segunda-feira, 3 de julho de 2023

PALANQUE - USE SEU PALANQUE (179)


ROQUE FERREIRA HOMENAGEADO EM SUMARÉ, MAS NADA ATÉ O PRESENTE MOMENTO EM BAURU

Bom dia .
Na minha caixa de mensagens, uma emoção. Obrigada Augusto pelas palavras.
Transcrevo na integra aqui.
"Antes de mais nada, um forte abraço Tati, em você, e nas crianças.
Acompanho pelas redes suas aventuras e desventuras e a coragem com que tem tocado a vida em frente sem seu companheiro.
Vi a bela homenagem na cidade de Sumaré, palco de tantas lutas deste guerreiro, é de certa forma, fiquei feliz. Um reconhecimento entre os iguais. Roque era antes de tudo, um homem do povo. Das ruas e lutas.
Tive a honra de ser seu aluno na escolinha da Noroeste e na vida. Até hoje, sigo suas orientações e lembro do seu jeito sereno e alegre de ensinar.
Passei pelo calçadão e ali a dor bateu. Não ver meu amigo, com sua banca de livros, jornais, com sua disposição de conversar pacientemente com todos, foi difícil. A Esquina da Resistência tinha cara e voz. Era a esquina do Roque Ferreira . Palco de tantos atos. Hoje, não mais, apenas mais um lugar em decomposição, como todo centro da cidade. Ah, Bauru, como seus governantes são cruéis com você.
Sabendo da homenagem de Sumaré, perguntei a alguns conhecidos se Roque já recebeu alguma homenagem de Bauru, e não me espantei ao saber que não. Ele incomodou demais a elite decadente, e quando menos souberem de sua luta, melhor.
Seguirei do meu modo, conversando com meus alunos, ensinando o que aprendi com esse grande homem. Jogando duro.
Você minha amiga, siga com seu jeito bravo e alegre, cantando, escrevendo e soltando a risada gostosa que é sua marca.
Forte abraço, jogue duro.
Augusto."

ALGO MAIS DA HOMENAGEM DE ROQUE EM SUMARÉ - NADA DE NADA ADVINDO DE BAURU
"Sumaré/SP
20 anos de ocupação da Flasko, uma luta grande dos trabalhadores para manutenção de seus postos de trabalho, que teve participação importante do meu companheiro.
Vila Operária, depois de anos de luta, ocupação e muita resistência, 437 famílias recebem a titularidade de seus imoveis. Terrenos e casas, obtidos, inicialmente a partir da ocupação da fábrica.
Roque Ferreira, um homem que tinha no seu bordão, a definição de sua vida: nas ruas e nas lutas.
Foi num ambiente de muito acolhimento e emoção , que junto com minha filha caminhamos pelos galpoes da fábrica, depois fomos para a vila operaria, andamos pela rua, que recebeu o nome de Roque.
O nome da rua, seguiu a tramitação regular na Câmara de Sumaré, porém, todos os 12 nomes, pois são 12 ruas, tiveram os nomes escolhidos e aprovados pela assembleia dos trabalhadores. Não é qualquer coisa, uma vila operária, construída pela garra e luta de seus moradores, batizar suas ruas com o nome daqueles que estiveram ombro a obra nessa conquista.
Estive com amigos queridos e lutadores incorrigiveis. Felizmente, como última a receber a placa e usar a palavra, fui chorando aos poucos. Foi de fato muito emocionante.
A história de luta desta vila estará marcada no nome dos grandes homens e mulheres que dedicaram a vida na emancipação da classe .
Roque, presente.
Obrigada Alexandre T Mandl , Vinícius Camargo e Miranda JC , por tudo", Tatiana Calmon.

HOJE EU SÓ QUERO LEMBRAR DE ROQUE FERREIRA - TATIANA DEIXOU SEU MURO TODINHO DA COR VERMELHA, POR QUE SERÁ, HEM?
"A minha casa é referência... É a de muro vermelho, ou, depois do muro vermelho, ou, era antes do muro vermelho, volta .
Na calçada tem um ipê branco, uma pitangueira e um pé de araçá. Abri outro espaço e tô querendo plantar outra fruta, acho que mamão.
Meu sangue é vermelho e não azul.
Meu coração é vermelho, vibrante e terno.
Meu muro é vermelho, dizem que por provocação... Sera?",
Tatiana Calmon.


só uma coisinha de outro assunto
“EXEMPLO DA DESGRAÇA DE UM MOVIMENTO SOCIAL OU PARTIDO PENSAR PRIMEIRO EM ELEIÇÃO:
(Não é o caso do Lula, mas da maioria que hoje o cerca)
Elegemos o Lula, numa frente, com um programa desenvolvimentista
Bases gerais:
1 - desenvolvimento econômico e reinserção do Brasil na cena mundial, com credibilidade, previsibilidade e estabilidade.
2 - incluir o pobre no orçamento e.o rico no IR.
3 - governar para todos, com atenção especial aos que mais precisam.
Houve avanços, sem dúvida, (mas depois de Bolsonaro, até Doria seria avanço).
Mas vamos ao que interessa: A base econômica:
1 - O desenvolvimento econômico está comprometido pelos juros. Campos Neto continua no BC. E se sair será pela força do "mercado" é não do nosso povo. Mesmo com o chamado da Presidenta Gleise, a ação dos movimentos sociais, partidos da base e sindicatos foi pífia
2 - O pobre entrou no orçamento com o retorno do Bolsa Família. Mas a curva de crescimento da massa salarial, do emprego e da renda é tímida. Justamente por uma tributação desigual onde o pobre paga mais que os ricos. A reforma tributária que está no congresso é mais desburocratização do que inclusão dos ricos no IR E a articulação política é mais compra de votos dos deputados com emendas parlamentares do que pressão das ruas.
3 - A atenção aos que mais precisam é marca característica do Lula, o que o torna a maior e melhor liderança do BR de todos os tempos.
Em resumo:
Era imprescindível eleger o Lula e caminhar na destruição do fascismo à brasileira.
Contudo, sem um excelente desempenho econômico, com o tempo o fascismo volta (Hitler assumiu o poder 9 anos depois de ser preso).
A conta eleitoral de fazer muitas prefeituras o Valdemar da Costa Neto do PL também faz. Não tem programa, só interesse em se apropriar dos recursos do Estado
A briga do Lira pelo Min. da Saúde e seu orcamento não se combate com a ideia fixa de eleger prefeitos e vereadores.
Mas o movimento social é defesa do programa que ELEGEU LULA É O CAMINHO pra fazer grande número de vereadores e prefeitos”, ALBERTO PEREIRA, ex-Casa da Capoeira, hoje inveredando e fincando raízes na Chapada dos Guimarães. 

SEGUE ALGO COMEMORANDO O FATO DE ALGUÉM TER SE TORNADO INELEGÍVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário