sexta-feira, 23 de setembro de 2016

DICAS (152)


CAIXA DE VACINA VENCIDA DO VÍRUS INFLUENZA PERTENCENTE AO ESTADO É DESCARTADA NO POSTO DE SAÚDE CENTRAL MUNICIPAL – CADÊ AS EXPLICAÇÕES???*

* Hoje mais uma confirmação de que esse blog deve ter lá sua utilidade e esse mafuento algum valor. Sou procurado por alguém querendo se manter no anonimato e acabo sendo o portador de uma séria denúncia de desleixo com a coisa pública. Se fui o escolhido algum valor devo ter...

A situação: A vacina contra o vírus influenza é distribuída pelos Postos de Saúde Municipais seguindo uma prévia regulação, priorizando em primeiro lugar os pacientes que estão na faixa de risco. Ela é repassada aos municípios pela Secretaria Estadual de Saúde.

O motivo da denúncia: Uma caixa representando um lote específico com fabricação datada de maio 2015 e vencimento Maio 2016 está descartada na lixeira central do Posto de Saúde Central Municipal, localizado na rua Quintino Bocaiuva, região central de Bauru. Ou seja, esse lote estadual, não foi repassado ao município, mas alguém do Estado a descartou ali, para que o órgão municipal providenciasse o descarte via Emdurb, o órgão que passa recolhendo lixo hospitalar nas unidades de saúde em Bauru .


As dúvidas: Quem o fez? Por que não o fez no próprio órgão estadual, seguindo as instruções para esses casos, preferindo fazê-lo via município? O caso não é novidade, pois gerou cobrança do órgão municipal para o estadual, feita dias atrás conforme cópia memorando interno, até agora sem resposta e recebido via anônima. Fui no local e conferi o descarte.

O que se pede: O esclarecimento dos fatos, pois o lote estadual ser descartado pelo município e na surdina não é normal. Fui informado que, se algum funcionário perde um frasco desses é chamado para explicações, podendo ser punido em caso de não possuir justificativas convincentes. A vacina é controlada e, pelo visto, algo no controle de distribuição do órgão estadual não está funcionando a contento. Como deixaram ela vencer sem a efetiva distribuição, uma vez que, nos postos de saúde, o controle parece ser rigoroso na sua aplicação?

O local do descarte: No prédio central do Postão de Saúde, antes de subir as escadas, do lado direito de quem entra, uma lixeira de tijolo, com portão e grade com cadeado. Parte da tela frontal está avariada e lá o saco contendo a tal caixa ainda sem identificação de quem a ali descartou. Se a Emdurb passar e recolher esse lixo hospitalar as provas estarão comprometidas, pois não estarão disponíveis para verificação da irregularidade.


Quem sabe disso?: Recebi a denúncia bem fundamentada, inclusive com foto do documento com o memorando trocado entre as secretárias estadual e municipal, inclusive com os nomes das pessoas responsáveis pelos variados setores. Procurei no local pelo pessoal do Conselho Gestor de Saúde e acompanhei junto de um deles a verificação do que está aqui denunciado. Ele também desconhecia o fato e se mostrou alarmado com o encontrado, pois segundo ele, os frascos são muito requisitados pela população. Não sabe explicar do motivo de estarem vencidos e descartados sem nenhum explicação, principalmente por tratar-se de dinheiro público desperdiçado.

Com a palavra as Secretarias Regional Estadual e Municipal de Saúde, a Emdurb, os responsáveis pelo Posto de Saúde, os vereadores de Bauru e o Prefeito Municipal. Que a explicação surja antes do lixo hospitalar ser dali retirado e tudo ser relegado a um segundo plano. As fotos estão aí e comprovam o que aqui está escrito. Aguardando respostas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário