sábado, 9 de dezembro de 2023

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (188)


ONDE ESTAREI NOS PRÓXIMOS DIAS – O PROJETO CABRÁLIA PAULISTA
Eu ando sem muito tempo para escrevinhações prolongadas e até mesmo as menos alongadas. Estou envolvido até o pescoço – cabeça, tronco e membros -, num edificante projeto para contar através de um audiovisual, fragmentos da história da vizinha cidade de Cabrália Paulista. O projeto se realiza através da Lei Paulo Gustavo e à frente dele, eu com o projeto histórico e Roberto Pallu, como o manager, o entendido na execução de documentário.

Acabei nas primeiras visitas lá feitas trazendo dois livros escritos tempos atrás por dois moradores, memorialistas e cada um retratando algo da história. Isso, por si só, foi por demais envolvente e me tomou boa parte do tempo nos últimos dias. E agora chegou o grande dia e por três dias, sexta, sábado e domingo, estamos gravando na cidade, praticamente o dia todo e sem descanso. O tempo urge, muita conversa para me inteirar de como é a rotina da cidade, sua história e sua gente.

Mergulhamos os dois de cabeça, não só na cidade, como em tudo o mais a envolve-la e desde então, pouco tempo tem sobrado para algo mais além do tema, Cabrália Paulista. E, como todos que me conhecem, o mais envolvente de tudo o que faço são as pessoas. Tenho conhecido só gente nova e em cada, algo novo e a me captar para a realização de um edificante trabalho. Uma pesquisa que, se não ocorreu com bastante antecedência, se faz quase ao mesmo tempo das gravações.

Tudo são histórias, tudo é aproveitável quando se está imbuído de algo grandioso a nos mover. Projeto como este, a envolver a história de um lugar, contada por eles mesmos, os seus protagonistas, os que fazem parte de sua história, me arrebatam. Na cidade, pouco material já escrito e, assim sendo, a grande maioria do que está sendo resgatado, filmado e será em breve exposto faz parte do que denominamos de Memória Oral. 
Em cada personagem contatado e das histórias ouvidas, uma só certeza, a história é também resgatada e contada exatamente dessa forma, ouvindo o que cada um tem para contar, sua participação em episódios, que na junção formam um grande conjunto.

Tem muita história que, se não gravada, se não resgatada em tempo, quando alguns destes personagens se forem, irão também com eles parte da história. E assim sendo, por estes e os próximos dias, tudo o que tenho feito por aqui estará prejudicado, pois meu envolvimento é outro, estou atuando num outro patamar. Vou contando em drops algumas das novidades e mantendo alguns escritos de uma forma mais simplificada, sem grandes aprofundamentos, pois não vai dar para fazer ambos ao mesmo tempo, com uma dedicação a extrair bons frutos. Abri mão de meus escritos por aqui, pelo menos com os textões. Eles voltarão um dia, noutro momento, quando a poeira baixar e eu, tendo concluído ao que me propus, volte a ter tempo disponível para fazê-lo.

Expresso estar feliz, pois disso tudo, tenho certeza, estará sendo possibilitado algo, onde tenho depositado uma dedicação quase exclusiva. Quiçá consiga extrair todos os resultados esperados. Estou na lida e, na medida do possível, algo irei contando. Hoje posto algumas das fotos lá tiradas quando das andanças e conversas já possibilitadas. Tenho aprendido muita coisa nestes dias com este meu novo parceiro, Roberto Pallu, um mestre no que faz e como faz. Não conseguiria desenvolver um trabalho a contento sem a presença deste excelente profissional e também pessoa humana. Formamos neste momento uma equipe, com um objetivo em comum pela frente e o desenvolvendo com máxima dedicação e afinco.

onde não poderei comparecer
1.) O CONVITE VEIO PARA MIM, MAS É EXTENSIVO PARA TODOS LIBERTÁRIOS DESTA CIDADE
Tarde, camarada Henrique!
Nós do MST e Armazém do Campo temos um *convite* especial para você: *Celebração do primeiro ano do Armazém do Campo de Bauru* que acontecerá sábado à partir das 9h. Nos encontramos lá!

2.) QUEM GOSTA DO VERDADEIRO SAMBA NÃO FICA DE FORA DESSA
No dia 09/12, às 15h, o Sesi Bauru será palco de um autêntico show de samba, apresentado pelo Coletivo Samba Show comandado por Ivo Presidente. A apresentação destaca clássicos do samba tradicional, inspirados por grandes nomes como Dona Ivone Lara, Fundo de Quintal, Alcione e Zeca Pagodinho.
A entrada é gratuita, proporcionando à comunidade a oportunidade de desfrutar de uma experiência musical única. Ivo Presidente lidera o grupo, garantindo um espetáculo envolvente e cheio de energia.
**Detalhes da Apresentação:**
- **Data e Horário:** 09/12, 15h
- **Local:** Sesi Bauru Rubens Arruda
- **Evento gratuito**
- Mais informações nas redes sociais do Sesi.
Não perca a chance de vivenciar a energia contagiante do samba com o Coletivo Samba Show e Ivo Presidente, numa celebração que homenageia grandes nomes da música brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário