quarta-feira, 11 de setembro de 2024

UM LUGAR POR AÍ (181)


IMPERDOÁVEL - INQUALIFICÁVEL - INCONTORNÁVEL
Andando pelas ruas de Bauru a pergunta que mais me fazem é: "Mas como vocês deixaram o PT ter um candidato destes? Como isso é possível, isso não é PT? Me explique o que venha a ser isso?

Sim, mais do que justificável e entendível, enfim, o PT Bauru sofreu um golpe, mais que uma rasteira e tudo patrocinado por gente que se diz de esquerda e diz também defender os interesses populares. Pura balela, pois todos os envolvidos no que hoje está em curso e numa eleição, sem ninguém com a cara petista na disputa.

Em primeiro lugar deixo claro para tudo, todas e todos: o PT em Bauru sofreu um golpe e ele tem nome e sobrenome, Estela Almagro, Majô Jandreice, Claudinho da Construção Civil e Luciano Assis. Tudo faz parte de uma engrenagem conspirando desde o princípio para barrar a intenção do PT de alavancar mais votos que em eleições passadas e não permitir que um candidato próprio participasse da contenda. Esses aqui citados, poderiam ter agido diferente, mas não fizeram, primeiro por não terem vontade neste sentido. Eles precisam se explicar dos motivos pelos quais optaram por apostar suas fichas num candidato do PV, primeiro Gazzetta e depois, quando este abdicou da disputa, novamente insistiram com um nome do PV, tirado do fundo de uma cartola mais do que inexplicável. Daí, desponta alguém pior, mais desconhecido e com declaradas aproximações, linha de pensamento e ação de algo bem distante do que representa a do PT.

E agora, quando o Crepaldi, o abençoado por este grupo golpista, se torna inelegível, sem possibilidade mais de recursos, novamente se calam e tocam a campanha como se nada tivesse ocorrido. Evidente, os votos dados a Crepaldi, poucos, todos sabem não serão computados. E continuam em campanha, com uma liminar sem sentido, por que? Eles que se expliquem, ou seja, quem pariu matheus que o embale. O cara é um fiasco em todos os sentiddos e se hoje, o Pt está encralacrado nessa situação catastrófica, isso se deve a ação direta de algumas pessoas, os tais golpistas, os que propiciaram isso. 

Outra pergunta que me fazem regularmente: "Mais isso tudo não favorece a Suéllen, para que ela leve a eleição no 1º Turno com mais facilidade?. Ou seja, o povo não é bobo e percebe tudo. Daí é só juntar ou pauzinhos. Mas tem um PT resistindo, tentando com todas as forças vencer estes. Eu, particularmente, estou envolvido numa campanha com essas características, tendo Claudio Lago como candidato a vereador - seria ele o nome como candidato a prefeito, preterido pela trama urdida e aqui já dissecada.

UM VEREADOR MAIS QUE NECESSÁRIO EM PEDERNEIRAS, MAURÍCIO PASSOS
Este barbudo senhor, cujo boné com a estrela cubana, quase não lhe sai da cabeça, indumentária grudada em seu cocorutcho é pederneirense. Mauricio Passos, seu nome. Na primeira administração de Ivana Camarinha em Pederneiras foi provedor da Santa Casa de Misericórdia daquela cidade, quando além do belo trabalho desenvolvido, ficou com algo encucado e ainda não conseguindo colocar em prática, o de conseguir produzir um livro contando a história de como as irmãs católicas alemãs, no início do século passado vieram pro Brasil e deixaram enfincado no coração de Pederneiras uma experiência mais do que edificante.

Ele pensa Pederneiras quase a todo momento e neste momento, é um daqueles candidatos naquela cidade, dos mais improváveis, mas dos mais necessários. Ivana sofreu demais da conta nessa sua segunda administração e mesmo não tendo nada a ser ressaltado que a desmereça, possui uma oposição cruel e fora da casinha, a impedindo de fazer mais pela cidade, tudo por causa desse mal da atualidade, a irracionalidade bolsonarista, dos que enxergam tudo pelo viés do tacanho conservadorismo. A cidade padece disso e, neste momento, sendo eleito, Maurício além de oxigenar a atuação dos veradores na cidade, será uma espécie de fiel da balança e poderá ser o voto que a fará avançar mais na propositura de avanços sociais.

Ele faz uma modesta campanha, corre pelas beiradas e vai pouco a pouco, num trabalho de formiguinha, ocupando espaços e conquistando adeptos e gente proposta a lhe dar o voto de confiança, fazendo com que conquiste a missão de produzir proposituras edificantes. Mauricio Dos Passos tem propostas concretas para contribuir na consolidação do que já é uma realidade hoje, a de que Ivana precisa ser reeleita. Ele não será um mero vereador, desses que aprova ou reprova tudo, mas um fiscalizador dentro da acepção da palavra, justo e preciso.

Com sua vivência dentro de Pederneiras, é dessas pessoas que não fica esbravejando pelas esquinas, não vocifera improbidades desnecessárias, mas calado, contido, enxerga tudo e sabe onde reside os reais problemas de sua cidade. Sua contribuição será sempre propositiva e como bom petista, sabe também como ajudar uma boa administração a ir em busca de valores para viabilizar bons projetos, enfim, estamos dentro de uma administração petista no Governo Federal.
Eu aqui confesso, sou amigo dele, trocamos muitas confidências, principalmente sobre como nossas cidades hoje poderiam melhorar, ter seus olhos mais voltados para as questões sociais. Ele sabe fazer política, estar nela não é prejudicar sua cidade, só para atender interesses mesquinhos e pessoais. Participa aqui em Bauru, junto comigo de uma bela experiência, a do Núcleo de Base DNA Petista. Sua formação política petista o qualifica como uma pessoa pensando e agindo coletivamente. Ele tem muito a oferecer pra Pederneiras e este é o momento, quando sua cidade não possui nenhum vereador com essa qualificação.

Ele está chegando para preencher este vácuo e a cidade não pode perder essa oportunidade. Não existirá arrependimento com sua eleição, pois o danado está preparado e vai saber, não só dignificar, como fazer história tendo um mandato pela frente. É ver para crer. Escrevo isso tudo, para que a essa ideia se multiplique e se torne realidade.

UM LUGAR CHEIO DE HISTÓRIAS EM PEDERNEIRAS
Na saída do espetáculo no Teatro Municipal, no último domingo lá em Pederneiras, Maurício Passos me faz parar o carro quase defronte a estação de trem, toda iluminada, numa praça muito bem cuidada e preservada. Ele não queria me mostrar a estação e sim, do outro lado da rua, a antiga sede regional do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Cia Paulista. Eu já conhecia o local e tempos atrás, tive o prazer de adentrá-lo quando ainda aberto ao público. Tudo definhou com a privatização da ferrovia no país e não precisou de muito tempo para tudo fechar, enfim, sem renovação, não havia mais sentido do mesmo funcionar, sem sindicalizados. O mesmo problema acontece com a unidade bauruense, essa ainda funcionando, mas cada vez com menos sindicalizados, ali na rua Antonio Alves. Meu pai foi sindicalizado por este sindicato e o frequentei com certa regularidade durante todo o seu tempo de vida, o acompanhando ou indo em busca de informações sobre sua trajetória ferroviária.

Maurício me diz algo mais do imóvel de Pederneiras. O local pertencia ao sindicato e hoje, não soube me dizer se foi vendido ou não, mas encontra-se alugado e ali residindo uma família, porém, tudo sendo mantido como dantes. Pelo menos isso, o prédio mesmo se transformando em residência não perdeu nenhuma de suas características e segue altaneiro, ali defronte a estação, intacto e resistindo ao tempo. São dessas construções a dignificar a vida e a história de uma cidade. Sei que, muitas outras unidades iguais a essa se sustentavam ao longo da malha ferrociária a Cia Paulista, ligando São Paulo até Panorama e hoje, o que terá sido feito de tantas delas. Tomara tenham sido preservadas, como a de Pederneiras. Enfim, quantos ferroviários, dentre os aposentados ainda encontram-se vivos e cheios de boas histórias em suas mentes. Eu adoraria poder recontá-las e ir em busca deles todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário