AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SITUAÇÃO DE ACINTE DOS PEDÁGIOS PAULISTAS
Ontem, 31/03, 19h, ocorre mais uma Audiência Pública da Câmara Municipal de Bauru e como quase sempre, a iniciativa para mais essa é também do vereador Roque Ferreira, do PT. Pouca gente para discutir um assunto de tamanho interesse, “A Concessão Rodoviária dos Pedágios no estado de São Paulo”. O convidado especial foi Eduardo Coienca, que assessora a Comissão de Transporte da Assembléia Legislativa e também o deputado estadual Antonio Mentor. De sua fala, bastante didática, extrai o seguinte:
“Em nosso estado os pedágios foram alavancados com a administração privatista e uso do chamado Estado Mínimo, dentro da forma tucana de governar. Para se ter uma idéia da discrepância, experimentem rodar num trecho com quase o mesmo número de quilômetros, um que vai de São Paulo a Rio Preto, rodovias de pedágios tucanos, paga-se ida e volta, em média R$ 118,00 e de São Paulo a Belo Horizonte, trecho com pedágio federal, paga-se ida e volta, em média R$ 18,00. Tivemos o aceleramento da troca do modal ferroviário pelo rodoviário e a ocorrência do encarecimento do preço das mercadorias, pois o custo rodoviário é repassado para todos nós. O preço por eixo de um caminhão é o mesmo que o de um veículo comum e isso joga o preço das mercadorias sempre muito para cima. Quem não tem carro não pode se sentir indiferente, pois tudo que consumimos é transportado por rodovias e todos pagamos. No governo tucano não ocorrem revisões de concessões, muito menos de valores cobrados, isso não existe para eles. A Artesp é a agência reguladora dos nossos transportes rodoviários, só que sua gestão é mais pró-concessionária do que a favor do usuário. Ela também arrecada valores e chega a construir obras favorecendo as concessionárias, quando essas é que deveriam construir. As praças de pedágio visam somente o retorno financeiro. Aqui em SP somos tri-taxados, pois pagamos IPVA e outros impostos, além do pedágio. Hoje são 227 praças de pedágio no nosso estado e vários movimentos de repúdio ou resistência aos abusos, como o do Rodoanel Livre (hoje Serra inaugura e diz que lá não será crobrado? E após a eleição?), o de Cosmópolis defronte refinaria de petróleo, o da cobrança de pedágio urbano em Indaiatuba, etc. O valor que o estado já recebeu até agora foi de 8,4 bilhões com as concessões. Onde foi usado esse valor? O pedágio fere um direito constitucional, que é o de ir e vir livremente, daí na necessidade de rotas de fuga aos pedágios. São Paulo está se tornando uma terra de pedágios e muitas são as frentes de luta, como a da revisão na taxa de retorno, a isenção de tarifas para placas do município onde existe praça de pedágio, a obrigatoriedade de rotas de fuga, a tarifa ser cobrada pelo trecho utilizado na estrada e não o valor da tarifa cheia”.
Ao final, alguns fizeram perguntas e deixei a minha registrada para o Eduardo: “Em cima do tema Rotas de Fuga, acabo de ver numa estrada um placa com os dizeres, “Não fuja do pedágio – Isso é crime – Artigo tal”. Temos a intenção de criar um blog ou um site mostrando as rotas de fuga nos pedágios e fomos orientados que isso traria dor de cabeça. Como gostamos de ter dor de cabeça estamos finalizando a idéia e seguindo um conselho de um palestrante que passou por Bauru duas semanas atrás, Carlos Latuff, que disse; “Já que não vamos mesmo mudar o sistema, vamos criar problemas para eles, vamos dificultar a vida dos poderosos”. Afinal é legal ou não a rota de fuga?”. Eduardo quer se manter atualizado sobre a criação do blog e até ajuda a instrumentalizá-lo, como mais uma forma de resistência ao autoritarismo tucano. No final, o vereador Roque explana sobre o impedimento de fazer sua manifestação diante da praça de pedágio na ponte do Tietê, cuja obra da concessionária arruinou o lago do Zoológico municipal e termina repudiando uma máxima muito difundida pelos governistas, a de que “pobre não paga pedágio”. “Além de discriminatória, é exatamente o contrário, pobre paga tudo, além de serem os únicos a pagarem impostos no país, pagam caro demais, sobretaxados”, conclui. Reunimos quase todos os presentes e fomos lanchar no Bauru Chic, continuando a conversa até perto da meia noite. E hoje, quinta, a CUT fez uma manifestação defronte a praça de pedágio em Agudos. Esse texto sai publicado com essa informação após a realização da mesma, para não gerar novo INTERDITO PROIBITÓRIO. Uma pena não ter podido comparecer.
Beleza Henrique, todo ano discutimos as mesmas coisas, inclusive as merdas dos pedágios, sabemos a situação, mas e aí????
ResponderExcluirVamos implodir as praças??? Vamos realmente jogar merda ou ficar só marcando posição politica????
Marcos Paulo
Comunismo em Ação
Ola Amigo Aquino
ResponderExcluirObrigado por nos conceder tanto espaço neste conceituado blog, mas realmente o tema é da mais alta relevancia para a luta pela libertação do nosso povo paulista do jugo dos tucanos.
Abraço carinhoso a todos os amigos que fizemos nesta audiencia de Bauru, semeando ideias mudancistas e esperamos termos cumprido nossa missão a contendo.
Saudações
Eduardo Coienca
Henrique
ResponderExcluirEntão publicou o texto só à tarde para não gerar um novo Interdito Proibitório. Dessa vez a manifestação ocorreu nos pedágios como leio nos jornais de hoje, sem que desse tempo das empresas inpetrarem um pedido de proibição.
Avisem também o vereador Mariano que programou, anunciando com muita antecedência uma ida em protesto junto ao viaduto interditado, o Mauá sob a Pedro de Toledo, com abaixo assinado e conclamando ida da população. Desse jeito dá tempo de ocorrer outro Interdito. Quinze dias anunciando a realização de um simples ato.
Outra coisa, aguardo o site com os desvios, as rotas de fuga. Boa idéia, que deve mesmo gerar dor de cabeça, para ambos os lados.
Paulo Lima
QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER!!!abaixo os desmandos dos tucanos,a exploração,a manipulação!!!vamos dar muita dor de cabeça!!!que venha o blog...as rotas de fuga!!!usemos as armas que temos com astucia e inteligencia,façamos uma revolução,vamos detonar essa merda!!
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