segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

ALFINETADA (212)


DOIS MOMENTOS DE BAURU NO DIA DE HOJE

1.) EXPECTATIVA NA PARTE DA MANHÃ
ESTARIA EM CURSO FRITURA DE SUÉLLEN OU ELA TAMBÉM TEM BALA NA AGULHA PARA SE SAFAR DAS INVESTIGAÇÕES?
A fervura está com a temperatura mais do que propícia para começar a fritura, porém, como se sabe, em política muita água sempre passa por debaixo da ponte antes de se concluir alguma coisa. A agitação para a primeira sessão da Câmara dos Vereadores de BAuru, ocorrendo hoje, após 13h é imensa e entre CEIs e Processantes, algo em curso e desta feita, pelo que se vê, os vereadores terão que tomar séria decisão, pois a cidade está de olho e sabe que, se manter isento é dar aval para a continuidade dos atos mais que esquisitos ocorrendo nas hostes intestinais das decisões tomadas pela atual mandatária do Palácio do Planalto. Abertamente poucos vereadores defendem a prefeita, mas veladamente e pelo visto, muitos temem retaliações e temem também perder benefícios. Ainda agora cedo, ouço de pessoa próxima da Câmara que, abrir uma CEI ou Processante pode ser interessante para ambos os lados. primeiro, porque a negociação estará mais do que aberta e facilitada. Com ela ocorrendo, sem nada ainda ter decidido, mil possibilidades pela frente. O que se faz necessário é entender de fato o que ocorreu nas compras das três edificações para a Educação no final do ano. Não existia planejamento, algo que vinha caminhando, sendo cumpridas etapas das tais necessidades, nada disso e assim do nada, no fechamento do ano, para dar vazão a dinheiro em caixa, a prefeita anuncia as compras e salva a vida de três grupos educacionais da cidade, todos ligados as elites bauruenses. o estranhamento vem do que já foi revelado dos bastidores dessa compra e será isso o mais interessante da sessão de hoje, conhecer algo mais destes bastidores. A cidade estará atenta e como se vê, o óleo da fervura está pronto para a fritura. Ela ocorrerá ou a chama será apagada e tudo se esfriará? A chuva se vai e a temperatura sobe na cidade.

2.) FINAL DA TARDE E TUDO PRATICAMENTE CONSUMADO
CEI APROVADA NÃO É GARANTIA DE APURAÇÃO CONTRA PREFEITA
As tais comprinhas de final de ano da alcaide bauruense, a incomPrefeita Suéllen Rosim geraram a aprovação na tarde de hoje pela Câmara dos Vereadores de uma CEI - Comissão Especial de Inquérito, que vai apurar as escabrosas denúncias sobre o motivo de ter ocorrido assim de forma intempestiva, sem passar pelo crivo dos vereadores, sem planejamento, sem consulta para Conselho de Educação e muito menos para os mais interessados, a comunidade bauruense, representada pelos professores, pais e os próprios alunos. Ou seja, ninguém foi consultado, mas a compra se deu, com pagamentos à vista e solucionando os problemas de algumas instituições educacionais da cidade, todas ligadas umbilicalmente com representantes da elite local, cujas unidades encontravam-se fechadas. Foi um Natal e tanto para estes, mas para os cofres bauruenses foi um desastes, a evidente demosntração da falta de qualquer tipo de projeto para o setor. O projeto vem da cabeça da alcaide e seus assessores, em algo até agora não entendido pela cidade, pois o que não existia era a necessidade deste gasto neste momento.

Os vereadores estiveram reunidos neste começo de ano, reuniões entre eles, alguns visitando as intalações compradas, conferindo o desacerto das compras e o resultado, após reunir dados ainda não divulgados, um placar onde somente dois vereadores votaram contra a instalação da investigação. Na composição da mesa diretora que vai presidir os trabalhos, preteriram a única vereadora perista e assim, com os trabalhos terão início com prenúncios de que, a partir de agora, tudo pode acontecer. Dizem que, com Processante ou CEI instalada está aberto o período de intensa negociação entre as partes, ou seja, ou se investiga de fato o que ocorreu ou abre-se a possibilidade de conversações entre as partes, buscando uma composição.
A prefeita, que alguns achavam mais perdida que cega em tiroteio, mostra-se bem atuante e conseguiu algo inédito até então, um aumento para o funcionalismo municipal na faixa de 10%. O percentual ainda não foi aprovado, mas nem Rodrigo Agostinho, nem Clodoaldo Gazzetta deram aumentos desssa natureza em seus governos e ela, concede, mesmo com o sindicato da categoria tendo se aposto e pedido mais. Este imbróglio ainda deve render, pois vai ser difícil demonstrar para o funcionalismo algo diferente do proposto pela esperta alcaide. Num outro momento, ela está propondo algo para a revitalização do centro velho de Bauru, com a instalação de wi-fi livre para a população nas quadras um e dois do Calçadão da Batista, ajudando os comerciantes destes locais e trazendo movimento para problemáticas quadras. Ou seja, ela não brinca em serviço e se comete gafes, compras completamente fora da casinha, por outro lado, não permanece contida e vai à luta.

Os próximos capítulos desta intrincada novela prometem. Suéllen e seu staff devem estar se armando, se preparando para o contra-ataque e como se vê, ele ocorrerá. Quem esperava até dias atrás que o substituto de seu líder da Câmara fosse quem hoje exerce o papel e faz discurso de forma tão eloquente, numa defesa deixando todos de boca aberta. Juninho está treinando, se preparando, dando cartada decisiva em sua carreira política. Ou ele vence todos que se opõem a ela e sai por cima da carne seca ou irá para o ostracismo como seu mentor, Sandro Bussola. O jogo está sendo jogado, ou melhor, uma nova partida teve início e mesmo que, aparentemente, o lado opositor demonstre estar em vantagem, pelo que já foi percebido ela possui cartas na manga e deve as colocar na mesa no calor da partida. Não acredito que a contenda seja de fácil solução. Pelo que ouço as provas contrárias as compras são robustas, mas não se sabe nada do que ocorre nos bastidores ou do que virá pela frente.

Tudo depende muito de algo escabroso ser revelado e daí sem volta. Se isso não ocorrer, creio tudo será levado em banho-maria, três meses de embromação. Eis o momento: quem tem garrafa vazia para vender que as coloque logo nas prateleiras, pelo menos enquanto houver interessados no seu conteúdo. Exatamente neste momento, Bauru vai conhecer de fato sua alcaide e de sua força política. É tudo ou nada e as cartas já estão na mesa. O que virá pela frente será algo tão intrincado quanto o conteúdo da trama do livro da Agatha Christie? Veremos...

SÓ MAIS UMA PITADINHA DE SAL SOBRE O QUE FOI APROVADO
Algo sobre aprovação da CEI e o que passou batido - Iara Costa apresenta um posicionamento dos mais interessantes. A prefeita escapa pela tangente. 

"O que eu tenho p falar sobre a sessão de hoje?. Vergonha, vergonha e mais vergonha. Votar sim para um CEI e deixar de fora a peça fundamental foi uma jogada suja", escreveu Iara Costa, servidora e membro do Sindicato dos Servidores Municipais de Bauru. 

Eis o link de áudio postado por ela tão logo tomou conhecimento da finalização da votação: https://www.facebook.com/iarinha.costa.54/posts/4920341191363286

Nenhum comentário:

Postar um comentário