segunda-feira, 20 de junho de 2022

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (204)


UFA!
UFA! (01) - PROCESSANTE AO ESTILO DE ELIAS BRANDÃO
Rir pra não gargalhar. Semana passada, um pedido de processante contra a incomPrefeita Suéllen Rosim rejeitado e outro retirado pelo autor. Chiação geral. Passado uma semana e precisando de um só voto para ter aprovado algo nos calcanhares da alcaide, algo ocorreu e o pastor seu Bira, foi convencido, votou a favor da processante, usando como justificativa no seu momento na tribuna: "Terei que dar muitas explicações pela minha decisão, mas dormirei com a consciência tranquila". O sambarilove positivou, ou seja, tornou possível a tão esperada processante. Mas o mais hilário foi o fato da iniciativa do inqualificável vereador Eduardo Borgo ter sido retirada e hoje, com duas propostas sendo votadas, a do conhecidissimo Elias Brandão ter sido aprovada e com a justificativa de estar muito bem embasada. Conheço Elias, acompanho algo do que faz, como faz e com quem atua (parabéns Herman Schroeder se estiver junto nessa empreitada). Rio, abro um bom vinho e tento decifrar o que de fato ocorreu e como seria o voto do presidente da Câmara, Marcos Souza, caso votasse (alguém sabe, algué, viu?). Ao melhor estilo do ratinho d'O Pasquim, dou meus pulos, estrebuxo por dentro e por fora, sem conseguir me conter, hoje me dando ao direito de rir sozinho. Sei que uma processante pode ser também período para negociações e infinitos acordos - algo que, certamente deve ocorrer -, mas algo já ocorreu e a incomPrefeita deve estar revendo neste momento sua tática de guerra, pois nova contenda deve estar começando neste exato momento. SIG, o ratificado pasquineiro, incorporado por mim, saltita e tenta sacar o algo mais dos bastidores. Muita água passará agora por debaixo dessa ponte.

UFA! (02) - UM FALTOU, OUTRO ADERIU, TEVE O QUE FOI CAÇADO E ELA, A PROCESSANTE, VINGOU
"Parabéns vereador Manuel Losila, sua ausência salvou o Legislativo de Bauru. Falte mais, sua falta não faz falta", escreveu o articulista Rafael Santana de Lima, sempre atento ao que acontece nos bastidores da política local. Teve outra cena hilária durante a votação da processante na Câmara dos Vereadores de Bauru, encerrada há pouco. A sessão foi praticamente interrompida para tentar localizar o vereador Serginho Brun, que estava ausente. Foi devidamente caçado, encontrado e acabou votando, tudo para impedir que a votação terminasse empatada e desta forma, o presidente da Casa, Marcos Souza, tivesse que votar e assim explicitar seu voto. Numa sessão onde todos os votos foram mais do que importantes, alguns deles, como os aqui já citados, demonstram os vários lados da mesma questão. Estes quatro votos em questão - incluindo o do presidente, não dado, mas aqui imaginado -, pesaram muito e neste exato momento são fontes de especulações múltiplas e variadas. Eu, incorporado com a indumentária do SIG, o ratinho d'O Pasquim, gargalho com um copão de chopp nas mãos, boca suja de cevada e como a ficha ainda não caiu, deixo para amanhã algo com mais sustância e embasamento. Hoje, deixem-se rir, enfim, "ela" vingou...

UFA! (03) – ESTÁ COMPOSTO O TIME QUE VAI CONDUZIR AS INVESTIGAÇÕES DA PROCESSANTE
A aprovação da processante para investigar a incomPrefeita é o must deste resto de noite. Leio algo do que está sendo publicado por conhecidos aqui da terrinha. Eis algo mais, uma das primeiras publicações, tão logo a sessão foi encerrada e nem os vereadores ainda tinham digerido o que havia de fato ocorrido: “Virou 1 voto na CP de Bauru, Pastor Bira decidiu dormir com consciência tranquila e o Losila faltou na sessão, resultado: 8x7 - foi aprovada a Comissão Processante! EDITADO: Andou o culto, e FOI APROVADA A ABERTURA DA CP. Membros sorteados para compor a CP: Julio Cesar, Guilherme Berriel Cardoso (relator) e Chiara Ranieri Bassetto (presidenta da CP. Seguimos com a Comissão Processante APROVADA e a Câmara finalmente cumprindo seu papel legislativo. A prefeita Suéllen Rosim terá que explicar na câmara porque investiu 34 milhões em imóveis inadequados para a Educação, ao mesmo passo que faltam vagas nas creches e escolas municipais”, ativista político Igor Fernandes. Leio, sento já com alguns copões de chopp na cuca, ao melhor estilo do que fazia o SIG, o ratinho d’O Pasquim, nu com a mão no bolso. Sinto a mente se alterar e sem alarde, mas inebriado pelo inusitado da situação, noto que dentre os que votaram contra, a maioria são evangélicos neopentecostais. Seria mera coincidência? A conferir. No mais, o que mais se faz neste momento é especular. Especula-se sobre tudo, enfim, os votos dos que não queriam, mas acabaram querendo. Os bastidores da política bauruense é hilária e merece tudo ser tratado com o devido riso, no meu caso, escrachada gargalhada. Torço para o Guilherme Berriel arrasar nessa Processante. Aposto fichas mais em sua atuação, do que na de Chiara Ranieri. Ele se mostra realmente interessado nas investigações e apurações.

UFA! (04) – VEREADOR PASTOR SEU BIRA, ERA ALIADO, MAS VOTOU CONTRA E ASSIM, PROCESSANTE VINGOU
A relação de amor e ódio se altera a cada instante, ainda mais depois da aprovação da CP – Comissão Processante contra a alcaide bauruense. Sinto isso no publicado pelo Rafael Santana de Lima, que empolgado com a aprovação, se esquece de todas as anteriores votações do vereador pastor Seu Bira em sua atuação neste primeiro mandato: “VEREADOR BIRA...NUNCA ME ENGANEI COM VOCÊ, "COERÊNCIA", HOJE VOCÊ SALVOU O LEGISLATIVO. P A R A B É N S”. Rafael está empolgado, como eu, mas não me excedo desta forma e jeito. Sou mais comedido, pois sei o que o vereador Bira já fez. Certa feita deixou tudo aqui em Bauru e foi prestar juramento de fidelidade pro Sergio Moro em Brasília. O que vale hoje, sabemos é o fato dele ter mudado seu voto. O que aconteceu durante essa semana ainda não é certo, nem sabido - somente imaginado -, mas o que é líquido e certo é que, o voto da vitória da processante foi dado por ele. Neste exato momento, mais de 22h, seu fone deve estar bombando de pares religiosos como ele, exigindo explicações pelo fato de ter mudando seu voto e assim, fazer a incomPrefeita padecer de investigação mais apurada, detalhada e minuciosa. Bira deve ter lá seus motivos. Eu, ao modo de SIG, o ratinho mascote d’O Pasquim, cria da verve do Jaguar, sacaneava com tudo e todos, bonachão e com a malemolência de quem observa tudo à distância. É o que faço neste momento, rindo de orelha a orelha e imaginando a saia justa de Bira junto aos seus neste momento. Creio deva estar reunida hoje, segunda, em caráter extraordinário uma assembleia de pastores para julgar por grave traição o ato tresloucado do gajo. Sua reputação de engajamento total e absoluto para com o fundamentalismo da atual administração deve estar sendo colocada em cheque. Quais atitudes tomarão os próceres do fundamentalismo contra ele? Lembro que tempos atrás, Suéllen e sua mãe quando envolvidas em algo assim, lhe lembraram, “você nos colocou nessa, se vire e nos tire dessa”. E agora, como as duas estariam reagindo ao ocorrido. Além da alta traição, o que mais poderá se suceder com o vereador, o que resolveu votar contra os princípios estabelecidos pelos que apoiam cegamente a atual administração? Não queria estar em sua pele. Eu e o Sig estamos é nos divertindo com tudo isso, enfim, será que ele foi tocado e iluminado pelas luzes divinas para votar desta forma e jeito? Tudo é possível.

UFA! (05) – DO BURACO ONDE O POVO SE ENCONTRA, VIRÃO AGORA AS NEGOCIAÇÕES DE PRAXE E DOS QUE FOGEM DAS VOTAÇÕES
Um amigo, atuando dentro das hostes da incomPrefeita, ciente de como me encontro – feliz da vida – com o resultado da aprovação da processante, me interpela: “Abriram a processante contra a Prefeita hein???”. Respondo: “Será que agora vai de vez? Pastor Bira fiel da balança”. Ele faz a réplica: “pois é... outro que tava balançando era o Beto Móveis, mas ele se manteve do lado da prefeita. Já o Mané Losila (foto), estava pressionado pra votar contra a Suéllen faltou à sessão misteriosamente”. O Jornal da Cidade, em seu site, assim informou de como foi a votação: “O pedido aprovado foi o segundo lido na sessão. O primeiro foi rejeitado pela diferença de um voto. O vereador Mané Losila (MDB) não participou da sessão. O segundo pedido foi aprovado pela votação de 8 a 7, com a diferença de que o Pastor Bira mudou o seu posicionamento. Assim, além dele, foram favoráveis os vereadores Coronel Meira (União Brasil), Chiara Ranieri (União Brasil), Junior Lokadora (PP), Estela Almagro (PT), Guilherme Berriel (MDB), José Roberto Segalla (União Brasil) e Eduardo Borgo (PMB). Votaram contra a instauração os vereadores Beto Móveis (Cidadania), pastor Edson Miguel (Republicanos), Julio Cesar (PP), Marcelo Alonso (Patriota), Miltinho Sardin (PTB), Serginho Brum (PDT) e Junior Rodrigues (PSD). O presidente Markinho Souza (PSDB) só se manifesta em caso de empate”. Eis o quadro da votação e algo das especulações. O fato é que, SIG, o ratinho mascote d’O Pasquim, vivendo sempre no buraco, atolado em atribulações instáveis e atabanadas, assim como este escriba, aqui comparece só para se divertir com a situação. Ciente de que, a partir de agora, tudo pode acontecer e mesmo alguns do lado de lá podem mudar pro lado de cá e vice-versa, este período é incerto e não sabido, pois o que mais ocorrerá a partir de agora são negociações. Do meu cantinho, dentro do tal buraco onde estou instalado, observo e espero de tudo. Assim, ciente de que nada daqui por diante será novidade, bebo mais uma - a última, viu! - e dou a última risada do dia, antes de me recolher aos meus aposentos e me preparar para um bate papo ao vivo com o propositor da processante, Elias Brandão, o personagem do mês. Este sim, figura popular, merece ser ouvido e ter suas ideias divulgadas. Farei isso com o devido louvor. Boa noite. Amanhã tem mais.
obs.: todas as charges/ilustrações aqui publicadas são do Jaguar e foram sacadas do livro "Degraus de Ipanema", do jornalista Carlos Leonam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário