terça-feira, 3 de junho de 2014

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (87)


A SITUAÇÃO DOS MÉDICOS VISTA POR UMA VERTENTE POUCO ANALISADA...
Continuo muito indignado com a situação da SAÚDE PÚBLICA em Bauru. Nunca nos esqueçamos de que tudo se complicou por causa de uma ‘thurma” que lesou descaradamente o Hospital de Base, em algo considerado na cidade como verdadeiro e original ‘mensalão’, pois mês a mês uma dinheirama era arrecadada para fins ilícitos. Tudo bem que o Governo Estadual ficou com a administração do Base, mas isso não pode ser impeditivo para desvendar que fim foi dado a essa grana e punir os larápios. Dito isso, tem mais. A situação está mesmo caótica e ontem na sessão da Câmara ouvi que algumas unidades da UPA poderão, mesmo prontas, permanecer de portas fechadas, por causa da falta de médicos. Mais foi dito pelo médico vereador Raul, versando sobre novas formas de atração dos médicos para o serviço público (mais ainda?), lugar onde já ganham, segundo ele mesmo, até R$ 16 mil mês. Ouço e leio tudo sobre dos motivos dessa falta de médicos no atendimento público bauruense. Muito já foi discutido sobre o tem. “Eles ganham muito”, “São insensíveis”, “Não querem mais saber de trabalhar no serviço público”, “O serviço público não paga o que queremos”, etc e etc. Queria enfocar tudo isso por outra vertente e a faço me utilizando de um post do meu amigo DUÍLIO DUKA, feito ontem pelo seu facebook:

“- NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO?
- Como expressar a minha INDIGNAÇÃO pelo descaso da Classe Médica e das Autoridades de Bauru e de outras Cidades com a Saúde Pública (com o povo). Então resolvi demonstrar através de algumas imagens pinçadas do Google. E deixo uma pergunta: se os PROFESSORES trabalham com o salário que ganham numa JORNADA de 40 horas, porque os MÉDICOS NÃO PODEM TRABALHAR com o salário 4 VEZES mais, numa JORNADA 4 VEZES menor que a dos Professores? Isso tem que acabar!!!”
, Duílio Duka de Souza, direto de Botucatu (cidade que ao instalarem o letreiro do novo shopping com o nome da cidade, lá ficou Bocutatu).

E aí ficam outras perguntas, essa de minha lavra e que, poderiam ser muito bem feitas pelo intrépido Ernesto Varela, um audaz jornalista que não mais existe dentro do atual jornalismo brasileiro:
- Por que os demais servidores são obrigados a atuarem com salários muito menores e os médicos não se satisfazem nem com R$ 16 mil/mês? Seriam esses os tais “melhores que todos”, acima de tudo e de todos? Dentro da estrutura funcional o médico vale mais que um professor, lixeiro, contabilista ou até mesmo dos próprios prefeitos? Quem iniciou isso? E por que isso é mantido? Não estaria na hora de dar um fim nesses absurdos privilégios? Por que a classe médica se escusa de discutir o tema por essa vertente? O que diz suas entidades de classe? Essa diferenciação não gera um desconforto ético entre eles? Qual o critério usado para eles ganharem mais que todos, não estarem satisfeitos e não aceitarem ficar no mesmo patamar que os demais? Na continuidade disso, os médicos não poderiam ser considerados elitistas e só pensando no próprio umbigo?

Junte-se a isso a indignação de outro amigo, o advogado GILBERTO TRUIJO, em texto postado hoje na rede social: “ABSURDO ESSA NOTA NO JORNAL DA CIDADE.. ESSA VEREADORA DEVERIA ERA LUTAR POR MAIS MÉDICOS E NÃO FECHAR AS UPAS”. Em outra nota, outro amigo PEDRO VALENTIM escreve: “FECHAMENTO DAS UPAS -Causa espanto ver vereadores e vereadora sugestionar que se feche duas UPAS em Bauru. Oras porque aprovaram a Fundação Regional de Saúde? Não era para resolver a falta de médicos e de funcionários para nosso atendimento hospitalar? Fechar UPAS é a mesma coisa que matar o paciente para curar a doença...Sugestão muito infeliz essa dada ontem na Câmara Municipal de Bauru !”. ROQUE FERREIRA - PT, também se posiciona com algo muito interessante:
"Os problemas com a falta de funcionários e médicos para atenderem nas UPAs e UBS poderia ter sido resolvido em 2010. Porém, o executivo gastou todas suas energias para aprovar a tal fundação de saúde, e se recusou a criar a carreira de médico socorrista que vinha defendendo, alterando o Plano de Cargos e Salários. Tenho insistido e cobrado do executivo que adote esta medida, porém a recusa permanece. Propor o fechamento das UPAs, é como propor "cortar os pés" de quem reclama que não tem sapato. As UPAs foram uma conquista importante, e todos nós temos que combater para que elas funcionem de forma adequada com todas as equipes multidisciplinares. Ocorre, que o executivo movido por uma ideia fixa de "terceirizar via fundação", não fez aquilo que era sua obrigação de fazer".

Ajudem-me a responder e entender tudo isso. Como deve ser o procedimento para que a população não fique com a impressão de que toda classe médica brasileira pensa e age como nas ilustrações desse texto?

OBS.: Todas as ilustrações foram gileteadas do post do amigo Duílio, versando sobre o mesmo tema.

11 comentários:

  1. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 1:

    Schubert José L R SERÁ QUE ELES PENSAM QUE SÃO MESMO deuses?
    Ontem às 13:14 · Curtir · 1

    Jaime Prado É amigos nem todos eu ainda conheço alguns aqui na nossa cidade verdadeiros Médicos que ainda aplica a Medicina com o Coração, não vou citar nomes porque são meus verdadeiros amigos a mais de três décadas, e muitos deles sabem de quem eu estou falando sem demagogia nenhuma e sem FALSIDADE. Jaime Prado- Bauru/SP.
    Ontem às 13:17 · Curtir · 1

    Schubert José L R Nem precisa dizaer JP pois todo mundo conhece os médicos que trabalham sem cansar para pessoas de poucas ou nenhuma posse e nem por c ausa disso são infelizes. Todos eles tem muitos e muitos AMIGOS e são abençoados por DEUS e queridos por toda a comunidade. Não odiados como uma minoria MERCENÁRIA e que VISA só dinheiro e negocia a saúde do próiprio ser humano.
    Ontem às 13:21 · Curtir · 2

    Schubert José L R Mas, já vimos esse filme, esses mais MATERIALISTAS, ESSES QUE SE DIZEM ateus, VIA DE REGRA TEM UM FIM NADA INVEJÁVEL.
    Ontem às 13:22 · Curtir · 1

    Duilio Duka Essa Máfia tem que acabar... Desde os médicos, passando pelo Secretário de Saúde do Município, Prefeito e alguns Vereadores e Vereadora desta Câmara de Bauru. Tá na hora de acender a fogueira para um churrasquinho chamado às vezes de "FORA!", às vezes de "IMPEACHMENT" ou mesmo "OPERAÇÃO", "CADEIA" para todos esses vendilhões safados e destruidores da Saúde Pública!!! (em tempo: a paciência já se esgotou!)
    Ontem às 13:24 · Descurtir · 2

    Jaime Prado Alguns abnegados que eu conheci da década de 1968 até 1988 amigo Bauru sabe e conhece um deles atendeu em 25 anos no SESI Bauru mais de 70.000, pessoas e em uma comunidade muti pobre atendia aos Sábados sem nunca receber um centavo por isso, tem Médico e tem Médicussssssssssssssssssssss
    Ontem às 13:26 · Descurtir · 4

    Henrique Perazzi de Aquino Schubert, por favor, misturou alhops com bugalhos. No programa Mais Médicos vejo muitos cubanos, todos atuando muito longe de serem mercenários, porém todos ateus e nem por isso iguais a boa parcela dos médicos nativos. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
    Ontem às 13:27 · Curtir · 3

    Schubert José L R OS ATEUS QUE EU ME REFIRO SÃO AQUELES ATEUS QUE FALAM GRAÇAS A DEUS SOU ATEU... E NÃO ESSES TEUS.

    ResponderExcluir
  2. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 2:

    Cy Garcia Assino embaixo as palavras do Roque Ferreira. No ponto exato. ( pena não termos mais " Roques Ferreiras" em nossa camara. )
    Ontem às 13:32 · Descurtir · 2

    Schubert José L R PENA MESMO. SE 1/2 DÚZIA DE ROQUES A SITUAÇÃO SERIA BEM DIFERENTE.
    Ontem às 13:34 · Descurtir · 3

    Silvio Selva http://noticias.uol.com.br/.../ateus-ou-agnosticos-tendem...

    Ateus ou agnósticos tendem a agir mais por compaixão do que os mais religiosos, diz estudo
    noticias.uol.com.br
    Pesquisa feita na Universidade da Califórnia, em Berkeley, sugere que pessoas mu... Ver mais
    Ontem às 13:34 · Descurtir · 2 · Remover visualização

    Schubert José L R O ROQUE É TÃO PROBO QUE INCOMODA ATÉ OS QUE NÃO SÃO...
    Ontem às 13:35 · Descurtir · 3

    Schubert José L R RELIGIÃO É UMA COISA TÃO POLÊMICA MAS TÃO POLÊMICA QUE, NEM VALE A PENA DISCUTIR... EU ESCUTO TUDO E FAÇO COMO EU QUERO.
    Ontem às 13:37 · Descurtir · 2

    Schubert José L R SEM ALARDE NEM BRIGAS...
    Ontem às 13:37 · Descurtir · 1

    Henrique Perazzi de Aquino Mas a questão aqui é bem outra, o MERCANTILISMO MÉDICO, faz com que generealizamos tudo em relação a eles. PÔ, até R$ 16 mil mês e nã oestão satisfeitos, querem mais e mais. O céu é o limite. Nenhuma outra categiria funcional ganham o que eles ganham e nem isso os deixam satisfeitos. DAó vemos obras prontas e sem profissionais. Denunciar e dar um basta nisso, coletivamente.
    Ontem às 13:50 · Curtir · 2

    Roque Ferreira O Duilio Duka, levamos um combate sério na Camara, estritamente vinculado aos interesses da maioria da população. No parlamento se expressam is interesses e compromissos de classe.
    Ontem às 13:53 · Descurtir · 3

    Paul Sampaio Chediak Alves Acho que eu preciso de uns três calmantes antes de comentar este post seu, Henrique Perazzi de Aquino ... perfeita sua colocação em relação ao endeusamento da classe médica ... de fato, eles pensam que só eles lidam com a vida de outras pessoas. Acham que merecem ganhar mais que todos mesmo, até antes de o mercado privado ser tão lucrativo na área da saúde, como é hoje.
    Ontem às 14:21 · Descurtir · 2

    Paul Sampaio Chediak Alves e a maioria perde sim, bastante do significado e do valor que se deve dar à vida humana. Por verem óbitos diariamente, eles precisam ter um preparo muito grande, para não deixarem isso virar banalidade.
    Ontem às 14:22 · Descurtir · 2

    Lazaro Carneiro Carneiro independente da cor da máfia , mafia é máfia , está claro um boicote ao programa mais medico
    Ontem às 15:20 · Descurtir · 2

    Gilberto Truijo GOZADO, O ÚNICO VEREADOR A DEBATER É O Roque Ferreira, COMO DIRIA JOÃO NOGUEIRA "POR ONDE ANDAR´MARIAZINHA", TALVEZ ASSISTINDO BRASIL X PANAMA.
    Ontem às 16:21 · Descurtir · 2

    Paul Sampaio Chediak Alves ao invés de assistir o jogo, eu trabalhei bastante .... e ainda achei um tempinho para o lazer provocativo, e montei essa imagem aqui ... saca que legal. O Henrique Perazzi de Aquino e o Roque Ferreira vão concordar tanto, que não vão nem comentar, vc vai ver Gilberto Truijo ... kkkk https://www.facebook.com/paulsampaio/photos/a.707803639233835.1073741828.707800279234171/848334821847382/?type=1&theater
    Foto
    Fotos da linha do tempo
    Paulo Maluf forma quadrilhas de assaltantes públicos segundo nossas Polícias, Mi... Ver mais
    De: Paul Sampaio
    Ontem às 16:59 · Curtir · 1 · Remover visualização

    ResponderExcluir
  3. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 3:

    Maria Camargo · 46 amigos em comum
    Como povo vou me meter nesta conversa, dar a minha opnião. Certa vez reclamei do atendimento medico no facebook e fui bravamente ofendida por uma senhora que se dizia Mãe de um medico que estudou a duras custas e suor para se formar e agora ganhava uma merreca pra se matar de trabalhar em hospital publico. Fiquei indignada e assustada, porque por um lado a mae tem razão de defender seu filho e por outro temos o direito de nos defender. Quem necessita tanto de medicos particulares como publicos sabem que a maioria realmente nao ama mais a profissão, a arte de salvar vidas, e pra falar a vdd a grande maioria dos profissionais nao ama mais a profissão que escolheu, escolhem porque da mais dinheiro nao pela vocação, vemos muito disso nas faculdades, pulam de galho em galho quando vêem que a mesma esta em decadencia. Desafio aqui alguem ter o telefone celular do seu medico para emergencias, a nao ser que seja amigo pessoal, dai nao vale, isso vale pra planos de saude e rede publica nem rpeciso dizer, nao se acha nem o medico pra pedir. Vivemos em uma sociedade em que muito se reclama mas nada se faz de concreto, em que se reclama mas se faz igual. Estamos nos tornando egoistas. O motorista reclama que nao tem medico na UPA ou sei la o que, mas deixa usuarios sem transporte em nome do aumento de salario, o pm idem, os professores idem, me desculpem, mas estamos sim TODOS correndo atras do dinheiro e nos esquecendo da solidariedade, do amor ao proximo. Todos tem direito de lutar por melhores salarios, mas até onde vai esse direito? Pagamos impostos e so se vê criar tributos e multas neste pais, fora isso, nada. Agora até se cometer um crime vc fica solto se pagar pra sair, so se pensa em arrecadar pros outros roubarem. Medicos são necessarios, e quando se cai em um Sus, Upa ou até num plano de saude com um filho ou parente doente, nao se quer saber se os mesmos ganham pouco, se estão cansados, ficamos desesperados, porque eu diria que é a unica profissão que nao da pra dar um jeitinho, porque se voce sente falta de segurança, ergue os muros de sua casa, comrpa cachorros, etc... se sente falta da educação, vc aprende na internet e estuda em casa, ajuda o filho, acaba aprendendo tb, mas no caso dos medicos, nao ha o que fazer, e eles se aproveitam disso pra querer ganhar milhoes, porque sabem que voce fica nas maos deles quando tem alguem doente, e mesmo assim vemos medicos fazendo burradas, enfermeiras idem, ta feio. Dias destes uma senhora, a mesma mãe do tal medico chegou a dizer que pobre vai no PS até com dor de barriga, qualquer coisa corre no ps, minha senhora, pobre vai ao PS porque nao tem medico em UPA, Nem SUS nem em lugar nenhum, e pra nós criança com dor de barriga é colera, febre é meningite e dor de cabeça é AVC, tenha respeito, NÃO SOMOS MEDICOS.
    Ontem às 17:01 · Descurtir · 3

    Gilberto Truijo ACHEI LEGAL. SAUDADES DO VELHO PT Paul Sampaio Chediak Alves, ALIÁS, SAUDADES DOS PARTIDOS DE ESQUERDA NO BRASIL. INEXISTEM..
    Ontem às 17:02 · Curtir · 2

    Gilberto Truijo É POR AI Maria Camargo. LEMBRO DESSE COMENTÁRIO. TEMOS QUE COBRAR SIM É NOSSO DIREITO E DENUNCIAR ESSES QUE NADA FAZEM PELA SAÚDE PÚBLICAA DE BAURU, PRINCIPALMENTE OS 3 MÉDICOS E O DEPUTADO. ABRAÇO E UM BOM FRIO.
    Ontem às 17:04 · Descurtir · 4

    Roque Ferreira Não concordo não. Você Paul não é um abestalhado político, e sabe muito bem que as posições da direção e de um aparato pode não expressar o sentimento de uma grande parte dos filiados e da base social com as quais um partido tem ligações histórias. De minha parte e de tantos outros o PT já deveria tet rompido as alianças com os partidos burgueses.
    Ontem às 17:07 · Descurtir · 2

    ResponderExcluir
  4. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 4:

    Maria Camargo · 46 amigos em comum
    http://parlatoriodomaxx.blogspot.com.br/.../o-sistema-de...

    Parlatório do Maxx: O Sistema de Saúde do Canadá
    parlatoriodomaxx.blogspot.com
    Ontem às 17:09 · Curtir · 1 · Remover visualização

    Maria Camargo · 46 amigos em comum
    Seria muito dificil implantar este sistema no Brasil? Seria impossivel?
    Ontem às 17:09 · Curtir · 1

    Paul Sampaio Chediak Alves Acho que vcs todos dentro do PT, que discordam destas coligações de outro mundo, deveriam compartilhar a foto que eu fiz ... pra mostrar indignação sempre que necessário e fazer barulho ,,, e ser ouvido... como eu fiz e tantos fizeram, e por isso fomos tirados da panela das decisões, e do governo. Ser expulso ou sair, é uma condição inevitável para quem busca socialismo de verdade dentro do PT há muito tempo. E vc não é nenhum abestalhado político para desconhecer isso, né Roque Ferreira?
    Ontem às 17:13 · Curtir · 1

    Roque Ferreira A Esquerda Marxista Paul, por não ter nenhum interesse distinto dos interesses da classe, dialoga diretamente com ela dentro e fora do PT. Não alimentamos nenhuma ilusão com os aparatos. Também não assumimos nenhuma postura de impor ultimatos à classe e de aconselhar o aparato. Apresentamos todas nossas posições de forma independente. O inevitável será decidido pela luta de classes e pelo papel que a classe trabalhadora organizada jogar neste cenário. Combater as ilusões no terrenos das ilusões é um grande desafio político.
    Ontem às 17:19 · Curtir · 3

    Paul Sampaio Chediak Alves então ... e eu adoro vc, porque vc é assim ... bom pra caral... na oratória. Dá aquela dorada no filé, e vai pra galera depois, já ciente que tá tudo bem ... afinal, existem vários tipos de discursos que não possibilitam réplica. Esse é um deles. Contudo, desde o final da década de 80, quando eu conheci o PT através da Convergência, eu nunca lidei bem com os abismos entres as propostas dos nossos grupos, com os grupos que já existiam ... enfim ... os caras ganharam, e tornaram o PT ... isso aí ... é triste ... mas, mais uma vez ... eu te entendo sim ... segue firme aí querido !
    Ontem às 17:25 · Descurtir · 3

    Paulo Corrêa O principal problema das UPAs de Bauru é que distorceram totalmente a função, não estão usando como unidade de pronto atendimento e sim de um mini hospital, com pacientes ficando "internados por mais de uma semana" , ai não tem como funcionar
    Ontem às 19:57 · Curtir · 1

    Henrique Perazzi de Aquino Paulo Paulo Corrêa, vejo culpa do governo estadual nisso, pois está uma dificuldade para disponibilizar vagas para internação na cidade e todos os hospitais agora são controlados por eles. Não tendo onde ficar, acabam sendo ajeitados nas UPAs. A insensibilidade desse governo estadual no quesito saúde é imensa e começa na forma como tratou o escândalo da AHB, até agora não muito bem esclarecido. Insensibilidade tamanha.
    Ontem às 20:00 · Curtir

    Paulo Corrêa Em relação as alianças que o PT está fazendo para se manter no poder, como no caso do Maluf que sempre foi antagonista em relação ao que o partido lá no seu inicio pregava, não vejo na militância deste partido um esforço para mudar esta situação, que é orquestrada pelo presidente de honra do partido e figura mais eminente , o Sr. Luiz Inacio Lula da Silva, ou estou errado que ele é o grande articulador desta situação vergonhasa do partido dos trabalhadores
    Ontem às 20:01 · Curtir · 1

    Tatiana Calmon voce está errado Paulo Correa, tanto em relação ao silencio dos militantes quanto ao orquestrados destas alianças.
    Ontem às 20:04 · Curtir · 1

    Paulo Corrêa O problema de vagas no estado de Sp é hoje o Cross, que disponibiliza as vagas de internações, um sistema que é injusto nas suas escolhas, concordo que o governo estadual tem culpa, mas tb vejo culpa no governo federal em repassar aos hospitais tão pouco como o SUS
    Ontem às 20:05 · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  5. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 5:

    Paulo Corrêa Tatiana Calmon, o que a militância do PT esta fazendo para repudiar estas alianças? sera´que esqueceu da foto da eleição para prefeito de SP em que o Lula e Maluf posaram juntos para a foto na casa do Maluf? sim o grande articulador destas alianças é o ex- presidente Lula
    Ontem às 20:07 · Curtir · 2

    Paulo Corrêa
    Foto de Paulo Corrêa.
    Ontem às 20:09 · Curtir

    Paulo Corrêa
    Foto de Paulo Corrêa.
    Ontem às 20:10 · Curtir

    Henrique Perazzi de Aquino PAULO, não entendo dos motivos dessas fotos quando o tema é outro. talvez queira desviar do tema. advoga para tucanos... não, pois bem. Os malufistas, se não sabia estavam aliados até bem pouco tempo com os que defende e enquanto o eram, tudo bem, passava batido por ti. Hoje eles do lado de cá, merecem suas críticas. lindo isso. critico qui o cpitalismo e nesse sistema me parece impossível governas sem alianças, algums horrorosas. quem assim não age, não governa. Daí essa esbórnia, ora com um hoje, amanhã com outro. O sistema do capital possibilita isso, falido, portanto. Quanto ao SUS, não gosto que o critiquem, pois tudo quanto é cirurgia difícil, aquelas quenem os planos privados fazem, só o velho e bom SUS faz. Ao invés de criticar ele, deveríamos lutar pela sua melhora, pois algo nesse formato nem nos EUA existe.
    há 23 horas · Curtir · 3

    Paulo Corrêa so contribui com os posts lá de cima, precisa me conhecer melhor, pois nunca fui ou serei advogado ou simpatizante dos tucanos, nunca os defendi, não me agrada esta postura de alianças para se manter no poder, critico o SUS sim, assim como critico o sistema de saúde estadual, vá aos hospitais filantrópicos e vejam suas finanças, olhe os rombos que são causados pelas tabelas SUS, sim devemos lutar pela sua melhora e o começo e direcionar melhor os recursos federais na saúde, haja visto a reportagem do Fantástico de domingo retrasado que mostra a situação caótica do sistema de saúde no país
    há 23 horas · Curtir · 1

    Duilio Duka Nooooossa! Quanta indignação! Diria que virou até uma INDIGNAÇÃO QUÂNTICA SOCIAL! E meus poucos (ou nada) cabelos brancos e minha bastante idade já não me permitem ouvir, ver ou ler certas coisas e ficar calado. Por exemplo: a Maria Camargo, coloca sua visão sobre o assunto "saúde", em tela, e de forma respeitosa e vou aceitar uma parte. Porém não posso concordar quando ela coloca nesse balaio os professores e a educação pública. Porquê? Por que o professor e o lavrador são as duas profissões primárias. Todos os demais profissionais, para serem o que são, tiveram, antes de mais nada, um professor, uma professora. O lavrador (trabalhador do campo) é o responsável primeiro, pela nossa alimentação saudável, sem a qual não viveríamos. Se as categorias profissionais de trabalhadores as quais ela se referiu não amassem a sua profissão não fariam GREVE. E a greve é o última arma que o trabalhador tem disponível para defender sua dignidade. Defender a dignidade é algo maior que defender simplesmente o dinheiro. Sabe porquê? Por que a dignidade é um atributo inerente à pessoa humana, e nesse caso dos trabalhadores. E isto lhe foi ROUBADO pelos burgueses gananciosos donos do Capital.

    ResponderExcluir
  6. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 6:

    Quando os professores fazem greve, eles estão pensando numa melhor escola e numa melhor educação para os filhos de pais que eles às vezes nem conhecem, porque esses pais JOGAM SEUS FILHOS NA ESCOLA como se os jogassem num depósito! No bojo desse luta (greve) está sim o Dinheiro, porque os professores também são pais e mães e também têm filhos e família. Precisam de condições para poderem ir trabalhar, ou seja: ir "DAR AULA" e não "VENDER AULA"! E essas condições eles não têm, porque os governos/políticos não os valorizam. A máxima já é velha: " UM POVO EDUCADO DERRUBA GOVERNOS". Logo, a maioria dos políticos e ou governos não querem investir na Educação pública para não serem devidamente questionados pelos seus atos. Na Saúde não é muito diferente. A diferença é que a Saúde é dominada por uma MÁFIA DE MÉDICOS, a começar pelos seus Órgãos de Classe (que não é de trabalhadores, diga-se de passagem) que se acham acima do bem e do mal e acima, inclusive da Constituição da República Federativa do Brasil, proclamada em 1988. Nem Prefeitos, nem Governadores e nem Presidente da República, ou os outros Poderes da República como o Legislativo e Judiciário, tiveram até hoje a CORAGEM de colocar os Médicos nos seus devidos lugares, enquanto categoria profissional. Se recebem dinheiro público, têm que cumprir com o seu dever, pois os mesmos serão SERVIDORES públicos. Mas não, o que se vê é uma bandalheira só. Em São Paulo o Governador é Médico. Em Bauru, o único Deputado é Médico. Na Câmara de Vereadores, os médicos que tem lá (são três) NÃO CONTRARIAM O CABRESTO DA SUA CORPORAÇÃO E ACABAM SEMPRE VOTANDO CONTRA O POVO. Dizer que são "coitadinhos", ah! dá licença! São assassinos isto é que são! Pois todos os dias morrem pessoas ou por falta de atendimento, ou por negligência médica ou hospitalar. O Estado Brasileiro tem que agir para acabar com essa Máfia criminosa! Já as intervenções do Paul Sampaio Chediak Alves e do Paulo Corrêa são a típica forma de desviar o assunto para manter tudo como está e não apurar as causas e punir responsáveis. Ao contrário, mistura alhos e bugalhos, colocando aqui nesta discussão tão séria, as incongruências do PT, achando que sua militância mais aguerrida, como o Roque Ferreira, é que são responsáveis pelos erros de espúrias alianças (que concordamos) do PT. Não, o assunto aqui é o caos da saúde pública provocado pelo descaso desses Médicos que só querem ganhar, mas não querem trabalhar.,,, EU VOU PARAR POR AQUI.
    Foto de Duilio Duka.
    há 23 horas · Curtir

    Paulo Corrêa Não estou misturando nada, fiz apenas uma intervenção sobre o estado de coisas, alem da mafia dos médicos, que concordo com o Dulio que deve sim ser combatida, vejo ai tb problemas de gestão dos governantes estaduais e federais que não se mexem para mudar esta situação, o que este governos fazem para mudar isso?
    há 23 horas · Curtir

    Paulo Corrêa Quanto a situação do PT , vejo culpa sim na militância deste partido, pq esta mesma militância endeusa o ex-presidente Lula que é o grande articulador destas alianças, mas tb vou parando por aqui
    há 23 horas · Curtir

    Ademar Aleixo Camilo Camilo Tudo isso acontece com o simples objetivo que é desmontar o sistema único de saúde. Aqui em São Paulo, o PSDB, está na iminência de acabar com o SUS. Mais um mandato e tudo vai pra mão da iniciativa privada. Aqui em Bauru temos exemplo: A FAMESP, sob as bênçãos do governador Alckmin, vem abraçando toda a rede de hospitais públicos do Centro Oeste Paulista. O antigo AE - Ambulatório de Especialidades, transforou-se no AME - Ambulatório Médico de Especialidades, com o objetivo de resolver a demora no atendimento das especialidades. O tempo mostrou que não resolveu e as filas continuam cada vez maiores. Agora vieram com a tal Fundação Pública para resolver o problema da falta de profissionais da área de saúde e mais uma vez veremos que não vai adiantar.
    há 22 horas · Editado · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  7. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 7:

    Ademar Aleixo Camilo Camilo Com relação aos médicos, criou-se uma cultura de que médicos não tem cumprir horário de trabalho. Se cobrados, viram bicho e ameaçam pedir demissão. São avessos a ordem; fazem o que querem; e em alguns casos, médicos mudam o esquema de trabalho em benefício próprio sem se importarem com quem quer que seja. É uma máfia, quase que imbatível, mas como não há ninguém imbatível, qualquer hora vão encontrar algo que os levarão à derrota.
    há 22 horas · Curtir · 1

    Adriano Coelho Hernandes fiquei sabendo q Dilma vai p Cuba p aprender a formar médicos em série , milhares deles , vamos ter médicos como temos advogados hj, um em cada esquina .... com isso essa ''mão de obra'' ... será barateada e sem dificuldade de contratar . Muito bom isso . ( quem sabe o Brasil logo passa a exportar médicos tb... tá uma fortuna de lucro ).
    há 21 horas · Curtir · 1

    Maria Camargo · 46 amigos em comum
    Ja que o sr Duilio Duka citou meu nome, me defendo. Primeiro sr Duilio eu falo como povo, mãe de aluno e só. Não falei mal dos professores até porque tenho 2 na familia e se o sr soubesse da missa a metade do que escuto, talvez o sr me desse razão. Segundo, nunca abandonei meus filhos na escola, ao contrario, por um tempo cheguei a morar an escola para que meu filho estudasse, porque ele sofreu bullyng e NADA ERA FEITO PELOS PROFESSORES. Sofreu muito, o senhor sabe o que é um filho seu chegar em casa e dizer que roubaram o relogio dele na sala de aula na frnete de um professor e vc ir saber o que aconteceu e o mesmo te dizer que a culpa era do seu filho que foi com o relogio pra aula? Ou seja se roubassem o tenis a culpa era dele tb teria que ir descalço? O sr sabe o que é seu filho chorar, ter sindrome do panico com 8 anos em uma escola porque era humilhado e os PROFESSORES E DIREÇÃO NAO FAZEREM NADA? Afinal a culpa era do meu filho? So ficamos sabendo de tudo isso quando ele ja era adolescente e uma psicologa nos alertou, existme otimos profissionais mas existem tb pessimos como em toda profissão. Ele teve duas professoras em sua vida que lhe auxiliaram em muito na escola, uma delas diretora que agora se aposentou, essa sim merece meu respeito, quanto aos outros iam la so pra ganhar o seu din din no fim do mes, E EU ESCUTEI ISSO DA BOCA DELAS, NINGUEM ME CONTOU NAO, então sr duilio, nao me julgue sem me conhecer. Nunca larguei filho na escola, cheguei a dar aula nos intervalos de artesanato de graça em escola estadual pra poder ficar perto dele e o mesmo assistir a aula, ele so começou mesmo a ir bem na escola quando com muito sacrificio o coloquei em escola particular com bolsa, ai vi sim a diferença, infelizmente esta é a realidade. Concordo sim que a educação neste pais esta precaria, mas desde que era criança existem greves, e antes disso tb, e resolveu algo? So vejo alunos mal educados (culpa dos pais) professores desmotivados, escolas precarias, e leis que nao ajudam. Na minha epoca sr Duilio os professores sabiam os nomes de todos os alunos, até hj quando encontro com meu professores eles se lembram de mim, me cumprimentam, perguntam como esta minha vida, saudades desses. Ficavamos sim meses sem aula, greves interminaveis, sem ferias, e de que adiantou? Não sou contra os professores, nem medicos E MUITO MENOS LAVRADORES TANTO QUE NEM CITEI ESSA PROFISSÃO, sou sim contra greves, professores despreparados, alunos mau educados e governo corrupto. Não tenho partido. Se eu resolvesse fazer greve em casa por melhores condiçoes? Meus filhos morreriam de fome, a casa ia virar uma bagunça, ou seja os mais prejudicados seriam quem? Os que menos tem culpa, e com o tempo os filhos aprenderiam a se virar sozinhos, talvez meu marido enchesse o saco e arrumase outra, e eu ia me ferrar literalmente, então como luto?

    ResponderExcluir
  8. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 8:

    Corro atras, faço a minha parte sem rpejudicar ninguem, e tem funcionado muito bem, porque TODOS somos substituiveis infelizmente. Ser professor é uma dadiva, tem que ter vocação pra isso, e temos visto muitos sendo professores como ultima escolha pra dizer que fez faculdade. A maioria entra com gaz, força querendo ensinar, dai começa a cansar, tira licença, falta, e desconta em alunos que por sua vez tb nao são estimulados, que pelas leis são os donos da verdade, e isso vira um circulo vicioso sem volta. Vemos professores em estados capixabas que dão o sangue pra ensinar por uma merreca bem menor que os de SP, isso é amor a profissão, e merecem sim ganhar muiiiiito mais,porque amor nao enche barriga. Greve virou moeda de troca politica, o sr sabe muito bem disso, pode resolver momentaneamente, mas nao definitivamente. Minha opniao sr Duilio, o senhor pode nao concordar, mas é a minha opniao e gostaria de ser respeitada, porque conheço os dois lados da moeda. Ha 25 anos tive problemas com professores, e hj com minha filha de 7 tive tb, descaso. Assim como os medicos que se acham os reis da cocada, alguns professores tb se acham deuses, nao podemos e nao devemos generalizar, graças a Deus existem otimos ainda, que nao concordam que se deve usar maconha na faculdade, que crianças devem ser acolhidas e nao excluidas, que nao ensinam que Hitler era um heroi alemão. Faça greve de professores nas faculdades por 3 meses, garanto que os alunos ficarão do lado dos professores, fale que durante seis meses nao poderão mais haver festinhas das faculdades, ixi a coisa vai ficar feia, esses são nossos alunos do futuro sr duilio, e e contra isso que lutamos, nao se tem mais valores, respeito, solidariedade, compaixão, e isso pais ensinam em casa, e os professores complementam nas salas de aula. So pra finalizar, minha filha chegou aos 4 anos em casa chorando porque a professora ficou brava com ela porque ela chamou a mesma de TIA, nao queria mais ir a escola, fui na mesma e fiquei observando a aula do lado de fora, minha filha estava sofrando com bullyng pela professora porque nao sabia falar direito, o sr acredita nisso? Foi excluida, ficava num canto sozinha, e se eu fosse falar com a professora ela com certeza sofreria mais, porque seria perseguida, esperei, conversei com ela, expliquei, no ano seguinte ela teve outra professora, tão amavel e tao meiga que conquistou minha filha, ela melhorou em muito, começou a amar escola e hj adora ir a aula, porque graças a Deus teve otimos professores depois dessa. Então nao me venha dizer se entendo ou nao de educação, o senhor pode e deve ser um otimo professor, sei que muito admirado e amado pelos seus alunos, ja vi isso muitas vezes, mas existme sim os pessimos e gostaria de ver os professores que graças a Deus em sua grande maioria são otimos mesmo com todas as dificuldades, lutando por uam escola melhor, por um ensino melhor, mas nas urnas, no dia a dia, sem greves.
    há 12 horas · Curtir · 2

    Maria Camargo · 46 amigos em comum
    Ha e obrigado a meus professores da escola estadual Ana Rosa que me fizeram quem sou, na epoca em que existia aula de educação social e civica, porque hoje nem isso existe mais, esses merecem todos os meus elogios.
    há 11 horas · Curtir · 2

    ResponderExcluir
  9. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 9:

    Corro atras, faço a minha parte sem rpejudicar ninguem, e tem funcionado muito bem, porque TODOS somos substituiveis infelizmente. Ser professor é uma dadiva, tem que ter vocação pra isso, e temos visto muitos sendo professores como ultima escolha pra dizer que fez faculdade. A maioria entra com gaz, força querendo ensinar, dai começa a cansar, tira licença, falta, e desconta em alunos que por sua vez tb nao são estimulados, que pelas leis são os donos da verdade, e isso vira um circulo vicioso sem volta. Vemos professores em estados capixabas que dão o sangue pra ensinar por uma merreca bem menor que os de SP, isso é amor a profissão, e merecem sim ganhar muiiiiito mais,porque amor nao enche barriga. Greve virou moeda de troca politica, o sr sabe muito bem disso, pode resolver momentaneamente, mas nao definitivamente. Minha opniao sr Duilio, o senhor pode nao concordar, mas é a minha opniao e gostaria de ser respeitada, porque conheço os dois lados da moeda. Ha 25 anos tive problemas com professores, e hj com minha filha de 7 tive tb, descaso. Assim como os medicos que se acham os reis da cocada, alguns professores tb se acham deuses, nao podemos e nao devemos generalizar, graças a Deus existem otimos ainda, que nao concordam que se deve usar maconha na faculdade, que crianças devem ser acolhidas e nao excluidas, que nao ensinam que Hitler era um heroi alemão. Faça greve de professores nas faculdades por 3 meses, garanto que os alunos ficarão do lado dos professores, fale que durante seis meses nao poderão mais haver festinhas das faculdades, ixi a coisa vai ficar feia, esses são nossos alunos do futuro sr duilio, e e contra isso que lutamos, nao se tem mais valores, respeito, solidariedade, compaixão, e isso pais ensinam em casa, e os professores complementam nas salas de aula. So pra finalizar, minha filha chegou aos 4 anos em casa chorando porque a professora ficou brava com ela porque ela chamou a mesma de TIA, nao queria mais ir a escola, fui na mesma e fiquei observando a aula do lado de fora, minha filha estava sofrando com bullyng pela professora porque nao sabia falar direito, o sr acredita nisso? Foi excluida, ficava num canto sozinha, e se eu fosse falar com a professora ela com certeza sofreria mais, porque seria perseguida, esperei, conversei com ela, expliquei, no ano seguinte ela teve outra professora, tão amavel e tao meiga que conquistou minha filha, ela melhorou em muito, começou a amar escola e hj adora ir a aula, porque graças a Deus teve otimos professores depois dessa. Então nao me venha dizer se entendo ou nao de educação, o senhor pode e deve ser um otimo professor, sei que muito admirado e amado pelos seus alunos, ja vi isso muitas vezes, mas existme sim os pessimos e gostaria de ver os professores que graças a Deus em sua grande maioria são otimos mesmo com todas as dificuldades, lutando por uam escola melhor, por um ensino melhor, mas nas urnas, no dia a dia, sem greves.
    há 12 horas · Curtir · 2

    Maria Camargo · 46 amigos em comum
    Ha e obrigado a meus professores da escola estadual Ana Rosa que me fizeram quem sou, na epoca em que existia aula de educação social e civica, porque hoje nem isso existe mais, esses merecem todos os meus elogios.
    há 11 horas · Curtir · 2

    ResponderExcluir
  10. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 10:

    Roberto Luiz Mattar LEI DA CONCORRENCIA ...........MAIS MÉDICOS.....ACABA ESTA MÁFIA ...........( BAURU TEM QUE TER UMA FACULDADE DE MEDICINA , não que for particular .........QUEM SABE A FIB ????
    há 10 horas · Curtir · 1

    Eliza Carulo Depois de ler tudo isso sobre medicos e professores só falo uma coisa que a população de Bauru não cobra nada e vota sempre nas pessoas que não tem nenhum comprometimento com a cidade com o povo por isso a cidade tá nesse caos cadê o conselho de saude onde está ele não é representativo não é decisivo nas resoluções participei do primeiro conselho de saude que foi desse movimento que saiu o sus defendo o sus ele é bom só que a população tem que cobrar a população não pode mais fechar os olhos tem que cobrar das autoridade o cumento da lei tá lá no primeiro artigo da costituição todos tem direito a sa´de moradia etc. é só isso que digo as leis foram para serem cumpridads.
    há 10 horas · Curtir · 1

    Roberto Luiz Mattar É O QUE DISSE............FAZ COMO A FACULDADE DE DIREITO E OUTRAS..............ABRE MAIS FACULDADES.........( aqui em BAURU. no nordeste, no centro oeste, no norte .............quero ver......( não precisa importar ) --- VAMOS FALAR COM A PRESIDENTA DILMA ???
    há 10 horas · Curtir · 1

    Maria Camargo · 46 amigos em comum
    Pois é Duilio Duka, por isso disse e afirmo que nao são todos, voce por exemplo tenta fazer a diferença, ouvi outro dia o Netão dizendo na radio que vc sumiu, que era batalhador, nao é que sumimos, muitas vezes tentamos lutar de outras maneiras se uma nao da certo. O povo é grande culpado por toda desgraça do pais, se nao for o unico, porque nunca sabem votar, votam pelo bem do umbigo, se dão bolsa familia, bolsa reclusão, isso e aquilo, ja ta bom, dai sempre vemos os mesmos nos cargos fazendo a mesma porcaria, se bem que mudam partidos, mudam governantes e nada muda,nao somos unidos pelo bem maior. Reclamamos mas abaixamos a cabeça e concordamos com tudo. Uma vez alguem me disse pra ao inves de mudar minha filha de escola eu deveria mudar a escola, tentei, nao consegui.
    há 10 horas · Curtir · 1

    Duilio Duka Para deixar manifesta aqui a minha condição humana de alguém que não se conforma com as injustiças e, também com aquilo que sempre acreditei e acredito que é a capacidade que temos todos nós, de transformar o mundo, de acordo com o jeito que queremos que esse mundo seja, eis, portanto, como sempre busquei trabalhar com os meus alunos numa perspectiva cidadã, mostrando-lhes o que é ser cidadão consciente:

    "A CONSCIÊNCIA E A CIDADANIA.

    ResponderExcluir
  11. NO FACEBOOK O BICHO PEGOU - 11: ufa!!!!

    Ter a consciência da necessidade de se ter consciência, para buscar conhecer os direitos e de exigir o direito de ter direito e, entender que essa consciência não se compra, não se vende, não se barganha e nem se acha na rua, ao contrário: constrói-se, é, ao meu ver, o ponto mais alto da cidadania. Os sujeitos são construídos no mesmo ambiente em que vivem, convivem e produzem. Ser cidadão, ou cidadã é poder ter condições de romper as barreiras da ignorância moral, espiritual e intelectual. É ter a capacidade de pensar e refletir a vida política, econômica, cultural e social em que vive: local e globalmente. Ser capaz de adquirir, e ter sempre presente em si, uma consciência histórica, democrática e internacional, cuja plataforma sejam o direito de igualdade de oportunidade, a tolerância, a solidariedade, o respeito, a paz e a justiça.

    A construção da consciência se dá na sensibilização e na capacidade de se perceber e sentir na pele o que está acontecendo ao nosso redor; entretanto, não podemos ficar apenas sentindo o frio à flor da pele e esquecer o calor que há dentro de nós. A nossa reação já será a manifestação de cidadania."

    Este texto eu o escrevi ao longo da minha militância enquanto professor, e sempre serviu de base nos meus Planos de Ensino. Registrei-o também na minha Monografia do curso de pós-graduação na USC.

    Digo tudo isso porque eu não posso concordar com certas críticas, certos políticos e essa política de desvalorização do ser humano em troca simplesmente do dinheiro, do status ou do poder.

    Tenho dedicado a minha vida a uma luta interminável por Justiça Social e Ética. É natural que também receba críticas dos meus desafetos. Concordo, quando as mesmas vêm fundamentadas, como fez a srª Maria Camargo, mesmo com algumas ressalvas (e que não me parece desafeta). Mas, outras, mesmo aceitando-as, não posso concordar, por virem cheias de rancores, sem sustentações honestas e simplesmente pelo prazer da desafetividade, ou quem sabe, pelo clima provocado pela indignação quântica social. A esses desafetos, respondo com a continuidade da luta por direitos e justiça sociais, de qualquer trincheira em que eu esteja, ganhando ou perdendo, mas sempre firme e convicto de que a dignidade de um homem não pode estar no canhoto de um cheque ou num contrato milionário.
    há 6 horas · Editado · Descurtir · 1

    Maria Camargo · 46 amigos em comum
    Obrigado Duilio Duka e tenha certeza de que nao sou sua desafeta, rs, ao contrario lutamos pelos mesmos direitos, somente de modo diferente, mas lutamos com fé, tb nao quero crer que estamos an reta final da humanidade, que ainda tenhamos esperança de ...Ver mais
    há 3 horas · Descurtir · 2

    Henrique Perazzi de Aquino Boa discussão é o que vi ocorrer nesse meu post. Hoje sento à noite para ler tudo, pois meus caros e diletos amigos (as), vocês se estenderam além da conta. Vamos ver quais conclusões tiro disso tudo... Um baita abracito em todos (as).
    há 3 horas · Curtir · 1

    Duilio Duka Valeu, Maria Camargo. Valeu Henrique Perazzi de Aquino. MEUS AMIGOS!
    Foto de Duilio Duka.
    há ± 1 hora · Descurtir · 1

    Duilio Duka Para alguns "outros"...
    Foto de Duilio Duka.
    há ± 1 hora · Descurtir · 1
    Henrique Perazzi de Aquino

    ResponderExcluir