sábado, 10 de dezembro de 2022

CENA BAURUENSE (232)

QUANDO A ESCREVINHAÇÃO ESTÁ EM BAIXA, PUBLICO FOTOS DA CIDADE

UMA DE FUTEBOL QUE NÃO É DA COPA

11 ANOS SEM O DR SÓCRATES, MAGO DO FUTEBOL QUE GOSTO DE PRESENCIAR

01. Publicado em 09/11/2022: "Uma foto que até o presente momento não descobri a autoria. Me foi enviada ontem no meio da tarde, também não me lembro por quem, avisando de incêndio nas imediações do Mafuá - o depositário de minhas lembranças de vida e moradia no meu cão, o Charles. O incêndio ocorreu num depósito de parachoques de veículo, hoje todos de plástico, de fácil combustão, na rua Antonio Alves, quadra abaixo dos trilhos férreos, em local recém inaugurado. Um fumacê causando curiosidade Bauru afora e prejuízos de grande monta para os proprietários do imóvel, em cena sempre muito triste".

02. Publicado em 10/11/2022:: "Rua Rio Branco, antigo principal acesso para estação férrea da Cia Paulista, hoje edificação reservada para possibilitar reabertura do Museu Histórico Municipal, quase uma década fechado, sem atendimento ao público. Obras paradas, tudo aguardando não se sabe o que. Na quadra de entrada, hotel resiste de portas abertas".

03. Publicado em 12/11/2022: "Na avenida Otávio Pinheiro Brisola, logo depois da USP, lá está ela vicejando no canteiro central, linda, pernalta, creio eu, muito propícia para calçadas, pois a copa é muito distante do chão e seu tronco bem longo. Que árvore tão cheia de possibilidades é essa?".

04. Publicado em 13/11/2022: "Na rua Campos Salles, coração da vila Falcão, quadra 5, foi o local da morada do multi-artista Esso Maciel e na árvore quase defronte, sua marca pessoal, seu traço ali registrado, com sua santa de proteção ali imortalizada".

05. Publicado em 14/11/2022: "Casa antiga resiste ao tempo - não se sabe até quando - na esquina das ruas Treze de Maio com Presidente Kennedy. São as tais das peças quase únicas, ainda espalhadas cidade afora, mas grafativamente desaparecendo com o vento".


06. Publicado em 16/11/2022: "Edificação ao estilo caixotão, na avenida Duque de Caxias esquina vom Araujo Leite, ainda abriga empresa telefônica, a Telesp. No passado, muito movimentada, local no térreo para ligações interurbanas e compra de cartões telefônicos. O entra e sai não mais existe e assim como muitas outras edificações, hoje com parte sem aparente utilização".

07. Publicado em 18/11/2022: "Em plena região central de Bauru, mais precisamente na praça Rui Barbosa, algo surreal para estes tempos, um fusca táxi, estacionado junto ao ponto e mais que isso, com uma coloração de causar inveja para os donos de veículos dos tempos atuais, quando prevalece cores cinzas, tornando tudo mais escuro no visual de nossas cidades. Eu, só de ver um fusca ainda pela aí, rendo homenagens e ainda mais, nessa cor e atuando como táxi, tive que parar e fotografar".

08. Publicado em 21/11/2022: "Esse conjunto de placas, fixadas na Nações Unidas, entre a Batista e a Rodrigues Alves, indica o caminho para se chegar a três instituições hoje, infelizmente, fechadas, sem atendimento e não permitindo a presença de público".

09. Publicado em 22/11/2022: "Todo final se semana ou nos horários que a agência do Banco do Brasil, da praça Rui Barbosa se encontra fechada, ele ali monta seu aparato e revende cartelas de bingo, com direito a faixas e som eletrônico. Ali seu ponto e essa a forma encontrada para ampliar a comercialização do produto que é seu ganha pão. Criatividade é tudo".


 
10. Publicado em 23/11/2022: "Passagem estreita, um veículo por vez, debaixo pontilhão do trem, entre a Nova Esperança e a avenida Elias Miguel Maluf".

ÚLTIMA DE FUTEBOL, NADA A VER COM A COPA 

"(sofri muito ontem com a nossa derrota na copa, perdemos novamente para os europeus, meu consolo foi torcer pro Marrocos, e pra Argentina, e deu certo, segue uma postagem que fiz quando Maradona partiu, uma homenagem sincera para esse momento)", cantor e compositor Edvaldo Santana:

"Lágrimas caindo sobre o teclado uma tristeza imensa invade meu coração e minha mente, Diego Maradona partiu para outra morada. Um pequeno índio genial dessa américa latina explorada pelos canalhas, deixa um legado de amor ao seu povo e aos desvalidos, através do futebol espetacular seduziu a multidão e derrotou os invasores ingleses driblando o time inteiro numa copa do mundo. No link Terapia canção que escrevi e que foi usada por Fernando Faro para ilustrar uma de suas jogadas na copa de 1986 e abaixo segue um texto maravilhoso do meu amigo Mário Bortolotto sobre esse cara extraordinário. Salve Diego Maradona.

"Mais um herói. Ou um anti-herói que é os que valem a pena. Fico pensando que ele não tinha mais pares por aqui e resolveu ir logo pra lá pra encontrar os velhos amigos. Maradona era um dos últimos. Se houver céu, ele já deve tá lá driblando tudo quanto é anjo atrevido que resolver encarar enquanto Sócrates se diverte sentado em alguma mesa de boteco bebendo uma cerveja. Maradona era desses heróis que podiam fazer um garoto se apaixonar por futebol. Não exatamente se apaixonar pelo que o jogador pode conseguir com o futebol, como acredito que são os garotos que admiram muitos dos jogadores de hoje em dia. Mas pelo futebol mesmo, pela aventura que é entrar em campo e se divertir. E anarquizar com qualquer tática que um treinador incauto resolveu tentar impor. Maradona sempre esteve acima das táticas. Maradona nunca foi o bom garoto. Era um desses maus elementos admiráveis que estão em extinção. Um dia muito triste para o futebol. Mas um dia mais triste ainda para aquilo que a mítica do futebol já significou um dia", publicado em 25/11/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário