quarta-feira, 29 de junho de 2022

MÚSICA (212)


RECONSTRUIR - É POSSÍVEL
O desafio da reconstrução nacional é gigantesco, mas as linhas de ações são evidentes e factíveis. Tarefa primordial é combater a desenfreada inflação e a fome, gerar empregos, recuperar direitos dos trabalhadores e garantir política econômica confiável que traga segurança a investimentos produtivos por parte do empresariado. O programa ainda inclui retomar os investimentos públicos, rever as antinacionais privatizações em curso, entre elas a da Eletrobras, pôr fim à dolarização dos preços dos combustíveis, garantir a preservação do meio ambiente, da Floresta Amazônica e de todos os biomas. A questão ambiental é estratégica para todos os interesses da população. Num momento erm que o desGoverno achincalha conquistas históricas e coloca o País à sanha de interesses estrangeiros, é crucial garantir a soberania ampla do Brasil, não só a territorial, mas também a defesa de seus recursos naturais, energéticos e as empresas públicas e estatais. O Estado precisa ser desaparelhado do projeto de cunho fascista e ultraliberal que despreza as instituições e conquistas institucionais, sociais e trabalhistas alcançadas ao longo de décadas. É um modelo predador, bárbaro. Hoje, o Palácio do Planalto dissemina o ódio, defende uma agenda medieval dos costumes, como a dos direitos do povos indígenas. O presidente e seus fanáticos terraplanistas e milicianos querem voltar à Idade da Pedra, com o famigerado voto impresso. Farão mais, muito mais, principalmente contra as liberdades individuais. Repudiar isso tudo e se posicionar contra, com as armas que temos hoje nas mãos, no caso, com o falta de mobilização nas ruas, o voto. Estou pronto para reagir indo pras ruas, pois sei tudo o que nos acontecerá se o capiroto conseguir se reeleger.

DARWIN NELES - MORRER DA FORMA MAIS IDIOTA POSSÍVEL
Faz algumas semanas algo me intriga. Coisa de uns quinze a vinte dias atrás, no boletim diário dos mortos pela Covid em Bauru, constavam lá três pessoas, dentre elas, uma senhora de 88 anos, outra de idade avançada e um jovem de 18 anos. Este, recebo a informação, não havia até então tomado nenhuma dose das vacinas. Ou seja, procurou e achou. Comento disso com meu filho, o HA e ele me diz da existência de uma premiação inusitada, coisa de europeu, o Prêmio Dawin. Fui me inteirar e achei isso:

"O Prêmio Darwin é quase um Nobel ou um Oscar dos seres humanos que conseguiram a façanha de morrer das formas consideradas mais estúpidas. Essa premiação internacional existe desde 1991, e o nome é uma referência sarcástica ao criador da Teoria da Evolução, que propôs o estudo da mudança de características genéticas de uma geração para outra. Trágicas e tristes, as mortes são consideradas estúpidas porque são resultado de atitudes extremas ou impulsivas, que poderiam ter sido evitadas com um pouquinho de bom senso.
https://www.facebook.com/PremioDarwin/..", segundo a página do Prêmio no facebook.
Seria cômico, não fosse trágico. Adentrando a página descubro gente muito descuidada, despirocada e indo embora de formas mais do que idiotas. Eles, os criadores do prêmio, ainda brincam com o fato, pois "dessa forma não passam o seu gene para gerações futuras". Na versão brasileira, além das formas nada convencionais para resolver problemas, o que mais consta são os tais negacionistas, terraplanistas e apostando fichas contra a Ciência, ou seja, a maioria convictos bolsomínions. O Brasil é, além das cifras altas de mortes, consta também, mais uma vez, como fazendo parte da grande piada do século: os dos que renegam a Ciência, para dar ouvidos para abilolados, que nada sabem do que dizem, mas apregoam certezas. Daí, evidente, só pode dar merda.

GENI E O ZEPELIN – O PT, AS TRANSFORMAÇÕES POSSÍVEIS E AS SONHADAS
O PT de Lula deve voltar ao Governo Federal. É o que tudo indica todas pesquisas feitas até então. Se tudo correr dentro da normalidade, Lula voltará a ser presidente. Hoje o criticam e muito pela estratégia adotada de compor, de buscar apoio além dos que já possui. Ele bem sabe, ninguém neste País foi ainda eleito sozinho. Ele mesmo padeceu dois pleitos assim e quando foi em busca de parcerias, chegou lá. Inegável o que fez quando lá. Seu legado é inquestionável, reconhecido até junto os pérfidos inimigos. Puristas o querem fazendo algo neste momento a fugir de como pensa e faz política. Lula sempre foi assim – assim como Brizola -, faz acordos, se aproxima de antigos adversários, pois está mais do que ciente do que lhe espera a campanha ainda nem iniciada. Lula nunca foi um revolucionário na acepção da palavra, destes a seguir o conceito marxista ou algo parecido. Vejo nele uma grande consciência social. Ele é do povo, sabe o que o povo precisa e ao seu modo lhe proporcionou algo louvável. Sua revolução é feita assim, junto de muitos, inclusive adversários, alguns que lhe apunhalarão logo mais. Diante das circunstâncias, com um maluco capaz de tudo no Palácio do Planalto, sabe que sozinho, ele e o campo mais democrático, sua caminhada será mais pedregosa.

Eu e tantos outros podemos até não concordar com sua estratégia, mas ela se mostrou eficiente no passado e a coloca novamente em execução. Concluo com algo que não deve chocar ninguém, pois assim enxergo o partido onde milito: o PT não é revolucionário, nem tem como pano de fundo o marxismo. Ele pode ser um caminho para a chegada do socialismo, mas hoje se mostra o algo possível, confiável, até para nos devolver alguma normalidade. Nenhum país da América do Sul é hoje marxista na acepção da palavra, nem a Venezuela, nem o Chile, nem o será a Colômbia - Cuba resiste e mal das pernas. Nestes países, como aqui, continuarão prevalecendo ditames capitalistas, a propriedade privada e tal. O que existe e existirá com Lula no comando é um olhar para os desvalidos, para os trabalhadores e o povão em geral. Existem várias formas de se praticar o capitalismo. Lula sabe fazer a coisa desse jeito como o faz e, creio eu, será assim que chegaremos ao poder e recomeçaremos a ser uma nação soberana. O que virá depois será fruto de trabalho, de militância e de um conjunto de fatores. Hoje ouvi no rádio a música de Chico Buarque, Geni e o Zepelin e vejo nela muita semelhança com o purismo como alguns enxergam Lula e o PT. A maioria do povo sabe que, a campanha vai ser muito dura e será com o PT, a saída possível, a Geni que nos salvará do mal maior. Muitos farão vista grossa e embarcarão na onda, eu não, pois sei do que o PT é possível. Confio nele e creio que, diante da eminente destruição com a reeleição do miliciano genocida, será assim que sairemos dessa. Se depois acontecerá o mesmo que fizeram com a Geni isso é outra coisa, para outro momento. Agora penso no Zepelin sobre a cidade e com uma só saída salvadora. Não discordo dos argumentos do fogo amigo, dos a renegar alianças, mas se faz necessário um entendimento do que está em curso. A comparação é pertinente, se não fosse Geni a tal cidade imaginária da canção do Chico estaria irremediavelmente destruída. Não deixem de pensar seriamente no assunto.
Em tempo: Não sou o único a faxzer tal comparação. Para mim, mais do que pertinente.

DOIS MOMENTOS DE BAURU
01) DESMATADA
Cenário desolador nos altos do Mary Dota, quando atual administração insiste em continuar ceifando árvores na cidade. Desta feita pelaram essa e quando já estavam com a motosserra empunhada foram impedidos por ação popular. O estrago foi executado pela metade, como demonstra foto do morador Rafael Santana de Lima, também informando de manifestação marcada para amanhã, quinta, quando de feira livre próximo ao local. Deixando, a equipe higienista da incomPrefeita devassa com o verde ainda existente nas vias públicas. Mobilização é a solução.

02) REPAGINADA
Na praça da Bíblia, boca de entrada do Jardim Bela Vista, Ethel Spetic da Selva tira duas fotos de algo a embelezar o lugar: a proprietária da barraca de água de cocô repagina o gramado com pneus coloridos e deixa tudo com ares mais alegres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário