quarta-feira, 18 de junho de 2025

MEMÓRIA ORAL (319)


HOJE É DIA DE ESCREVER DE CRISTINA E DO BALCÃO MAIS FAMOSO, DESDE ROMEU E JULIETA
Vivemos hoje algo muito intenso dessa luta dos ainda dispostos a fazer algo de concreto pelos interesses populares e dos que, pensam somente em lucrar, obter dividendos para uma minoria. Vejo essa luta se intensificando cada vez mais. E, como não poderia deixar de ser, os endinheirados do planeta estão não só tomando a dianteira, como usando de todos os artifícios possísveis para impor a sua condição, pouco se importando para tudo o mais. Dentre estes endinheirados, quase todos neoliberais, ultradireitistas, muitos ditadores e perversos para qualquer um que ouse fugir à regra, ou seja, mijar fora do penico. Mas o que seria isso? O capitalismo avançou e está mais degradado, muito mais perverso que antes. Não diria ser isso evolução, mas sim, algo como uma espécie de degeneração natural. Enlouqueceram. Tudo por dinheiro e cada vez para menos pessoas. Dentro dessa loucura, fazem de tudo e mais um pouco para brecar quem ainda tente construir algo com conotação ou beirando atender anseios populares, o da maioria da população, principalmente para os mais necessitados. Estes, coitados, padecem cada vez mais e sobrevivem como podem. Uma labuta diária.

E seguindo toda essa receita neoliberal, os que insistem em continuar na pegada de fazer algo aos renegados deste mundo, primeiro tentam cooptá-lo, depois ao não conseguirem e estes insistirem, jogam sujo, fazem de tudo e mais um pouco para condená-los, algumas vezes tentam até assassiná-los e não conseguindo, não agem mais como antigamente. Antes os tanques adentravam as ruas e os golpes militares, com apoio de civis e dos EUA - sempre eles - eram consolidados, com muito sangue nas ruas. Hoje não, em conluio com o Judiciário, totalmente enfronhados com o sistema cruel e insano, agem como se estivessem dentro da lei. Julgam inventando fatos ou, como no caso de Lula, crendo em convicção e nenhuma prova concreta. Isso ocorreu e acabou sendo desfeito posteriormente no Brasil. O caso da Lava Jato é um escandalosa vergonha para o sistema judicial brasileiro. Isso, infelizmente, se repete por toda América Latina. No Equador com Correia, na Bolívia com Evo Morales, no Paraguai com Lugo, no Peru com Castillo e agora, o caso mais recente, escandaloso da punição à Cristina Kirchner na Argentina.

Me detenho no caso dela, Cristina, duas vezes presidente daquele país e que, junto com seu marido, ambos peronistas, muito fizeram pela Argentina. O caso a envolvendo é declaradamente de lawfare. Lawfare é o uso estratégico do sistema legal para prejudicar um oponente, frequentemente desviando-se das normas legais e buscando objetivos que vão além da justiça. Ou seja, o poder constituído, quase sempre com ligação mais que umbilical ao neoliberalismo predatório, vendo que pode perder as próximas eleições, julga descaradamente e tira do poder, quando não prende. Tentaram cooptar Cristina, ela resistiu, tentaram matá-la, ela sobreviveu, fizeram de tudo para incriminá-la sem provas e quando ela se apresenta como candidata a deputada no próximo pleito, o que a indicaria como candidata à presidência em dois anos, a Corte Suprema, uma que joga futebol na fazenda de Maurício Macri e diz amém para os mandões do país, o dono do jornal e grupo Clarín, três juízes, a condenam. 

Ela foi condenada e teve alguns dias até ocorrer sua apresentação ao tribunal, se entregar. Neste interregno, ela já não podendo sair às ruas, sai frequentemente na sacada de seu prédio, localizado no cruzamento das calles San José e Humberto Primo. Cristina é hoje a maior representante do peronismo na Argentina, 71 anos e depois de Perón e de seu marido, Nestor, quem melhor pode tentar resolver os cruciais problemas do país e mais que tudo, ainda atender os clamores de uma população totalmente cerceada de qualquer tipo de direitos, com o desGoverno do insano Javier Milei. O último governo peronista não foi eficiente e em sua fraqueza, possibilitou a chegada de alguém como Milei ao poder. Igual ao Brasil onde Bolsonaro chega e conquista parcela significativa de eleitoresSão os tais doentes se achegando ao poder e depois fazendo de tudo para dele não mais sairem. No Brasil, Bolsonaro quase consegue permanecer no poder com um golpe, querendo matar seus oponentes. 

E Cristina do balcão de seu apartamento faz com que o país se levante. Foi uma semana de intensa movimentação diante de sua sacada. O povo foi verdadeiramente para as ruas defendê-la e contrário à injusta decisão judicial. Ela teria que se apresentar no Comodoro Py, nome da rua onde está localizada a Corte Suprema, porém, diante da manifestação crescente os juízes decidiram pela prisão domiciliar. Tudo se intensifica no último dia 17/06, quando uma manifestação gigante é marcada para a Praça de Mayo, local onde também está situada a Casa Rosada, o palácio presidencial. Da praça até o prédio onde ela reside uma multidão toma às ruas. O levante está estabelecido e consolidado. Milei age sempre com violência para qualquer manifestação nas ruas, batendo inclusive em aposentados, porém, diante de uma massa incalculável de pessoas, assiste a tudo. O balcão onde ela aparece com frequência se transforma num local não só de peregrinação, mas de esperança. Diante dele gente de todas as partes do país. 

Ela não mais precisará se apresentar ao tribunal. Agora está encerrada em sua residência, porém, fazendo uso de sua parte externa, a sacada, o balcão, hoje mais famoso que o do romance de Romeu e Julieta. No momento em que escrevo, ela solicita do tribunal se pode fazer uso do balcão. Ele faz parte de sua casa. A decisão deve ser tomada em breve e enquanto isso, o povo não arreda pé de se manifestar defronte este local. A Argentina ferve, pois o Milei prefere viajar, nenhuma obra em curso, governa fazendo pronunciamentos em países onde imperam governantes como ele, todos de ultradireita, viagens com gastos estratosféricos e o povo cada vez mais na miséria. Comparo as viagens de Lula, trazendo altos lucros ao Brasil e as de Milei, nenhum acordo comercial, só falação direitista. De tudo, algo desponta no ar, assim como os aviões de carreira: Cristina cresceu com tudo isso e a partir de agora, está recolocada num patamar, onde este julgamento deverá ser invalidado e, assim como Lula, voltar a disputar à presidência. Como ela mesmo disse, só a prenderam, pois sabem perderão a próxima eleição. E assim, a varanda, seu balcão acaba se transformando num belíssimo palanque, onde diante dele desfila toda uma nação clamando por se atendida em suas reivindicações. Essa Argentina voltará em breve. Como ela mesmo disse: "Voltaremos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário