sexta-feira, 4 de abril de 2014

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (55)


A CEGUEIRA DOS QUE CREEM CRENDO, SEM PESTANEJAR E CONTRARIAR O QUE LHE É IMPOSTO
Dias atrás acabei entrando numa discussão religiosa por causa da Vacina de HPG. Distribuída gratuitamente pelo Ministério da Saúde, um grupo reduzido de evangélicos nega de dá-la aos filhos. No calor da discussão disse que a pessoa sendo maior de idade pode tomar a decisão que quiser, mas no caso do filho, deve ser obrigada. De uma acalorada debatedora recebo isso na reservada caixa de diálogo do facebook:

“Para os verdadeiros cristãos não é segredo algum que a razão faz um homem perder a fé. (...) É um fato consumado que as pessoas que se tornam muito racionais tornam-se também arrogantes, antipáticas, autoritárias, medíocres e quando desempenham algum tipo de liderança tornam-se verdadeiros ditadores comunistas sanguinários. Como se isso não bastasse passam também a acreditar nas mais extravagantes e bizarras bobagens que a mente humana é capaz de inventar. Conheço vários ateus-satanistas (pessoas da pior estirpe) que negam a existência de Deus, mas que acreditam que o universo surgiu de uma explosão a partir do nada, que a matéria inanimada ganhou vida e, além varias outras besteiras, que o homem veio do macaco. Essas pessoas provavelmente não têm perspectiva alguma na vida para eles equações e fórmulas matemáticas são mais confiáveis que a fé em Nosso Senhor, imagino que tipo de vida essas pessoas devem ter. Esses são os chamados Evolucionistas, defensores da doutrina obscurantista e do misticismo de Darwin. Pretendo nesse texto dar meu parecer sobre esse assunto: fé x razão, Criacionismo x Evolucionismo, honestidade cristã x charlatanismo científico, pastores altruístas x cientistas sádicos e verdade x mentira.

Alertando assim os fiéis desse mal que tanto assola o mundo atual. A Origem Charles Darwin nasceu, na Inglaterra em 1809. (...) A propensão para ser ímpio deve ter vindo de família: Erasmus e Josiah tinham opiniões políticas de extrema esquerda chegando a apoiar a independência das colônias americanas. Ambos participavam de uma seita chamada “sociedade lunar”, onde se reuniam nas luas cheias onde cultuavam deuses pagãos e provavelmente praticavam magia negra (conhecida no Brasil como “macumba”). (...) Durante a juventude Darwin estudou teologia Cambridge (o que é mais uma prova da baixa rigidez em universidades católicas, pois se estudasse em uma instituição cristã mais assídua com a Palavra de Deus, ele nunca teria se desviado do caminho da Salvação) onde pretendia se tornar ministro anglicano. Mas sua vida muda de rumo quando recebe um convite para fazer uma viagem ao redor do mundo em um navio chamado Beagle. Durante essa viagem Darwin conheceu boa parte do território americano, que naquela época era povoado por canibais. Em uma parada nas Ilhas Galápagos, a semente da desconfiança germinara na mente de Darwin dando origem ao arbusto da discórdia que se transformou na arvore da desavença cujo fruto foi o evolucionismo.

O cientista inglês teve a ousadia de desafiar a veracidade da Bíblia afirmando que o Genesis estava errado, segundo a vida na terra não foi criada por Deus, mas tão somente urgiram do nada. Anos depois , Darwin diria que durante a viagem ouvira vozes em sua cabeça, certamente era a voz de Satanael o induzindo a essa blasfêmia. Em 1859, é publicado o livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural”, onde é introduzida ao publico as heresias darwinistas. E foi assim que se iniciou uma das maiores correntes filosóficas anticristãs da História. Disseminação da semente do mal e suas consequências. O final do Século XIX foi um período marcado pelo progresso científico industrial. As maquinas substituíram boa parte do trabalho manual que era feito por artesãos, mas acabaram criando outros tipos de trabalhos já que elas precisavam ser operadas. Entretanto o trabalho no interior das novas indústrias era extremamente penoso e repetitivo, o que levou milhares de operários a se revoltarem contra esse novo sistema de emprego, reivindicando melhores condições de trabalho. Essas revoltas eram perigosas para os donos das indústrias, pois ameaçavam seus lucros: eles precisavam de algo que tirasse a perspectiva de vida dos seus operários, para que esses se tornassem seus escravos. Nesse contexto social as ideias de Darwin proliferaram de forma espantosamente assustadora. O evolucionismo caiu como uma luva nas mãos dos empresários dessa época: fazendo as pessoas acreditarem nessas blasfêmias elas tirariam o que elas tinham de mais precioso, a fé em Deus, e uma pessoa sem Deus é totalmente escravizada pelo demônio. Uma pessoa que acredita que veio do macaco pode ser enganada por qualquer pilantra que apareça em sua frente!

Para se ter uma noção do tamanho do estrago que o evolucionismo causou em nossa sociedade, basta lembrar que o Comunismo tem suas raízes no Darwinismo: Frederich Engels (evolucionista, ateu-satanista e membro dos iluminati foi um dos principais idealizadores do comunismo) em uma carta a Karl Marx (outro evolucionista, ateu-satanista e membro dos iluminati que foi um dos principais idealizadores do comunismo) “as idéias desse Darwin que estou a ler são fantásticas!”. O próprio Karl Marx disse que e o evolucionismo e suas ideias sobre as lutas entre as classes foi um dos pilares de sua filosofia comunista. Algumas décadas mais tarde surgiria outra ideologia totalmente apoiada nos alicerces oscilantes do comunismo e sobre o terreno pantanoso do evolucionismo sendo mais um dos andares dessa Torre de Babel científica, o nazismo. A doutrina dos “mais aptos” foi o que despertou em Adolf Hitler a vocação revolucionária com o argumento da destruição dos mais fracos, pois foi logo após a leitura direta do livro de Darwin que Hitler começou a escrever seu livro “Minha Luta”. Esses regimes totalitários onde seus governantes eram ditadores ateus/satanistas/evolucionistas mataram em poucas décadas mais pessoas do que todas as guerras entre as religiões causaram em toda a História da humanidade, mesmo levando em consideração a diferença da população entre essas épocas.

Mesmo com todos esses crimes em seu currículo, o evolucionismo vem ganhando força nessa sociedade depravada em que vivemos. Em 1925 quando um professor foi processado no Tennessee por alienar crianças com o darwinismo o mundo inteiro pareceu se revoltar contra os verdadeiros cristãos, hoje se um Pastor não pode nem mesmo ensinar a Verdade de Deus (o Criacionismo) a uma criança. Evolucionistas mais radicais clamam pelo fim da religião. Na verdade o anti-religiosismo já foi utilizado por pelos comunistas e pelos nazistas, e já sabemos no que isso deu. Contradições no evolucionismo Apenas apontar os males causados pelos evolucionistas não é suficiente, temos que mostrar também por que essa doutrina é falsa para que os pais cristão possam educar corretamente seus filhos. Os argumentos de Darwin já foram esmagados por um experimento feito na universidade Evangélica Unisilas. Eis também algumas perguntas com uma lógica cristã perfeita que os evolucionistas não conseguem responder: 1 – Se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos? 2 – O que surgiu primeiro as abelhas ou a polinização? Ambas só podem existir mutuamente. 3 – A evolução contradiz a Segunda Lei da Termodinâmica e o conceito de Entropia. Como explicar esse fato? 4 – Se os animais se transformaram em outros com o passar do tempo, por que não temos animais de espécies intermediarias? Por exemplo, se os sapos evoluíram para patos, onde estão os fosseis dos sapatos? 5 – Como surgiram os sentimentos humanos? 6 – Como o simples se transforma em complexo? 7 – Como o inanimado se transforma em animado? 8 - Como uma explosão pode causar ordem? 9 - Como pode ter ocorrido uma explosão no nada, se para algo explodir é necessário que haja oxigênio? 10 - Se os morcegos evoluem dos ratos, como os evolucionista alegam, do que evoluem os anjos? Enquanto os evolucionistas aceleram suas calvícies tentando responder essas perguntas, lembre-se que a Biblia é a palavra de Deus e Deus nunca falha, portanto a Bíblia sempre diz a verdade. Vou deixar aqui uma prova: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” Genesis 2, 7 Irmãos, a Bíblia afirma categoricamente que viemos do barro e é justamente por esse motivo que se formam pedras em nossos rins. Se pegares uma dessas pedras e comparares com as pedras que encontramos nas ruas veras que não possuem diferença alguma. Conclusão: A Bíblia fala a verdade, o Criacionismo está na Bíblia, o Criacionismo é verdade. A bíblia fala a verdade, o evolucionismo não esta na Bíblia, o evolucionismo é falso”.
UFA! Foi isso. Repassei o texto para o amigo camarada insurgente MARCOS PAULO, pois na correria de trabalho não tinha tempo para responder adequadamente. Eis sua resposta, já devidamente repassada para quem de direito:

“Henrique segue a resposta, fiz apenas para atender seu pedido porque olha, quanta cretinice, eu não perco tempo mais com tanta babaquice.

Minha cara, recebo este texto repassado por ti através de meu amigo Henrique, confesso hoje não ter saco para lidar com gente sem um pingo de inteligência, mas a pedido dele farei algumas colocações contra os absurdos que repassa. Procure aprender alguma coisa, discordar de algo e contra argumentar com fundamentos sólidos é algo saudável para mente, mas não faça isso se utilizando de mentiras.

Logo de cara começa criticando a razão, então o seu negócio é a ignorância?? Prefere ficar cega com os fatos da vida, acreditando em mitologias de dois mil anos?? O texto chama Engels de Ateu-santanista, como pode?? Ateu, é a ausência de crença, seja em deus ou no diabo, então não se casam. Onde tirou esse negócio de iluminati?? Como Engels poderia basear o comunismo no evolucionismo, se o Manifesto Comunista data de 1848 e a Origem das Espécies de 1859??

Outra coisa que demonstra você não possuir nenhum tipo de estudo e pesquisa, a Sociedade Lunar era um encontro de cientistas, filósofos, intelectuais, para debater ciência, política, pensamentos, de onde tirou que era um culto a deuses?? O Lunar ganhou esse nome, pois escolhiam dias de lua cheia por causa da luminosidade já que na época muitas ruas não possuíam ainda iluminação pública, você sabia disso?? De onde tirou também que a ciência diz que algo vem do nada?? E onde está na Origem das Espécies dizendo que o homem vem do macaco?? Somos símios como eles, temos um ancestral em comum, primos, mas não viemos dos macacos, estude mais. A evolução é comprovada não só pelos fósseis, mas também pelo DNA, estude mais sobre genoma.

Darwin descobriu a evolução estudando espécies, que documento ele diz ter ouvido vozes?? Hitler não era ateu e odiava comunistas, se procurar em símbolos nazistas verá inscrições cristãs em alguns brasões. Agora respondo as perguntas idiotas de seu texto.

1 – Se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos? - Não veio do macaco, temos um ancestral em comum.

2 – O que surgiu primeiro as abelhas ou a polinização? - As abelhas descendem dos Hymenoptera, há fósseis para comprovar, antepassados das vespas, formigas e abelhas.

3 – A evolução contradiz a Segunda Lei da Termodinâmica e o conceito de Entropia. Como explicar esse fato? - Qual fato?? Onde contradiz??

4 – Se os animais se transformaram em outros com o passar do tempo, por que não temos animais de espécies intermediarias? Por exemplo, se os sapos evoluíram para patos, onde estão os fosseis dos sapatos? - Evolução não acontece assim, da noite pro dia, são milhares e milhões de anos evoluindo, não há intermediários porque a evolução é uma constante, mas há fósseis de seres transicionais, quanto aos sapatos, procure nos seus pés.

5 – Como surgiram os sentimentos humanos?- Do cérebro.

6 – Como o simples se transforma em complexo? - Estude biologia e entenda como funciona a genética.

7 – Como o inanimado se transforma em animado?- Lendo uma piada como este texto. Nenhuma matéria é inanimada pois os átomos estão sempre em movimento. Uma célula pode evoluir, veja que de um minúsculo espermatozoide você se transforma num ser bem mais complexo e como?? Com os dados genéticos levados ao seu DNA.

8 - Como uma explosão pode causar ordem? - Não há ordem no universo e sim leis da física para que um evento ocorra no universo.

9 - Como pode ter ocorrido uma explosão no nada, se para algo explodir é necessário que haja oxigênio? - A ciência não diz que vem do nada, no universo quando se fala em explosão não estamos referindo a combustão como soltar um rojão, estude.

10 - Se os morcegos evoluem dos ratos, como os evolucionista alegam, do que evoluem os anjos?- Anjos não existem, prove o contrário.

Pra encerrar, devolvo algumas perguntas: 1 - Se deus criou tudo, de onde ele veio?? 2 - Se os evangelhos não foram escritos por testemunhas oculares, quais provas históricas e arqueológicas tem para provar a existência de Jesus? 3 - A bíblia defende claramente a escravidão, a submissão das mulheres, estupros, apedrejamentos, espancamentos de crianças, pune homossexuais, onde está esse deus bondoso?? 4 - Que moral é essa que pede louvor a um ser e que pune eternamente alguém pelo simples fato de negá-lo??

Procure estudar mais, expandir seu horizonte, mas dúvida que faça. Carl Sagan já dizia: "não queira convencer um crente de nada, pois ele tem a simples necessidade de acreditar".

Camarada Insurgente Marcos Paulo


Dai veio sua resposta, curta e grossa, em forma de duas montagens com esses textos: “Quem é você, homem, para questionar Jesus?” e “Sua mensagem foi recebida, visualizada e ignorada com sucesso”. Não tive outra alternativa, DESISTI DE DEBATER. Havia proposto um debate, confronto de ideias, pensamentos antagônicos, nenhuma resposta sobre isso.

16 comentários:

  1. Se o sujeito é satanista, não é ateu. AS pessoas tem mania de dizer que Hitler era socialista por causa do nome de seu partido: Nacional-socialista. Por este ponto de vista, então eu poderia chamar de que forma, a Republica Democratica Popular da Coréia?
    Silvio Selva

    ResponderExcluir
  2. HPA, tenho profundo carinho e respeito por vc. Estes meus sentimentos nunca nascem pela forma como as pessoas creêm, mas sim em razão do modo como se relacionam com as outras. A simplicidade, inocência, ignorância, pureza, tudo de forma honesta me atraem mais, que orgulho, intelectualidade arrogante ou a culpa do compromisso. Tenho por sagrado, o livre arbítrio. Indistintamente Deus o outorgou ao homem, se obrigando a respeitar a todos eles, independentemente do que cada um cresse, ou fizesse. Amo o debate, na mesma intensidade que odeio a contenda, quando vejo nela deboche, ofensa (pastor vai pastar), blasfêmia (Rita Lee travestida de santa) e olha que nem católico sou, fujo e o faço com o fundamento que me ensinou o Mestre "Não de o que é santo aos cães, nem lance perólas aos porcos". Nada tenho contra ateus, satanistas,maçons, religiosos sectários, homossexuais. Amo a todos eles, e por uma razão simples. O Senhor me ensina a amar o próximo. E na parábola do samaritano, Ele Jesus revela, que o próximo é aquele com o qual temos dificuldades de convergência filosófica e ou religiosa. Tenho amigos ateus, Pedro Romualdo, marxistas Roque Ferreira, Silvio Silvio Durante, comunistas, homossexuais. A todos vejo como seres humanos e com os quais posso aprender muito (educação, gentileza, tolerância, respeito mas sobretudo amor - o filos (fraterno) e o agápe (divino). Admiro tua combatividade, mesmo discordando de seus pontos de vista. Me contagia a forma humana e digna, como promove as pessoas. Só lamento, o entendimento leviano que muitos têm do Evangelho, do meu Senhor e da minha fé. Por exemplo, quem ler o livro de Atos, sem sectarismo, apenas com visão econômicoantropolosociológica, vai ver que os primeiros praticamentes do comunismo foram os cristãos primitivos. Eles até podiam ter propriedades - mas quando a vendessem deveriam trazer aos pés dos apóstolos (governo) que distribuiriam por meio dos diáconos (ministros - assistentes sociais) a cada um dos irmãos e a cada qual confome suas necessidades. Pois bem, este tipo de governo é posto a prova quando um casal (Ananias e Safira), desprendem de uma propriedade. Escondem parte do dinheiro e vão até Pedro, com apenas parte do valor da venda. Simplesmente por Pedro trazer a juízo a sentença de Deus - porque eles mentiam ao Espírito Santo (única instância da Trindade, onde já não há mais perdão) e quando caem mortos os dois, afirmam que Deus amoroso é este... Este é um DEUS vingativo, inclemente.....Se quisermos a pureza e a fidelidade do e ao Evangelho, temos também que nos submeter ao rigor das consequências do seu juízo.
    Adão Nereu Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Adão Nereu,
    Não é questão da pessoa ser leviana sobre o evangelho ou sua fé, e sim sobre expor fatos históricos e evitar distorções da realidade em prol de um domínio de massas.

    Diferente do que vc diz, não me atrai a ignorância e sim o conhecimento, esse seu discurso sobre orgulho e intelectualidade arrogante é o mesmo de todos os que se curvam ao sectarismo, conhecimento vira sinônimo de arrogância.

    Embora sua abordagem seja bem mais educada que a da pessoa citada no artigo, a concepção acaba sendo a mesma, você não contra-argumenta propondo um debate aberto com a história e sim faz uma pregação citando trechos bíblicos.

    Ao longo dos anos e muitos debates, percebo que os religiosos conhecem pouco de suas escrituras, não é questão de interpretação, textos precisam ser entendidos e assim como os outros monoteísmos, o cristianismo, crença dominante em nossa nação, é o maior divulgador de preconceitos e manipulação de massas, esse sempre foi o papel da instituição igreja.

    E saiba você que eu como crítico sempre defenderei o seu direito de se expressar e debater abertamente comigo e com qualquer pessoa, mas infelizmente seus membros de crença não agem assim, fazem lobby na imprensa, eu várias vezes fui impedido de manifestar um crítica justamente por esse tipo de postura evangélica.

    Essa coisa de tentar sair pela tangente dizendo que as primeiras comunidades cristãs eram tipo comunistas, que Jesus era puro amor, é uma análise muito rasa e distorcida, primeiro que comunismo não é isso como descreve, o livro do Atos, que acredita-se ser escrito por Lucas Evangelista, assim como os demais evangelhos, não foram escritos por testemunhas oculares e sim muito tempo depois das tais "ocorrências", eles se contradizem em datas, locais, os relatos dessas comunidades são algo muito mais idealizados do que fato histórico. Aliás, não existe nenhuma prova histórica da existência de Jesus, a igreja procura há séculos por isso e nada, sabe por que?? Porque o cristianismo é mais uma adaptação de outras crenças mais antigas, se você estudar religiões mais primitivas você encontrará muitos deuses com características bem parecidas.

    Entenda que não se trata de ofender, mas sim em pleno século 21 evitar abusos mentais para manipulação de massa que crimes com a ciência e o conhecimento, atacar a evolução da forma que esta senhora fez, não é questão de opinião e sim de atentado a inteligência, mas queremos sempre a manifestação dessas pessoas e o nosso espaço para rebater e levar pessoas a um questionamento para um pensar também.

    Camarada Insurgente Marcos

    ResponderExcluir
  4. Adão, gracias, não vejo com exagerado o que faço. Toda religião existente na face da terra, sabemos muito bem, é criação exclusiva da mente humana, algumas horrendas deformações de algo até belo. Considero a Bíblia um belo livro de histórias. Já de brincadeiras, chacotas e blasfêmias, as faço não em retaliação, mas com o intuito de que as pessoas leiam mais, se informem mais e não continuem tocando suas vidas somente com uma única fonte de informação e sem aceitar discutir em nenhum momento. Um horror isso. Quando falta o respeito, surgem coisas piores. No texto que recebi tem uma insinuação da umbanda como algo demoníaca (sic), depois esse perversa criação da mente humana, o criacionismo, deturpando a história ao seu bel prazer, provando que a esses vale até o retrocesso. O debate sempre é bom, mesmo quando feito em tom de provocação, pois dele afloram de tudo, desde os menos e os mais preparados. Assim como divulguei montagens que não concordas, as recebi com o mesmo conteúdo. O que verdadeiramente queria provocar, um debate honesto e franco com a oponente, não aconteceu, ela não aceita debater, se fecha em copas e só ataca, nada de novo é concebível para ela. Questão fechada zero de debate.
    Henrique - direto do mafuá

    ResponderExcluir
  5. Então, quando os contrários - que nos taxam de ignorantes, alienados, imbecis, incautos, massa de manobra, dóceis corderinhos - de modo ignóbil, tenho que deixá-los falando sozinho. E aí apenas cumpro o Salmo 1.

    Bem aventurado é o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta a roda dos escarnecedores. Antes, na Lei do Senhor medita, de dia e de noite. Pois ele serão como a arvore plantada junto ao ribeirto, que ao seu tempo dá os seus frtos, as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
    Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
    Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.Salmos 1:3-6


    Que Deus o abençoe, Henrique Perazzi de Aquino, amo você.

    Adão Nereu Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Camarada Insurgente Marcos", primeiro confesso minha profunda ignorância, certamente não tenho teu tempo de leitura, de pesquisa e mesmo de aprofundamento em teses, antíteses. Sequer pra com o cristianismo, tenho a devoção e dedicação que você por suas crenças, ou descrenças. Posto isto, te asseguro que me atrai a ignorância, porque ela me oferece a oportunidade do conhecimento. Aliás, só pode haver conhecimento onde outrora havia ignorância. É mesmo fato, que muitos religiosos conhecem pouco de escrituras. Por isso surgem as heresias. Agora vou te fazer se sentir ofendido. Camarada Marcos, Eu quero conhecer JESUS. O JESUS, que você diz sequer haver prova da sua existência, mas que mudou minha vida. Eu era adúltero, idólatra, enganador, mentiroso, cheio de vaidades, autossuficiente. Quando me encontrei com JESUS, que vc disse que não há prova da existência, então já houve um grande milagre. Milagre sim, porque uma mudança de vida, a partir de algo que nem sequer há prova de existência é milagre. Agora é interessante Jesus não ter existido, né. Como pode uma pessoa que não viveu ou existiu, mudar o calendária A/C DC. Como pode um cara que não existiu e que foi e e ainda é renegado por seu povo (judeu), sem um dia levantar uma arma, promover um motim ou liderar uma revolução, revolucionar a história de tal maneira, o que levou grandes homens da história, moderna, antiga ou média, falarem dele. Napoleão, que cobriu de guerra a metade da Europa, escreveu em seu diário ao final de sua vida: “Com todos os meus exércitos e generais, por um quarto de século não consegui subjugar nem um único continente. E esse Jesus, sem a força das armas, vence povos e culturas por dois mil anos. Rousseau: “Conseguir inventar ou criar a história de uma vida como a de Jesus seria um milagre maior do que foi Sua existência real.” Ernst Renan fez a seguinte observação: “Na área religiosa, Jesus é a figura mais genial que jamais viveu. Seu brilho é de natureza eterna e Seu reinado jamais acaba. Ele é único em qualquer sentido e não pode ser comparado a ninguém. Sem Cristo não se entende a história.” "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo.(1966)". Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais Famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã; Poderia seguir avante, camarada, mas não há o que nem o porque debater, com alguém que ignora o objeto da discussão. Que Deus te abençoe.
    ADÃO NEREU bARBOSA

    ResponderExcluir
  7. Adão, realmente não há como prosseguir um debate onde só um lado expõe argumentos e o outro faz pregação.

    Do questionamento se chega ao conhecimento, não da ignorância. No seu íntimo você acredita no que quiser, mas não pode sair falando bobagens como as que descreve aqui. Você já estudou sobre Calendário Romano, Calendário Juliano e Calendário Gregoriano que são a história do nosso calendário adotado no ocidente?? Estudou também outros lugares que seguem outros calendários e os motivos??

    Se você se tornou uma pessoa melhor e acredito ser um ser do bem, foi por sua vontade, dedicação e consciência, eu posso assistir aos desenhos dos Smurfs e achar que aquilo pode me fazer uma pessoa melhor, mas nem por isso eles existem ou seja uma prova para isso.

    Hoje diante de uma sociedade cada vez mais conservadora, politicamente correta e submissa ao obscurantismo moderno, percebo que ler e pesquisar muito virou crime.

    Mas procure abrir um pouco a mente e verá um mundo incrível a ser explorado, descoberto. Estude a origem do cristianismo, esse domínio que diz e influências sobre muitos países principalmente no ocidente é devido a lá atrás ter se tornado a religião oficial do império romano, religiões são assim, nascem e morrem com sociedades conquistadas, destruídas. Sabe por que vc é cristão como a maioria de gente desta terra?? Por que acidentalmente você nasceu no ocidente do século 20 onde a cultura religiosa predominante é o cristianismo, se vc tivesse nascido na Dinamarca na época dos vikings acreditaria em Thor, se fosse na Índia em Shiva, num país islâmico em Maomé, numa tribo da África vc acreditaria no Grande Juju da Montanha e assim vai, abrir um poucos os olhos como vários de nós aqui fizemos só lhe fará bem.

    Veja que essa vingança divina como tenta fazer transparecer apenas sobre uma insanidade de um homem que matou John Lennon, é a maior mostra de uma péssima moral do deus cristão, um ser que pede para ser louvado, vingativo, que mata, que defende escravidão, denigre mulheres, amaldiçoa homossexuais, que cria regras sabendo que não se pode cumpri-las e cria um loop num salvador, onde um assassino, um estuprador pode ser salvo desde que se arrependa e aceite o seu salvador, enquanto um homem de bem que viveu fazendo as melhores ações será condenado pelo único pecado que não ter perdão, apostasia, negar e aceitar Jesus como seu salvador.

    Vc não encontrou evidências para as questões do mundo e sim algo que alivia para você, a religião acaba lhe distraindo para não observar os fatos da vida, entender e viver consciente a única vida que vc tem.

    Abraço e que a Razão abençoe você.

    Camarada Insurgente Marcos

    ResponderExcluir
  8. Henrique

    Jesus, pelo que sei, jamais escreveu, provavelmente como uma forma de se opor a esse autoritarismo, a esse caráter de verdade absoluta, a esse poder inquestionável que os arrogantes conferiam à palavra escrita. As palavras que são atribuídas a ele pelos evangelistas, são parábolas, metáforas, poesias, sempre impregnadas de tolerância, compaixão, defesa das mulheres, inclusive as prostitutas... e combatia com firmeza e coragem os fariseus, os mercadores dos templos, os falsos doutores ... portanto há formas e formas se de ler a mesma Bíblia.


    E essa forma histérica que persiste hoje em muitas igrejas ditas evangélicas, de querer impor a verdade no grito, respaldada em citações bíblicas, dificilmente serão respaldadas pelas palavras de Jesus... na verdade, são na minha opinião, o próprio "anticristo".

    Carmen Lucia Bezerra Bandeira

    ResponderExcluir
  9. Henrique
    Esse debate gera tranquilamente, um seminário ... são pontos demais a serem discutidos. Contudo, uma coisa é certa. A decisão sobre a crença, há de ser sempre individual. O Estado precisa ser LAICO sempre. E nunca restringir a liberdade de culto. Porém, as religiões, também são obrigadas a seguir a constituição. Se tiver coisa acontecendo fora disso, o Estado precisa intervir sim. As Igrejas estão construindo Impérios, bem debaixo de nossos narizes, sem tributação, lavando dinheiro pra caramba, e a PF e Minist´rio Público, e Procuradoria ... já cansaram de mostrar ... e os caras continuam fazendo tudo igual, por conivência política.

    Isso não pode ... isso sim, é rasgar a Constituição. Peraí ;;; mas eles não são cristãos não ... e eu provo com o Novo Testamento na mão. Eles pregam outra coisa ... o Cristo só falava de PARTILHA e AMOR. Eles só falam de GRANA e SEXO



    Paul Sampaio Chediak Alves

    ResponderExcluir
  10. Acho engraçado como os cristãos tentam desesperadamente defender seu messias imaginário, sempre a conversa de que há várias formas em se ler a bíblia e blá blá blá, mas nada conhecem deste livro e história antiga, bastam algumas simples questões e eles começam a pregação e o discurso ad nauseam.

    A arrogância não está em quem busca o conhecimento, mas sim nos que não aceitam um questionamento oposto, em pleno século 21 há coisas que não dá mais, vejo acima um comentário do Paul Sampaio falando sobre essa negociata das igrejas, mas o papel sempre foi esse, acho um abuso principalmente com crianças esse doutrinar e ensinar mitologias como verdade, isso é a base para uma sociedade conservadora, alienada e de manobra. Tenho maior orgulho em conhecer o filho do Henrique, criado pelo pai para ser livre para pensar, observar o mundo e suas possibilidades, este sim se um dia depois de tudo o que viu optar por seguir ou não alguma crença, é digno de aplausos, pq será nesse ponto algo totalmente pessoal. Agora quem procura arejar a mente, conhecer um pouco mais os fatos, pois não existem formas de verdades, existem fatos, estes não podem se calar diante de pessoas que tentam impor delírios divinos a sociedade, o que esse texto do Henrique postado da senhora aí é uma afronta a qualquer bom senso.

    E sobre uma colocação do Paul e da Carmen, discordo totalmente, as religiões adaptam de acordo com o momento de uma civilização e escondem o sentido de seus livros, Jesus não era nada disso de amor, paz e carinhoso, primeiro porque é mitológico, mas vou seguir na linha de vcs como se fosse algo histórico para melhor debater. Se analisarmos os personagens, Satanás é a figura mais libertária que tem na bíblica, Barrabás tb é melhor que Jesus. O pai e o filho são totalmente autoritários, ninguém entra aos céus se não for por eles, tudo pode ser perdoado menos apostasia, ele mesmo disse que a lei do AT não se mudaria nada, mesmo ele tendo sido incoerente e violado algumas delas, só aceitava os pecadores se estes se arrependessem e já que os religiosos não estudam a bíblica seguindo cegamente pregações, vou mostrar algumas passagens do NT com absurdos do "amoroso" Jesus que separei pra vcs:
    Jesus, em uma de suas 'belas' parábolas, usa especificamente a tortura de escravos para exemplificar como será o castigo para as pessoas na sua volta: aquele escravo que não sabia o que devia fazer e fez errado, receberá menos açoites, já aquele que sabia o que fazer e mesmo assim fez errado, receberá mais açoites. Vejam a tranquilidade com que Jesus fala de bater em escravos. Ele estava plenamente confortável com a idéia de que um escravo podia ser surrado, mesmo que ele não soubesse o que era para fazer.
    Lucas,12:47 Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites
    Lucas,12:48 Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

    Em outra ocasião, Jesus também usa a relação escravo-senhor para dizer que um escravo não faz mais que a sua obrigação ao servir seu mestre (um senhor não precisa nem sequer agradecer pelos serviços que o escravo faz), da mesma forma que os discípulos não faziam mais do que a obrigação em fazer o que Jesus mandava:

    Lucas,17:7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa?
    Lucas,17:8 E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás?
    Lucas,17:9 Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?
    Lucas,17:10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.

    continua...

    ResponderExcluir
  11. Em mais uma 'bela' parábola, Jesus compara o reino dos céus a um rei que vai cobrar os seus escravos, e quando eles não tem dinheiro, com a maior naturalidade do mundo, manda vender a ele, sua mulher e seus filhos!

    Mateus,18:23 Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos
    Mateus,18:24 E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos
    Mateus,18:25 Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.

    Ou seja, Jesus não via nenhum problema em vender os filhos como escravos. Afinal de contas ele era judeu, e já vimos que a lei mosaica permitia vender a família para pagar dívidas.

    Você acha que alguém que compara o reino dos céus com um sistema escravocrata seria contra a escravidão?? Faz sentido dizer uma sandice dessas?? Existem outras oportunidades onde Jesus usou servos como exemplo e podia ter falado contra a escravidão. Também é claro que ele entendia a diferença entre escravos e trabalhadores contratados, principalmente na parábola dos trabalhadores na vinha (Mateus 20, 1-16) e a dos lavradores maus (Mateus 21, 33-45).

    Paulo e a escravidão:
    Uma das mais famosas frases usadas por escravocratas é a infame frase de Paulo que ordena os escravos a obedecerem seus senhores da mesma forma que eles obedecem a Cristo:

    Efésios,6:5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo.

    Outras passagens que ensinam o comportamento próprio dos escravos para seus senhores e vice-versa:

    Colossenses,3:22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.

    Colossenses,4:1 Senhores, tratai os servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.

    1Timóteo,6:1 Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

    Tito,2:9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões
    Tito,2:10 não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.

    continua...

    ResponderExcluir
  12. É inconcebível alguém ler esses tópicos e não ver que Paulo considerava a escravidão como algo normal, corriqueira, e consequentemente, natural, correta. O único conselho de Paulo aos senhores escravistas é que tratassem bem seus escravos. Para Paulo, um cristão podia ter escravos e ainda assim ir para o céu. Bastava uma palavra, uma única palavra para libertar os escravos, e toda a história do mundo ocidental poderia ter sido diferente.

    Pedro e a escravidão:

    Pedro, a "pedra" da igreja, não só apoiava a escravidão, mas ensinou os escravos a serem submissos a seus senhores. E daí que vocês são esbofeteados, injustiçados e sofram na mão de perversos senhores que se acham superiores a vocês?? Nada disso importa, porque Jesus também sofreu. E ele sofreu por vocês, de modo que vocês também tem que sofrer. Entenderam a lógica?? Não?? Eu também não.

    1Pedro,2:18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso
    1Pedro,2:19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.
    1Pedro,2:20 Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência?? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.

    Como alguém tem a cara de pau de dizer que a bíblia não aprova a escravidão e tudo é amor?? Em nenhum momento é dito algo como: "Não tenham escravos", "libertem seus escravos" ou "ter escravos é abominação". Não, para os personagens bíblicos, ter escravos era algo natural, e consequentemente Deus considerava a escravidão algo natural.

    Podemos concluir que todas aquelas pessoas que viveram nos séculos passados, e que se embasaram na bíblia para apoiar a escravidão, não estavam entendendo a bíblia incorretamente. Pelo contrário, estavam apenas fazendo exatamente aquilo que o deus deles tinha autorizado a fazer. A lei mosaica dada por deus apoiava a escravidão, Jesus apoiava a escravidão, e os apóstolos apoiavam a escravidão. É difícil para os cristãos de hoje entenderem isso, porque eles não estão acostumados a ver a bíblia pelo que ela é, e sim por aquilo que eles querem que ela seja. Mas não adianta, a moralidade que a bíblia prega não vale mais para os dias de hoje. Nós já superamos essa moralidade, melhoramos, evoluímos, aprendemos, e apesar de tudo ainda temos que amadurecer mais, para deixar crenças imbecis onde elas devem ficar: no passado. Não precisamos mais delas. Elas são obsoletas. Nós podemos fazer melhor. Basta abrir os olhos e querer.

    Camarada Insurgente Marcos

    ResponderExcluir
  13. Marcos, o respeito, como respeito aos agnósticos, espíritas, atéus, hindus, maçons, umbadistas, animistas, livres pensadores, mas sobretudo ignorantes. Sim, simplesmente ignorantes.... sim porque sobre estes paira a a necessidade do pleno conhecimento. O conhecimento da Verdade. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Há uma lei simples na vida, cosmos, terra. Vale para o plantio. O plantio de sementes de relacionamentos, de sementes naturais e sobrenaturais. O que o homem semear isto mesmo colherá. Me fundamento, não em religião, que são os muitos ismos que tanto males faz ao homem. O fundameto da minha fé, é e Jesus Cristo. Ah, ele não fundou religião nenhuma. Jesus, fundou uma escola. Mestre, chamou para si, 12 discíp0ulos. Como Deus, sabia de antemão o que iria traí-lo. Mesmo assim, confiou a aquele, o governo financeiro de sua missão. Quando juntou os 12 para sua despedida, promoveu uma ceia de formatura. De forma solicita ofereceu a ele o mesmo que a todos os outros. De forma, discreta, como sabia a missão que aquele homem também tinha, disse-lhe o que tens a fazer faça o depressa. Quando este voltou, com todo aparato para prendê-lo e levá-lo a sentença, se deixou ser saudado pelo costume judaíco, o ósculo santo e lhe disse amigo, com um beijo me trais. Marcos, não há virtude alguma em religiosidade. Ela só produz fanáticos, heréticos, soberbos, presunçosos, autossuficiente. Isto tudo leva a falta de amor, compaixão, misericórdia. Conheço religião desde a minha juventude. Jesus ainda continuo querendo conhece-lo. Uma pessoa, enigmática e emblemática. Doce, mas também duro. Terno, mas também implacável. E tudo isto porque Jesus pode se resumir em duas palavras. Amor e Justiça. O amor pelos perdidos e a justiça para dar aos homens o fruto de sua semeadura. Ainda que não o conheça, jamais tenha vista e tão pouco sabeerei se o verei um dia. Tenho profundo amor por você. E não o amor filos. sim o amor ágape. Que Deus o abençoe, mas traçar um paralelo entre Jesus e os Smurfs. em toda a tua sabedoria é demais, pra esta novela... Em Cristo, que o amor dele te envolva, cada vez mais, hj e smpr no amor do amado. SHALOM ADONAI.
    Adão Nereu Barbosa

    ResponderExcluir
  14. DEPOIS PELO FACEBOOK TIVERAM MAIS ESSAS:

    Bianca Machado · Amigo(a) de Paul Sampaio Chediak Alves
    Aqui não cabe pregação muito menos falar de ignorancia, afinal quem sabe tudo?
    Tamanho desrespeito pela Mãe de Deus. Independente da religião ou do que se acredita.
    Infelizes aqueles que pensam dessa forma e acreditam que discussão sobre o assunto define quem está certo ou errado.
    Deus ilumine seus pensamentos.
    8 de abril às 20:17 · Curtir

    Oscar Fernandes da Cunha Dois mil anos de lavagem cerebral não se rompe em um século. Até os egípcios desistiram de esperar o julgamento de Ozires. Tenho pena dessa Australopithecus afarensis.
    8 de abril às 21:38 · Curtir (desfazer) · 1

    Paulo Corrêa Somente um comentário " sou feliz com minha fé e respeito as opiniões em contrario"
    8 de abril às 21:42 · Curtir · 1

    José Eduardo Avila No ranking dos livros mais vendidos, pesquisa continua a confirmar a Bíblia disparadamente é o mais vendido, esta posição se mantém nos últimos 50 anos
    8 de abril às 21:45 · Curtir

    José Eduardo Avila Segundo o site Visual News (Notícias Visual), a Bíblia já vendeu cerca de 3.900 milhões de cópias da Bíblia, enquanto a segunda é a citações do Presidente Mao Tse Tung, em O Livro Vermelho tendo vendido 850 milhões de cópias, o qual teve um aumento de 30 milhões de cópias com relação a lista anterior.
    8 de abril às 21:46 · Curtir

    José Eduardo Avila essa palava é viva e eficaz senao nao seria imbativel no mundo
    8 de abril às 21:49 · Curtir

    Adão Nereu Barbosa O temor a Deus é o princípio da sabedoria..Sei quase nada sobre antropologia, morfologia, mitologia, papa, papandreus, filosofia. Sei um pouco sobre Deus. Ele me amou primeiro. O bom samaritano, não passa ao largo. Não é preciso ser sacerdote ou levita, para conhecer o amor. Dois mil anos de lavagem cerebral it's impossible, até pq cada geração é uma geração. Mas se uma geração, não tem sequer respeito pelos seus contemporâneos, como pode ter temor e também sabedoria, ainda que manifeste "pena" do que trata como uma astralopithecus afarensis. A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. Provérbios 18:7 Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. Provérbios 18:6 O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro. Provérbios 14:16
    De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento? Provérbios 17:16
    O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração. Provérbios 18:2
    8 de abril às 22:46 · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  15. Camarada insurgente, parabéns pela refutação aos comentários dos outros colegas, especialmente a da matéria. Concordo que os argumentos contrários até aqui estão rasos, como você bem mostrou. Só que, por isso mesmo, tenho a impressão de que você acaba batendo em boneco de palha, e aí a coisa fica fácil...

    Mas eu queria provocar um pouco mais. Você sabe que a bíblia dá margem para muitas interpretações. Da mesma forma que você citou várias passagens "perversas" sobre a escravidão, mulheres, ódio, etc., alguém poderia citar tantas outras sobre bondade, amor ao próximo, respeito, etc. Um religioso poderia argumentar que a bíblia deve ser lida no seu contexto histórico, em que a escravidão era aceita, e que isso era tão natural quanto era a opressão das mulheres ou dos homossexuais, ignorada pela esmagadora maioria dos teóricos do socialismo.Poderia argumentar ainda que o que importa são os princípios, especialmente aqueles vividos por Jesus. E nós dois sabemos que qualquer pessoa de bem, seja um teísta ou um ateu, poderia aceitar a máxima do "amar ao próximo com a ti mesmo" como um padrão moral e ético elevado.

    Mas você, como bom ateu, tem a certeza de que Deus não existe e quer mostrar que a bíblia é uma besteira e que a crença nela é responsável por muitas atrocidades. Embora você não explicite, tem duas coisas diferentes aqui.

    A primeira delas refere-se a existência de Deus. Acho engraçado como muitos ateus não consideram isso. E talvez esse seja o grande "recalque" de vocês. Mas o fato é que o conceito de Deus implica em um dualismo irreparável: ou ele existe, ou não existe, independente do que você ache dele. Logo, tentar provar que Deus é perverso como você faz (e isso certamente é discutível do ponto de vista teológico), não quer dizer absolutamente nada sobre sua existência ou não existência. Em relação a esse ponto, não vi qualquer defesa convincente sua. Dizer que o mundo surgiu de Deus, não é menos crível (e eu diria que é mais crível) do que dizer que ele surgiu do Big Bang.

    Outra coisa é o debate do quanto a "crença em Deus" ou a "não crença em Deus" é ou não boa para a humanidade. Aqui podemos colocar no centro do debate experiências históricas, como você gosta... Mas nesse momento já estou um pouco cansado...

    Se você se sentiu provocado, podemos seguir com o debate...

    Mas não posso sair sem uma última provocação. Não concordo com o seu argumento de Jesus como um ser puramente mitológico. Todos os evangelhos são ricos em detalhes históricos. Eles dão datas, nomes, lugares, todos eles em um contexto muito especifico e claro. Há muito mais motivos para dizer que um certo Jesus de Nazaré existiu, do que pensar que ele foi uma "invenção" deliberada para algum tipo de "finalidade" que você nem sequer deixou clara...

    Abraços camarada,

    Do seu camarada, João Simplório

    ResponderExcluir
  16. Camarada insurgente, parabéns pela refutação aos comentários dos outros colegas, especialmente a da matéria. Concordo que os argumentos contrários até aqui estão rasos, como você bem mostrou. Só que, por isso mesmo, tenho a impressão de que você acaba batendo em boneco de palha, e aí a coisa fica fácil...

    Você faz boas refutações sobre todo o texto, mas vacila justamente no ponto em que a teoria da evolução tem seu maior teto de vidro: que é o argumento da "complexidade irredutível". Como explicar a existência de corpos hiper complexos e integrados, como a visão ou a coagulação do sangue, a partir de uma lenta e vagarosa evolução? Dizer "estude biologia e entenda como funciona a genética" é pouco, muito pouco, para quem está querendo discutir com propriedade. (E eu já adianto, antes que queria me criticar, que eu não estou dizendo que a insuficiência da teoria da evolução é uma espécie de prova de Deus. Só estou querendo mostrar que as coisas não são tão simples quanto supunha Darwin e que, para usar o seu próprio jargão, as coisas "já evoluíram"). Você vai ter que fazer melhor do que isso...

    Mas eu queria provocar um pouco mais do ponto de vista da teologia. Você sabe que a bíblia dá margem para muitas interpretações. Da mesma forma que você citou várias passagens "perversas" sobre a escravidão, mulheres, ódio, etc., alguém poderia citar tantas outras sobre bondade, amor ao próximo, respeito, etc. Um religioso poderia argumentar que a bíblia deve ser lida no seu contexto histórico, em que a escravidão era aceita, e que isso era tão natural quanto era a opressão das mulheres ou dos homossexuais, ignorada pela esmagadora maioria dos teóricos do socialismo.Poderia argumentar ainda que o que importa são os princípios, especialmente aqueles vividos por Jesus. E nós dois sabemos que qualquer pessoa de bem, seja um teísta ou um ateu, poderia aceitar a máxima do "amar ao próximo com a ti mesmo" como um padrão moral e ético elevado.

    Mas você, como bom ateu, tem a certeza de que Deus não existe e quer mostrar que a bíblia é uma besteira e que a crença nela é responsável por muitas atrocidades. Embora você não explicite, tem duas coisas diferentes aqui.

    A primeira delas refere-se a existência de Deus. Acho engraçado como muitos ateus não consideram isso. E talvez esse seja o grande "recalque" de vocês. Mas o fato é que o conceito de Deus implica em um dualismo irreparável: ou ele existe, ou não existe, independente do que você ache dele. Logo, tentar provar que Deus é perverso como você faz (e isso certamente é discutível do ponto de vista teológico), não quer dizer absolutamente nada sobre sua existência ou não existência. Em relação a esse ponto, não vi qualquer defesa convincente sua. Dizer que o mundo surgiu de Deus, não é menos crível (e eu diria que é mais crível) do que dizer que ele surgiu do Big Bang.

    Outra coisa é o debate do quanto a "crença em Deus" ou a "não crença em Deus" é ou não boa para a humanidade. Aqui podemos colocar no centro do debate experiências históricas, como você gosta... Mas nesse momento já estou um pouco cansado...

    Se você se sentiu provocado, podemos seguir com o debate...

    Mas não posso sair sem uma última provocação. Não concordo com o seu argumento de Jesus como um ser puramente mitológico. Todos os evangelhos são ricos em detalhes históricos. Eles dão datas, nomes, lugares, todos eles em um contexto muito especifico e claro. Há muito mais motivos para dizer que um certo Jesus de Nazaré existiu, do que pensar que ele foi uma "invenção" deliberada para algum tipo de "finalidade" que você nem sequer deixou clara...

    Abraços camarada,

    Do seu camarada, João Simplório

    ResponderExcluir