quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (159)


FORÇA TAREFA AGINDO NESTE MOMENTO NO PALÁCIO DAS CEREJEIRAS
Comitiva composta por gente muito preocupada com os destinos da insólita Bauru neste final de ano, está no encalço da alcaide, nossa IncomPrefeita Suéllen Rosim e dando sumiço em todas as canetas no seu caminho. A força-tarefa é esforço de final de ano, para que a mesma não assine mais nada a partir de agora e, desta forma, não adentre o ano com mais uma preocupação de Processante pela frente. Ao estilo adotado pela Polícia Federal, a denominação dada para o trabalho de final de ano recebeu o nome de "CAMISA DE FORÇA".

OPERAÇÃO CAMISA DE FORÇA
Guardião, o super-herói bauruense está acompanhando de perto uma gigante operação em curso neste exato momento nas hostes da Prefeitura Municipal de Bauru, envolvendo todo o seu quadro de funcionários, muito bem orientados para impedir loucuras de final de ano da alcaide Suéllen Rosim.

Eis seu relato: "Nunca vi algo com tamanho aparato, motivado por tamanha responsabilidade administrativa, tudo para dar sumiço em todas as canetas, as possíveis e imagináveis, desta forma, impossibilitando que neste final de ano ocorra algo parecido com o ano passado, quando no apagar das luzes, Suéllen comprou os tais imóveis, que quase causaram sua cassação. Dizem tratar-se de uma verdadeira operação de guerra, com todos muito bem distribuídos em tarefas de acompanhamento, praticamentente a impossibilitando de passar perto de alguma caneta".

As poucas informações filtradas e escapando lá do bunker da alcaide, no terceiro andar do Palácio das Cerejeiras, denotam que, tudo isso envolve quase todo o quadro de funcionários. "Senti o cheiro de algo estranho no ar e fui assuntar. Confesso nunca ter visto algo parecido, em anos de ininterruptos trabalhos junto às hostes da Prefeitura. Pelo visto, a marcação cerrada vai continuar até o último dia, o de quando a Secretaria de Educação devolve valores disponibilizados e não utilizados no ano de 2022. Pelo que me disseram, o trabalho de distrair a atenção da alcaide com outros temas e assuntos é algo realmente dos mais difíceis, dessas tarefas consideradas de alto risco de com grande chance de não dar certo. Pelo que se ouve, este será o grande tema político da passagem deste 2022 paea 2023, o trabalhão sendo realizado para impedir arroubos "canetistas e gastativos" da alcaide bauruense, Continuo acompanhando tudo muito de perto e conto as novidades a seguir", conclui Guardião.
OBS.: Guardião é cria do traço divinal do artista Leandro Gonçales, com os pitacos escrevinhativos deste mafuento HPA.

HISTÓRIA REMETENDO AO PASSADO
O QUE A FALTA DE ÁGUA DIANTE DO AEROCLUBE TEM A VER COM O CONHECIMENTO QUE OS ANTIGOS FUNCIONÁRIOS DA AUTARQUIA TINHAM DO TRAÇADO DE ÁGUA DA CIDADE DE BAURU
Primeiro, cinco relatos de Viviane Mendes e depois o meu pitaco final:

"Esse é meu número de protocolo. O que eu faço com ele? Aqui em Bauru, no aeroclube acabou a água. Dia 24, nenhuma gota na torneira. Dia 25, fui no DAE. Vieram dois moços da manutenção e...não sabiam o que estava acontecendo. "Era para ter água"...me disseram. Então. O nível do batalha está normal. Bomba queimada. Alguma peça de bomba roubada. Desviaram para Abastecer o Mary Dota. Isso tem relação com a caixa de água antiga aqui do aero.... Ninguém sabe nada. Liguei agora e é esse meu protocolo. Até quando a gente vai aguentar?", Viviane Mendes, 26/12/2022

"Descobrimos o que o DAE fez aqui. Que tal?", Viviane Mendes divulgando em sua página vídeo feito por ela sobre o cano serrado pelo DAE, que supostamente levava água para caixa d'água defronte Aeroclube: https://web.facebook.com/vivianemendesarte/posts/pfbid037o6tcRKb7GdYCoAsJHSZVWy9t7umyyrwvuPsFinScK5CV83F4ddCwDtDiTeHEPral

"O Saraiva, presidente do DAE, me chamou para uma reunião. Com presença do Gustavo, procurador jurídico. Enfim, depois de muita conversa, o MOTIVO não foi esclarecido. Prometeram para amanhã resolver a situação. Em relação a caixa de água, Saraiva afirma que foi ordem dele o corte do cano, que segundo ele, a caixa não abastece nada e não deveria ter água. Afirmou que desde 2018 essa caixa de água está condenada pela defesa Civil. Ele afirma que essa caixa não é responsabilidade do DAE. Diz que é do aeroclube. O aero nega veementemente. Enfim, pelo que percebi não tem dono. Saraiva diz lamentar a situação de carregar baldes de água para dar a descarga e que sente muito o possível prejuízo dos dois restaurantes que são meus vizinhos. Os quais também foram convidados para a reunião. Eu, só quero ter dignidade. Direito à água encanada. Minha coluna está prejudicada de tanto abaixar para tirar água dessa piscina de plástico que eu improvisei para ser abastecida pelo caminhão pipa no dia 25 de dezembro. Não tinha nem como comprar uma caixa adequada. Passei o Natal, limpando o quintal, lavando roupa, arrumando a cozinha e fazendo higiene pessoal dessa maneira. Problemas existem. A insatisfação da população está desenhada nos comentários do meu post anterior. Dignidade, só isso Numa pandemia, porquê ainda vivemos uma pandemia, a falta de água é insalubre. INSALUBRE. Vivi Ame...Viviane Mendes", 27/12/2022.

"Magina...um probleminha fácil de resolver. Agora começaram a cavar em outro lugar. Isso tudo porque a água que nos abastece "não vem da caixa de água do Aero." A pergunta é: Será??? Será mesmo que não vinha da caixa de água? Assinar um papel com essa afirmação ninguém quis. Cortaram o cano. Cortou a água. Que loucuraaaaa!!!!", Viviane Mendes, 28/12/2022.

"Os funcionários do DAE estão trabalhando até agora. Fui lá fora agradecer. O povo é trabalhador. Os funcionários, gente como a gente, tão lá até agora caindo uma chuva fina, tão lá com sorriso no rosto. O corte do cano da caixa de água foi o que causou nosso desabastecimento. Ao contrário do que foi dito ontem pelo presidente da autarquia, a água que abastecia aqui era SIM da caixa de água do Aero. Foi um ato irresponsável e sem nenhum planejamento da diretoria do DAE. A equipe trabalhou o dia inteiro para fazer uma ligação com a caixa de água do shopping. Chegou água. Vou tomar banho. A alma eu já lavei. Foi difícil. Estou esgotada. Foi uma luta. Eu digo para vocês: Lutem. Luta limpa. Na verdade. Nunca digam essa frase: "se a maioria for, eu vou" Vão lutar pelo direito de vocês. Não esperem a maioria. Temos duas pernas e uma boca. Temos um celular na mão. Procurem um advogado. Procurem a imprensa. Procurem a defensoria pública. Temos direitos de cidadãos. Merecemos respeito. E...sinceridade nas respostas. Vivi Ame...Viviane Mendes,28/12/2022.

pitaco deste HPA
A HISTÓRIA DO DAE ESTÁ NA CABEÇA DE SEUS ANTIGOS FUNCIONÁRIOS
Essa história vivenciada pelos moradores próximos da caixa d'água defronte o Aerocule, quando primeiro interromperam um cano quer levava água para a caixa bem em cima da banca da Ilda, depois o retalhamento de todo o quarteirão, ainda sem solução, sem descobrirem o real traçado do problema na região, me faz lembrar de meu tio, o Seu Aparecido, mais conhecido como Cidão, hoje já falecido e com ele enterrado o conhecimento real de muita coisa do traçado das linhas subterrâneas de água do DAE. Muito se modernizou, mas muito ainda é feito nos traçados antigos.
Certa feita, mais de uma década atrás, meu tio me dizia algo sobrer isso. "Eu conheço o traçado e o que precisa ser feito, mas sei que, o pessoal lá do escritório, lá da gerência, esses que são trocados a cada novo governo, esses desconhecem o que eu sei. Gente como eu, os velhos funcionários do DAE precisariam ser ouvidos para eles, os de gabinete, tomarem conhecimento de tudo o que vai dentro de nossa cabeça. Quando somos acionados, vamos no lugar certo, vamos lá e resolvemos, mas se nada for feito, quando a gente se for, quando não deixarmos muito desse traçado no papel para os que virão, creio que muitos problemas surgirão e o pessoal mais novo terá muita dor de cabeça", foi mais ou menos o que me disse.
Eu sei que meu tio Cidão se foi passando algo para os que estavam atuando com ele, assim com os velhos funcionários da Prefeitura, todos já falecidos. Vendo o que acontece lá na região do Aeroclube, sei que tudo o que fizeram foi pouco. Ele já me alertava lá atrás que, nem nos mapas con stantes lá dos arquivos da Prefeitura, os traçados estariam todos contidos. Muito do conhecimento desses traçados das águas em BAuru se foram com aqueles antigos funcionários. Vez ou outra pipoca algo assim pela cidade e não tem como não se lembrar do que me disse meu tio Cidão. Viviane Mendes vivencia esse problemão hoje e o ex-vereador Paulo Eduardo Martins, também ex-servidor do DAE, pode nos dar um relato disso tudo que escrevi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário