quinta-feira, 8 de junho de 2023

BAURU PORAÍ (216)


“NOSSO PAPEL É OUTRO, NÃO TEMOS QUE ALISAR COM ESSE POVO EM INSTANTE NENHUM” – A FALTA DE OPOSIÇÃO E O QUE SUÉLEN ROSIM PRETENDE FAZER COM O DAE, COM APROVAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
“Na verdade, a gente não tem que dar trégua pra direita, pois eles não dão trégua pra gente. Essa é que é a verdade. Se precisar, se for pra me/te massacrar, a prefeita e o Cafeo estarão de mãos dadas, dizendo que foi tudo um equívoco”, recebo essa mensagem de dileta amiga, que prefiro não identificar. Fica o exato registro de como deve ser a reação diante do ocorrido com a contenda alcaide/Cafeo e diante disso, algo sobre como age a alcaide municipal Suéllen Rosim, em algo também recebido de outro dileto amigo, Marcos Paulo Resende:

“A prefeita não merece nenhuma solidariedade, nenhuma comiseração, quantas mortes da covid em Bauru estão na conta da prefeita?? Bom lembrar que no pior momento da pandemia, quando não havia vacinas, ela estava em cima de caminhão com toda a corja bolsonarista tumultuando todo o necessário trabalho sanitário na cidade, qual foi a solidariedade dela prestada às famílias que perderam seus entes queridos quando Bauru atingiu a absurda marca de mil mortes?? Nenhuma... isso para não falar de tantas outras aberrações cometidas por essa administração que já deveria ter caído há tempos.

(...) A prefeita que é de finas palavras, esteve ao lado da maior barbárie sanitária provocada por um governo brasileiro que fez de tudo para levar o máximo possível da massa trabalhadora à morte. E quanto a prefeita, de tanta solidariedade, será reeleita ano que vem por tamanha falta de oposição, de crítica ácida, de tamanho "baixo nível" de um debate que sequer existe. (...) Você tem visto a forma como a prefeita tem dobrado os aliados. Daqui há pouco o pai dela vira presidente de dezena de partidos na cidade e hoje, por falta de críticas ácidas, por falta de oposição, não tenha a menor dúvida, ela já está reeleita, porque tem a máquina pública na mão. O único prefeito que não conseguiu se reeleger desde a redemocratização foi o Gazzetta e ela vai ser reeleita porque não temos nada fazendo frente a ela. A prefeita se vitimiza, diz sofrer com toda perseguição por ser mulher. Não tem nada por ela ser mulher e sim, pelas suas atitudes, suas ações enquanto administradora. Na verdade, ela não tem oposição. Quando fala de outros prefeitos, eles todos tiveram oposição, movimento sindical, partidos e efervescências nas ruas, ali ocorreu enfrentamento, Tidei, Izzo, Nilson Costa, Tuga com muita oposição na Câmara e Suéllen não tem nada. Ela se aproveita dessa desmobilização não mais existente e nada de braçada.

Cito mais um crime sendo cometido contra a cidade se não houver oposição: a entrega na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto pra iniciativa privada. Isso aí vai ser a definitiva pá de cal do DAE. Primeiro, vai encarecer absurdamente a conta. Hoje a tarifa do esgoto é 65% da tarifa da água, sengundo o estudo da FIPE, entregando como concessão para a iniciativa privada, vai ter que subir para 92%. Isso num momento onde as pessoas estão cancelando o almoço para poder jantar. A pá de cal no DAE é simples, vai ser retirada a receita do DAE, as tarifas todas hoje revertidas para o DAE irão pra conta da nova concessionária. Aí vem o vereador Meira dizer na Câmara que tem que ir mesmo pra iniciativa privada porque o DAE não tem expertise para lidar com a manutenção e operação da ETE. Mentira. O DAE possui vários engenheiros no quadro funcional e mesmo que não tivesse, que se aposentaram, poderia contratar pessoas qualificadas para essa finalidade. Sairá muito mais barato para o município abrir concurso e contratar esses profissionais do que entregar tudo. Serviço público não é para dar lucro pra iniciativa privada. Serviço público é para prestar um serviço de excelência pra população, que já paga impostos para isso. Eles irão aumentar a tarifa, vai pagar muito mais caro e sabe-se lá que tipo de serviço irão entregar, porque não tem garantia nenhuma. Tem outra, empresa privada quando entra no serviço público, tem feito muita coisa ruim e necessitando de reversão lá na frente.

Veja isso, muito tentaram privatizar o DAE, agora Suéllen Rosim vai conseguir mais essa, que é destruir o que já foi considerado a “Joia da Coroa”. Não vai precisar nem privatizar o DAE, pois entregar a ETE vai ser o caos. Veja que quem estava construindo a Estação era a iniciativa privada e ela se mostrou incompetente. Pegaram um baita dinheiro, ainda pediram os famigerados aditivos e simplesmente não entregaram. As coisas parecem que ficam por isso mesmo. Outra coisa absurda que foi falada no relatório, que pode ser que a concessionária acabe por não aproveitar absolutamente nada do que já foi feito até agora. Pera lá, quem já foi lá no local da construção, sabe que tem muita coisa de aproveitável. Se está nessa situação alguém precisa ser responsabilizado por isso e esse alguém é a iniciativa privada.

Situação igual a do Sambódromo. Já era pra ter dado processante por improbidade administrativa. Se o Sambódromo está caindo e a área tendo que ser mantida interditada, tudo em risco, quem é o responsável? Quem deixou chegar nesse ponto? Como Suéllen deixou chegar nesse ponto? E ninguém vai ser responsabilizado por isso? Ela é ou não a responsável pela cidade?”.

Fiz questão de reproduzir quase na íntegra o texto recebido, até para deixar bem claro, não ter prestado nenhuma solidariedade para quem apunhala a cidade, com consequências desastrosas lá na frente. Estejamos atentos. Tem muito mais sendo tramado nos secretos bastidores desta cidade, sem que a população tome conhecimento.

Amanhã tem mais...

DEU NO MAFUENTO HPA E AGORA, DOIS DIAS DEPOIS REPERCUSSÃO NACIONAL: CAFEO AJUDOU A LEVANTAR A BOLA DA incomPREFEITA
Pode ter sido sem querer, mas Reimaldo Cafeo, com a utilização da frase machista ajudou e muito a alavancar a projeção, que já não era baixa, da atual alcaide bauruense Suéllen Rosim, às vistas com sua reeleição. Se a oposição estava mais do que complicada para se virar nos trinta, todos em busca de candidatos para lutar contra o poder da máquina municipal montada por Suéllen Rosim, com a ajudinha dada agora por Cafeo, tudo se torna muito mais complicado. Ela agora se vitimiza e, junto aos seus, consegue encurralar o economista e radialista, tornando ainda mais difícil tudo o que virá pela frente no enfrentamento ao esquema montado pela prefeita para conseguir sua reeleição. Abaixo algo da repercussão nacional dada ao caso, demonstrando como algo impensado pode gerar consequências desastrosas:

1.) Deu no Portal Terra - "Prefeita de Bauru critica jornalista por frase desrespeitosa": https://www.terra.com.br/.../prefeita-de-bauru-critica...

2.) Deu no Portal UOL - "Jornalista usa frase machista e prefeita de Bauru reage: 'machista": 
https://noticias.uol.com.br/.../prefeita-de-bauru-video.htm

3.) Deu no Portal G1 - "Prefeita de Bauru posta vídeo indignada por comparação a 'ninfeta no prostíbulo' em rádio": https://g1.globo.com/.../prefeita-de-bauru-posta-video...

outra coisa
ESQUINA BAURUENSE NA MANHÃ DESTE FERIADO
Essas duas fotos são merecedoras de uma história mais compridinha. Aguardava hoje pela manhã aqui em casa a chegada de um amigo, técnico em eletricidade, para executar um serviço. O danado demorava muito, quando já havia me avisado estar em trânsito. Esperei do lado de fora e ali li quase umas 30 páginas de um livro - eles me salvam. Passou esse tempo todo e ele me liga, dizendo algo ter mudando sua vida nessa manhã de feriado, pois subindo a Nações, presenciou um acidente quando uma moto, não notando o sinal fechado, avança o mesmo e vem a bater feio num carro que fazia a virada da avenida, ali defronte o banco Itaú. Ele foi um dos primeiros a atender a motociclista, ela não tendo se machucado muito, mas sua moto estava ali partida em dois. Na ligação pede se podia se atrasar mais um pouco. Vou também até lá, perto de onde estava e vivenciamos juntos essas dolorosas histórias só possíveis com quem bota o bloco na rua, sai pela aí e a partir daí, tudo pode acontecer. Hoje foi o dia da moça, desesperada ali no chão, tentando de tudo para completar uma ligação para seu irmão, "a única pessoa que pode estar ao meu lado numa hora dessas", sem conseguir - depois já no PS consegue se comunicar, mais preocupada com o destino de sua moto.
O pessoal do SAMU chega, muito eficientes, pegam ela com todo o cuidado, carregando junto seus pertences e ela preocupada com os destroços de sua motoca, que na sequência, pouco depois dela já ter ido vai para o Pátio da Prefeitura. Ela não apresentava sinais de fratura, mas estava mais do que abalada, como qualquer um numa situação de ser jogada ao chão, como em todos acidentes de moto. O casal do carro, cientes de que estavam corretos, se mantiveram calmos, ajudaram no que foi possível e também estavam com os maiores cuidados com quem mais perdeu algo naquele momento, pois ali no chão, uma jovem, errada numa manobra, mas perdendo pelo seu semblante, o que a transporta de um lado a outro da cidade e diante da cena, todos muito calados, com a dor de quem via se esvair algo, que até então existia e partir de agora não mais. Cena mais do que triste, a se repetir por variadas esquinas, com alterações aqui e ali, mas todas a demonstrar algo pulsando de quem está nas ruas e sujeito a todo tipo de ocorrências. Pouco depois, coisa de meia hora, nada mais no local existia que lembrasse o ocorrido e quem continuava passando pelo local, não tinha nem idéia do que havia ali ocorrido. E assim a cena fotografada já era outra.

NÃO SE ESQUEÇAM, ESTE É MUITO PERIGOSO E VAI DESTRUIR SÃO PAULO SE NADA FOR FEITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário