quarta-feira, 29 de junho de 2022

CENA BAURUENSE (227)

 BAURU PELOS OLHOS MAFUENTOS DESTE HPA

01. Em 31/05/2022 publiquei: "No coração do Mary Dota, rua Marques de Paula Rafael, ao lado Supermercado Confiança uma das bancas de vila resistindo ao tempo, ainda vendendo jornais e algumas poucas revistas, mas tendo que diversificar pra sobreviver. O Alemão é persistente".

02. Em 31/05/2022 publiquei: "Em fotos de Mauro Landolffi, vasculhador de tapetes de folhas cidade afora, eis o que ele encontra circulando pela avenida Pedro de Toledo. Das calçadas forradas, o que mais o chateia são as pessoas querendo cortar as,árvores defronte suas casas, só por causa das folhas".


03. Em 01/06/2022 publiquei: "Sentado na praça Washington Luiz, a da praça da igreja Nossa Senhora Aparecida, olhando para longe, muitos iguais a ele, passam ali o dia, à espera de algo que possa transformar suas vidas".

04. Em 05/06/2022 publiquei: "Encruzilhada na rua Marcondes Salgado, vila Cardia, defronte condomínio, onde um dia funcionou a Anderson Clayton e no local o Hotel São João, funcionando e atendendo pernoites variadas e múltiplas".

05. Em 04/06/2022 publiquei: "Prédio dos mais antigos no centro bauruense, esquina do Calçadão da Batista com Virgílio Malta, já foi coqueluche e hoje, olhando de baixo pra cima, observa-se muitas salas vazias, andar inteiro desocupado, representando o estado atual de abandono".


06. Em 07/06/2022 publiquei: "Com as dificuldades atuais proliferando e se multiplicando na cidade, os brechós vivem momento de expansão, com seus produtos todos na calçada, numa tentativa de atrair clientes, como este na rua Quintino Bocaiúva, ao lado do Posto de Saúde".

07. Em 08/06/2022 publiquei: "No final da avenida Rodrigues Alves, existe este espaço verde, com horta e árvores frutíferas, como porta entrada de espaço público municipal, bem na curva de entrada do Jardim Redentor, provocando olhares libidinosos em quem por ali circule".

08. Em 12/06/2022 publiquei: "No meio da quadra, rua Afonso Pena 2-70, parte baixa do jardim Bela Vista, próximo dos trilhos urbanos, residência rebaixada, só sendo vista olhando por cima do baixo muro. Lá embaixo, fundo do quintal, ela, inteira de madeira, peça rara, uma das últimas remanescentes das casas de madeira construídas para trabalhadores da ferrovia. Verdadeira peça de museu. Existiriam em pé quantas outras do mesmo quilate?".

09. Em 13/06/2022 publiquei: "O borracheiro na esquina da rua Primeiro de Maio com a Alto Juruá, no Jardim Bela Vista, fez uun balanços de restos de pneus para as crianças, bem defronte seu estabelecimento, mas quem nele balança são os marmanjos que por ali permanecem. Quando o serviço rareia, alguns se refestelam no brinquedo".


10. Em 17/06/2022 publiquei: "Malabarista do sinal vermelho, natural da Argentina, na esquina da rua Ezequiel Ramos com avenida Nações Unidas, promove um show com direito a fogos, pedindo em troca só alguns trocados e alguma atenção".

11. Em 18/06/2022 publiquei: "Galeria de lojas na avenida Duque de Caxias, antes todos espaços ocupados, hoje somente dois abertos, uma lavanderia e uma ótica. Tempos atrás, a primeira loja do Comprando, o bar restaurante Braseiro varando as madrugadas e o famoso cabeleireiro Lau, todos fervendo por ali".

12. Em 21/06/2022 publiquei: "Atravessando ontem a praça Rui Barbosa, reencontro pessoa que já havia entrevistado tempos atrás, uma amiga trans, muito debilitada e postada num dos bancos. Paro para conversar, ela me relata suas agruras e pede para não escrever sobre elas. Respeito, me contenho e a indico para ir se consultar, ser ouvida num lugar mais do que especial em Bauru, o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado ali na rua Quinze de Novembro 3-36. Um oásis para todos do mundo LGTB, principalmente as travestis, pois além dos exames, consultas, a conversa, o ouvir, o pensar juntos em como ajudar e colaborar. Inagurado em 2020, placa indicando ser na administração Clodoaldo Gazzetta, eis algo ainda funcionando a contento e em prol de muitos apartados deste mundo, onde deveríamos todos estar irmanados e sendo atendidos juntos. Como isso não é possível no país que temos hoje, iniciativas como a deste CTA, conhecido regionalmente, o cumprimento de um papel social dos mais dignos. Ela sorri, me diz conhecer e me confirma: "ao menos lá a gente é tratada com todo respeito".

13. Em 26/06/2022 publiquei: "Rua Xavantes, entre Vila Antártica - perto da Tilibra e Boulevard Shopping - e vila Cardia, fachada de colorida casa, destaca o verde e rosa como suas cores, iguais as da Escola de Samba da Mangueira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário