sábado, 25 de junho de 2022

CARTAS (242)

BAURU E A PROCESSANTE PARA ATUAL PREFEITA*

* Este é o 66º texto deste mafuento HPA para o semanário DEBATE, de Santa Cruz do Rio Pardo, edição nas bancas hoje:

Não sei se Santa Cruz já passou por situação similar. Tenho lido algo de ex-prefeitos e uma tesoureira daí envolvidos em casos também escabrosos. Em todos, a investigação foi rigorosa. A Justiça muitas vezes é lenta, pois dá o direito de defesa até a exaustão para os possuidores de valores para gastar com bons advogados. Muitas vezes os casos aconteceram em administrações bem antigas, mas o desfecho demora uma imensidão para as punições chegarem aos seus artífices. Cansa esperar tanto tempo. Vejo que aí, o trabalho incessante do semanário DEBATE é primordial para a elucidação mais rápida de alguns destes casos. Uma imprensa verdadeiramente livre, sem amarras, sem ligações umbilicais com o poder estabelecido é o primeiro passo para matérias sem vínculos.

Por aqui já tivemos uma imprensa mais atuante, porém hoje, os interesses dos donos do poder sendo os mesmos dos barões da mídia e muita coisa ainda é jogada pra debaixo do tapete. Até sai algo, quando sua divulgação já é inevitável, mas no dia-a-dia, tudo segue o curso dos interesses de plantão. Na revista mensal só jabás e no jornal diário, mesmo ainda com ótimos profissionais, não existe mais espaço para reportagens. Essas demandam tempo e também interesse na elucidação das ocorrências. Não que o que sai no jornal seja definitivo, mas pode antecipar os fatos sendo apurados pela lentidão da Justiça e mesmo má vontade dos que remam contra a maré. A investigação policial cumpre sua parte, mas como no caso hoje em curso na cidade, o da compra suspeita de edificações superfaturadas para a Educação, nada ainda chegou a eles.

Primeiro uma CEI – Comissão Especial de Inquérito -, onde os vereadores demarcaram um caminho, mas na hora de votar e aprovar o apurado, devido a acordos inconfessáveis, o mesmo foi rejeitado. Estaca zero e por iniciativas de alguns deles, foi tentada uma Processante contra os atos da alcaide Suéllen Rosim. Três tentativas não vingaram e numa quarta, em algo cujos detalhes ainda são desconhecidos, personagem popular da cidade, assina a peça do pedido, e por um voto ela é aprovada. Inicia-se, como de praxe, intenso período de negociações, onde mesmo ocorrendo a certeza das irregularidades nas compras de edificações inservíveis e superfaturadas, talvez a peça seja aprovada pela Comissão, mas não pelo todo dos vereadores. Muitos interesses em jogo.

Isso só muda quando existe apuração paralela, pertinente e precisa, na maioria das vezes feita por órgãos de imprensa desatrelados dos interesses em questão. Bauru hoje, sexta, 24/06, está envolta com a Comissão tendo que se desdobrar para coletar assinatura da prefeita, dando prazo de dez dias para sua defesa. Ela se esquivou a semana toda, mas hoje foi encontrada. As apurações começam, trabalho de alguns meses. Imagino se algum jornalista já estivesse em campo e tendo dobrado algum dos investigados, já tivesse todo o ocorrido na ponta do lápis. Muita suposição, nenhuma constatação e assim a cidade estará envolvida nos próximos meses em intermináveis depoimentos. Juntar as peças todas é tarefa para Sherloques de plantão e intensifica-se o trabalho de bastidores, dos tantos apostando na culpa e noutro tanto na absolvição. Será o assunto de todas as rodas de conversa e especuladores de toda natureza por bom tempo.

outra coisa
ALGO DA INAUGURAÇÃO DA SEDE DO COMITÊ DE LUTA DO PT BAURU
Fala de Claudio Lago, presidente do PT Bauru na inauguração da sede do Comitê de Luta, dando pontapé inicial na campanha política na cidade. Registro deste HPA
Eis o link https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/436454901660719
O antes adversário, ex-deputado estadual Pedro Tobias, até ontem tucano, hoje PSB e aliado petista na campanha Fora Bolsonaro. Fez discurso de "companheiro"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário