sábado, 26 de agosto de 2023

REGISTROS LADO B (120)


HOJE, SÁBADO, 26/08, 18H O 120º LADO B COM O SINDICALISTA ROBERTO CLARO E SUAS ANDANÇAS, DE UMA VIDA INTEIRA PELOS CORREDORES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Para todo convidado aqui neste LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES, eu tive o cuidado de preparar um textão e publicar antecipadamente, até para atrair a atenção e trazer mais pessoas para assistir o bate papo. Com este convidado, o sindicalista, um dos melhores fotógrafos do circuito sindical, ligação umbilical com a CUT - Central Única dos Trabalhadores, ligado ao PT e um atuante profissional do Sinergia - Campinas e Bauru, ROBERTO CLARO, não consegui. O tempo foi curto. Envolvido neste final de semana, dos pés à cabeça com a 4ª Conferência Municipal de Cultura, sexta e sábado totalmente preenchido, não fiz a devida escrevinhação para este ilustre personagem da vida sindical bauruense. Devo essa a ele. Publico em seu lugar algo feito por mim com cada um dos 120 aqui entrevistados. Eu preparo antecipadamente um roteiro de perguntas, feitas por mim à mão, pois não seria nada conveniente passar apuro diante do entrevistado. 

Conheci Robertinho Claro já com uma máquina fotográfica nas mãos e atuando dentro do movimento sindical. Foi empatia a primeira vista e estava até bem pouco tempo, aprrensivo com seu estado de saúde. O danado passou por maus bocados, mas hoje, ao reencontrá-lo para este Lado B, a elegria de vê-lo quase completamente recuperado, alegre e falante, como sempre, já pensando em como vai ser seu retorno para as atividades onde sempre esteve envolvido. Um "grilo falante", tarefeiro sindical, destes sempre prontos para interceder e atuar. Pelo que tenho acompanhado, a danado teve o privilégio, por causa de suas atividades fotográficas, de ter participado de quase todos os grandes acontecimentos sociais brasileiros dos últimos tempos. Ouví-lo era algo pensado desde muito tempo e hoje, após saber ele ter se recuperado, foi de grande alegria. Fui para a conversa acompanhado de Claudio Lago, o atual presidente do PT Bauru e já sendo reconhecido como um dos prováveis candidato do partido à prefeito nas próximas eleições. Ao final, ambos trocaram figurinhas, numa boa conversa, que se não corto, se estenderia por longo tempo. Por uma hora, tive o prazer de conhecer melhor algo do Roberto, contado por ele mesmo. Desta forma, eis mais um perfil Lado B, essas pessoas que, todas elas, primordiais para a continuidade do lema, que citado por mim, é o de muitos envolvidos na luta por dias melhores neste país: A LUTA CONTINUA.

Na sexta, 25/08, 23h, gravei uma chamada, denominada por mim de aperitivo, onde em 6 minutos, gravei com ele de forma não presencial algo do que viria pela frente:

NO 120° LADO B A HISTÓRIA DE VIDA DO FOTÓGRAFO DA CUT, ROBERTO CLARO - Hoje, 18h, escapuli da Conferência Municipal de Cultura e fui cumprir o compromisso assumido. Busco Claudio Lago e juntos, seguimos para a vila Dutra, reduto de ferroviários em Bauru. Lá, conversa gorando em torno de uma hora e o depoimento aqui registrado:https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/317054800694552

outra coisa
NÃO TEM JUSTIFICATIVA, MAS NÃO PUDE IR VER PEDRO ROMUALDO RECEBER SEU TÍTULO DE CIDADÃO
Sem justifica plausível, não pude comparecer ontem no começo da noite na Câmara Municipal, onde um dos mais competentes fotógrafos destas plagas recebeu seu merecido título de Cidadão Bauruense. Pedro Romualdo já fez de tudo e mais um pouco com suas máquinas fotográficas e ao longo de aproximadamente uns 50 anos em Bauru. Seus registros não são só épicos, históricos, como uma rica produção de quem soube estar nos lugares certos e nos momentos certos. Suas fotos não são somente no campo político, mas de tudo o mais. Além da vertente política, tendo atravessado quase todas as administrações municipais nas últimas décadas, creio nenhum outro fotógrafo possui tantos flashes, inclusdive de momentos culturais, como shows musicais e outros eventos. A história visual desta cidade é contada atráves de fotos e uma enorme quantidade foi produzida pelas atentas mãos e sensibilidades deste artista do click. Isso é o que posso escrever, descrevendo esse baita profissional.

Fiquei chateado por não ter podido estar presente no seu dia de júblio e reconhecimento. Sentido, tento me reabilitar junto a ele, postando algo sobre seu trabalho, reconhecendo algo do tanto que tem feito por essa Bauru, adotada por ele e neste momento, sendo reconhecido. Vejo diletos amigos que lá estiveram na noite de festa e olhando para eles, percebo o quanto deveria ter dado um jeito e ter lá estado, mas como nem tudo é possível nesta vida e dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço e ao mesmo tempo, fico nas lamentações. Baita abracito, meu caro Pedro. Já me desentendi anos atrás com o pedro, mas soubemos nos reentender anos depois, voltando não só a conversar, como trocar confidências, enfim, quem perdoa pode também perdoar e assim tocamos nossas vidas, um tentando compreender o outro.

OBS FINAL: Só não sei quem tirou as fotos do Pedrinho nesta noite, pois ele está em todas do outro lado das lentes e como a maioria que tenho lá da Câmara são produzidas por ele, nessas alguém lhe fez o serviço. Ficam registradas as sinceras homenagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário