O GIL CANTOU E AGORA, FALAM QUE TENHO ALGO DE LOGUNEDÉ
Logunedé – “orixá filho de Oxossi e Oxum, símbolo mítico do
novo homem”
No LP Realce, “Em agosto de 1979, Gilberto Gil lançava o LP Realce, com um vigor e coerência que até hoje poucos conseguiram na música popular brasileira, tanto na expressão das melodias e ritmos (samba, afoxé, disco e reggae, entre outros) quanto nos conteúdos líricos, políticos, metafísicos e sensuais das letras”, escreve Val Marques. Tenho quase tudo de Gilberto Gil, ouço regularmente e essa específica, LOGUNEDÉ passava até então um tanto batida.
Neste último final de semana, primeiro pela boca do amigo e professor, um dos maiores candomblecistas, verdadeiramente entendido do tema, Laércio Simões, depois confirmado pela companheira de todas as horas, Ana Bia Andrade, ouço algo, me fazendo dar um breque, pesquisar bocadinho e me inteirar melhor do assunto, tudo entrelaçado com a música do Gil, também tocando no tema. Explico.
Fico sabendo só agora, mas tempos atrás, da última vez que
estiveram juntos, Ana comentou com Laércio, algo sobre minha pessoa e
personalidade. Havia dito a ele algo assim: “Observe, o Henrique tem muito de
Logunedé em tudo o quer faz. Que acha?”. Laércio, disse iria consultar e lhe
responderia. No último sábado, estivemos todos juntos novamente e ele a
procurou para dizer algo mais ou menos assim: “Sim, o Henrique carrega dentro
de si em tudo o que faz algo de Logunedé. A figura humana que vemos
personificada nele tem tudo a ver. Te falo após ir atrás e te certifico, você
tem razão”. Ana após ouvir isso, assim do nada, veio até mim e me disse no pé
do ouvido: “Eu sabia, esse seu jeito de ser, despachado, mulherengo, rueiro vem
de Logunedé”. Fiquei boiando, pois mesmo respeitando demais, sou mais do que
leigo nestes temas religiosos de origem africana. Daí ela me conta da consulta
feita com Laércio.
No meio do furdunço, sento junto dele e falo, queria ouvir
algo sobre Logunedé. Ele, pacientemente, me puxa para um canto e faz uma
descrição longa, histórica, bem fundamentada e só no finalzinho, diz das
aproximações, similaridades. Queria estar com um gravador às mãos, pois da aula
recebida, já com algumas cervejas na cabeça, lembro de tudo vagamente. Ana se
achega na conversa e diz se não me lembro da música do Gil e Laércio me diz ser
do disco Realce. Eis o link do Gil cantando: https://www.vagalume.com.br/gilberto-gil/logunede.html.
Abaixo a letra:
É de Logunedé a doçura
Filho de Oxum, Logunedé
Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé
Tanta ternura
É de Logunedé a riqueza
Filho de Oxum, Logunedé
Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé
Tanta beleza
Logunedé é demais
Sabido, puxou aos pais
Astúcia de caçador
Paciência de pescador
Logunedé é demais
Logunedé é depois
Que Oxossi encontra a mulher
Que a mulher decide ser
A mãe de todo prazer
Logunedé é depois
É pra Logunedé a carícia
Filho de Oxum, Logunedé
Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé
É delícia
Fiquei com isso tudo na cabeça. Desde então tenho consultado alguns livros e estou ainda em busca de textos explicativos, para ter um melhor entendimento do que venha a ser isso de ter comigo o espírito de Logunedé, filho dele. Primeiro, orgulhoso demais da conta, mas para tanto, como ter recebido a honraria e não a entender de fato. Pela letra cantada pelo Gil, rodando muito na minha vitrolinha, já os primeiros passos, depois os alfarrábios, uma lista deles para consulta. Tive que parar todos os livros sendo lidos no momento e me enfronhar na pesquisa.
“Logun Edé (lógunèdè) é o orixá da riqueza e da fartura,
filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais
bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais
características dos seus pais. Rei de Ilexá,caçador habilidoso e príncipe
soberbo, Logun Edé reúne os domínios de Oxóssi e Oxum e quase tudo que se sabe
a seu respeito gira em torno de sua paternidade. Apesar de sua história, é preciso
esclarecer que Logun Edé não muda de sexo a cada seis meses, ele é um orixá do
sexo masculino. Sua dualidade se dá em nível comportamental, já que em
determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Oxum e em outras, sério
e solitário como Oxóssi. Logun Edé é um orixá de contradições; nele os opostos
se alternam, é o deus da surpresa e do inesperado. Na Nigéria, a cidade de
Logun Edé chama-se Ilexa e é uma das mais ricas e prósperas da África,
anualmente fazem encontros com vários festivais vindo pessoas de toda as partes
da África”, definição do site.
Ainda continuo na fase de melhor entendimento, até para honrar o acompanhamento.
outra coisa
HÁ EXATOS 50 ANOS UM GOLPE APUNHALAVA O CHILE DE ALLENDE
Magnífico Texto! Digno de um Mestre da Comunicaçao, como voce: Em, Ciencia, a , explicaçao dos fatos tem, que vir , acercada, das, das leis, que geraram esse fato. O Kandomblé é a sistematizaçao da Cultura, carregada pelos Africanos decorrer da Travessia do tráfico negreiro do Atlantico. Portanto, na busca, do, conhecimento, conhecimento a respeito do que é o Kandomblé, é preciso ter, ciencia ,de que: Os Africanos, ''arancados'',do Continente Africano e escravizados, na America, nao eram, destituidos de Cultura. É preciso, entao, antes de mais, que o continente, abriga, no seu seio, vários Povos e, com Culturas diversas. Por, isso, o Kandomblé, que é originalmente Brasileiro( pois, nao existe Kandomblé em África), é constituido e, dividido em: Naçao. Ketu, Djedje, Angola etc, e, que carregam, em si, a Ancestralidade, dos referidos, espaços Geográfico. Fugindo, um pouco, do nosso tema: A Nbanda carrega, em si, a Ancestralidade brasileira: Pretos-velhos, Caboclos, Baianos, Exus Pomba-giras( Bombodjilas), Crianças etc. Sendo, assim, podemos afirmar: Umbanda é Kandonblé, mais: Kandmblé nao é Umbanda. Eu particularmente, pertenço a uma Naçao, praticamente, em , extinçao, no Brasil, denominada: Efon e, cultua Orisas:Sao tanto representaçoes, da, Natureza Fisica, quanto da natureza Humana. Fisca; fogo, terra, ar, agua etc. Natureza Humana: Os diversos temperamentos do Carater Humano. Portanto, o, jogo de Buzios( merindinlogun) praticado no Brasil, nao é uma mera atividade, de, advinhaçao. e, sim, um ,Oráculo, um jogo Divinatório: onde falam os deuses. Mas, nessa Cultura tudo está em IFÁ-ORUNMILÁ. E ESU: É o príncipio: Aquele que coloca as, coisas, em Movimento. Numa, proxima, falaremos, mais Sobre a trilogia: IFÁ-ESU-ORUNMILÁ. ASÉ O.
ResponderExcluirLAÉRCIO SIMÕES