sábado, 2 de dezembro de 2023

MEMÓRIA ORAL (300)


LUGAR DE CARNAVAL EM BAURU É NO SAMBÓDROMO
Carnaval se aproximando e desde que o de 2023 terminou, um anúncio já era dado como certo, o de nada ser feito para devolver o Sambódromo em pleno funcionamento para as atividades do samba na cidade. Parecia coisa mandada, mas o que se viu foram as leituras das muitas justificativas e nenhuma das soluções. Existiu um problema, ocorrido algumas semanas após o último desfile ali realizado e depóis, um pequeno reparo feito pela equipe da Prefitura e nada mais. Depois, só notícias ruins, culminando com o desfile de Carnaval deste ano ocorrendo na avenida Jorger Zaiden, macrabramento postada do outro lado do vale, ou seja, uma avista a outra, pois estão bem de frente, porém uma foi feita para abrigar a festa, com arquibancada com capacidade para 20 mil pessoas e a outram a improvisada precariamente está defronte um conjunto habitacional.

De notícia ruim Tobias Terceiro, o menestrel da escola de samba Estação Primeiro de Agosto está pelas tampas e, desta forma, um ser inquieto e em transformação, sempre em busca de um algo mais para o samba e os sambistas, não se segura nas calças e marca para a tarde do sábado, 02/12, uma concentração no local, ou seja, no palco do samba da cidade, o Sambódromo e ali uma proposta ousada e corajosa. Tobias não precisa gritar e apregoar aos quatro ventos contra a atual administração. Ele é sutil, porém, muito corajoso, pois rema contra a maré, Pois bem, reune os seus e convida outras agremiações, blocos e escolas, para estarem no local, 16h e ali limparem tudo e promoverem um ato, uma ação conunta, clamando e demonstrando que, quando se quer, tudo é possível. Basta querer. Sem ser necessário espernear ou gritar em alto e bom som, ele foi lá e com uma ação coletiva, ainda sem muita representatividade, mas já a demonstrar que pode crescer e se multiplicar, fez e aconteceu.

Não existe nada mais bonito do que ver os corajosos em ação. Tobias um destes, sem medo de ser feliz e muito ciente do que faz, como faz e com quem faz. Criou e evento, trouxe junto dele outros e ali mostrou o simples, o evidente, o inexorável, que a avenida do samba é viável e mais do que possível sua revitalização e reabertura, bastando querer. Levou para o local sua escola, sua bateria e um carro de som previsamente contratado. Falou e outros fizeram uso da palavra. Ninguém foi agressivo, mas mesmo na fala mansa, comedida, deixaram mais do que um simples recado. Quando limparam tudo, demonstraram que o abandono é algo premeditado e que, existindo vontade, tudo começa pela repaginação do lugar. O primeiro contato foi feito com os que hoje ocupoaram o lugar, os moradores em situação de rua, que ali encontrando um abrigo coberto, se instalaram. Numa conversa inicial, estes se juntaram aos sambistas e todos unidos limparam tudo. Deram uma cara nova para a pista e arredores, depois foi começar o evento, com o samba chegando longe a as contundentes falas, todos no mesmo sentido, o de que, o Sambódromo não pode mais permanecer fechado, muito menos abandonado.

O recado foi dado e pra bom entendedor meia palavra basta. Eu, deixo claro e evidente, pra mim faltou e falta vontade política. Para algumas coisas existe um impositivo administrativo deste Governo em fazer de imediato, outros com o tempo, outros são empurrados com a barriga, com justificativas pueris e outros, esquecidos e jogados pra debaixo do tapete. Tomara este da reforma e devolução do Sambódromo finalizado não seja o ter sido jogado pra debaixo do tapete. O samba na cidade é grandioso e em pouco tempo, após quase 20 anos sem Carnaval, a revitalização ocorreu e nem a pandemia o fez fenecer, quanto mais um problema de percurso como o do descaso para com o Sambódromo. Tobias sabe que, se algo não se resolve no debate, na boa discussão, num diálogo franco e aberto, existe o passo adiante, que é ir no local, demonstrando o contrário de tudo o que está sendo dito até então.

Foi o que ele e todos os que estiveram no Sambódromo neste sábado fizeram. Ir à luta, essa a saída para fazer chegar o que se quer, após esgotadas as possibilidades de conversa amigável. Mais do que evidente o fato do Sambódromo ser viável e nada ter sido feito ali até a presente data por absoluta falta de vontade política. Mais um ano o Carnaval não ocorrerá no local e isso é triste, porém não é o fim. Prejudica em muito a festa, mas não lhe tira totalmente o brilho. Ele vai acontecer em outro local, mas por detrás, existirá uma luta intensa e cada dia mais intensa para reativar o palco do samba. Não sei se será Tobias Terceirto quem o encabeçará, se a LIESA, a Liga das Escolas de Samba, se fará parte do que os futuros candidatos à prefeito (a) terão em seu programa de Governo, mas ela é inevitável e ocorrerá quer queiram ou não, os que lutam contra a maior festa popular brasileira.

Achei brilhante a ideia de fazer um evento, um ato no Sambódromo e tudo começando pela limpeza do local, pela conversa com quem lá está no momento. Depois de tudo limpo, o samba ocorrendo, as falas, manifestação, protesto e tudo realizado para que, ocorra um entendimento entre as partes. O modo amigável ainda é tentado. No caso de Tobias, com a devida maestria e competência. Neste momento, o que menos deve ser levado em consideração são divergências e competição, pois a causa é comum e estar plugado, comparecendo em atos como esse uma espécie de obrigação, pois disso aqui, nascerá o algo concreto, a conscientização para fazer quem de direito, tome as providências e faça o que tem que ser feito. Nada mais que isso. Ninguém pede muito. A exigência é uma só, a devolução do Sambódromo em perfeitas condições. pois nem a avenida lateral a pista foi tomada pela tal erosão. Ela está também intacta, ou seja, o momento é de menos discursos e mais ação. Que elas ocorram, pelo bem do Carnaval. Parabéns efusivos para Tobias Terceiro, a sua Estação Primeiro de Agosto e todos os que estiveram no Sambódromo e demonstraram das reais possibilidades da festa ali ocorrer. Para tudo, em primeiro lugar, vontade e disposição política. Sem ela, nada ocorre. Isso Tobias tem demais da conta. Que esse evento se multiplique e ocorra mais e mais, pelo bem do samba e do Carnaval na cidade. O mundo é dos corajosos, dos que ousam botar a cara a tapa, falando e fazendo o que tem que ser dito e feito. Neste sábado ocorreu na cidade algo neste sentido e isso precisa ser exaltado aos quatro ventos.

O SAMBÓDROMO FOI OCUPADO NA TARDE DESTE SÁBADO, LIMPO E COMANDADO PELA ESTAÇÃO PRIMEIRO DE AGOSTO, LEVANTA A VOZ E CLAMA PELO RETORNO DO CARNAVAL DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO. Eis o link: https://web.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/891817375746486

Eis a entrevista dada a mim pelo Tobias Terceiro: 
https://web.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/1015895459704638

outra coisa, porém, com muita semelhança
REPERCUSSÕES DO ADIAMENTO DA ENTREGA PROPOSTAS EDITAL PAULO GUSTAVO BAURU
O prazo em Bauru seria dia 03/12, mas na última hora, na bacia das almas, o pessoal da SMC - Secretaria Municipal de Cultura prorroga o mesmo para 20/12. Alguns odiaram, outros acharam bom. Sinta o clima:

- "Conversando com meus pares a queixa do prazo curto era clara e até apontado por alguns no grupo, a solução era o adiamento do prazo pois existe no projeto o plano de acessibilidade que é desconhecido da maioria. A prorrogação vem agradar uma parcela e desagradar outra, realmente quem contava com a grana no final do ano vai sofrer o efeito colateral do adiamento. Porém deixo claro que estas manobras foram provocadas pela falta de comprometimento do chefe da pasta, a quem temos que direcionar nossas queixas", Paulo Maia, tecladista.

- "Na minha ótica, foi preciso a prorrogação da LPG por conta da insegurança jurídica que poderia ocorrer caso os prazos normais do edital não fossem muito acelerados. Exemplo: Caso fosse encerrada a inscrição dia 03 agora, a publicação dos inscritos seria publicada no Diário Oficial dia 05, começando a contar os prazos de recursos e início da avaliação dos projetos, mas a lista dos inscritos no edital dos avaliadores que foi finalizado dia 27 de novembro ainda não foi nem publicada no DO, teria que entregar documentação também, abrir prazo de recursos da seleção até a assinatura do contrato para eles começarem a trabalhar. Digamos que tudo isso fosse acelerado ao máximo (o que nunca acontece) e o julgamento dos projetos terminasse em 15 de dezembro, publicando do DO do dia 16, iria abrir novo prazo de contestação, entrega de documentação, abertura de contas de no mínimo 3 dias úteis, sendo o resultado final publicado no dia 21 de dezembro de 2023, sendo que o ano fiscal da prefeitura fecha dia 20 de dezembro de 2023. Com a aprovação da lei federal que prorroga a LPG, tudo ficou mais seguro para que os prazos do edital sejam cumpridos e, mesmo que a seleção dos projetos acabe em 26 de dezembro e tenha início a convocação para assinatura dos contratos na última semana do ano (o que acho difícil em se tratando de serviço público), o restante da burocracia e o depósito da verba agora pode ser feito com tranquilidade a partir de janeiro de 2024. Não foi o melhor cenário possível, mas foi o mais seguro juridicamente para que não fosse perdido o dinheiro.Acabei de olhar o edital para contratação da comissão avaliadora da LPG de Bauru de novo, são no mínimo 10 dias úteis de prazo, antes da convocação para assinatura do contrato... fora os dias em que a comissão vai levar para fazer a seleção, só esse prazo já vai bater dia 20 de dezembro de 2023 fácil. Portanto, não adiantava o edital de todos os projetos fechar dia 03 agora sem prorrogar, porque o início da avaliação dos projetos só vai começar depois do dia 20 de dezembro de qualquer jeito, daí os avaliadores contratados terão mais 10 dias corridos para entregar suas notas, ou seja, o resultado normal dos editais da LPG de Bauru só iriam sair de qualquer jeito no começo de janeiro de 2024 e aí abrir os prazos de recursos, envio de documentos, abertura de contas e convocação para assinatura de contratos... Por essa lógica, o recurso só devia chegar para os artistas em fevereiro de 2024 de qualquer jeito. A prorrogação foi benéfica para todos independente da opinião particular de cada um. Segurança jurídica sempre foi algo que defendemos coletivamente para a cultura de Bauru e estamos avançando nessa questão!", Paulo Eduardo Tonon.

- "Não adianta vcs continuarem mobilizados, sem moblizar os outros. Nós já estamos correndo atrás. Hj saiu a prorrogação dos editais da LPG...não fico feliz com isso. Penso como o Caio, ator em Santos e liderança do movimento cultural da Baixada: Caio de Santos: É uma lambança, fui dormir com raiva, acordei com ódio. Quanta gente que ia receber o recurso antes do final do ano, que estavam contando já com esse sopro  para esse período tão difícil. Se a prorrogação saiu só agora não foi por coincidência,  e não adianta eles jogarem a retórica  que a culpa é do Congresso, eles são Governo quando querem eles fazem acontecer.  Se saiu só agora  foi pq assim eles quiseram. Só decepção e um infinito sentimento de traição, graças a eles tantos de nós vão ter um péssimo fim de ano. Essa prorrogação, só serve para maquiar a incompetência de dirigentes do interiorzão... vai saber quando a grana  vai sair e vai embolar   com o começo do PNAB....para todos que crêem em algo mais elevado. Oremos! O meu caso tenho sensação de tiro  o pé....", José Vinagre.

- "Eu também pensei nisso. Achei que a grana poderia sair até o final do ano... Agora... Sabe-se quando. Vão nos enrolar um semestre pelo menos. O que seria estruturante para 2024 vai ficar pra bem depois. Sem contar que eu tinha acabado de enviar um projeto, dentro do prazo, por ter ficado dias na pauleira...", João Correia Filho.

- "Muito bem Vinagre é isso mesmo ,  e quantas vezes alguns colocaram aqui e no fórum a mobilização e uns poucos gatos pingados que reagem,  e acabaram com o nosso final de ano um pouco melhor . Parabéns Vinagre sempre muito coerente. Mas TB né galera quando era para fazer um movimento a maioria ficou quieta e está tal pfio Secretário tem um medo enorme das redes sociais e movimentação , mas  como nós estamos bem quietinhos o cara deita e rola na nossa cabeça . E ainda na época da comissão com reunião com o tal disseram que foi boa . Ahhhh este cara só promete e enrola e não tem perfil para a causa . É isso", Márcio Pi.
obs>: Todas as fotos ilustrando os dois textos são do evento no Sambódromo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário