terça-feira, 14 de março de 2023

DICAS (230)


DICAS IMPERDÍVEIS DE AMIGOS (AS), CONHECEDORES DE LISBOA

Antes de aqui aportar, esperto, avisei alguns e deles pedi dicas para visitar nos quatro dias que permaneceremos, eu e Ana Bia na cidade. Eu pela primeira vez, ela pela segunda. Contatei quatro pessoas, o professor Fábio Pallotta, meu colega dos tempos da falecida USC, ele hoje cursando seu doutorado por aqui. Cleide Portes, fez carreira e sucesso na rádio Unesp Bauru e quando se aposentou para aqui se mudou, hoje permanecendo temporada aqui e outra em Barcelona, onde reside a filha. A professora doutora carioca Lucy Niemayer é mestra do Design brasileiro e permaneceu por aqui longos períodos de sua vida e outra professora, a doutora Ana Rebello, catedrática em História da Arte e aqui residiu com a filha quando essa cursou seu doutorado. Todos os quatro me passaram algo precioso e tento fazer tudo e aquele algo mais, dicas da própria Ana Bia e dos porteiros aqui do hotel onde nos encontramos. Chegamos 15h e já partimos pra rua, pois o tempo urge...

DICA DO FÁBIO PALLOTTA:
Abraços Henrique. Seja bem vindo. De cabeça tem o Museu dos Coches o Antigo menos conhecido ao lado do Novo que é do Paulo Mendes da Rocha. Tem a Praça Eduardo VII que merece ser visitada. Imperdível é o Museu Calouste Gulbekian com seu acervo e Jardins. O Museu dos Azulejos. A Baixa Pombalina inteira. O Museu do Dinheiro. O Museus dos Carris/Bondes para nós que gostamos de Trens e Trilhos. No Belém - fácil de chegar pegue o Comboio no Cais do Sodré e desça na Estação Belém. Ali temo Museu dos Coches/Carruagens -antigo e o novo- um passeio ao ar livre e vários museus - Arte Moderna - Tecnologia - Marco do descobrimento - Torre de Belém. A Mouraria - Bairro dos Mouros - Museu do Teatro Romano.
Enfim Lisboa é uma ciade de 3000 mil anos então vocês podem se esbaldar. Mesmo andando no meio da turistada a Baixa Pombalina merece ser frequentada. É linda e ao lado da Avenida da Liberdade você vai andando e vê várias praças e chega ao Teatro Maria II filha de D. Pedro I - IV para os Lusos. Ao lado há uma praça onde começou a perseguição aos judeus e ironia uma Igreja que sobreviveu ao terremoto. Os miradouros são lindíssimos os mais famosos são os do Parque Real e de Nossa Senhora do Monte. No Metro Martins Muniz é a entrada da Mouraria. Onde os imigrantes se encontram. Tem esse nome devido a Batalha que tomou a Fortaleza de São Jorge dos Mouros. O Martins Muniz foi o herói dessa batalha. Agendando o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correiros é uma visita de uma hora por ruínas romanas embaixo do Banco Mileniun. Era pra ser um estacionamento acharam ruínas impressionantes. A visita e de graça, uma das poucas em Lisboa.

DICA DA CLEIDE PORTES:
OlÁ, Que bom, tenho acompanhado o roteiro de vocês. Muito legal. Em Lisboa há muito pra se verNão sei quanto tempo dispõem e também se viram os pontos mais turísticos, como as Torres de Belém, Castelo de São Jorge, etc Mas eu amo andar pelo bairro da Mouraria, um dos mais antigos do mundo … é medieval.
O parque da Fundação Gunbekian, lá tem também um museu e sempre com belas exposições Os miradouros, com vistas lindas. O Santa Catarina é o mais procurado. Andar pela Graça e o Bairro Alto. Apanhem o elétrico 28. Ele faz todo o trajeto para a colina, é muita subida. Em Alfama ficam as casas do fado. Vale a pena entrar em uma delas. Lisboa é a cidade das 7 colinas, tem que ter perna pra fazer a pé. E se tiverem um tempinho podem ir a Sintra, bem perto. Ou apanhar o comboio no Cais do Sodré e ir até Cascais, uns 40 minutos de trem a beira mar. É lindo o trajeto e Cascais também é linda.

DICA DA LUCY NIEMAYER:
COISINHAS A FAZER - ANDAR DE ELÉCTRICO (BONDE) NA GRAÇA. Se estiver em Lisboa em uma terça-feira ou em um sábado, visitar a Feira da Ladra, no bairro da Graça (mercado das pulgas – antiguidades e velharias) – tomar o chocolate no mercado Santa Clara. VISITAR MIRANTE SANTA-CLARA. CERCA DA GRAÇA e/ou Nossa Senhora do Monte, na Graça Almoçar ou jantar no restaurante Pitéu, Rua da Graça 95, 1170 Lisboa, Portugal Telefone:+351 21 887 1067. PASSEAR DE BARCO PELO RIO TEJO -http://www.tejoconvida.com/. IR À LOJA IKEA IKEA ALFRAGIDE, Zona Industrial de Alfragide, E.N. 117, Amadora +351 707 205 050, Aberto até às 21:00. CHIADO (comer pastel de nata na loja Manteigaria, rua do Loreto, perto do largo Camões - IMPERDÍVEL) - ALMOÇAR NO MERCADO DA RIBEIRA Uu no Restaurante Rio Grande (TRADICIONAL)Rua Nova do Carvalho, 55, Cais do Sodré, Lisboa 213 423 804 - Cardápio: https://www.zomato.com/.../rio-grande-cais-do.../menu... - Praça do Comércio – comer o pastel (aqui não chamam de bolinho) de bacalhau recheado de queijo da serra da estrela junto ao Museu da Cerveja na Praça do Comércio.

DICA DA PROFESSORA ANA REBELLO:
Henrique, você que gosta do Saramago vai gostar muito de ir na Casa dos Bicos / Fundação José Saramago, fone +351 21 880 2040. Um museu só sobre ele, vai se deliciar. E leve a Ana Bia no Museu de Design e Moda, rua Augusta 24, pois é tudo sobre o que ela mais gosta, o Design. No centro tem um lugar onde se come uma bacalhoada muito boa, o restaurante que se chama João do Grão, um resdtasurante bem tradsicional, com pratos bem portugueses. Vão gostar também muito do Museu Calouste Gulbekian. Curtam bastante e aproveitem bem o tempo, pois a cidade sempre deixa aquele gostinho de quero mais.

NA DESPEDIDA DE COIMBRA
1.) ANA NÃO QUIS SAIR DE COIMBRA SEM ANTES CONHECER A QUINTA DAS LÁGRIMAS
A história de um D. Pedro, rei português, frequentando a Quinta para encontros com Da. Inês, então sua estimada amante. A rainha os pega de surpresa e ele, pata fugir do problema vai viajar. Na volta, sua Inês está decapitada. Quando a rainha morre, ele dá o título de rainha para a amante e reconhece seus filhos com ela. Camões retrata bem a história e este local, imortalizado com a frase: "Agora é tarde, Inês é morta". Ana Bia Andrade adia a ida para estrada, enquanto não fossemos conhecer a Quinta. Cimo não gosto de problemas, cá estamos e com livro relatando em detalhes o ocorrido. Nosso D. Pedro I, tinha a sua amante, Marquesa de Santos, que felizmente não foi decapitada, mas por outro lado, nunca teve os filhos reconhecidos. Tudo é história.

2.) COMO IR EMBORA DE COIMBRA SEM CONHECER SUA ESTAÇÃO DE TRENS?
Modesta, porém funcional e em pleno funcionamento. Na qualidade de filho e neto de ferroviários, tenho fixação por estações, a daqui apenas 100 metros do hotel. Antes da despedida final e pegarmos estrada, aA1, rumo a Lisboa, adentro este recinto, respiro fundo e sinto o clima reinante, com trens chegando e saindo. Bruta saudade e muita raiva com os que propuseram a inviabilização do modal trem no Brasil. Odeio os privativistas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário