sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

COMENDO PELAS BEIRADAS (139)


POR ONDE TENHO ANDADO
Viajei de férias dia 23/12/2013 e só volto pra Bauru em 19/01/2014, daí vendo tudo à distância, primeiro algo do que faço por aqui e depois algo do ano ainda em curso.

SAN FRANCISCO - 1ª Parada - quatro dias e o que mais me impressiona, com muita coisa fechada, enfim, passo por lá na entresafra antes do Natal. Só lojas comerciais abertas, nenhum museu. Escolhemos eu e ABPA, caminhar pelas ruas e conhecer lugares. De todos, o que mais me impressionou foi o bairro latino, na verde, mexicano, enfim como sabemos, a Califórnia nunca deixou de ser mexicana. E pelo visto, nunca deixará. As cores da cidade são muito bonitas, dão belas fotos e vejo também muitas pessoas em situação de rua. Falo um inglês pífio, daí minha aproximação não se dá. Converso pelas ruas com latinos e quando com algum americano, tendo como intéprete Ana  Bia. Duas fotos daqui:


SAN LUIS OBISCO - 2ª Parada - Aqui só uma noite, chegamos da estrada ligando o litoral, eu dirigindo, mais de 350 milhas (cada milha aproximadamente 1,6km), cansado e tudo escuro. Por aqui escurece muito cedo e lá pelas 17h a claridade se foi. Um hotel ao estilo do que via nos filmes norte-americanos, tudo térreo e um apartamento ao lado do outro, beira de estrada. Tudo ao estilo self-servive, quase sem funcionários. Até os postos de combustíveis aqui são desta forma. Sa[imos pra comer e daí sim, algo bem daqui, sabem cobrar e muito bem. Preços disparadamente maiores que os praticados no Brasil. Ana me diz algo, usado para tudo aqui: "Se for fazer as contas não come". Deixo de fazer, mas dói.


LOS ANGELES - 3ª Parada - Estadia ainda em curso, Passaremos aqui o Ano Novo e no dia seguinte mais uma longa estrada, Las Vegas. Aqui a cidade do cinema e assim sendo, fui conhecer antes da própria cidade, dois grandes estúdios, o da Warner e o da Universal. Passamos longe da Disney, pois o visto aqui nestes dois já é capitulação além dos limites para mim. Absorvo o que vejo, engulo em seco, tento me distrair e toco o barco em frente. Tinha enorme curiosidade de ver de perto. Vi sem grandes aprofundamentos. Conheci um amplo estúdio, entrei em alguns barracões, sets de filmagens, com guia em espanhol. No outro, o da Universal algo só pra turista, estilo Disney, distração mental, algo mais pra crianças. Muita gente, preços altíssimos e olhos revirando em 380º, nada além de um enorme parque temático. Preferiria ruar, mas não desprezo a visita, enfim, conheci pessoalmente. Gosto muito de cinema e estar no lugar onde alguns são criados é, para mim, mais do que interessante. 



A RETROSPETIVA QUE GOSTARIA DE TER ESCRITO - VIAJO E ASSIM ESCREVO POUCO, MAS LEIO A DO AMIGO RAFAEL SANTANA DE LIMA E A ENDOSSO EM TUDO
REFLEXÕES/RETROSPECTIVA DE BAURU 2023

"Obs - Antes de criticarem o texto, cobrem o que fiz pela cidade pra ter legitimidade de criticar, responderei nos comentários.

Bauruense é antes de tudo um esperançoso, mas precisamos estar atentos a tudo que está acontecendo, e nos detalhes, especialmente nos políticos, que fazem toda diferença no dia a dia e no desenvolvimento de nossa cidade.
Vejamos, o que produzimos para geração de empregos e rendas, continuamos mandando embora as empresas, os distritos industriais abandonados e até sem infra estrutura básica, documentação, alvarás, licenças engessadas, foram criadas mais de 20 mil empregos de Call Center com remunerações de salário mínimo.
Educação- mesmo com fartíssimos recursos continuamos estagnados, faltam 700 vagas de creches, dezenas de escolas precisando de reformas urgente, 5.300 milhões jogados fora num famigerado projeto "PALAVRA CANTADA", 35 milhões em 16 imóveis que estão fechados e abandonados, não foi construída uma escola sequer, nossos talentosos universitários sendo "exportados" por falta de criar oportunidades.
Saúde- O mais importante, entendo deveria ter prioridade, porém foi o inverso, vejamos, troca de 4 Secretários em 3 anos, verdadeiro bate cabeças, Upas e UBS superlotadas com pessoas literalmente amontoadas, faltam leitos de UTI, ambulâncias, ares condicionados, remédios básicos, o piso da enfermagem, os funcionários sobrecarregados, desmotivados, sendo agredidos por pacientes revoltados, superfaturamento de softer 16 milhões, uma absurda remoção de diretores concursados da compras, e estranhamente substituídos por "pessoas" de fora, os seguranças não recebem salários, episódio estapafúrdio e mal explicado da UBS do VARGEM LIMPA, e o mais triste e intrigante, bauruenses continuam morrendo por falta de atendimentos.
Esportes- Distritais abandonados e invadidos por usuários, segmentos foram extintos, Jogos Regionais num "honroso" 32° colocação, as reformas sendo adiadas "politicamente", para o ano de reeleição, todos os méritos e honras a ABDA ou nosso esporte inexistiria.
Cultura- Aplausos ao Depto literário e reforma do Teatro, porém ricos recursos destinados á artistas nacionais, e quem produz a arte em bauru deixados a terceiro plano, nosso grande carnaval empurrado a Av Jorge Zaiden, houve escola confirmada na véspera do carnaval, uma demora na definição da Lei Paulo Gustavo que causou prejuízos a classe, e é quase nada, ter somente um caminhão palco, é o instrumento que possibilita levar arte aos bairros.
Cohab- já deveria ter sido fechada, deixando um escritório para restante de recebimentos.
Emdurb- acumulando prejuízos de mais de 1.200 milhão mês, apadrinhada sempre que precisa, mesmo com esforço e dedicação de funcionários ainda é o calcanhar de Aquiles das administrações.
Dae- troca constante de Presidentes, o que demonstra um bate cabeças, nem esquentam a cadeira e são trocados, com tempo somente pra fazer bobagens como por ex compra de 75 viaturas e 25 motos, não fossem denunciadas estariam apodrecendo no Recinto, o que aliás virou depósito das sucatas do Dae, continuam vazamentos, num desperdício de 45% de água tratada, ETE, piada de mau gosto, nada fizeram pra desassorear o Rio Batalha, falo sobre um Projeto de Fotovoltaica á 5 anos, nunca sequer quiseram conhecer, ficando a impressão que trabalham mesmo para entregar á concessão, a que já foi a " jóia da coroa ".
Legislativo- Poucos produzem muito e muitos produzem pouco, recordista de audiências foi um fator positivo, pois virou verdadeiro palco de entretenimento quando Vereador foi pego, tendo o dedo empunhado em seu nariz pelo Executivo para mudar seu voto...e..., pasmem, mudou, percebe se claramente uma disputa dos situacionistas votando de olhos fechados e muitos fazendo o chamado troca-votos com tapinha nas costas, sinalizações, conserto de buracos, de vazamentos, limpezas etc etc, se me pedissem uma nota seria 5, muito pouco.
Poderia dizer pelo menos DUZENTOS, disse
"200" problemas crônicos de bauru, graves, e que deveriam ser inclusos nas prioridades, entre eles, prioridade das prioridades, o Plano Diretor e Lei de ocupação de solo, empurraram com a barriga, pergunto, como desenvolver a cidade sem isso, aliás, MUITA COISA, MUITOS PROJETOS foram também empurrados com a barriga, estratégicamente, pois, " OS PROJETOS PESSOAIS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE A NECESSIDADE DA POPULAÇÃO", quando se tem um eleição vizinha. 2024 eleição, pensem com carinho, BAURU PRECISA DE UM OLHAR MAIS CRÍTICO, OU VOCÊ ESTÁ FELIZ ASSIM ? Poderia escrever mais vinte páginas sobre todos os problemas, porém quero desejar um Feliz Ano Novo a minha doce e querida cidade, "sou cidadão bauruense" com muita honra, sua ordeira e gentil população, e a todos os meus amigos... repetindo sempre a frase forte do início do texto.
OBS- BAURU VAI FICAR SEM ÁGUA E NADA ESTÃO FAZENDO, ESTAMOS COM O BATALHA ABAIXO DO NÍVEL, E NINGUÉM FALA PARA A POPULAÇÃO POUPAR ÁGUA...ISSO É GRAVE !!! #ACORDABAURU".

Nenhum comentário:

Postar um comentário