quinta-feira, 29 de setembro de 2022

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (107)


AGORA VAI
Resultado da última rodada de pesquisas *IPEC por Estado.*
*Alagoas: Lula 54% x 30% Bolsonaro*
*Amapá: Lula 43% x 35% Bolsonaro*
*Amazonas: Lula 43% x 36% Bolsonaro*
*Bahia: Lula 65% x 18% Bolsonaro*
*Maranhão: Lula 67% x 19% Bolsonaro*
*Minas Gerais: Lula 46% x 31% Bolsonaro*
*Pará: Lula 46% x 37% Bolsonaro*
*Paraíba: Lula 61% x 25% Bolsonaro*
*Pernambuco: Lula 64% x 22% Bolsonaro*
*Piauí: Lula 61% x 20% Bolsonaro*
*Rio Grande do Norte: Lula 56% x 27% Bolsonaro*
*São Paulo: Lula 43% x 33% Bolsonaro*
*Sergipe: Lula 56% x 26% Bolsonaro*
Acre: Bolsonaro 53% x 33% Lula
Goiás: Bolsonaro 44% x 35% Lula
Mato Grosso: Bolsonaro 45 % x 36 % Lula
Paraná: Bolsonaro 44% x 36% Lula
Rondônia: Bolsonaro 58% x 26% Lula
Roraima: Bolsonaro 62% x 18% Lula
Santa Catarina: Bolsonaro 49% x 27% Lula
Distrito Federal: Bolsonaro 39% x 34% Lula
Espírito Santo: Bolsonaro 39% x 38% Lula
*Rio de Janeiro: Lula 41% x 36% Bolsonaro*
*Rio Grande do Sul: Lula 40% x 39% Bolsonaro*
*Tocantins: Lula 43% x 39% Bolsonaro*
Fonte: IPEC

RESULTADO DO DEBATE DE ONTEM NA GLOBO - MINHA AVALIAÇÃO
Para mim, tudo muito simples. Simone Tebet já ultrapassou Ciro Gomes e como ambos não optaram pelo voto útil, aguardaremos para constatar de quem essa ultrapassagem tirou mais votos, se de Lula ou de Bolsonaro. Se de Lula, infelizmente, isso poderá nos levar ao segunto turno; se de Bolsonaro, felizmente, a vitória de Lula ocorrerá no primeiro turno. No mais, a presença do tal "padre de festa junina" foi a estratégia encontrada, desta feita, pela campanha de Bolsonaro para nestes dias tentar adiar a decisão da contenda. Creio, sua aparição a tentativa de reviver algo como a facada fake e assim mudar o rumo do já consolidado. E no mais, quando alguém lhe disser estar com "Deus, Pátria e Família", não pense duas vezes, fuja.

É HORA DE DAR TCHAU
Segue o jogo e a correria por estes dias, quatro antes da eleição e da real possibilidade de jogarmos na lata do lixo da História o perverso que hoje nos preside, além, é claro, de desvendar seus atos corruptos, dele e de todos os seus. Hoje muito leio e ouço sobre o agronegócio e queria escrevinhar algumas linhas destes. O agronegócio empresarial, do capitalismo puro (sic - existe isso?), não está invadindo terra, não se instala em áreas de floresta, não queima mata protegida, nem mata índio. Portanto, esses que circulam pela aí com tratores enormes nas ruas é o madeireiro, o grileiro, o garimpeiro, esse bas-fonds, ou melhor, o submundo do agronegócio. São os propagadores do trabalho escravo, crimes ambientais e conflitos agrários. O que atrasa o setor é a existência de uma ampla parcela que insiste tanto em não observar as práticas internacionalmente consagradas para conciliar agricultura e pecuária com a preservação da natureza, quanto em seguir o bolsonarismo, que hoje afronta a conservação da natureza e os direitos de trabalhadores e das populações indígenas e amazônica. O agronegócio esclarecido (ele existe viu!) percebe que Bolsonaro, na verdade, mais prejudica os negócios do que ajuda.

A CARREATA UNIFICADA DO COMITÊ DE LUTA DO PT É NO SÁBADO, 01/10, 9H, CONCENTRAÇÃO NUNO DE ASSIS
Luta unificada, assim somos mais fortes e venceremos sempre. Todas as coligações e candidaturas juntas, demonstrando a força que o momento exige. Com um percurso privilegiando a periferia, tudo foi decidido coletivamente, em reunião coletiva, com participação ampla dos integrantes da coligação. Aqui ninguém pensou ou agiu isolafamente, mas de forma coletiva, algo pregado tão bem por Lula a nível nacional e seguido por todos. No Brasil almejado daqui por diante, o caminho a ser trilhado passa juatamente por essa concepção e procedimento. Acredito que, só assim, todos unidos teremos reais possibilidades de executar as transformações necessárias para sair do estado odiento atual.

CALÇADÃO DA BATISTA
Permanecer dias e dias seguidos atuando no Calçadão da Batista de Carvalho, mais precisamente na Esquina da Resistência é ir conhecendo todos os seus personagens, como essa simpática ciclista, que circula pela cidade toda, ao seu modo e jeito, esbanjando simpatia e parando aqui e ali para as conversações. Faz parte do encantamento de quem vai tomando ciência de como se procede a lei da calçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário