terça-feira, 23 de abril de 2024

DICAS (243)


MAIS UM DESABAFO: NA ARGENTINA OS ESTUDANTES NAS RUAS CONTRA A PERVERSIDADE DE MILEI E AQUI FICO A PENSAR, O QUE VIRÁ DEPOIS DE LULA?
Eu quero divagar um pouco e espero que me entendam. A situação não está boa, o mar não está para peixe, mas eu não desisto e continuo toda manhã saindo com minha jangada pro alto mar em busca de trazer algum pescado. Não me resta outra coisa. Tento refletir sobre o que ainda nos resta fazer neste mundo. Sinto que meu tempo diminui a cada dia e a interrupção da luta pode se dar a qualquer momento. Hoje, amanhã, daqui dez anos, talvez um pouco mais, pouco menos. Fico apreensivo não por mim, mas por querer buscar um país mais justo. E vejo, isso cada vez mais complicado.

Sábado passado estive no Armazém do Campo no lançamento da candidatura do Marcos, da Apeoesp, a prefeito pelo PSOL. Encontro com o amigo Arthur Monteiro Jr, advogado e hoje dividindo seu tempo entre Bauru e SAntos. Lhe pergunto no meio da conversa: "Arthur, o que virá depois de Lula? O que estamos conseguindo construir para dar continuidade, pelo menos dentro de um campo progressista, não permitindo que o país se encaminhe para este perverso lado direitista fascista?". Ficamos algum momento tentando decifrar essa charada, sem buscar culpados por isso e aqui. O fato é que estamos aqui, no meio do caminho, quase sem opções para resgatar um país se esvaindo no vão dos dedos.

Sabe qual a conclusão a que chegamos? Estamos escralacrados e sem saber ao certo o que virá. A direitona mais perversa conquista espaços e nós, os ditos progressistas, democratas, socialistas, comunistas, etc, estamos mais perdidos que cegos em tiroteio. Criticamos Lula, muitas vezes com a devida razão, mas prossigo na perguntação: e o que temos feito para ajudá-lo a se desembaraçar desses emaranhado de combinações e alianças para ir tocando seu governo?

Hoje mesmo, vejo universidades públicas em greve, sendo que essas não ousaram fazer nada neste sentido nos quatro anos do desGoverno do capiroto. Hoje fazem, a causa é justa, todos merecem ao menos a equiparação salarial, mas pergunto: Onde estavam estes todos na luta pela reconquista do país? Fácil fazer greve num governo como o de Lula, mas praticamente impossível num como o de Bolsonaro e de Milei. Converso hoje na hora do almoço com Wellington Leite, uma sentida voz fazendo falta na Unesp FM e lhe repito as mesmas perguntas. Ele, que atuou como sindicalista no Sindicato dos Radialistas, me diz: "Ocorreu um descrédito total dos sindicatos". Mergulhamos neste tema e por fim, ele me diz se já reparei que algo ocorrendo hoje nos EUA, quando a direitona tenta passar pelos seus meios que o Biden está gagá, algo já teve início no mesmo sentido por aqui com Lula. E qual o sentido disso tudo? Enfraquecer ainda mais um governo cheio de muitos problemas.

Falamos também sobre o entrevista do José Dirceu, quando diz ser este governo de centro-direita. Sim, ele não está errado. E daí, a mesma pergunta no ar: Se hoje a saída possível foi com Lula e todos os acordos que fez e faz para governar, como poderá ser um novo governo, com este adentrando cada vez mais acordos e conchavos até com a extrema-direita, tudo pela tal governabilidade? Que beco sem saída, hem? O Zé Dirceu, sabemos, não é nenhum santo e tenta voltar ao cenário político. Deve fazê-lo, mas como estará o Brasil daqui alguns anos? Chegaremos na mesma situação catastrófica da Argentina e Equador hoje?

O mesmo questionamento fiz no domingo pela manhã para o jornalista Aurélio Alonso, numa longa conversa em sua casa. Ele, como eu, estamos tentando encontrar a tal saída, a que levará esse povão a acreditar num outro mundo possível, novamente pras ruas. Na verdade, tenho repetido a mesma pergunta para muitos e muitas. Tenho até sonhado com isso. Estou aqui neste momento ouvindo a Radio AM 750 argentina e a repercussão dos estudantes nas ruas e tentando reverter a decisão de Javier Milei, que está estrangulando as universidades públicas, deixando-as sem nenhum vaerba. A UBA, a maior de todas, já declarou, em no máximo três meses, não terá mais como funcionar.

Fui ver o motivo principal de Milei proceder e fechar a torneira dos repasses financeiros e ele é insano, age contra a própria legislação, mas parece ter respaldo, principalmente de uma classe média e mídia comprometida com a perversidade. Para Milei, o meio universitário atua para desvirtuar a mente dos jovens, ensinando-os algo perigoso, contrário ao que prega e acredita. Isso basta para ele e os seus. E daí age. O mesmo Wellington me disse ainda hoje dos motivos de não termos tanta habilidade no meio internético, para fazer chegar a mensagem do nosso lado com mais rapidez e precisão. "Henrique, na verdade não fazemos o mesmo que eles. Somos éticos e agindo dentro da ética, nunca os alcançaremos. Eles fazem coisas que nunca teremos coragem de fazer".

Sim, sei que a dificuldade passa mesmo por aí. Se eu sei que fazer aquilo para alcançatr mais rapidamente meu objetivo, mas sei ser isso criminoso, eu deixo de fazer, mas o outro lado não. Tem muita gente fazendo de tudo e mais um pouco. No momento, mesmo um tanto desanimado, ainda vejo chances, possibilidades e nelas me agarro. Eu quero acreditar ser ainda possível deste país não cair novamente num desGoverno como o de Bolsonaro, e pior, como o de Milei. Meu alento vem agora da Argentina, quando a jornalista vendo a multidão nas ruas e protestando contra Milei diz estar diante do despertar de um novo momento e que a partir de hoje, isso deve crescer mais e mais. Acredito nisso e continuo buscando formas de estar na lida e luta. Lula ainda tem muito a nos oferecer e continuo ao seu lado, entendo do esforço para não entregar os pontos. Não é fácill. Vou em frente...

Encerro este meu longo texto tentando vislumbrar algo dentre do lugar onde moro, Bauru e o estado de São Paulo, hoje governado por uma pessoa, considerada por mim mais perigosa que Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e em Bauru, por uma fundamentalista sem noção, Suéllen Rosim. Tarcísio privatizaria até nossa alma e só ainda não o faz, pois não possui todas as condições para tanto. Se estivesse na mesma posição de Milei, detentor de um absoluto poder, faria até pior e o que o presidente argentino faz com as universidades públicas, seria feito aqui com a mesma ou até pior dimensão. Este pessoal são perigosos, pois agem contra todas as conquistas populares, oprimem sem dó e piedade, não possuindo nenhum pudor para colocar em prática o que lhes vai pela desajustada cabeça. Se nada fizermos, cairemos em algo assim e sei, só com muita luta, resistência de fato, alguma possibilidade de reversão. Nossa democracia é frágil e, pelo voto, na maioria dos parlamentos brasileiros, uma maioria conquistada por métodos nada convencionais. Nãoquero nem pensar em alguém como Tarcísio a governar o Brasil. Seria mais que um pesadelo.

PASSO O DIA ACOMPANHANDO RELATOS DO ESTUDANTE BAURUENSE EM LA PLATA, CERCANIAS DE BUENOS AIRES, ESTUDANTE DE MEDICINA, ESCOLA PÚBLICA E NAS RUAS CONTRA OS DESMANDOS E TENTATIVA DE MILEI EM SUFOCAR UNIVERSIDADE PÚBLICA. EIS SEUS ÁUDIOS, UM A UM, POSTADOS A MEU PEDIDO PARA MIM:

1 - ESTUDANTES NA RUA HOJE EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA E GRATUITA NA ARGENTINA

"Estamos nos mobilizando pra sair de Florencio Varela rumo ao Congreso de la Nacion", estudantes argentinos se preparando para o grande de hoje à tarde em Buenos Aires, contra o que Milei e a ultra-direita faz com a Educação pública. Na lida, luta, acompanhando e já prenunciando, se algo não ocorrer desde já no Brasil, num futuro breve poderemos ficar na mesma situação. HPA, acompanhando o dia de luta argentino. Eis o link:  https://web.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/pfbid038G2AkQsvCd7VmkipzELS2uwnVpn8zdsRBG2u5gHe5HZPQUFTURmpvp8Xrn3Ke4Lxl

2 - ESTUDANTES NAS RUAS DE BUENOS AIRES CONTRA ATROCIDADES DE MILEI

"concentração, agora descemos pro Congreso", estudante argentino. Eis o link: https://web.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/pfbid0zvKa3dpar65CfQSeeMTZMSBhUdDvMxxNsyY5bDyzZSMU6r5SvcTyCfohFBNg7ijRl   

3 - ESTUDANTES ARGENTINOS OCUPAM CIDADE SE OPONDO BESTIALIDADE DE MILEI CONTRA UNIVERSIDADES PÚBLICAS

HPA, acompanhando à distância, ma querendo mesmo estar lá a protestar contra avanço do fascismo na América Latina. Eis os links: https://web.facebook.com/100000600555767/videos/pcb.8137406809622590/462314162802852 e https://web.facebook.com/100000600555767/videos/pcb.8137406809622590/3659563860991781 e https://web.facebook.com/100000600555767/videos/pcb.8137406809622590/1303886217311424

4 - "ESTAMOS NAS RUAS EM 800 MIL PESSOAS", DIZ O BAURUENSE Adham Marin, ESTUDANTE MEDICINA NA ARGENTINA, PRESENTE NO ATO A FAVOR DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Eis o link: https://web.facebook.com/100000600555767/videos/pcb.8138243789538892/419670470702619 e https://web.facebook.com/100000600555767/videos/pcb.8138243789538892/1642285613281145.

5 - JUVENTUDE E RESISTÊNCIA CONTRA A TIRANIA NAS RUAS DA ARGENTINA

"hino peronista, indo pra casa agora", Adham Marin, 21h30. HPA, com eles o dia inteiro - resistir e lutar é preciso. Eis o link: https://web.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/pfbid0DwjAwUajyQLUsVmxfwNjJDHAa1X2KaNJLSrQPnQCHBLXusihqSeAHhN8YRoqrQNwl.

O ALENTO VEM/CHEGA DAS RUAS ARGENTINAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário