terça-feira, 6 de agosto de 2024

ALGO DA INTERNET (216)


O PT ATRAVANCADO - QUEM, ONDE, COMO E PORQUE

1.) PRA QUEM ESTÁ LONGE E NÃO ENTENDE COMO O PT CHEGA NA ATUAL SITUAÇÃO - MAS COMO?
"Oi Henrique. Sou a ______, cria de Bauru, mas ja distante há algum tempo. Me explica o que está havendo com o PT e com as esquerdas? Por favor… (quando tiver tempo tá?). Muito grata! Bom domingo".

Essa pergunta tem se repetido por onde passo e diante de tudo, não dá mais para esconder, nem tapar o sol com a peneira. Conto o que sei. Minha cara amiga, para quem está distante é difícil de acreditar, mas quem provocou essa situação foi gente do próprio PT. Primeiro, isso da união de partidos ditos mais progressistas numa Federação, veio para tentar facilitar, pois quando unidos, poderiam enfrentar o descalabro do conservadorismo de forma uniforme. No papel tudo foi imaginado para dar certo. Por aqui não deu. Em outros lugares também não. No caso bauruense, o PT local havia decidido entrar no pleito municipal com candidatura própria, porém, membros do PT, sem anuência da direção local, se uniram com o PV e com o PCdoB, os outros dois partidos compondo a Federação e deram um golpe nas intenções da esquerda na cidade.

Quem do PT topou fazer isso contra o próprio PT? A vereadora eleita pelo PT Bauru, Estela Almagro. Tudo poderia ter sido decidido de outra forma, com diálogo entre as partes, porém, insistiram que o PV teria que ser o cabeça de chapa. Na verdade, Estela não aceitava o nome convergindo para ser o pré-candidato, o do atual presidente local do PT, Claudio Lago. Primeiro vieram com Clodoaldo Gazzetta e diante da rejeição da militância, cavaram um outro nome, mesmo este não possuindo nada com ideologia de esquerda ou conotação petista. A escolha, privilegiou alguém do PV, mesmo podendo ser indicado o do PT, pois a da vice foi assim feito e agora, uma representante do PSB, que aderiu ao grupo.

Tudo ficou muito claro, evidente, transparente. Rejeitaram o nome de Claudio Lago, pois este poderia levar o PT a ter mais votos que em outros pleitos e desta forma, lá na frente ofuscar intenções da atual vereadora de ser isolada a única lí8der e representante do PT na cidade. Desta forma, preferiu manter uma escolha totalmente amalucada, sem nenhuma vinculação ideológica, com um nome totalmente desconhecido e pior, para a militância petista, inadequado em todos os sentidos. Desta forma, impuseram este nome, mas tudo ainda está num clima de indefinição, pois o nome escolhido teria que ter se descompatibilizado da presidência de um Conselho Municipal. Ou seja, o cara, se confirmado, é inelegível. E daí, escolheriam outro nome ou poderemos impor o da vontade petista por candidatura própria e vingar Claudio Lago como nosso pré-candidato? Se faz necessário contar isso nos mínimos detalhes, para todos tomarem conhecimento quem trabalhou para o PT estar nessa situação, onde muitos e muitas como você, distantes - e mesmo alguns de perto -, não conseguem entender como pudemos chegar a uma situação como essa.
Baita abraço do HPA

2.) A UNIÃO NECESSÁRIA PARA VERGAR QUEM ATRAVANCA AVANÇO DO PT
"Oi companheiro, por que pararam de me convidar para as manifestações?", Luzia Maria Quinezi, a Lu Quinezi, professora da rede pública estadual e ex-dirigente da Apeoesp.

Conheço a Luzia de muito tempo. Nem sei precisar quanto. É dessas vigorosas militantes, sindicalista de velha cepa, inquebrantável, inquieta e mesmo fora das antigas ativiodades, incomodada por estar um tanto distante de tudo o que acontece hoje nas esferas da militância petista. Ela é dessas que, uma vez petista raiz, algo para sempre, sem possibilidade de quebra do elo da corrente. Dela, só boas lembranças. Tínhamos no seu tempo, pelo que acredito, um PT mais unido, mas já começando a enfrentar o seu maior problema, o de uma liderança se apossando das decisões do partido e desta forma, comandando-o com ações direcionadas para um empoderamente pessoal, nunca coletivo. Deu no que deu e, hoje, novamente, a mesma pessoa e os mesmos problemas, repetição de algumas décadas.

Luzia foi chamada recentemente quando lhe explicaram da necessidade de renovação da direção local. Ela foi uma das que votaram na chapa encabeçada pelo atual presidente, Claudio Lago. O que talvez não tenha feito foi ter acompanhado de perto tudo o que ocorreu na sequência. Existia uma exata divisão e o presidente poderia decidir, porém, com o passar do tempo, baixas ocorreram e quem antes detinha o poder, o recuperou e nem reuniões regulares deixou acontecer. Nenhuma tinha quórum. O PT continuou emperrado e hoje, tudo culminou com essa escolha como pré-candidato à prefeito totalmente em dissonância com as necessidades do partido.

Luzia deve ter visto o resultado, com um pré- candidato não possuindo nenhuma afinidade com o partido, ideológica nenhuma. Mas como?, deve ter se perguntado e daí, me questiona sobre não mais convidá-la para manifestações. Sim, pecamos nessas informações e não conseguimos segurar a onda. O PT, como já é do conhecimento público, continua tendo decisões referendadas pela mesma pessoa de sempre e pelas suas instâncias superiores, que pelo visto, a referendam. Na penumbra, como se não as tomasse, tudo continua como nos tempos quando o partido não cresceu e se estagnou.

Cara Luzia, teremos muitas manifestações pela frente e me lembrarei de chamá-la em todas daqui por diante. Precisamos de ti e de todos os demais. Precisamos esclarecer o que de fato ocorreu, para ninguém continuar acreditando em quem trava o partido e o impede de crescer e se multiplicar. Perder, como você sabe, faz parte do jogo, mas resistir é nossa sina, não esmorecendo e nem saindo da lida. Precisamos muito de ti e de todos os que estiveram distantes por algum tempo. Só venceremos quem nos oprime unidos e com todas as dúvidas esclarecidas. Com a força de todos e todas chegaremos lá. Acredito nisto.

3.) O EX-DEPUTADO JOSÉ GENOÍNO ESCANCARA O QUE TEMOS E O QUE PRECISAMOS

4.) A FOLHA SENDO "FOLHINHA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário