domingo, 22 de outubro de 2023

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (195)


PLENÁRIA DO PT BAURU CONFIRMA PRORROGAÇÃO MANDATO CLÁUDIO LAGO COMO PRESIDENTE DO PARTIDO E SEU MAIS PROVÁVEL CANDIDATO À PREFEITURA NAS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM
Uma plenária sem sobressaltos, sem novidades e com tudo ocorrendo dentro do previsto. Fazia um certo tempo que algo assim não ocorria, com tudo dentro da maior normalidade e seguindo os preceitos previstos pelo prescrito pelo partido. Dentro do PT, algo mais do que normal, grupos antagônicos se apresentarem com posições distintas e a concorrer dentro de suas instâncias. Sempre ocorreram amplo debate de ideias dentro do PT, quando o tema é a direção do partido. Desta feita, mesmo tendo três grupos distintois participando da plenária, ocorre o consenso e sem nenhum tipo de altercação ou intercorrência.

A Plenária foi marcada há aproximadamente 15 dias atrás e ocorreu na manhã deste domingo, 10h, no salão principal do GREB, o clube ligado aos sindicalistas do Sinergia CUT. Tendo como convidado especial do deputado estuadual e secrtário geral do PT SP, Luiz Claudio Marcolino, a plenária contou com uma mesa tendo ao centro o presidente da legenda, Claudio Lago, junto de Marcolino, a vereadora do PT em Bauru, a militante e membro da Executiva municipal Maria Cecília Campos, secretariando o encontro e Luciano Assis, diretor da Macro Região petista.

Tudo muito simples, direto e reto. Lago fez a abertura, passou a bola para o Assis da Macro explanar sobre como ficou acertado a substituição dos nomes dos falecidos e dos renunciando ao cargo, ou seja, o entra e sai concretizando os novos nomes, depois a vereadora fez breve explanação sobre a situação dos do seu lado e, por fim, Marcolino faz uma explanação sobre a conjuntura estadual e, principalmente, a nacional.
Segundo ele, "o PT está organizado em 405 cidades paulistas, com 4 prefeitos e 136 vereadores. Qual a estratégia para 2024? Bauru terá 21 vereadores, daí a coligação petista terá 22 candidatos, ao menos, 16 petistas. Em Bauru 61 mil empresas, 122 mil trabalhadores com carteira assinada, destes de 20 a 30 mil são servidores públicos. Quem do PT tem acesso a estes? É o PT olhando a cidade como um todo para elaborar uma proposta. Temos muitos elementos para se opor a Tarcísio e muita coisa favorável a Lula e o que vem fazendo.". Estes os principais tópicosa de sua fala.

A partir de então, os microfones foram abertos e oito militantes fazendo questionamentos para Marcolino. Houve de tudo, desde eleogios, como cobranças e o mais razoável, como algo pode ser feito em Bauru, ou até, como já está sendo feito para o PT estar inserido no contexto. De tudo, o reforço de algo dito por Marcolino, quando afirmou que o Governo Federal já antecipou o dinheiro para o pagamento do piso de Enfermagem aos servidores municipais e a segunda parcela estará ocorrendo nos próximos dias. Chicão, do Sinserm diz que criticar a direção do PT é fácil, mas difícil é reconhecer individualmente pela fraca atuação como militante. Diz que, com organização e debate o PT se organizará e lança Lago como o candidato a prefeito pela legenda. Geraldo Bergamos intensifica que, só com socialismo - mesma fala de Roberval Platte - venceremos e encerra com algo forte: "Meu negócio é rua. O PT precisa voltar pras ruas". Lago faz o fecho de todas as falas afoirmando: "Bauru não é tão conservador assim. Suéllen é o ponto da curva. Não estaremos enfrentando somente Suéllen mas o capital, daí importância da criação de uma Frente Ampla para o enfrentamento, criando coragem e indo para as ruas. Não temos um nome forte, mas temos uma sigla forte".

Marcolino, na qualidade de convidado especial fecha a Plenária: "Não havendo unidade no partido na cidade quem irá conduzir e comandar será o Diretório Estadual e Nacional. Porém, Bauru contruiu uma sólida unidade, muiuto bem construida desde já pensando no pleito de 2024. Ter o PT forte e unido é a forma mais consistente de potencializar a cidade, com um outro patamar de organização". E tenho dito. Luciano Assis lê a relação das cidades da macro com candidatura própria e todas as com candiodatos a vereadores. Antes do encerramento Jesus Garcia pede a palavra e diz que o partido precisa ser radicalmente contrário a privatização da água, ou mesmo a concessão. o assunto foi levado à votação e aprovado por unanimidade. Ou seja, o PT agora pode dizer em alto e bom som ter tomado uma posição mais do que clara contrária à privatização/concessão da água em Bauru.

Nada mais havendo a declarar, o PT dá um passo adiante e segue seu altaneiro caminho, rumo a ter candidatura própria e com uma chapa consistente no próximo pleito. Foi um sucesso a Plenária e, agora, dado este passo, começa a nova fase, com a confirmação da continuidade de Claudio Lago como presidente e sendo ele o grande negociador pelo partido nas próximas eleições, sendo também seu provável candidato a prefeito.

REUNIÃO BLOCO DO TOMATE AMPLIA PARTICIPAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES E DECIDE FOCO DE SEU ENREDO PARA 2024 SERÁ DENÚNCIA DO PALAVRA CANTADA E LUTA CONTRA PRIVATIZAÇÃO OU CONCESSÃO DA ÁGUA
2024 será o 12º desfile do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco Bauru Sem Tomate é Mixto. O grupo continua compacto, unido, coeso e persiste na pegada que o consolidou dentro do Carnaval bauruense, uma independência e gosto pela criticidade, ironia para tratar os malversadores da coisa pública. Segue o lema de que, brincando se diz muita coisa séria. Brinca o Carnaval e o faz da melhoir forma possível, ou seja, "a gente faz festa, mas tá puto da vida".
Perto de 4 meses do Carnaval, os tomateiros se juntam com o grupo Loucos pela Alegria, idealizado por Rose Barrenha e nomesmo local onde estes realizaram ontem um encontro e reorganização, hoje se reúnem para decidir algo sobre seu destino. De tudo, o melhor de tudo, a confirmação da necessidade do grupo persistir e não desistir do Carnaval. Tendo doze membros participantes presentes e 7 novos integrantes, a reunião foi profícua e ampliando o leque de pessoas interessadas em tocar o barco adiante.

O bloco estarpa mais democratizado, com mais gente ajudando nas decisões dinais e ampliando o leque de eventos durante o ano, ou seja, cutucando muito mais, espezinhando os tais donos do poder com mais frequência. O Carnaval ocorrerá em 2024 na segunda semana de fevereiro, com o desfile ocorrendo dia 10/02. Antes disso, dia 12/11, a 1ª Festa aglutinadora e derpois, muitas outras até o dia do desfile. Como tema, algumas definições, com dois temas já decididos como foco, o Palavra Cantada e a luta contra a privatização/concessão da água. Estaremos derfinindo o enredo, o título do mesmo e tentando desde já um contato com CARLOS LATUFF, para nos agraciar com a estampa da camiseta. Será um baita orgulho se isso ocorrer e pudermos ostentar no peito o traço do consagrado artista, mundialmente famoso, com muitos laços com Bauru.

Nestes doze anos, o Tomate atuou de forma amadora, nem um pouco profissional e mesmo não tendo nenhuma intenção de perder estes laços de independência, pretende, como um mínimo atuar, pelo menos nos bastidores com algo melhorado, com uma tentativa de se fixar como uma verdadeira instituição cultural. Será um passo decisivo para sua consolidação. Este foram os resultados principais deste encontro e muito outros virão.

JAIRO ALVES, DO SINSERM EXPLICITA COMO ALGUNS VEREADORES DE BAURU ESTÃO TRATANDO A QUESTÃO DA PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA
"Na última terça-feira, FUI CONVIDADO e participei da reunião no bairro Octávio Rasi, convocada pelo vereador Bira, para discussão sobre a concessão do esgoto. O presidente do DAE falou quase uma hora, depois foi o jornalista Nelson Gonçalves, por igual período. Falaram de números, dados técnicos, para justificar a concessão. Um defendendo e outro dizendo, de forma bastante tímida que não tem todas as informações, para defender a concessão. No local, além dos moradores, estavam membros da comissão de servidores, porém, infelizmente, só um gravou as falas. Já falei pessoalmente sobre a importância do registro.... Mas, só ví divulgada a fala do jornalista. Comentaram que ele foi " Cirurgico " Infelizmente o vereador, quis reproduzir o modelo de audiência pública do legislativo, em que só as ditas " Autoridades " falam o tempo todo e, quando, já quase no final, permite meia dúzia de perguntas da população. Vendo essa situação, sem representatividade da comunidade, pedi a palavra. Fui cirúrgico, veemente, direto, sem rodeios, determinado, sem desvios ou meias palavras, dizendo o quão nefasto vai ser para a população esta concessão, que vão pagar duas vezes por algo que já pagaram, que vai encarecer a conta para todos, que vão ser lesados, que tem dinheiro para terminar a obra, etc. Todos compreenderam, vieram conversar comigo, compartilhar sobre a importância de todos do bairro saberem. O porquê não ter sido divulgado.....não sei dizer, afinal, contrapus todos os argumentos rebuscados para a tal concessão. Enfim......".

ACOMPANHANDO ELEIÇÃO ARGENTINA COM TODO CARINHO E ATENÇÃO
Amanhã por aqui, minhas considerações sobre o resultado do sufrágio eleitoral no querido país vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário