sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

UM LUGAR POR AÍ (189)


SÃO TANTAS COISAS
PAPO PRELIMINAR COM CLÁUDIO CÂMARA, 28 ANOS NO "O SEBO CULTURAL", O MAIOR DO NORDESTE, QUIÇÁ DO BRASIL
Em gestação um textão contando algo mais desde sebo, o point livreiro de João Pessoa PB. O bate papo é um aperitivo do que ainda virá.
Áudio gravado com 12 minutos: 

NÃO DEIXE DE FREQUENTAR SEBOS

DOIS PROFESSORES NUM CONGRESSO ACADÊMICO - CONVERSAS ALÉM MUROS
Papos inolvidáveis geralmente ocorrem fora do ambiente uniformizado, regrado. Conheci muitas pessoas dentro destes locais, como os que me encontro por estes dias, um congresso acadêmico, mas os papos alongados e promissores, só ocorrem mesmo quando desacondaridamente já me encontro fora destes, como de fato se deu neste o 10º Ergotrip, em João Pessoa PB. Ana Bia me levou até ele, revendo dois professores, Guilherme Santa Rosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Álvaro de Souza, da Universidade Pública de Aveiros - Portugal. Foram três encontros, três noites seguidas, seguida de caminhadas pela orla marítima, longas conversas e delas o algo mais que quero lhes dizer. Ana esteve presente em todas, presenciando estes raros momentos. Queria e tenho aqui na cachola muito o que poderia dizer por aqui neste momento, mas confesso, durante uma viagem o tempo urge e o que menos se encontra é este para escreinhações longas. Trouxe para cá dois livros e duas revistas, querendo ao menos ler todos em espaços livres, mas estes não me surgem, não acontecem. E como preciso também, além de tudo o mais, dormir um pouco, espero em breve poder contar algo mais do que amealhei de conversações saudáveis por estes dias. Com estes dois, a coisa foi divinal.

NUMA BRECHA, UM PASSEIO TURÍSTICO: FUI CONHECER A "BIBLIOTECA" DA UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, A MAIOR DO ESTADO
Como passar batido e indiferente, se diante de três dias dentro da UFPB, bem ali ao lado um imenso prédio em concreto a abrigar a maior biblioteca pública do estado da Paraíba? Para mim, impossível. Escapuli no meio da tarde desta sexta e fui perambular pelo local, assuntar o que de fato ocorre lá dentro daquelas paredes. 

Gosto de zanzar por estes lugares. Na saborosa seção de Periódicos, uma funcionária me observa ao longe, me vendo interessado em revistas específicas, se aproxima e me direciona para o que queria conhecer. de lá me encaminha para uma das diretoras da unidade e essa, para o que faz, só para me possibilitar uma tour pelos 3 pavimentos - sim, ela tem um imenso térreo e mais dois andares -, tudo com livros, muito bem catalogados e até com espaço para descanso dos estudantes. Isso é o que denomino de recarregar energias. 

Só depois de concluída a escapulida, volto para o que me trouxe ali na universidade.
Ah, como gostaria de contar mais e mais histórias de ocorrências de minha viagem, mas o tempo urge e a escrevinhações rareiam e são feitas nos curtos intervalos, dentre tanta coisa inventada para se fazer num lugar bem distante de onde estamos acostumados a ficar. Maior detalhamento fica pra depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário