sábado, 5 de outubro de 2024

ALFINETADA (246)


VANGUARDA, ENFIM, ONDE ELA SE ENCONTRA DE FATO HOJE EM DIA
A vanguarda de fato não está em quem só pensa e não age. Em quem pensa muito, mas não consegue unir este acúmulo de ideias com alguma ação prática. A revolução não se dá de fato dentro de quatro paredes. E conquistar algo aqui do lado de fora de nosso lugar de convivência diária é algo muito difícil.

Eu tenho a máxima certeza de participar de um pelotão de vanguarda, com a ação desenvolvida pelo Núcleo de Base DNA Petista Bauru. E um grupo, um pelotão, ele nunca é perfeito. Eu reconheço e enxergo nitidamente os meus e os erros dos que estão enfurnados comigo na luta por dias melhores em Bauru, no Brasil e no mundo. A luta por aqui é exercida com imensas dificuldades, todas muito próprias de algo sendo construído coletivamente. Nós, aqui conseguimos juntar 20, 30 pessoas e tocamos nosso barco, sendo, fazendo e acontecendo. Isso, por si só é uma força. Outras existem, muitas outras, mas a nossa precisa e deve ser levada em elevada consideração.

Olho para o passado e vejo que, quando não só o DNA, mas unido com outras pessoas, segmentos e constituindo um forte grupo, vencendo dentro do PT, no que até então vigorava, de poder instituído com a vereadora Estela Almagro no comando, isso, por si só, foi uma ação direta de mudança. Veio cheia de defeitos, algo inerente ao ser humano, mas algo ocorreu, uma declarada mudança estava explicitada. Um considerável resultado foi obtido. Se depois, claudicou-se na consolidação da vitória, isso é outra história. Uma página foi virada.
Aquele objetivo de enfrentar a burocracia petista instalada na cidade foi alcançado. Havíamos perdido várias vezes e ganhamos nessa. Nós todos, os envolvidos naquele momento na disputa foram decisivos, cheios de defeitos, mas fizemos. Isso é ser vanguarda.

O que vale é interpretar o mundo, ter uma bela visão do que deve ser feito, tentar construir tudo coletivamente, pois isoladamente, praticamente impossível se chegar lá. Ter uma ideia bonita é uma coisa e colocá-la em prática é bem outra. Todos os que se encontram na lida e luta sabem muito bem disso. Chegamos nessa eleição, num processo cheio de vícios, golpes e traições, muitas e as piores dentro do próprio grupo dito e visto como de esquerda, contando também com a participação de outros tantos militando dentro do próprio partido petista.

Ser vanguarda neste momento é resistir ao que foi feito, denunciar quem de fato trai, faz o jogo duplo, faz acordos com a parte contrária, se apresenta como lobo, mas na verdade é mero cordeiro, talvez hiena na espreita para atacar e fazer das suas, repetindo erros do passado, tudo para, com poder nas mãos, agir de forma indivualizada e muito pouco coletivamente. O DNA decidiu que tinha que participar dessa eleição, numa decisão difícil, porém necessária. Dentro do PT em Bauru, foi a mais clara exposição na cidade, da ação coletiva de um grupo coeso de militantes. Isso não é vanguarda? Evidente que é. Puristas podem desdizer disso, mas o feito é mais que grandioso. Isso moveu dezenas de pessoas, que estão até hoje em plena campanha pela candidatura de quem, seria de fato nosso candidato a prefeito, Claudio Lago. Não o sendo, concentramos esforços para elegê-lo vereador, pois com ele lá na Câmara, a certeza de que, algo completamente diferente de tudo o que vem sendo feito no campo da esquerda, irá de fato ocorrer. Se isso vai ser possível, só com as urnas abertas saberemos. Um grande esforço foi feito e ao final, muitos destes se reuniram para comemorar, não o resultado da eleição, pois não temos bola de crista, mas para comemorar este intenso trabalho militante. Foi realmente vanguardista o que fizemos.
O proposto é coletivo, o que buscamos é um mandato de luta, de confronto, de muito trabalho para consolidar uma real possibilidade de se colocar em prática, algo pensado coletivamente. Eu me sinto gratificado por estar engajado numa luta de vanguarda, onde unimos alguma teoria, muito de prática e corajosamente a levamos pras ruas. Se o mandato de Claudio Lago vier, será a efetivação de mais uma proposta vanguardista sendo colocada em prática. E a partir daí, o segundo momento e outros tantos.

OBS.: Faço essa reflexão após uma longa conversa noturna com Paulo Lago, o atual candidato a prefeito pelo PCO em Bauru e, no momento, também engajado em levar Claudio Lago a vereador. Ele, um belo teórico, hoje ciente de que, as conquistas são cheias de erros, os de quem se propõe a tentar, ousar fazer. Isso me move. Na foto tirada por mim, a reunião deste grupo na noite deste sábado, após encerramento da campanha de Claudio, e com a presença do Paulo, onde todos muito cansados, trocamos muitas conversações, antes do descanso e de votar no domingo.

PAULO BETTI
Sim, eu conversei hoje pela manhã com o amigo e quem me apresentou Ana Bia Andrade, minha companheira de vida, o ator Paulo Betti, pelo whats. Falamos de tantas coisas e por fim, ao ouvir de meu envolvimento com a campanha pra vereadoir de um baita amigo, cidadão destes agindo coletivamente pra mudar este mundo, o Claudio Lago, me diz: "Vou gravar algo para ele". E me envia essa gravação. Ele fez várias outras, muitas instituicionais, tudo para alavancar o PT, partido que, como eu, acredita. Isso me basta. Betti conhecia Ana Bia muito antes de conhecê-la e foi quem me a apresentou, portanto, tem culpa no cartório dessa nossa convivência. O chamo de compadre, querido amigo, o qual acompanho sua trajetória aqui a distância. Vez ou outra nos falamos, mais pelos meios internéticos. Ele sempre teve uma atuação de se doar pra condidatos e pra campanhas petistas, isso natural nele, algo de décadas. Com surpresa, ele me diz da disposição de gravar, pois diante de tudo o quer lhe falei do Claudio, ciente de ser um valoroso lutador pelas causas sociais, envia sua gravação, que imediatamente multiplico e espalho cidade afora. Muito orgulhoso por ter recebido este mimo do amigo Betti. E ainda por cima, me cita no áudio. Mais um belo documento histórico para guardar entre meus pertences. Ele, me viu envolvido em mais uma justa luta e do outro lado, lá do Rio de Janeiro, ciente de como poderia ajudar neste momento, final de campanha, envia sua colaboração.

Eis o link da gravação recebida pelo Paulo Betti, com arte de Roberto Claro: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/1714721829290195

Nenhum comentário:

Postar um comentário