quarta-feira, 14 de setembro de 2022

AMIGOS DO PEITO (202)

RODEADO DE AMIGOS

1 - NÃO É FÁCIL SER ESSO MACIEL - NO MOMENTO, QUATRO CÃES RECÉM NASCIDOS PARA DOAÇÃO
81 anos de resistência e neste momento 4 cachorrinhos lindos para doar, mas ele só o faz se souber que a pessoa se compromete com a vacinação. Quem vai querer?
Estive na casa dele, ansioso pela premiação da Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores, com alguns novos probleminhas de saúde, mas tocando a vida com a devida galhardia.

Esso Maciel me diz, não precisar de companhia, pois aprendeu a viver na e com a solidão.Toca sua vida da melhor forma possível, ele e seus cães, pintando todo dia um pouco, como forma de extravazar, como na noite de ontem quando passou terminando pintura de Tatiana Calmon Karnaval numa parede interna de sua casa. Ele assim homenageia seus amigos diletos. Liga para estes, eu, Tatiana e Marisa Basso.

Está numa fase de escrever muito, relembrar algo mais de sua rica história, colocando tudo o que pode no papel. Deixou comigo alguns desses escritos, com minha promessa de publicar. Ele escreve todo dia, depois vai até uma pessoa a digitar tudo, paga por folha e depois revisa e publica. Tem cadernos e cadernos, muitos necessitando ser compilados, textos selecionados e mesmo publicados. Isso tudo merece mais do que um livro.

Fixou algo da campanha de Lula em seu portão, pois é bem consciente do momento atual brasileiro e do que pode ser feito de bom daqui por diante. Compra brigas por causa de suas escolhas, enfim, continua sendo o Esso que todos conhecem e admiram. Causaria espanto se fosse e agisse diferente.

Sai pouco de casa, na maioria das vezes para ir ao mercado ou na dominical feira do Rolo, quando encontra forças e volta sempre com filmes em DVD na sacola, uma de suas distrações. Coleciona filmes e os tem em caixas espalhadas pela casa.

Vive mais para seus cães do que para si mesmo. Hoje tem quatro para serem doados e uma de suas cachorras está grávida, ou seja, vem mais por aí. Este bardo lá dos altos da Campos Salles, vila Falcão é mais do que um símbolo, pois resiste ao seu modo e jeito e desta forma, segue em frente, empunhando o estandarte da liberdade e da ousadia. Adoro o Esso em todos os sentidos e meios. Em breve anunciaremos e convidaremos todos para sua homenagem na Câmara, na qual se prepara com uma apresentação mais do que especial.

OBS.: Chego na casa do Esso e ele demonstra ter se preparado para receber a minha visita. Não quer ser visto como desleixado. Está com o rosto com alguma maquiagem, todo pimpão e reluzindo, tinindo de formoso. Eu queria muito abraçá-lo, mas estou um tanto gripado e preferi manter distância. Nos entendemos sem ficarmos mais próximos, enfim, aos 81, nada melhor do que preservar a saúde deste grande cidadão. Ela estava nos trinques para me receber e isso é motivo de muito orgulho para este admirador de tudo o que ele representa.

2 - SOLUÇÕES ENCONTRADAS ENTRE NÓS MESMOS
Publiquei ontem texto contando algo da bicicleta do amigo Luciano Santos Lopes Dos Santos, roubada no Confiança Rodoviária. Ele descuidou, adentrou o mercado e deixou a "magrela" sem corremte. Foi algo rápido, apenas 3 minutos, acreditou na sorte. Ela não lhe sorriu e ao voltar ela já havia evaporado. Todos por lá lhe ajudaram, viu a fita da gravação, "um homem bem vestido". A polícia foi avisada, também viu o vídeo, mas por enquanto nada da bicicleta. Como contei, Luciano acorda muiuto cedo e vai até a firma onde trabalha pedalando e de lá sai com o caminhão da empresa para descarregar cimento pela aí. Pesa pesado, dia sempre muito puxado e no final do expediente, volta de bike até sua casa. Estava há uma semana fazendo o trajeto de ida e volta a pé, desolado e sem saber como comprar outra.

Conversamos ontem e publiquei algo por aqui. A gente sempre acredita que algo virá e veio mais rápido do que esperava. Hoje quase no finalzinho da tarde, Marcos Paulo Casalechi Resende, meu baita amigo vermelho dos pés à cabeça, nos falamos por outros assuntos - o da cassação da incomPrefeita - e ao final ele me pergunta: "Seu amigo já conseguiu recuperar sua bicicleta". Digo que não e ele: "Tenho uma aqui, faz uns três anos está guardada num quartinho. Usei muito no passado e hoje a enconstei, está boa, mas parada, pneus muchos e engrenagem enrurecida. Veja se serve". Vi, ligo para o Lucioano, garoava e em minutos ele no portão do Mafuá. Fomos até a casa do Marcão e tudo foi consumado a contento para todos. Os reparos serão poucos, limpeza, verificar pneus e lubrificar correntes, coisas deste tipo. Conversamos no portão e trocamos figurinhas, uma conversa mais do que boa entre o nordestino Luciano e nós dois, todos enfronhadois na luta e lida destes tempos mais do que sombrios.
Luciano já com a nova bike recuperada.


Luciano não saiu de lá pedalando, mas empurrando sua bike na garoa até sua casa. Ligo depois e ele me conta já tê-la lavado e manhã verificará os pneus, depois uma checagem nos demais itens. Já pensa em na sexta estar com ela redondinha pelas ruas de Bauru. Vai continuar procurando a sua, mas sabe das dificuldades e agora, tem mais essa, sua nova cria, que pelo visto já caiu em suas graças, ou seja, novo xodó. Enfim, em menos de 24h tudo resolvido a contento e Luciano novamente pedalando pelas ruas de Bauru, agora ciente de que, por nem três minutos deixará sua bicicleta desacorrentada quando tiver que se separar dela. Depois de duas perdas diz estar mais do que escolado. Final feliz é sempre tudo de bom. E de tudo, a nítida percepção de que, para esse tipo de problema, não adianta contar muito com os grandões, pois tudo acaba resolvido entre nós mesmos, os na mesma situação.

...continuo com mais dois amanhã

EU QUERO CONTINUAR SONHANDO - E MUITO
Sonho que, mesmo com essa conspiração montada e armada nas ruas, vamos superar este triste momento. O Brasil é muito mais que esse retrocesso urdido pelos que, apostam no caos e num país eternamente dependente e favorecendo uma minoria cada vez mais perversa.
Eu sonho, mas sei que posso esperar nada sentado. Tenho que ir à luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário