PETISTA, COM DARCY RODRIGUES, MILITANTE HISTÓRICO DE BAURU - Da união de todos, nascerá o gigante que vencerá os odientos golpistas, os que estão destruindo o país. Da fala de todos os que resistem, uma certeza, UNIDOS VENCEREMOS. Não existe outra saída. Desunidos, pode esquecer... Eis o link da fala do Darcy: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/1969513056412027

outra coisa
O PAPEL DOS "AMORTECEDORES", COM BOLSONARO E SUÉLLEN ROSIM
A historinha de hoje para dar começo ao dia de sol despontando lá fora é sobre estes tais dos "AMORTECEDORES" de um governo. Creio que até já conhecia o termo, mas vim a percebê-lo após fala do ministro Chefe da Casa Civil deste desGoverno, o vetusto Ciro Nogueira, que diante dos apertos causados pelos escândalos na Educação, quando pastores papa hóstias estavam a tomar conta da grana do Ministério, saiu-se com essa. Ao assumir o cargo, em agosto de 2021 dizia que seria uma espécie de amortecedor presidencial, alguém que absorveria choques e contribuiria para diminuir as tensões. Enfim, alguém patra assumir pra si as cagadas dos chefes, os do andar de cima.

Ciro não contava com a grandiosidade do escândalo no MEC, expondo o entra e sai de pastores em sua jurisdição funcional. Foi quando tuitou: "amortecedores impedem que os impactos sejam transferidos diretamente para a carroceria do veículo, consequentemente, o rodar se torna muito mais macio, eveitando que os ocupantes do veículo sintam todas essas irregularidades". Comparação compreensível, mas boa para uma saraivada de porretadas.

Quando um governo é possuidor de telhado de vidro de tamanho incomensurável, as críticas ocorrem diuturnamente. Esse o caso com Bolsonaro e também com a alcaide bauruense, a incomPrefeita SUÉLLEN ROSIM. E quais seriam os taís amortecedores da prefeita fundamentalista? Quem primeiro assumiu este papel foi o vice-prefeito, ORLANDO DIAS, que com o passar dos dias se vendo muito exposto, pediu o boné e foi fazer não se sabe o que até agora. Na verdade, deixou de fazer tudo e hoje vive de papo pro ar, sem responsabilidades. Demonstrou sapiência, ao menos nisso, pois ter que suportar o peso de uma administração inútil e com problemas diários é dose pra elefante. Dias hoje flana e não se fala mais nele. Hoje tem um chefe de gabinete, oriundo de Agudos, que assume este papel quando a bordoada é muito próxima, enfim, assume para si as pancadas quando a bordoada é das mais doloridas. Deve estar com o lombo já todo marcado, pois trabalhar para gente nos despreparo e querendo impor na administração o jeito bolsonarista e fundamentalista de ser, só pode resultar em escoriações.

Os secretários mais próximos, aqueles com nome estabelecido na praça são os amortecedores mais próximos. Na Saúde, onde Orlando Dias atuou, pau diário e hoje isso a cargo de doutora pouco conhecida, daí tenta surfar sem que a reconheçam. Na Educação, uma que padece, mas pelo jeito gosta de pancada. Com as comprinhas de final de ano, as tais sem consulta, a secertária se desdobra para explicar o inesplicável e ao abrir a boca já demonstra sinais da aparelhagem estar avariada, danificada e necessitando de lubrificação, quando não troca. No Obras, Leandro Joaqui, eterno garoto sorriso, boa praça, mas de resolutividade baixa, enfim, ele bem sabe disso, nada será resolvido na atual administração, tudo devidamente empurrado com a barriga, dái ciente disso, segue rindo e apertando mãos, sem resolver nada. Na Seplan, Nilson Ghiradello, tenta se passar como a imagem impoluta e vistosa da administração, aquele pelo qual não sobram dúvidas de sua eficiência e gabaritagem, porém, isso só serve para fazer pose nas fotos, as que servem de publicidade para a administração. Nada mais, pois nos apertos, assim como Leandro Joaquim, faz parte da dupla que finge bater um bolão. Enfim, como bater um bolão se o propósito da administração é embolar o jogo no meio de campo? Não tem como e daí, fica a dupla servindo de "amortecedor", emprestando seus nomes, cientes de que algo, com certeza, vai respingar em suas engomadas roupas. Não tem como ser diferente.

De tão inoportuna, inadequada e ineficiente administração, quem padece são os tais AMORTECEDORES. Não os isento de culpa no cartório, pois atuar numa administração pública é colocar a cara a tapa, mostrar a que vieram e quando o Executivo deixa a desejar, ou os debaixo tocam o barco sem se importar com quem ocupa a sala principal ou, quando este breca, barra e impõe algo no desvio, seguindo moldes inadequados e inoportunos, daí, calados, estão assumindo para si parte dos erros. Quando isso ocorre não existe amortecedor que aguente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário