terça-feira, 11 de abril de 2023

PERGUNTAR NÃO OFENDE (196)


PROCURO SEMELHANÇAS NOS CASOS DOS SECRETÁRIOS DE SAÚDE, DAVI CAPRISTANO FILHO E GIULIA CUNHA PUTTOMATTI
Ouvi atentamente os pronunciamentos da nova Secretária de Saúde de Bauru, Giulia Puttomatti. Após longo período à procura de alguém para preencher a vaga, a incomPrefeita Suéllen Rosim, resolve levar o assunto as hostes do governador Tarcísio e de seu mentor, Gilberto Kassab, hoje Secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais e desta forma, conseguiu-se um nome. Imagino a cena, com Suéllen indo apelar para seus mentores em busca de ajuda, um nome para preencher a vaga num dos postos chaves da cidade. Acabou trazendo para cá uma pessoa pela qual, todos sabem, nem Suéllen nunca havia ouvido falar. Ela, provavelmente não conhecia, mas Kassab sim e com sua chancela, Giulia assume na bagunçada e um tanto desorientada Bauru.

Suéllen acatou sua chegada, mesmo ela não sendo da área, pois sua formação é Administração de Empresas. A ouvi ontem e hoje, fala bem, do mesmo modo que a prefeita quando da campanha para prefeito. Responde a tudo de forma demorada e se dizendo entendida de tudo, puxando nas respostas para sua área de compreensão. Consta em seu currículo já ter atuado na área em Rio Claro. O fato é o imediatismo, a urgência pelo qual se esperava por alguém no cargo. Nosso sistema municipal de saúde está num momento de intensa cobrança, com muitos pontos deixando a desejar. Sem conseguir ninguém local para preencher a vaga, Kassab a salvou. Até quando? É o que veremos nos próximos capítulos.

Não faço a crítica pela escolha ter recaído em alguém de fora, nem por ter escolhido alguém com pouca experiência em Saúde. Tento passar ao largo disso e me debruço sobre quando Tuga Angerami, em seu primeiro mandato trouxe para Bauru, uma pessoa para resolver e implantar algo valoroso na cidade, Davi Capristano Filho. Ele também era de fora, só que médico e com já comprovada ação de cunho social, ou seja, veio ciente do que precisava ser feito, um revolucionário à frente da pasta. Naquele momento, voltou todos seus olhos para a implantação e reafirmação de um Sistema de Saúde para atender nossas necessidades e carências no setor. Foi uma das melhores escolhas de alguém de fora para ocupar algum cargo na cidade. Em outros tempos, outro prefeito, Antonio Izzo Filho, trouxe também gente de fora, mais precisamente da Barra Bonita, mas com outras intenções e a história nos mostra no que deu.

A novíssima secretária Giulia deve saber o que a espera. Diferente de outros para o mesmo cargo, esteve na Câmara, conversou com os vereadores e também com a imprensa. Falou, falou e falou. Pelo que vi, sabe muito de administração de empresa, fala bem e conhece o metiê. Veremos de Saúde. Creio, para o momento, estarmos mesmo precisando de alguém com o despojamento, preparo e dedicação de um Capristano, pois desde sua chegada, mergulhou de fato nas necessidades do cargo, aliou seu conhecimento também político e até hoje, reverbera pela aí sua eficiência. Não sei se existe algum outro ponto de convergência entre Davi e Giulia. Olho com saudade para o passado e com apreensão para o futuro. Torço muito, mas creio eu, por tudo o que já vi ocorrer em Bauru, incluindo aí a inusitada e inesperada eleição da atual alcaide, que escolhas deste jeito, consultando oráculos partidários, tende a não se encaixar nas necessidades. O choque na gestão já ocorreu, agora é esperar pra ver. Muita água passará por debaixo desta ponte e a atenção se volta, neste momento, todos para a Giulia que chega. A Saúde tem urgências e mais urgências, crio que muito além do choque de gestão proposto. A pasta tem grana e além de administrar o montante envolvido, existem pessoas clamando por atendimento básico.

CONTINUAM LISTAS DE BOICOTES, ESSA DE CAFELÂNDIA - ISSO PRECISA TER FIM
Ministério Público denuncia dupla por ‘lista de boicote’ a comerciantes de Cafelândia após eleições de 2022. Denúncia por suposta perseguição foi apresentada pelo promotor Thiago Rodrigues Cardin. Suspeitos utilizaram grupo de WhatsApp para atacar indivíduos que classificaram como "esquerdopatas" e "traidores", segundo a promotoria.

Por Moreno Capellanes, G1 Bauru e Marília - 11/04/2023:
"O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio de uma ação do promotor Thiago Rodrigues Cardin, em Cafelândia (SP), denunciou dois homens que criaram e divulgaram uma "lista de boicote" contra donos de estabelecimentos comerciais da cidade após as eleições de 2022.

A informação foi divulgada pelo MP nesta segunda-feira (10), porém não foi informada a data que a denúncia foi apresentada. A dupla foi denunciada pela suposta prática de crime de perseguição e, de acordo com o promotor, eles faziam parte de um grupo no WhatsApp usado para atacar indivíduos que eram xingados por eles e classificados como "esquerdopatas" e "traidores".

De acordo com o MP-SP tais atos causaram “constrangimentos e riscos à integridade física e psicológica, além de prejuízo financeiro, a sete vítimas”. Ainda segundo o promotor, “os efeitos do delito continuam afetando essas pessoas por elas terem supostamente votado em determinado candidato”. Além da condenação dos envolvidos, o membro do MPSP pediu indenização por danos material e moral.
Eis o link de matéria do G1: https://g1.globo.com/.../mp-denuncia-dupla-por-lista-de...

QUEREM INSTALAR O PÂNICO - REAGIR E CONTRA-ATACAR
"Mais uma vez estão instaurando o pânico e o medo. Espero que a inteligência da polícia encontre rapidamente de onde estão saindo essas notícias sobre escolas. E por favor, não divulguem ou compartilhem notícias de extremistas que querem provocar o caos", Ana Paula Zacari Faria.

Tem algo em curso. Nesta terça, 11/04, estão a divulgar por todo o país algo de supostas ações que seriam realizadas em escolas diversas e o intuito é amedrontar a população. Vejo sobre tentativas de algo nas maiores universidades brasileiras, nos grandes centros urbanos, com pichações em banheiros e o intuito é divulgar essas fotos, espalhar o pânico e amedrontar a todos, acuar as pessoas. Todo cuidado é pouco, mas a intenção é se fazer ver. Vi em alguns grupos aqui em Bauru, foto de escritos num banheiro da Unesp Bauru com ameaças sendo preparadas para dia 12. Algo escrito a caneta numa porta de banheiro e se isso é espalhado com alarde, param tudo e é essa a intenção. Num momento quando pipoca algo neste sentido país afora, se faz necessário redobrar a atenção e não se entregar, não fraquejar e nem se mostrar acuado.

Todos sabem que, a derrota dos golpistas de 08 de janeiro não encerrou o ciclo de ataques à democracia. Estes, desde bolsonaristas à nazistas, não querem perder o espaço que tiveram e continuarão tentando. Dentro do Congresso grupo de bolsonaristas tentam melar fala do ministro Flávio Dino e isso está sendo denunciado e com o devido alarde, pois representa o lado podre fazendo o possível e o impossível para inviabilizar o país, criar tumulto em tudo. A resposta tem que ser dura e sem interrupção do que fazemos, pois é isso que querem. Querem o país inteiro amedrontado e inerte. A reação virá de nossa organização na defesa do que temos de soberania. Estejamos todos atentos, pois algo está sendo tentado e tudo dependerá de como reagirmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário