quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

RETRATOS DE BAURU (273)


HOJE, EXATO UM MÊS DOS ATOS GOLPISTAS EM BRASÍLIA
Golpes, golpes e golpes, eis nossa sina.

Tudo o que tinha que ser dito, já o foi. Neste momento, algo além da investigação, com a punição, não só dos bagrinhos pequenos, como dos mandantes. Nesta quarta, 08/02, vejo no noticiário alguns dos mandantes sendo punidos, inclusive do meio militar e isso tem um significado mais do que especial. Enquanto somente os bagrinhos continuavam presos, talvez um incentivo para algo como o visto um mês atrás possa reflorescer. Quando um grandão é preso, fica algo mais na mente de quem pensa em continuar agindo a favor da boçalidade bolsonarista. A mensagem sendo captada por quem está lá na ponta é uma só: se até um grandão vai preso, imagina comigo, pequeno. Assim, contenção em futuros atos. Que essa ação continue, pois só assim, com a punição de todas as escalas de golpistas, inclusive com os mandantes, os que pagavam a conta e tentavam se safar sem punição. Chegar a estes e com severa punição, eis algo para ter continuidade. Falta isso também ocorrer Brasil afora e não somente em algo vindo lá de Brasília. Aqui em Bauru, por exemplo, é como se não tivesse existido planos e algo de suspeito no que ocorria diariamente ali naquele acampamento da rua Bandeirantes. Será que irão chegar a algum grande financiador bauruense? Com um mês do ocorrido, os exemplos positivos vem da investigação promovida pelo Governo Federal, mas não dos locais. Por fim, tenho comigo que, golpes continuarão sendo tentados ad eternum neste país, este do dia 8 de janeiro, somente mais um e que todos possam ser desvendados e seus mentores expostos à execração pública.

ESSA A REALIDADE DO CARNAVAL BAURUENSE - ESTRELA DO SAMBA DESISTE DO DESFILE OFICIAL, FORA DA COMPETIÇÃO, PORÉM DESFILARÁ EM TIBIRIÇÁ, SEU REDUTO E PARA SUA COMUNIDADE

COMUNICADO
Para Secretaria Municipal de Cultura, todos os envolvidos (as) com o mundo do Carnaval e amigos (as).

O bloco Estrela do Samba do distrito rural de Tibiriçá, Bauru SP vem a público comunicar sua decisão, em caráter irrevogável de não competir e desfilar na avenida do samba neste ano. Conseguimos colocar toda nossa documentação em dia, dentro do prazo exigido e assim, começaremos desde já um trabalho de base, junto de nossa comunidade, com apresentação de projetos, enfim, a continuidade de disponibilizar Cultura para todos à nossa volta.

O Estrela do Samba não desiste. Cientes de todas as dificuldades para colocar o Carnaval na rua este ano, estivemos reunidos e nossa decisão foi unânime: nós não podemos nos arriscar. Desfilaríamos, mas não na plenitude de nossas forças e cientes de nossas limitações, preferimos não concorrer. Nosso bloco é constituído de muitas pessoas da Terceira Idade, famílias inteiras, desde avós a crianças e muitos vindo de longe. Diante da insegurança e desconhecimento do novo local, na certeza de não estarmos em condição de apresentar um desfile com o mesmo brilho de anos anteriores, seguimos o conselho dado por nossa matriarca, dona Irene Cosmo, quando no meio dessa reunião, antes de colocar em votação o sim ou não, ela se levanta e diz: “Eu não quero arriscar minha vida”.

Como sabem, o Estrela do Samba vive intensamente o Carnaval. Somos raízes, olhamos para nós mesmos, atentos a todos que nos cercam e assim sendo, com muita tristeza desistimos do desfile oficial deste ano, mas não do Carnaval. Aproveitamos a oportunidade para comunicar a todos essa nossa decisão e outra, ainda mais importante: Desfilaremos no distrito de Tibiriçá, no domingo, 19/2, no final da tarde, por volta das 16h, com nossa bateria, com as fantasias que temos guardadas e convidamos todos para vir se juntar a nós. Vamos cantar nossos antigos sambas e teremos um carro alegórico feito por nós, todo decorado com adereços guardados por anos e anos.

Ano que vem, contando com nosso árduo trabalho o ano todo e também, com a contribuição da Prefeitura nos devolvendo o Sambódromo revitalizado, novo e em plenas condições, daí voltaremos e como sempre, daremos o melhor de si. A decisão é dolorosa para nós, mas também nos enche de alegria, pois estaremos desfilando aqui em Tibiriçá, onde tudo começou. A intenção e objetivo sempre foi este, o de manter a identidade cultural rural, algo único. Somos daqui, vivemos aqui e amamos este lugar. Essa nossa força.
O Estrela do Samba agradece a todos e todas que conosco seguem, de mão dadas e sempre parceiros. Reconhecemos ter chegado até aqui por causa de todos estes. Assim seguiremos, contando sempre com abnegadas pessoas. Ninguém caminha sozinho.
DULCINÉIA COSMO LEIZICO – Presidenta do bloco carnavalesco Estrela do Samba de Tibiriçá. Bauru, 08 de fevereiro de 2023.

TOMATEIROS QUE PARTIRAM ANTES DO COMBINADO
Escolhi oito, quatro mulheres e quatro homens. A maioria esteve com o Tomate desde o começo, comprando a ideia, entendendo a proposta e carnavalizando conosco nas descidas feitas nos sábados de Carnavais, desde 11 anos atrás. Relembro aqui estes com amor e carinho, pois com certeza, estariam conosco nessa descida deste ano e estarão conosco pra todo o sempre. Por ordem de publicação, são elas e eles:
ANA LELLIS
ALEMÃO DA KANANGA
MÁRCIA PESTANA MOTTA
ROQUE FERREIRA
ELISA CARULO
SILVIO SELVA
EDI PERAZZI
MARCELO GUERESCHI

Não nos esquecemos de nenhum deles e do quanto fizeram por este grupo, esse bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco. Seguimos também por causa destes, mais que tomateiros juramentados.
HPA, pelos tomateiros de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário