domingo, 25 de setembro de 2022

CENA BAURUENSE (229)

REGISTROS ENTRE AGOSTO E SETEMBRO DE 2022 - TREZE (TOC TOC TOC)  BELOS MOTIVOS

01. Publicado em 15/08/2022: "A quadra que dá ínicio na avenida Rodrigues Alves é o sinal da desolação tomando conta de Bauru. Ali, tempos idos, era a efervescência na sua essência, trecho dos mais movimentados, tal a quantidade de hóteis ali instalados, a maioria fechado e em estado de abandono. Este, o da família Milanesi fez história e hoje é o retrato da degradação do lugar, com o passar dos dias, algo irrecueprável. Do poder público municipal nenhuma iniciativa, nem pela desapropriação, muito menos revitalização da àrea, haja visto o que propuseram para a Casa dos Pioneiros, tentando edital de interesse junto da iniciativa privada, sem nenhum projeto pronto, mas tudo sendo tentando somente por parte de quem chegue com dinheiro e proposta. Assim fica difícil e o quadro segue lamentável, como a situação das janelas deste hotel, outrora no epicentro do progresso da cidade, quando aliadas à intensa movimentação ferroviária".

02. Publicado em 21/08/2022: "Bem na encruzilhada da dominical Feira do Rolo, esquina das ruas Rio Branco com Julio Prestes, o vendedor de aves vivas, trazidas de seu criadouro rural. Tudo faz parte do babilônico cenário semanal de nosso Mercado de Pulgas".

03. Publicado em 23/08/2022: "Resistentes moradias coletivas na avenida Rodrigues Alves, entre ruas Gustavo Maciel e Rio Branco, algo de custo baixo, na região central, lugares onde o trabalhador ainda se abriga em construções dos anos 60/70, resquícios de época que a dita cuja da modernidade vai demolindo aos poucos, apagando vestígios do passado.".

04. Publicado em 24/08/2022: "Casas interligadas umas com as outras, todas sobrados e paredes-meia, aproveitamento total de pequenos terrenos, na rua Quinze de Novembro, quadra 5, onde os segredos tem que ser contados em voz baixa, assim como as discussões, pois do contrário, o quarteirão inteiro toma conhecimento".

05. Publicado em 31/08/2022: "Ontem, na fria noite bauruense, eis como o guarda norturno de uma das quadras da rua Fuas de Matos Sabino, lá pros lados do Jardim América, protetor desprotegido, sem guarita, com mera cadeira, mas ela com a devida segurança, acorrentada, com certeza não será levada madrugada adentro e ao menos o trabalhador poderá permanecer sentado em alguns poucos momentos, enquanto os demais desfrutam o sono dos justos".

06. Publicado em 01/09/2022: "Nações Unidas, quase embaixo viaduto da Rondon este pequeno comerciante revende bandeiras do Brasil, não se sabendo ao certo tratar-se de patriotismo pela proximidade com o Sete de Setembro ou bolsonarismo declarado e explícito. Ou tudo junto e misturado".

07. Publicado em 03.09/2022: "Na banca defronte a Câmara de Vereadores, a placa indica que, nada de pedir só um golinho de café. Ou compra a dose normal ou fica sem tomar, pois ludibriar quem já ganha muito pouco é praticamente impossível".

08. Publicado em 05/09/2022: "Essa espremida casa entre uma antiga loja de auto-peças e unidade da Paschoalotto, na rua Araújo Leite, entre a Ezequiel Ramos e a Primeiro de Agosto, fechada por tanto tempo, me traz lembranças saborosas do tempo em que ali funcionou um sebo, o do pai da famosa menina assassinada nos anos 70, Mara Lúcia, sr João Vieira. Eu ainda enxergo livros sobrevoando a casa hoje lacrada e me recordo de conversas ali travadas".

09. Publicado em 06/09/2022: "Essa é para quem ainda nutre alguma esperança de ver algum incentivo público municipal para o carnaval bauruense em 2023. Diante da situação deste banheiro público, bem defronte o Sambódromo, onde todo dia há poucos metros aulas volante para motociclistas e todo domingo, movimentado local de comércio carros antigos e mesmo assim o que se vê é o desleixo. Imagina que, para festa popular da qual a administração fundamentalista se opoē irá ocorrer alguma movimentação de alteração no quadro de abandono do local. Amanhã, depois de décadas do desfile de Sete de Setembro ocorrendo diante deste banheiro, tudo transferido para avenida Nações Unidas e alguns ainda acreditando e botando fé (sic), que a incomPrefeita irá se movimentar em prol da maior festa popular brasileira. Esperem sentados...".

10. Publicado em 08/09/2022: "Residência na rua Monsenhor Claro, quadra acima da avenida Rodrigues Alves, arquitetura de total aproveitamento do terreno, com janelas no mesmo nível da calçada".

11. Publicado em 09/09/2022: "Barracão na quadra 3 da rua Antonio Alves já foi de tudo um pouco, mais de sessenta anos de existência e hohe, fechado, em vias de ser brevemente demolido. Décadas atrás ali funcionou uma cooperativa onde funcionários da Prefeitura ali faziam suas compras mensais".

12. Publicado em 11/09/2022: "Atento observador de casarões, residências e edificações, principalmente as mais antigas, com décadas de exposição ao sol, essa me chama a atenção há bom tempo. Localizada na subida da rua Antonio Alves, quadra 14, me lembra algo de castelos, numa região como a nossa, agreste e sertão paulista, onde eles não são usuais e nem comuns. Ao lado funciona uma antiga floricultura bauruense, dessas que você liga a qualquer hora do dia ou da noite e a luz se acende e alguém monta uma coroa de flores para inesperado velório. Quando as luzes do castelo se acendem, isso já não sei dizer...".

13. Publicado em 12/09/2022: "Em fogo de Pedro Souza, particularidade do jogo de ontem à noite no estádio Alfredo de Castilho, Noroeste 1 x 1 Marília: a lua avermelhou, não se sabe se pelas cores noroestinas ou lulistas. A definitiva explicação veio do atento Bruno Sanches: As razões expostas são bonitas e poéticas, mas a realidade é dura e desagradável: coloração vermelha por causa da quantidade de poeira e fumaça no ar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário