sexta-feira, 28 de outubro de 2022

UM LUGAR POR AÍ (160)

TIBIRIÇÁ, BANDEIRAÇO ESQUINA BAURUENSE, JUNTO DE OUTRAS COISINHAS

TIBIRIÇÁ, SEXTA MANHÃ, PANFLETAGEM NAS RUAS - HISTÓRIAS DE CAMPANHA
As fotos aqui publicadas, ou são minhas- as piores - ou são de Tatiana Calmon Karnaval - as melhores. O texto é meu e será parido aos poucos, em drops. Portanto, se quiser algo além das fotos, entre várias vezes ao dia.
Eu, Dulcinéa Cosmo, Ivone Cosmo, a matriarca Irene Cosmo, Tatiana Calmon, Susi da Apeoesp, Mariuze da Saúde e Laércio Simões percorremos casa por casa, panfleteando e conversando. Fomos de casa em casa e estou com a cabeça polvilhando de histórias. Queria poder sentar aqui neste momento e contar muitas delas, mas o tempo urge, ou seja, corro contra o tempo e logo ali, na curva da esquina, tenho outro compromisso de campanha, depois preciso descandar, ir pra casa. Creio que, as fotos acabarão falando por mim. Escrevo lá na frente, quando tudo isso esfriar e tiver tempo para fazê-lo a contento.

BRASIL, UMA ELEIÇÃO ATÍPICA
, por Eric nepmucemo, diário argentino Página 12, edição de 27/10/2022:
"A disputa pela presidência neste 2022 muito agitado oferece vários – e alarmantes – aspectos inéditos, e muitos outros com pouquíssimos precedentes.
Em 1989, e depois de 29 anos, os brasileiros votaram novamente para eleger presidente. Foram oito eleições, e três nomes obtiveram o direito de ocupar duas vezes a cadeira presidencial: Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Entre os aspectos com muito pouco histórico, vale destacar que apenas em duas ocasiões a disputa no segundo turno teve resultados tão acirrados quanto o esperado neste ano.

Naquele 1989, entre o direitista Fernando Collor de Melo e o esquerdista Lula da Silva, e em 2014, havia uma diferença de apenas três pontos. E em 2014, a então presidente Dilma Rousseff , do mesmo Partido dos Trabalhadores de Lula, conquistou sua vitória sobre o direitista Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira, também por três pontos. Neves, aliás, responsável pelo colapso do PSDB, tentou contestar o resultado. Foi uma tentativa inútil: seu próprio partido concorreu para anunciar que respeitava a reeleição de Dilma.

Mas o que mais chama a atenção na disputa de 2022 são fatores surpreendentes que refletem bem o cenário em que este, meu pobre país, afunda cada vez mais fundo.
Não há registro de uma disputa tão agressiva quanto a de agora . São oceanos de mentiras , acusações infundadas, declarações manipuladas e adulteradas, ameaças e ataques verbais.

Tudo isso começou com Bolsonaro , e a verdade é que a tal ponto que no início a campanha de Lula ficou para surpreender. Houve uma tentativa de não entrar no jogo da agressão ilimitada, até que os responsáveis ​​percebessem que haviam perdido espaço significativo e se lançassem em negações e respostas agressivas.

Nunca antes o fator religioso foi tão impressionante, especialmente entre as seitas evangélicas não tradicionais e seus bispos autonomeados . Os mercadores da fé e a miséria alheia se saíram muito bem, e a extrema direita desequilibrada tem ampla vantagem sobre Lula neste importante segmento eleitoral.

Mas o que nunca, nunca se viu antes, refere-se à ampla distribuição de recursos , que ultrapassa os 13,6 bilhões de dólares.

Esse volume de dinheiro significa, em termos concretos, um enorme buraco nas contas públicas de 2023.

Além disso, também significa cortes olímpicos em recursos originalmente destinados à educação e saúde , sem falar no já ultra gasto orçamento destinado à proteção do meio ambiente e dos direitos indígenas.
E significa, enfim, uma tentativa muito clara de compra de votos, com distribuição de benefícios aos setores mais pobres da população e toneladas de dinheiro para aliados convocados para buscar eleitores.

O que ninguém consegue entender, muito menos explicar, é como tudo isso, desde a disseminação de mentiras escandalosas até a distribuição escandalosa de dinheiro público tanto por meio de "benefícios sociais" quanto de um "orçamento secreto" ilegal, ocorre diante da inatividade de autoridades , tanto do Tribunal Superior Eleitoral quanto do Supremo Tribunal Federal.

É uma demonstração chocantemente clara da desonestidade de Jair Bolsonaro , o pior e mais abjeto presidente da história brasileira.
E também uma demonstração dramática do quanto os brasileiros se deixam manipular por um grotesco imoral que tenta permanecer na cadeira presidencial porque sabe que, sem as prerrogativas do cargo, seu destino irrevogável já está traçado: os tribunais.

MOVIMENTADO CRUZAMENTO VIÁRIO E NELES BANDEIRAS VERMELHAS
Bauru, final tarde de sexta, 28/10, militantes de variados segmentos sociais e políticos se juntam no movimentado cruzamento das avenidas Nações Unidas com Nuno de Assis e produzem o maior bandeiraço do segundo turno. Marcos Chagas, da Apeoesp foi impecável com o microfone numa das esquinas, reverberou tudo o que queríamos dizer, estava entalado em nossa garganta e nas demais, todos empunhando bandeiras da campanha, numa demonstração de muita união, o carro chefe para todos estarem ali e o que deverá ser o elemento crucial do provável novo mandato de Lula e o primeiro do PT em São Paulo. Unidos atravessaremos essa tempestade, ela nos fortace. Estampado na face de todos o desejo de ver o Brasil trilhando caminhos onde vigore o lema da justiça social.

O CRIME SE APROXIMANDO DO PODER EM SÃO PAULO
, por Celio Turino
Esse falso atentado na favela de Paraisópolis, com TARCISO e milicianos é indicativo da falta de escrúpulos dessa gente. Um crime igual ao Atentado no RioCentro, promovido por militares da extrema direita, contra a abertura democrática, em 1981. Li o depoimento do cinegrafista que filmou a farsa em Paraisópolis, havia muitos agentes da ABIN, mataram um rapaz da comunidade com tiros pelas costas, sem resistência, em alguém desarmado. São assassinos! Criminosos!

Estava tudo armado, tanto que o Tar de TARCISO já havia gravado depoimento sobre o "atentado", enviaram vídeo para a TV antes do fato ter acontecido, o general Heleno, que nos anos 1970 foi ajudante de ordens do general Sylvio Frota, o golpista líder dos porões e dos torturadores, demitido pelo Geisel por se opor à abertura do regime.
É para essa gentalha que as pessoas pretendem entregar o governo do estado de SP??? Eles têm que estar é na cadeia!

ME SENTI MAL PRESENCIANDO DEBATE ONTEM. DORMI MAIS CALMO AO LER TEXTO ABAIXO DE Viviane Mendes
Eu tô pensando no Bonner.
Se ele vai dirigindo pra casa...se vai ouvindo Nirvana bem alto, ou se vai em silêncio absoluto.
Banho ele vai tomar, tenho certeza.
Um banho longo, vai suspirar profundamente...
Peço que Deus ponha bênçãos na long neck estupidamente gelada que ele vai tomar.
Hoje, precisa tirar o pó da garganta.
E é com cerveja!
Comer não vai conseguir.
Dormir?
... tomara que consiga, lá pelas 3 da matina.
O terno vai ficar jogado no chão.
Amanhã, o primeiro pensamento será:
Acabou.
Como esse homem está sofrendo...senhorrrr!
Que vontade de mandar o cara enfiar 10 segundos nocu.
Eu me ponho no lugar, sabe?
Não é fácil lidar com a falta de civilidade.
E o povo sabe.
O mundo sabe.
Vivi Ame...Viviane Mendes.

O "L" DE LULAR (26)
Uma belezura ver a união da família Cosmo, os Baté, do distrito rural de Tibiriçá, aqui representadas por três de suas mais aguerridas e bravas mulheres. Ao centro, a matriarca dona Irene, lado esquerdo Ivone e do direito Dulce. Adivinhem de que lado poderiam estar todas neste crucial momento brasileiro? Não existe outro, junto de Lula presidente e Haddad governador. Representam o lado pujante, altaneiro e mais sensível deste recanto de trabalhadores bauruenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário