domingo, 13 de agosto de 2023

CENA BAURUENSE (240)

DOMINGO DIA DOS PAIS, EU E MEU FILHO JUNTOS E DAÍ SEM TEMPO PARA POSTAGENS. RECORRO EM MINHAS FOTOS TIRADAS NO CENÁRIO BAURUENSE

01. Publico em 15/07/2023: "O terreno defronte o rio Bauru, entre a avenida Nuno de Assis e ruas Gustavo Maciel, Inconfidência e Aparecida, sujeito a frequentes enchentes entre dezembro e fevereiro, no restante do ano, às vezes abriga circos e parques. O mato é podado regularmente pelos funcionários da Bauru Painéis - permuta para ali instalar seus outdoors - e, do visual bonito, grama aparada, algo destoa: ainda jogam lixo, resto de material de construção e móveis velhos no local. Moradores estão perdendo a paciência, como demonstra atitude de um deles".

02. Publico em 26/07/2023: "Na vila Tecnológica tinhamos uma biblioteca pública municipal de excelência, atendimento até em braile, mas na atual administração, a que mais lacrou portas na história bauruense, essa também não resistiu à investida dos que abominam a cultura popular. Fecharam e, pior, deram sumiço nos livros, como em todas as demais ramais fechadas. No lugar, tudo bem, uma escola pública municipal, mas o que foi feito das bibliotecas de bairro nessa administração é mais do que um crime. Os responsáveis deveriam ter seus nomes fixados nos postes, para que todos tomassem conhecimento do ocorrido. Existe um total desinteresse por livros e leitura dentro do atual setor cultural da Prefeitura Municipal. E quem poderia fazer algo, se omitem, fechados em copas, como se nada estivesse ocorrendo. Uma lástima".

03. Publico em 27/07/2023: "Esquina da rua Batista de Carvalho, a do Calçadão com rua Virgilio Malta e ali na esquina, casarão antigo, tombado pelo patrimônio histórico, todo iluminado no começo da noite, quando a Drogasil, no andar de baixo, permanece aberta. Por que neste o tombamento deu certo e nos demais, nem com reza brava?".

04. Publico em 28/07/2023: "Altos da Cidade, hoje vila Cidade Universitária, reduto em Bauru da maior concentração de moradias coletivas de universitários, as famosas "repúblicas". Vendo essa, bem pertinho das Nações, bate saudade de antanho tempo, quando além de cantarolar a inesquecível canção de Luiz Airão, "Ai que saudade dos meus tempos de república...", confesso, participei de inúmeras festas em locais iguais a este. Problemas da convivência e proximidade com estes? Creio muito poucos, pois todos são mais que bons de conversa e diálogo. Gostam de festar, mas enfim, quem não gosta é "ruim da cabeça ou doente do pé".

05. Publico em 29/07/2023: "Quadra dois da rua Batista de Carvalho, início do Calçadão e no primeiro imóvel, esquina e quarteirão inteiro ladeando a rua Monsenhor Claro, ali o prédio fechado da loja Sampaio. Uma porta aberta e o flash interno. Desolação em ver tudo vazio, quase uma década sem nenhuma ocupação. Até quando? A dor por presenciar situação atual de tão importantes edificações sem nenhum aproveitamento no presente momento".

06. Publico em 30/07/2023: "Na avenida indo - voltando também - do Mary Dota, olhando para os lados do imenso vazio urbano, junto dos trilhos férreos, impossível não notar a presença dessa marcante árvore, majestosa - hoje pelada - e embelezando a paisagem".

08. Publico em 30/07/2023: "Das lembranças que tenho, neste local, esquina da avenida Rodrigues Alves com rua Azarias Leite, andar térreo sempre foi uma farmácia, mas no superior já vi de tudo, desde escola cabeleireiro até academia de artes marciais".

09. Publico em 02/08/2023: "Dentro da movimentada feira dominical da rua Gustavo Maciel, recorte da quadra 5 e o furdunço do Pequeno's Bar, tocado por ex- bancário e recebendo clientela diversa. Dentre eles o jornalista Chu Arroyo".

10. Publico em 05/08/2023: "Num canto de vila, cotoco, encruza, confluência das ruas Tiradentes e Tibucio Villaça - essa com uma só quadra -, ali na parte baixa do Fórum, quase submersa do jardim Bela Vista, bem na curva, entre o muro de uma casa e a parte fronteiriça, com os trilhos urbanos e toda sua hoje problemática, eis algo a promover uma revitalização, com um novo olhar para o local. Numa faixa, "Não joge lixo, jogue sementes!!! Vamos transformar!". Ah, se todos tivessem essa bela disposição...".

11. Publico em 08/08/2023: "Foto de Elio Coradi mostra os silos da antiga Sanbra, nos altos da vila Independência, local onde só de passar perto, já dava para sentir o cheiro proveniente dos cereais ali armazenados e processados. Hoje, com a utilização atual do parque industrial, ainda existente, não tenho conhecimento se toda a estrutura ainda é plenamente útil".

12. Publico em 09/08/2023: "Rua Treze de Maio, centro de Bauru, entre as ruas Primeiro de Agosto e Ezequiel Ramos, embaixo o famoso Armarinho 25 de Março e na parte superior da edificação lembrando um transatlântico. Essa me faz virar o pescoço pra cima toda vez que por ali passo".

13. Publico em 10/08/2023: "Um dos tantos "vazios urbanos" na área central de Bauru, este localizado bem atrás do Mc Donalds das Nações Unidas. Tem até uma cerca, ao estilo de algo visto na zona rural do município e diz muito da especulação imobiliártia em curso por essas bandas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário