sábado, 20 de maio de 2023

DICAS (232)


PORQUE SOU CONTRA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO*
* Meu 110º artigo para o DEBATE, de Santa Cruz do Rio Pardo, edição de hoje:

Em curso um tal de Novo Ensino Médio, algo proposto pelo desgoverno anterior e abrangendo áreas educacionais das mais importantes, diria mesmo, vitais para a boa Educação pública daqui por diante. Tem quem queira atravancar a Educação, pois deixando-a “meia boca”, cada vez mais teremos um povo servil, sem consciência de classe e submisso, aceitando tudo o que lhe é imposto. Como sabemos, tudo começa com uma boa Educação. O único meio de conseguirmos sair da enrascada onde estamos metidos é, em primeiro lugar, entender de fato onde estamos situados e como estamos sendo conduzidos. Sem entender, seremos sempre massa de manobra nas mãos dos poderosos de plantão.

A resistência existente diante da proposta deste tal de Novo Ensino Médio, advinda de pesquisadores, professores e alunos é exatamente por causa disto, ela é excludente, acentuando ainda mais as desigualdades no País. Com ela implantada estará cada vez mais acentuada as distâncias entre as escolas públicas e particulares, ou seja, a grosso modo, fácil de entender, quem tem grana coloca seu fino numa escola particular, com ensino diferenciado e quem não tem, deixa na pública e ela lhe dará um ensino meia boca. Inconcebível aceitar isso. Pois é o que está embutido na proposta.

O atual modelo só interessa ao setor privado, nunca ao público, pois além de tudo, deixa muito evidente a dificuldade do acesso, daqui por diante, dos pobres à universidade pública. É simples de entender, hoje fazem tudo baseado nos interesses desse tal de Mercado, foco exclusivo na profissionalização, porém ela é apresentada de forma precarizada e cada vez mais apartando a sociedade entre os que podem de um lado e os rejeitados de outro. Quando cada escola monta sua grade curricular e o aluno escolhe sua grade curricular, ocorre uma formação desigual entre as escolas. Imagine a diferença ocorrida entre um estado como São Paulo e o Acre. A base comum entre elas não mais existiria e a partir daí, aquilo da Educação ser essencial para todos estaria definitivamente perdida.

E tudo isso sem contratar novos professores. Vai ser uma segregação cada vez maior dentro de uma mesma rede de ensino. No meu caso, professor de História, observo como muito nociva a criticidade e o senso crítico do aluno, com disciplinas como História, Sociologia e Filosofia deixando de ser obrigatórias. Privilegiar o Mercado é falácia, pois deixam de olhar pra Humanas e só pensam na escravização do ser humano. O ser humano desumanizado é um ser inerte, insensível e muito próximo de aceitar a violência como modus operandi de sua vida. É uma reforma que precisa ser revogada com urgência, pois a previsão é de Ensino Médio de baixíssima qualidade.

Com a grade curricular refeita, diversas matérias de fora, exatamente as que fazem as pessoas pensar. Incluir uma matéria, por exemplo, como Robótica e deixar as citadas de fora, tornarão as pessoas meros manuseadores de máquinas, porém sem a sensibilidade de como enfrentar as agruras deste mundo novo daqui por diante. Eu aprendi uma vida inteira que a escola pública possui uma função social, a de formar cidadãos, no mínimo conscientes e só a partir daí, prepara-los para a vida profissional. Querer mudar isso de forma autoritária, justo no momento quando nossos parlamentos estão com predominância conservadora, quiçá, de ultradireita é mais do que perigoso. Daí, ser contra é algo natural, pois o conhecimento integral estará prejudicado e ele é a base de tudo.
Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

MENSAGEM CIFRADA - QUEM SERÁ ELE?
Abro o jornal de hoje e lá está o cara, todo sorridente, como se nada tivesse a ver com tudo o que aconteceu com o país naquele fatídico oito de janeiro. Na maior cara de pau, ele segue sua vida, feliz, pimpão e com seus negócios, sem até o momento ter sido importunado por tudo o que fez. Se hoje está no jornal, cercado dos seus, antes do dia oito, estava regularmente lá na rua Bandeirantes, participando ativamente de tudo o que lá ocorria de conspiração. No seu caso, pelo que se ouve, não foi mera participação, pois entrou com grana, ajudou na alimentação, ou seja, era do staff principal, dos que botaram a mão no fogo. Sim, ele botou a mão no fogo, mas até agora não se queimou e daí, como nada lhe aconteceu, segue o jogo e a vida, fingindo-se de morto para com o passado tenebroso. Eu, cá do meu canto, não suporto sua falsidade e me incomoda isso de gente como ele, ter feito o que fez, ter conspirado abertamente, não só pela queda do regime democrático, como ter traçado pauzinhos para que, o maléfico e criminoso desGoverno do Seu jair tive solução de continuidade. Trata-se de um descarado golpista, fazendo parte dos que não só incentivaram, mas participaram e sem medo, na época, colocaram a carinha nas ruas, como se nacionalistas e estivessem a lutar por algo digno.
Pelo visto, depois de tudo, seus negócios continuam fluindo muito bem, em franca expansão e pelo que sei, pelo menos por enquanto, não se fala mais no que foi feito. O passado recente, onde foi um alicerce da trama golpista, fez parte de algo bestial, precisa ser esquecido, não levado em conta, enfim, trata-se de uma pessoa de bem, destes que sempre estiveram participando ativamente de todas as atividades sociais de sua thurma, também ativo nas colunas sociais e rodas da society. Seu sorriso é enganador, mais falso que nota de três reais, mas isso pouco importa, pois ele não está só e não está sózinho. Outros tantos, como ele, fizeram algo parecido, ou com teor de envolvimento igual, todos ainda sem punição à vista. Já estiveram preocupados, hoje riem de tudo, impunes. Nem citação de seus nomes como prováveis a serem investigados, daí, pelo visto escaparam de vez e incólumes, continuam tocando suas vidas até a próxima oportunidade.
Obs.: Infelizmente, nada posso escrever além disso e, pelo visto, continuará sem identificação e, também, sem nenhuma aparente punição. Se querem saber seu nome, simples, procurem dentro da última ilustração e se deleitem quando descobrirem: Sim, é ele mesmo!!!

JOÃO ANTONIO, UM DOS PREFERIDOS PARA LEITURA, SEMPRE RESSALTANDO O "LADO B" DESTE MUNDO
"Todo o inverno lembro de João Antônio. Na verdade João Antônio é pra vida toda. No inverno é intensa a lembrança do escritor de Presidente Altino, Osasco.
Sim, o conto "Frio" de João Antônio, um dos meus preferidos da vida, vem me lembrar nas noites frias. Ele é um conto curto, mas traça uma trajetória física, a mim muito familiar, e muito ampla nos pensamentos do menino protagonista.
Vem me lembrar de quantas pessoas estão por ai nas cidades enfrentando como podem o frio que está fora do conto, que é real e cortante. O frio do menino do conto do João Antônio, nos mostra que quem está ao relento também tem subjetividade.
Aos que sentem frio...
Mestre João Antônio
Um pequeno trecho de "Frio"
"Frio. Quando terminou a Duque de Caxias na Avenida São João. O pedaço de
jornal com que Paraná fizera a palmilha não impedia a friagem do asfalto.
Compreendeu que os prédios, agora, não iriam tapar o vento batendo-lhe na cara
e nas pernas. Andou um pouco mais depressa. Olhava para as luzes do centro da
Avenida, bem em cima dos trilhos dos bondes, e pareceu-lhe que elas não iriam
acabar-se mais. Gostoso olhá-las.
Que bom se tomasse um copo de leite quente! Leite quente, como era bom! Lá
na Rua João Teodoro podia tomar leite todas as tardes. E quente. Mas precisava
agora era andar, não perder a atenção.", RICARDO QUEIROZ.

DESCOBERTAS - ISSO ATÉ OS DIAS ATUAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário