quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

REGISTROS LADO B (110)


110º LADO B SERÁ COM ENTENDIDO EM CARNAVAL, PAULO BURIAN - DESVENDANDO ALGUNS DOS BASTIDORES DA FOLIA
Faltando alguns poucos dias para o advento do Carnaval, vivemos aqui em Bauru alguns momentos conflitantes em relação à maior festa popular brasileira. Se por um lado pipocam blocos de rua, algo alegre e empolgante, o Carnaval oficial, a festa patrocinada pelo poder público municipal, junto das escolas de samba e dos blocos carnavalescos foi todos sendo construído dentro de inúmeras irregularidades, culminando com um desfila fora do Sambódromo, verba não recebeida até a presente data e a realização da festa num improvidado local. Pior não poderia ser e para analisar friamente a história do Carnaval em Bauru, o que já foi feito, culminando com o que ocorre no dia de hoje, nada melhor do que ouvir quem entende do assunto.

Fui em busca de Paulo Burian, figurinista famoso e com envolvimento umbilical com a festa e várias escolas. Quase impossível o evento de Carnaval ocorrer na cidade sem que nenhum peça feita pelo Paulinho, como carinhosamente a maioria de seus amigos o chamam, não estar presente. Ele é na verdade um idealizador da festa, aquele a propiciar a beleza e encantamento do Carfnaval, pois traça ideias, coloca no papel e executa verdadeiras obras de arte. Daí, o convite para Paulinho ser o 110º Lado B - A Importância dos Desimportantes.

Neste momento, verdadeira encruzilhada do Carnaval na cidade, nada melhor do que ouvir quem entende da festa e falando tudo sem amarras, sem estar preso a essa ou aquela agremiação, olhando hoje de fora, mas com grande entendimento de tudo o que acontece dentro da festa. Paulinho Burian não é somente hoje um observador e se o é, preciso reconhecer, uma privilegiada pessoa, pois soube ir construindo algo sólido com a festa. Este não é o momento para dourar a pílula, para passar pano e desta forma, nada como conversar e conhecer algo mais com quem tem muito para contar. Essa a intenção deste bate papo, realizado poucas horas antes da festa ter início. As de salão e algumas de rua, com blocos desfilando pela aí, já começaram e agora, no próximo sábado e segunda, consequentemente dias 18 e 20 de fevereiro, o desfile oficial na avenida do samba.

Triste ver Paulo Burian fora da festa, ou seja, sem nenhum envolvimento com nenhuma agremiação na folia. Porém, quem frequenta seu ateliê vê exatamente o contrário. Por lá a festa não pára e não só agora, como o ano todo. Paulo é um profissional do Carnaval e hoje, um dos seus mais originais entendidos do assunto. E ele tendo muito para falar, fui em busca de ouví-lo. Ele, bate nas onze, um verdadeiro coringa. Tem seu trabalho, com folga nessa próxima quarta, 15/02 e assim, vou até ele e tento ao meu modo e jeito extrair algo construtivo, que pode servir de ajuda para tudo, todas e todos.

Este Lado B vai ouvir as histórias de Burian. Ele esteve presente em muitos carnavais e vai nos contar como tudo começou, como foi o interesse por participar da festa e como surgiu isso de desenhar, planejar, arquitetar e construir roupas eternizadas nos mais diferentes lugares. Primeiro vamos juntar traçar um roteiro dessa caminhada, um pouco de sua história e depois, como adentrou na coisa e por fim, vamos falar da festa ontem, hoje e falando algo também sobre o futuro. A escolha não poderia ser mais adequada. Aguardem e constatem se o que virá deste bate papo não será mais do que alvissareiro. O difícil vai ser conter Paulo numa conversa de pouco mais de uma hora de duração.
Eis o link da entrevista bate papo com 1h15 de duração, papo revelador:

Eu poderia dizer muita coisa, escrever algo a mais dessa conversa, mas ando numa correria de dar gosto. Peço que ouçam, assistam e confiram o algo mais que queria produzir sobre o Carnaval de Bauru. Está tudo aqui. Baita abracito deste que hoje perdeu as palavras.

TOMATE NO "DE BOAS", RÁDIO 94FM, AO VIVO, 14H
Tomateando a tarde com Mauro Santos e Tatiana Calmon.
No programa de Augusto Lagata e Carol Simonetti.
Nos divertimos pra dedéu.
Botando pra quebrar...

TOMATE NA PRAÇA RUI BARBOSA SENDO ENTREVISTADO PARA TV PREVE, CAMYS FERNANDES NO COMANDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário