segunda-feira, 13 de março de 2023

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (179)


REENCONTROS EM COIMBRA

RUÍNAS DE CONÍMBRIGA E MUSEU MONOGRÁFICO - Urbanismo de cidade romana, abandonada desde Idade Média. Objetos descobertos através de contínuas escavações. O passado se apresentando diante de nossos olhos. Andar por lugares como este nos remetem ao passado estudado e agora, visto com os próprios olhos. 
HPA e ABPA - Distrito Condeixa-a-Velha (distante 17 km) Coimbra Portugal.


JARDIM BOTÂNICO E ANDANÇAS PELAS RUAS DE COIMBRA - SEGUNDA À TARDE

RENCONTRAR AMANDA COSMO E SEU MARIDO RAFAEL, ESTUDANDO E TRABALHANDO EM COIMBRA FOI PRA LÁ DE BOM
Eles fazem parte dessa Bauru que bateu asas e foi ter com o mundo, onde ele estiver. Amanda é filha da Rose Cosmo e está terminando sua especialização pela Universidade de Coimbra, curso de Química e Rafael, sempre lembrado pela percussão na Cartola e no Estrela do Samba de Tibiriçá. Ela veio estudar, ele trabalhar, casaram e estão em Coimbra batendo um bolão. Ana Bia, como já viram por aqui, viajou envergando uma camiseta do Estrela do Samba e hoje, ela consegue o contato da Amanda e marcam encontro para um restaurante lá pelos altos de Coimbra, perto da Universidade, onde Amanda estaria até perto das 20h.

Fomos com aquela expectativa, sempre recheada de emoções, destes reencontros de bauruenses pelo mundo. O lugar é o que menos importa nessas ocasiões, mas foi convidativo e também recheado de brasileiros no atendimento ao público, ou seja, cercado por todos os lados de muito calor humano. Amanda está radiante com seu momento e Rafael idem. Um belo congraçamento o vislumbrado e demontrado na boa conversa. O melhor de tudo foi ouvir as histórias de ambos por aqui, principalmente as envolvendo o Carnaval. Ele, que não conseguiria ficar de fora de algo a envolver samba, já tocou numa Escola de Samba por aqui, além de apresentações com um grupo musical por variados lugares. Neste final de semana toca novamente com um grupo, numa cidade, segundo ele, cheia de atrações musicais e a gostar muito de samba. Viajamos, eu e Ana com as histórias dos dois.

E evidentemente, falamos muito de Tibiriçá e de todos por lá, deste lugar que, por influência desta divinal família, a Cosmo/Baté transpira e respira samba e Carnaval. Vê-los felizes por aqui foi tudo de bom. O período dela estudar termina agora em setembro, com a conclusão de um ano, será quando irá decidir voltar e retomar a vida por Bauru. Ele está bem empregado e a decisão ocorrerá depois de receberem em maio, a mama Rose e pensarem juntos no que virá pela frente. Por fim, falo de nossa noite, com um congraçamento perfeito, papos mil e por fim, dividindo um uber juntos, com eles nos deixando na porta de nosso hotel. Adoraria ficar uns dias mais por aqui, até para ir vê-lo tocar samba em Coimbra, mas amanhã já é dia de partir para Lisboa.
Obs: Continuamos a saga, onde os textos longos são adiados e só voltarão a ocorrer quando do retorno para a aldeia bauruense, no próximo 18/03. AGORA É CURTIR LISBOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário